quinta-feira, 22 de novembro de 2012

AS CONQUISTAS

As Conquistas

 ''Assim como fui com Moisés, serei contigo. Nunca o abandonarei nem o deixarei desamparado... Seja forte e corajoso.'' Josué 1: 5

 Estamos diante de um texto onde são narradas as conquistas da terra de Canaã. Marcadas por grandes lutas , vem esta historia desfrutando de muitos elogios e atenções, por servir de exemplo no cenário mundial , registrada pela Bíblia.

 No Livro de Gênesis capitulo 12 , Deus fez uma promessa a Abraão , dizendo:''Sai da tua terra e da tua parentela e vai para uma terra que eu te mostrarei''. Desde então começaram as lutas pelas conquistas da terra.

 O primeiro líder foi Moisés e logo em seguida foi a vez de Josué que é o ponto focal desta postagem. O livro de Josué , narra a saga da conquista de Canaã.'' O nome de “Canaã” se aplica à terra que existe entre gaza ao sul e Hamã no norte, ao longo da costa oriental do Mediterrâneo (Gn 10.15-19).''

 A historia da conquista de Canaã foi recheada de muitas lutas que obedece a um processo longo e lento , ora pacifico e ora violento. As lutas por essas terras tiveram inicio com Josué e foram concluídas dois séculos depois , pelo rei Davi

Canaã era uma cidade estado onde acontecia muita exploração trabalho forçado, escravidão, e prostituição. A sociedade de Canaã se dividia entre os descontentes com o sistema social e os que traziam proposta para uma nova sociedade e isso desencadeou um conflito , provocando a perseguição do rei de Jericó.

 Foi de Josué a missão de guiar o povo, fazendo-os atravessarem o rio Jordão a pés enxuto e chegar ao outro lado para fundar uma cidade com um novo sistema, onde prevaleceria a igualdade de direitos humanos, sociais e espirituais.

 Josué levou o povo e os dividiu em doze tribos e entregou a cada um a parte que lhe cabia por ''Direito Divino'' que estava registrado na promessa. Mas antes usaram de estratégias para as conquistas e começaram com o tocar das trombetas que derrubaram os muros de Jerico.

No texto , o contexto nos dá a certeza de que Deus nos dá uma grande lição em nossos dias. As lutas , pela conquista de Canaã, nos dá a medida exata das lutas que enfrentamos no nosso dia a dia


Deus tem para cada um de nós , promessas : Materiais, psicologias, emocionais e espirituais, mas temos que lutar para conquistá-las. Existem no plano espiritual muitas bençãos mas temos que lutar para torná-las uma realidade. Tudo começa nos sonhos de Deus , toma forma no invisível, se agita no trabalho e se torna palpável no mundo material.

 Porque ''Deus traz a existência as coisas que ainda não existem'' ,e todos nós temos promessas de Deus. Quem não tem uma Canaã para conquistar? Qual a sua terra prometida em que gostaria de colocar seus pés? Na área espiritual: O batismo com o Espirito Santo ? Trabalhar na área missionaria ? Fazer aquela pregação? Ensinar na Escola Dominical? O emprego? a casa própria? o carro? a formatura? a salvação de toda família? a libertação do filho das drogas ? na área secular, e recuperar o casamento

 Tudo isso vai requerer estratégias , através da oração, do jejum e muito trabalho . Todas as vitorias na Bíblia , tiveram lutas. As lutas de Ana por um filho começaram nos joelhos dobrados diante de Deus e terminou com a grande vitoria em ter Samuel e mais seis filhos, pois ''Deus nos dá muito mais que que pedimos e pensamos''.

 O apostolo Paulo enfrentou lutas tremendas para conquistar os gentios para Nosso Senhor Salvador Jesus Cristo. O apostolo enfrentou lutas no seu Ministério. E hoje ? Acontece a mesma coisa, mas nenhuma luta pode deter o processo da Salvação.

Nestes últimos dias está acontecendo diferentes ministérios que enfrentam lutas , por serem diferentes e querem alcançar a todos usando as mesmas armas como estratégia . Estamos vivendo fortes lutas para pregação do evangelho a fim de tentar levar o povo a conhecer um Canaã Celestial.

 Mas os que querem tentar diversificar encontra resistência até mesmo de outras igrejas que se acham o supra sumo da verdade e ao invés de ajudar em oração , soltam a língua para as criticas destrutivas que em nada ajudam e ainda pecam no item ''Não critiqueis uns aos outros.''

 Graças a Deus que o Brasil é um pais Laico. Lembro-me de uma ocasião em que um politico, prometeu no seu discurso que : Se fosse eleito, a primeira coisa que faria era socializar a religião. Isso significaria que qualquer igreja , teria que ter pedir permissão ao Papa, para funcionar. Isso iria gerar um conflito tremendo e ninguém ganharia e nem conquistaria nada com isso. A nossa maior luta e a nossa maior conquista é ganhar almas para o Reino de Deus.

 Não tem sido fácil povoar a Canaã Celestial. Conquistar território para o Senhor Jesus tem sido o maior desafio, mas a luta tem que continuar para gerar vitorias e amealhar conquistas espirituais. Moisés passou o cajado para Josué e isso vem acontecendo em todos os tempos e em todos os lugares e hoje aqui e agora Jesus conta conosco para continuar o trabalho de lutas e conquistas até a sua vinda.

    

domingo, 18 de novembro de 2012

TRANSFORMAÇÃO

TRANSFORMAÇÃO



 ''Com este , deu Jesus principio a seus sinais em Caná da Galileia...'' João 2:11

 Já faz algum tempo que não se encontra nas bancas de jornais, uma revista chamada Almanaque . Certa ocasião , foi publicada uma história em que registra um fato que encantou muita gente. A narração fala que , quando Jesus tinha oito anos , confeccionou um pássaro de barro , e bateu palmas e ele ficou cheio de vida e voou.

 Quando confrontamos essa historia com a Bíblia , vejo que isso é uma invencionice , pois Jesus começou seu ministério , aos trinta anos e foi na festa de casamento das ''Bodas de Caná''. Era uma festa de casamento e Jesus se encontrava presente justamente com sua mãe e seu irmãos.

 Repentinamente faltou vinho e Jesus pediu aos funcionários , talhas com água e transformou aquela água em vinho da melhor qualidade. A primeira lição deste texto diz respeito a presença do Senhor Jesus, portanto onde ele está , tem que haver transformação. Se não houver mudanças alguma coisa está errada.

 Os evangelhos de Mateus, Marcos e Lucas, narram muitos milagres que fizera o Senhor Jesus mas o evangelho de João narra somente sete, que são chamados de sinais que vão se desenvolvendo lentamente. Os tres primeiros evangelhos relatam acontecimentos que enchem as comunidades de esperança.

Já o de João seguiu uma proposta diferente , porque seu compromisso foi mostrar como despertar e avivar a fé em Cristo Jesus. O evangelho de João é místico e isso gerou as transformações que vamos discorrer , e escolhemos Primeiro a transformação de Deus para com o homem: O segundo a transformação do homem para com Deus: Terceiro do homem para com o homem e quarto do homem para com ele mesmo.

 No inicio de todas as coisas, quando o homem caiu, Deus criou projetos para resgatar a criatura. O seu primeiro proposito foi a lei , mas viu Deus que não havia nem compromisso e nem obediência , então ele mudou a sua vontade e pela boca de Jeremias falou: ''No meado dos tempos farei um Novo acordo'' Je. 33:31-34.

 E tudo aconteceu conforme a sua promessa. Deus enviou seu filho e naquele dia no calvário, Jesus concretizou a promessa e inaugurou o Reino de Deus onde a comida e a bebida não tiveram lugar e sim a paz do Espirito santo , que está dentro de cada um de nós e entre nós.

. E tudo começou com o convite de Jesus que de braços abertos no calvário, entrou por todos os tempos, nas raças, tribos e nações , numa majestoso e glorioso que diz:''Vinde a mim todos vós que estás cansado e sobrecarregados e eu vos aliviarei''. O Deus Pai do Antigo Testamento estava agora apresentando pelo Deus Filho no Novo Testamento com uma nova proposta onde não existe lei mas a Graça.

 O convite foi lançado acompanhado de um apelo para mudanças de vida e de comportamentos. O primeiro passo foi dado pelo próprio Deus. Agora é a vez do homem que tem o livre arbítrio em aceitar ou não. Ter nova vida é escolha do homem. A transformação é opção do ser humano , mas a cobrança é do Criador.

A Bíblia diz que :''O salario do pecado é a morte , mas o dom gratuito de Deus é a vida eterna''. Paga-se tudo com a morte mas o maior pecado da humanidade está no fato de não se ter aceitado o ''Sacrifício do Calvário''.Naquela cruz não estava qualquer pessoa ,mas ''O Filho de Deus''.

Rejeitá-lo é algo de muito sério, mas muito sério mesmo. É crucificá-lo outra vez. O livro de Êxodo descreve que naquele tempo havia escravos. Quando o homem fazia algo errado, a pessoa se tornava escravo e quando terminava o período de sete anos a pessoa podia ir embora livre , levando a esposa.

 Entretanto se a pessoa gostava do patrão de quem for escravo e quisesse fica com ele , mas tinha que furar a orelha e colocar uma argola e passava a se chamar '' Escravo da orelha furada''. Assim somos nós que ao escolhermos aceitar o evangelho , passamos a ser escravos celestiais por vontade própria.

 Mas se virarmos as costas a essa convite de transformação estaremos dentro da frase '' Pode plantar o que quiser , mas vai colher o que não quer''. O plantio é da mesma forma da colheita. Quando aceitamos Jesus como nosso grande salvador , Deus perdoa todos os nossos pecados e os joga no mar do esquecimento e coloca uma placa ''É proibido pescar''.

Quantos querem continuar com essa vida de ''segunda mão''. O número é grande dos que querem continuar nos vícios, das bebidas, do cigarro, das drogas, dos roubos dos crimes de tudo que é ruim.

 O homem nasce com uma carga genética de heranças malditas que vem pelo DNA da união de seu pais que é seu nascimento horizontal terreno, mas tudo isso é quebrado no nascimento vertical celestial, quando se corta o cordão umbilical com o passado através de Jesus , está formada a nova criatura.

 O homem novo não rouba mais, não fuma, não bebe e começa a aprender a amar a Deus sobre todas as coisas, aprende a amar ao próximo e aprende a amar a ele próprio. E a isso tudo chama-se transformação.