quinta-feira, 24 de maio de 2012

LEMBRANÇAS

Lembranças


''Quero trazer a memoria aquilo que me dá esperança'' Lam. 3:21

Já escrevemos sobre os sofrimentos de Jeremias. Esse profeta foi um inconformado com os pecados dos seus contemporâneos e por isso foi chamado de ''profeta chorão''.'' Lamentações é um poema que retrata a angustia de um povo humilhado , fazendo um exame de consciência e gritando de arrependimento suplicando o perdão de Deus. Esse poema mostra o povo em situação desesperada , que perdeu tudo, menos a fé.''

O povo Judeu , tinha na mente um único pensamento sobre o Deus da sua historia: De
que nunca os abandonaria . Eles sabiam do coração maravilhoso do nosso Deus, que muitas vezes ficava irado mas que nunca esquecia de ter misericórdia e que estava sempre pronto a interagir nos acontecimentos. Essa lembrança , enchia de esperança o coração daquele povo.

Jerusalém estava abatida pelos julgamentos de Javé. Ela gritava de dor. Seus aliados , antes amigos eram agora , seus inimigos. É sempre assim , quando tudo vai bem não faltam amigos, mas quando as lutas começam , os mesmos conhecidos , se afastam e se tornam inimigos. Mas o pior sofrimento , é a'' ausência de Deus.''

Quantas recordações enche a nossa mente. Lembranças da infância, da adolescência , da juventude , da mãe , do pai , dos irmãos, colegas , escolas , acontecimentos bons e ruins, da igreja , dos ganhos e das perdas ,de tudo em fim. Mas a Bíblia nos aconselha a trazer a memoria somente o que nos dá esperança.

Jeremias escreveu suas lembranças . Depois de ter sofrido tanto, incompreendido, rejeitado registrou neste poema , o resultado de suas recordações e escreveu ele;(v. 1)Eu sou o homem que viu a aflição; (v. 15) Estou farto de amarguras; (v.14) Fui objeto de escarnio; (v. 17) Estou sem lembrança do que é bom.

A Bíblia diz que a ''esperança demorada enfraquece o coração.''Provérbios 13:12. Quantos de nós sofreu por causa de uma aflição? Quantos de nós está cansado de ver infelicidades? Quantos de nós foi objeto de escarnio? Chegamos a perder a lembrança do que é bom! O que aconteceu com os profetas acontece com cada um de nós de forma e situações diferente e até geograficamente,, elas se repetem.

Jeremias , também escreveu sobre as consequências de sua vida de profeta e descreveu assim: Envelheceu, ficou cercado de dor, sentiu-se nas trevas, ficou isolado, ficou cativo, teve seu coração ferido, e por fim viu sua esperança em Deus desaparecer.

Tem muita gente que está com a mente tão povoada de lembranças que chega a fazer oscilar os sentimentos : Uma hora está animado , na momento seguinte se entrega ao desanimo. Tem momentos que está alegre no momento seguinte está entristecido. Tem dia que está cheio de fé mas no outro dia ela desapareceu. Parece uma ''Doença bipolar'' atacando todas as áreas da vida.

Quando essa doença '' bipolar '' ataca as pessoas elas tem uma mudança de humor terrível . Ficam com raiva e ao mesmo tempo ficam de bem consigo e com outro. A bipolaridade esta´atingindo muita gente e você fica sem saber o que fazer com os portadores dessa deficiência psicológica.

Jeremias entendeu que precisava livrar-se das lembranças do passado. Ele entendeu que precisava recomeçar substituindo as recordações amargas por algo doce ,que pudesse devolver-lhe a esperança, Jeremias entendeu que não seria fácil substituir pensamentos , mas quando analisou que isso não era impossível e que era só uma questão ,de exercitar a mente, deu inicio a sua reforma interior e começou esse trabalho restaurando a misericórdia, a fidelidade e a bondade.

Estes três sentimentos servem de trampolim, que aos poucos ,vai alavancando a esperança. A bondade , a fidelidade e a misericórdia , são comportamentos que exercitados , destroem a desesperança do ''espirito falido'' e faz brotar em seu lugar a ''chama da esperança.''

Se você está dentro deste contexto , siga os passos de Jeremias. Se sofreu uma perda por morte por traição, por roubo , da saúde , etc... troque os pensamentos e encha com coisas boas que trazem esperanças. A bondade . por exemplo: Ajudar os menos favorecidos nas áreas: físicas, emocional, material tem a capacidade de fazer com que nos , sintamos  melhores , ''espiritualmente'' diante do Senhor.

A misericórdia , é outro sentimento que começa no coração de Deus , pois a palavra diz que: ''A misericórdia é a razão de não sermos destruídos'' e que ela '' se renova a cada manhã'' . Ter misericórdia é uma obrigação cristã , que precisa ser treinada em cada um de nós. Isso é difícil?
Não . Basta lembrar que: ''Não devemos desejar , para o próximo aquilo que não queremos para nós''. É ''Colocar-se no lugar do outro para sentir , o problema''. A palavra de Deus diz:''Aquilo que quereis que os homens vos faça , faça primeiro vós''.Mateus 7:12

E por ultimo a ''Fidelidade ''. Ser fiel em tudo: para com Deus e para com seu irmão para ter a ''coroa da vida''. O fiel paga suas dividas, não detrata, não murmura. Resumindo medita no capitulo 13 de 1° Corintios que é a maior receita de todos os tempos do sentimento chamado amor. Quando estávamos no mundo, aprendemos tudo errado. A nossa mente , estava cheia de pensamentos , fora do padrão Cristão , portanto sem esperança, mas depois de aceitarmos o evangelho, de sermos novas criaturas , precisamos fazer treinamentos de fidelidade. ''Ser fiel no pouco e sobre muito te colocarei'' diz o Senhor no livro de Mateus 25 14- 23

Queremos concluir dizendo que temos que encher a nossa mente somente com aquilo que nos traz esperança, mesmo porque a mente '' vazia é oficina do inimigo'' diz um ditado popular .Foi isso que Jeremias quis nos ensinar , no livro de Lamentações e nada nos dá mais autoridade , que a experiencia de termos passado pelos problemas , para orientarmos os que estão passando por eles, Não podemos esquecer que:''Já fomos estrangeiros na terra do Egito'' Êxodo 22:21e hoje '' trazemos na memoria somente o que nos dá esperança''. Tem coisa melhor que termos a esperança de viver com Jesus?
Meditemos nisso!