quinta-feira, 26 de julho de 2012

A ESCADA DE JACÓ




“E sonhou: Eis posta na terra uma escada cujo topo atingia o céu e os anjos de Deus subiam e desciam por ela'' Gen.28:12

''A Escada é uma construção composta de degraus que serve para ligar níveis diferentes de alturas''Wikipédia, Existem as visíveis e as invisíveis. As visíveis que nos leva a lugares mais altos e as invisíveis nos faz alcançar posições sociais e intelectuais mais elevadas. Entretanto existe uma escada denominada espiritual que o mundo desconhece, por isso vivem de batente em batente, caindo aqui e ali e vão paulatinamente mergulhando nas trevas , sem futuro e sem esperança.

A Bíblia narra a historia de Jacó. Ao chegar em Padã-Harã , fugindo do irmão .Jacó estava cansado e dormiu encostado em uma pedra , e sonhou. No sonho ele viu uma grande escada que ligava a terra ao céu, e por ela os anjos subiam e desciam . Já podemos tirar a primeira lição. De um modo geral o ser humano está dormindo espiritualmente. A sua consciência precisa ser despertada para subir esta escada.

No inicio da criação, havia um elo entre Deus e o homem e essa ligação foi quebrada pelo pecado. Desde então Deus começou a criar outros projetos para recuperar o ser humano e ele poder movimentar-se e subir espiritualmente. O maior projeto foi a criação da Bíblia. Deus começou a usar pessoas das mais diferentes posições socais para escrever e construir cada degrau. Ele usou , donas de casas como Rute , rainhas como foi Ester, pescadores como foi Pedro, reis como foi Davi , estadistas como foi Moisés, filósofos como Salomão.

Cada um deixou sua marca registrada em cada degrau e dividiu a Bíblia em dois testamentos que somados todos os degraus totalizou 66 culminando com uma divisão que podemos chamar de Antigo Testamento e Novo Testamento. O Antigo Testamento registrou a herança divina pela lei e o Novo Testamento registrou a herança divina pela graça que aconteceu no meado dos tempos.

A maior representatividade desse contexto está na conversão, quando o homem aceita o evangelho e passa a ser uma nova Criatura. Antes de Jesus o homem vive de um jeito mas depois de Jesus ele passa a ser Nova criatura

A Bíblia pode ser vislumbrada como duas escadarias separadas por um patamar entre os dois testamentos , cujos degraus começam no livro de Gênesis e termina no Livro de Apocalipse onde se dará a revelação e onde se obterá a ''Mente de Cristo''. Vamos fazer dessa escada um espelho e vamos observar a nossa posição diante de Deus.

É comum se dizer que somos todos iguais diante de Deus , mas não estamos na mesma posição diante dele. Somos sujeitos as mesmas fraquezas, mas tem os que gostam e ficam nas fraquezas mas tem os que lutam e vencem para não caírem na tentação. Somos iguais nas fraquezas mas não ficamos e nem aceitamos as investidas do inimigo.

O maior exemplo foi o da cruz. Naquele patamar estava a cruz com Jesus. Ao lado dele estavam dois pecadores. Um redimido aceitando o Senhor Jesus e do outro lado , o pecador blasfemando contra a Divindade . Uma representação da humananidade ,um lado salvo e o outro perdido. Aos pés da cruz duas mulheres e um homem. Hoje o numero de mulheres nas Igrejas são maiores que o numero de homens mas a''multidão acompanhava Jesus de longe''.E hoje? A maioria acompanha Jesus de longe.

Naquele momento a historia da humanidade se dividiu em: aC (antes de Cristo ) e d.C (depois de Cristo).A nossa vida também , antes de Cristo é uma e depois de Cristo é outra, ou na melhor das hipóteses : Tem que ser outra. Temos que viver e escrever uma historia diferente ,Natanael escreveu:'' Na verdade , na verdade, vos digo que daqui em diante , vereis o céu aberto e os anjos subirem e descerem sobre o filho do homem'', João 1:15.

Jacó e Natanael tem visões parecidas , uma no Antigo e outra no Novo Testamento. O começo de tudo é do degrau chamado livro de Gênesis que é o começo de tudo e quantas pessoas estão paradas nesse degrau tentando encontrar a subida e num movimento inicial vão de batente em batente caindo e se perdendo em meio as invencionices e a religiosidade.

Quando descobrem o livro de êxodo ai começam a entender que esse degrau é o começo da subida e da saída do Egito , ou seja do mundo cuja obrigação culmina em tirar e levar o povo para fora desse mundo de ilusões como fez Moisés. Uma coisa interessante é que a cada degrau que subimos vai se dando as revelações. Vamos aprendendo a observar e obedecer para ser sábios até conhecermos Jesus de perto e viver em novidade de vida.

Do patamar Divino ,a escalada agora é acompanhado degrau por degrau. Vamos conhecer Jesus , sua obra, seu sacrifício, seu reinado,e a nova família Cristã . Não faltará as ações do inimigo para derrubar , para fazer descer principalmente nas provações.

Jacó sonhou com os anjos que desciam e subiam. Hoje os anjos continuam seu trabalho , levando as orações e trazendo as respostas , levando as petições e trazendo as bençãos, Essa escada começa nos cadernos que as irmãs levam para o cultos de orações e vemos depois os milagre acontecerem. É invisível se tornando visível porque em outra dimensão , os anjos trabalharam

Em que degrau você se viu? Eu me vi muito fraca , precisando do apoio de Deus porque não quero descer e nem cair mesmo entrando em tentação em situações que não entendo o porque delas. Quando olhamos para baixo e vemos que subimos muitos degraus e quando olhamos para cima vemos que ainda tem muitos degraus a galgar na vida Cristã , por isso precisamos da graça do Senhor.

O ultimo degrau é do apocalipse é o da revelação das coisas celestiais. È difícil mas não é impossível, o que temos a fazer é força . A Bíblia diz que :''O céu se ganha fazendo força'' e subir não é fácil em nenhum setor da vida humana, principalmente na vida espiritual. Precisamos subir e acordar as consciências que estão dormindo como estava a de Jacó.

.

domingo, 22 de julho de 2012

VENCENDO MESMO EM MINORIA

VENCENDO MESMO EM MINORIA




''Clama a mim e responder-te-ei e anunciar-te-ei coisas grandes e firmes que não sabes'' Je. 33:3

Certa ocasião escrevemos sobre ''O dia das pequenas coisas''. Falamos na reflexão sobre as pequenas pedras que Davi usou para matar o gigante Golias. Falamos do punhado de farinha da viúva pobre e do pouco de azeite que foi multiplicado, para pagar a divida de uma outra viúva.

A Bíblia diz que: Deus usa os fracos para confundir os fortes e é comum escutarmos: ''Como foi isso ? Como foi que ele (ou ela )conseguiu? O que as pessoas não sabem é: Como está o grau de intimidade que (ele ou ela) tem com Deus.

Se observarmos a Bíblia de Gênesis ao Apocalipse veremos a ''Escada do sonho de Jacó'' e se meditarmos mais a fundo , observamos que não estamos todos , na mesma posição diante de Deus. A maioria está ainda no primeiro degrau, tentando entender como conseguirá subir, dai tantos enganos.

Quando chegamos ao degrau do livro '' Êxodo '', começamos a entender ,que estamos deixando o mundo para galgarmos posições espirituais mais altas e assim consecutivamente até chegarmos ao livro de Apocalipse onde se dará a revelação final para termos a ''Mente de Cristo''A cada degrau , uma nova experiencia e mais uma vitoria até chegarmos ao Senhor.

Nessa reflexão , veremos como foi que os heróis da Bíblia venceram a maioria , para enfrentarem ''sozinhos '' as lutas e como levantaram a bandeira da vitoria.

A luta de Ábias.
Quando o rei Salomão morreu , o seu reinado foi dividido. Surgiram os reinados de Israel com Jeroboão no comando e o de Judá com Ábias reinando. Ábias somente reinou três anos , mas marcou presença na historia do oriente. Ele era o filho de Maaca . Não era o primogênito ,mas era
o predileto de Jeorão por ser o filho da mulher que seu pai, mais amava.

Como sempre, as guerras começaram entre esses povos irmãos e Jeroboão começou uma luta contra Ábias. Jeroboão tinha um exercito de oitocentos mil homens e Ábias tinha um exercito de quatrocentos mil homens, portanto a metade do exercito inimigo. Pela lógica humana seria uma batalha esmagadora mas o milagre aconteceu na vida de Ábias.

Jeroboão , mesmo em maioria, colocando soldados na frente, no meio e por traz de Judá , ele perdeu. O que ele não contava era com a área espiritual, porque seus olhos somente viam o lado material. Israel estava rebelde e rebeldia não agrada ao Senhor , enquanto Ábias estava clamando
por socorro e Deus se agradou de Ábias e deu uma grande vitoria a esse homem, que era minoria. A Bíblia diz que foi uma vitoria esmagadora do menor contra o que se achava maior.

As lutas de Gideão:
Gideão, foi aquele homem que foi Juiz de Israel ,que foi convidado por Deus para cuidar do povo Judeu e que começou com uma desculpa , seguida de provas. Primeiro ele falou para o anjo que era o menor da casa do seu pai e que era o mais fraco. Deus se agradou dele, porque Jeová´ não precisa de gente forte, Deus quer os fracos para dizer: ''Vai nessa tua força'' , porque o Forte é Ele.

Em segundo lugar .Gideão fez ''Prova da Divindade''. Ele colocou a lã , para amanhecer o dia molhada e no outro dia , colocou a lã molhada para amanhecer seca . E foi tudo confirmado. Isso é pecado? Não. Podemos fazer prova de Deus , pois ele manda lá no livro de Malaquias.
Gideão levou os homens para as águas, conforme Deus mandara e de trinta e dois mil . sobraram somente trezentos. Era uma minoria e Gideão e com essa minoria ,venceu a guerra .

As lutas no tempo de Jesus.
No seu tempo, Jesus sempre se preocupou com os mais fracos. A minoria para o Senhor , tinha e tem um lugar no seu coração. Para isso tem um versículo que é um convite:''Vinde a mim todos vós que estais cansados e sobrecarregados eu vos aliviarei''. Naquele tempo , foram : Zaqueu, a mulher adultera, e representando o de menor valor , a viúva pobre que colocou uma moeda no gazofilácio .

O Mestre contou Parábolas: Do pastor que deixou noventa e nove e foi em busca de uma que se havia perdido. Contou da Drakma perdida daquela mulher que foi varrer tudo para achar a moeda. Jesus também resolveu na prática o que falou na teoria pois multiplicou os cinco pães e dois peixinhos e alimentou a multidão. Jesus foi, é, e sempre será o Deus da vitoria da minoria porque somente com Ele , seremos Maioria.

As nossas lutas de cada dia. Como vencer sendo uma minoria!
Meu irmão e minha irmã que está lendo esta postagem. Eu não sou diferente de você. Eu enfrento lutas tanto quanto você e sempre estou sozinha (aparentemente). O Nosso Deus está contemplando
as nossas lutas sejam elas: dentro e fora das Igrejas. Sempre estamos enfrentando lutas contra: preconceito, invejas, maledicências, julgamentos precipitados, acusações indevidas ,insinuações maliciosas, ódios imerecidos. Tudo isso , as vezes, é dentro da nossa família, dentro da Igreja,com irmãos em Cristo, dentro do trabalho com colegas patrões e dentro da nossa casa, com maridos, com filhos, com irmãos.

Fora desse contexto estão também as lutas contra;
As enfermidades. Nessa guerra, a luta é contra o inimigo invisível que se chama micróbios.
Contra as necessidades materiais: O desemprego, a falta de dinheiro.
Contra as perseguições dos que não gostam dos crentes. Para esses um aviso: ''Crente tem dono''.
Contra os problemas emocionais e psicológico que são as Fobias.

Em todas essas situações somos Minorias nas lutas , mas se clamarmos a Jesus . ele nos dará vitoria. Com Deus '' somos mais que vencedores'' Faça prova , você que ainda não tem fé. Experimente clamar a esse Deus que tudo vê, que conforta, salva e dá vitoria, pois é ele quem diz:'' Clama a mim e responder-te-ei e anunciar-te-ei , coisas grandes e firmes que não sabes''.


Proxima postagem:''A Escada de Jacó''