sábado, 11 de junho de 2022

 UM BOM FIM DE  SEMANA PARA TODOS

 

ORAÇÃO DE ANA

Resultado de imagem para Oração de ana'



''Havia certo homem de Ramataim, zufita, dos montes de Efraim, chamado Élcana, filho de Jeroão, neto de Eliú e bisneto de Toú, filho do efraimita Zufe.
Ele tinha duas mulheres; uma se chamava Ana, e a outra Penina. Penina tinha filhos, Ana, porém, não tinha".
1  Samuel  1.1-2

Naquele  tempo , os  homens  podiam  ter  duas  mulheres e Élcana  era um  deles.  Existia na  vida  desse  homem  , Ana e  Penina. Nos  tempos  antigos  acontecia um fato interessante . Muitas mulheres não conseguiam  engravidar.

No inicio da  Bíblia  conhecemos  Sara, esposa de Abraão . O ventre que não concebesse , era considerado  maldito e isso  parecia  aos olhos das pessoas  um mal presságio.  Abraão orava  e Sara  também , mas  nada  acontecia.

Uma noite  ,Deus observou  o desânimo de Abraão  e o convidou para  sair  da  tenda  e lhe  mostrou o céu repleto  de  estrelas  e prometeu  um filho , cuja prole  seria como  o numero  de  estrelas, se é  que  ele podia  contar.

 Muitas  de  nós  não alcança . o que pedimos porque  estamos  dentro  de uma  tenda  , chamada incredulidade . Esse  era o  grande problema  de Sara.  Ela orava  mas  duvidava e por isso o milagre  não  acontecia.

Outra mulher  foi Rebeca que  casou com Isaque, cuja oração  agradou  a Deus  e por isso   ele deu porção dobrada
Outra  foi Raquel. As vezes penso que o problema  estava  abrigado no coração  de  Raquel , por  causa  da  vaidade de seus dotes  de  beleza, coisa que  Lia  não possuía.

Outra mulher sem nome , foi conhecida  como a ''mulher  de  Manoa'' a mãe  de  Sansão.

Podemos  citar Isabel  mãe de João  e Ana  que  dá  título a  esta postagem. O marido de  Ana  era Élcana . Élcana tinha uma outra  mulher chamada  Penina.

A Bíblia  diz  que Penina se  vangloriava , por  ter  muitos  filhos  e zombava de  Ana.  Ninguém sabe  o que  vai no coração de uma  mulher  que luta  para  ter um filho, mas é   possível imaginar a começar pela pergunta: ''Que  foi que  fiz para não  ter  esse direito''? Uma mulher do mundo já procura  a  causa nos consultórios médicos e  nos  laboratórios  e nos  tratamentos  alternativos.

Mas uma  mulher de Deus tem que procurar as  razões e os  resultados  nos  pés do Senhor, afinal  Ele é o criador  da  vida  e'' sem Ele nada  se pode  fazer''. Ana  buscou  entender  o  seu problema  e  resolveu , ao invés de  reclamar ;  clamar e  foi o  que  ela  fez.

Era costume  ,em todos os  anos  Élcana  ir com toda  família  a Jerusalém. Em Samuel , capitulo 3  diz:
''Todos os anos Élcana subia da sua cidade para adorar e oferecer sacrifícios ao SENHOR dos Exércitos, em Siló, onde os dois filhos de Eli: Hofni e Finéias, serviam como sacerdotes do SENHOR. 4No dia em que oferecia sacrifícios, Élcana tinha o costume de dar porções à sua mulher Penina e a todos os seus filhos e filhas,…''

Ana  foi  e  aproveitou para orar. A Bíblia diz  que  ela chorou tanto  que o sacerdote  Eli pensou que  ela  estava  bêbada. E ele  chamou a  atenção  dela  e escutou a  resposta que : estava orando. 

Extraímos dessa  atitude de Ana a primeira lição.  Clamar  e  chorar.  Como estão seus olhos minha irmã?  Ana  chorou  com a alma .  Deus ouviu  e respondeu . Nasceu Samuel e mais  seis filhos.

Podemos  pensar também  em coisas materiais que permeiam nossos  sonhos e  que podem  ser considerados filhos. Um emprego , um carro, uma  casa, a  cura  de uma enfermidade  etc... podem  ser  gerados no nosso coração mas  que precisam  ser colocados no altar para serem concebidos  e  virem a luz  no momento oportuno.

Gerar  sonhos e traze-los a  existência   é tudo que seja físico. Tudo começa  no coração  e  através da oração  , Deus  os  torna possível.  Ana  conseguiu  , e você e eu podemos desde que nos esvaziemos  das  incredulidade  e das  duvidas  e nos  enchamos  de  oração  e  da  Palavra  de  Deus.

quinta-feira, 19 de julho de 2018

ORAÇÃO PODEROSA DO APOSTOLO PAULO

Efésios 3.14-16

Éfeso é hoje  a (atual Turquia). E era tido como um criminoso, por isso  estava preso, mas  mesmo preso no físico , sentia que a  sua alma  estava livre para  buscar  ao Senhor  e adora-lo na  sua  Santidade.

A pregação do  evangelho era tão importante que nada, nem mesmo as  grades da prisão poderia impedir que o apostolo  pregasse. Isso o levou a encorajar os irmãos  a não  levar  em consideração , o sofrimento mometaneo.
 E foi no meio  a  tanta perseguição que ele fez  esta oração; O ser humano
: "Por esta causa, me ponho de joelhos diante do Pai, de quem toma o nome toda família, tanto no céu como sobre a terra."

O ser humano é por natureza inflexível  quando se  trata  das  coisas  espirituais.  O ser humano nunca  está  disposto a se  curvar diante de  Deus e  por isso o  Senhor o  acusa de  dureza. Por isso Deus diz:

“Porque eu sabia que eras duro, os tendões de seu pescoço eram de ferro, a sua testa era de bronze” (Is 48.4).

''A criatura  não se dobra, não se ajoelha, não coloca o rosto no mesmo lugar onde estão os seus pés. Ela é dura, teimosa, orgulhosa e birrenta.
O ser humano precisa descobrir a beleza e a  força  dos joelhos.''
 Eles não  entendem que  as  maiores lutas não se ganha , andando , reclamando, xingando , correndo de um lado para o outro. Se ganha uma batalha  de joelhos  diante dele ( O Senhor) para suplicar a graça desejada.

''Precisamos dobrar os joelhos com humildade. Na Epístola escrita aos efésios, o mesmo Paulo revela: “Por essa razão, ajoelho-me diante do Pai” e oro para que “ele os fortaleça com poder, por meio do seu Espírito” (Ef 3.14-16).
Agora Paulo conclui a oração pedindo. que  tal fazer a  mesma  coisa  do  Apostolo?

Vamos pedir  para  nós  do amor  dele , mostrando que o nosso é  insuficiente.
Vamos pedir do perdão dele  , porque o nosso  é inflexível.
Vamos pedir que no ensine a liberalidade  , para  doarmos dízimos  e  ofertas.
Vamos  pedir para que  tenhamos  coragem de  gastar  tempo na oração.

 Ele pede a Deus que dê aos cristãos compreensão do amor de Cristo e que este amor os torne abundantes no louvor e gratidão a Deus.''

Por esse  motivo;  Vamos  dizer a  Deus  o motivo ''Apresentar  nossas  razões''

O modelo de oração, com Invocação: "Por esse motivo" O motivo dessa oração: " Deus me revelou o seu plano secreto," isto é: a salvação por Cristo Jesus. "Eu me ajoelho diante do Pai!" era costume entre os judeus ficar de pé quando oravam. Paulo ora ajoelhado, isto expressa uma reverência, ou, uma urgência na invocação.

Os joelhos foram feitos também para se dobrarem diante do Todo-poderoso. O Apostolo sabe  que  nossa  força é  pequena, para lidarmos com o  pecado em nossas  vidas.

Quando mergulhamos  dentro de  nos  mesmo  é  que  sentimos os impactos  das tempestades  que  se  formam lá  dentro e  é  ai  que  sentimos que  precisamos  de  Deus para  não sucumbirmos.
Como cristãos, precisamos também das asas espirituais que nos levaram a voar acima das tempestades, para irmos pregar o Evangelho e para subirmos até a Deus em oração.

Esperar no Senhor é confiar nossa vida plenamente às suas mãos. Significa depender d’Ele como nossa fonte de ajuda e de graça, em tempo de necessidade.
Deus é onipotente, pode todas as coisas, então em oração apresente em confiança plena a sua petição.
Nós podemos ver um exemplo ainda mais claro sobre orar de joelhos, podemos ver que o se prostrar diante do pai vem desde o velho testamento na passagem onde Elias se coloca de joelhos...1 Reis 18.42.

                                                             Exemplo de  Elias
“Quanto a Elias, subiu ao cume do Carmelo e começou a agachar-se no chão e a manter a face entre os joelhos.” Enquanto Acabe foi encher o estômago, Elias teve a oportunidade de orar ao seu Pai celestial. Note a postura humilde mencionada aqui — Elias, no chão, com a cabeça tão abaixada que seu rosto chegava perto dos joelhos. O que ele estava pedindo? Não precisamos  adivinhar. Em Tiago 5:18, a Bíblia diz que Elias orou pelo fim da seca. Provavelmente, ele fez essa oração no cume do monte Carmelo.
Na última vez que Elias orou, apareceu uma nuvem pequenininha, do tamanho da mão de um homem. Como será que era essa nuvem? Levantem suas mãos e olhem para elas. A nuvem era um pouco maior que uma mão de criança, era do tamanho da mão de um homem.
Daquela pequena nuvem, caiu uma grande chuva! Talvez vocês achem que suas orações sejam pequenas, mas suas orações têm poder.
Através delas, Deus pode fazer coisas muito grandes. Pensem em algo muito grande! Deus pode fazer isso. Sabe por quê?
Porque tudo o que você colocar diante do pai de joelhos, se houver sinceridade Deus vai te abençoar.Por que ,qual causa você está aqui hoje???
Elias se colocou de joelhos diante do pai, para que a seca acabasse, e você???

Deus enviou uma nuvem do tamanho da mão de um homem, e aquele foi o sinal que a chuva ia descer, que a chuva ia cair..Quando pedir algo a  Deus , lembre-se  que  a  prova  vem logo em  seguida.

Você pede  um dinheiro a  Deus  e logo aparece alguém lhe  pedindo, atenda na medida do possível. Elias  viu uma mão pequena. Ore a  oração do Apostolo Paulo começando. ''Por essa causa me  ponho de joelho'' e  espere o milagre acontecer.

 

ORAÇÃO DE JABEZ

Resultado de imagem para oração de jabez bíblia
1 Cronica 1: 9-10.  E foi Jabez mais ilustre do que seus irmãos; e sua mãe deu-lhe o nome de Jabez, dizendo: Porquanto com dores o dei à luz.10  Porque Jabez invocou o Deus de Israel, dizendo: Se me abençoares muitíssimo, e meus termos ampliares, e a tua mão for comigo, e fizeres que do mal não seja afligido! E Deus lhe concedeu o que lhe tinha pedido.  Cronicas 4;

Como   está a sua vida neste momento? Você está sofrendo por algum motivo e muitas vezes se pergunta: por quê comigo é diferente? Por que minha vida não vai pra frente? Tudo parece contra mim! Hoje, quero lhe falar sobre a oração de Jabez, e como sua história mudou!
Estes  versículos estão escritos no livro de  Crônicas , primeiro volume  capitulo 4  e  versos  de 9-10. Os  estudiosos não  sabem ao certo,  quem  escreveu  os livros  de  Crônicas, mas  tudo leva a  crer que  foi Esdras.
Resultado de imagem para quem disse na natureza nada se perde tudo se transformaCerta ocasião o  químico Lavoisier escreveu uma  frase  que  ficou famosa  no meio   Cientifico:''Na  natureza  nada se perde  nada  se  cria, tudo  se  transforma''.  Ele  queria  descobrir elementos, suas massas  e  regras  de combinação mas seguiu a  revolução  francesa , e  perdeu a  cabeça e  dentro dela  se  foram os planos de  grandes   descobertas.
''Assim caminha a humanidade '' parafraseando o título de um filme. Quando contemplamos  os noticiários , observamos  um mundo mergulhado no interesse  das  riquezas, no interesse do poder  e  perdendo a  cabeça  pelo ouro que  fatalmente  os jogara no inferno.
Esquecem  do Deus  de  Moisés  que  deixou  regras  e leis para  serem obedecidas e  ainda  aconselhou : " Escolham hoje a  quem  servir"  Josué 24:15 Porém, se vos parece mal aos vossos olhos servir ao Senhor, escolhei hoje a quem sirvais; se aos deuses a quem serviram vossos pais, que estavam além .''
E assim o mundo inteiro está  escolhendo  errado , por isso nada  dá certo. Aos poucos   tudo  vai  servindo de sinais para os acontecimentos  dos  últimos  tempos. Foi assim no tempo de  Jabez, que  a  Bíblia  diz  que  ele  era diferente dos  seus irmãos . O que  fez  a  diferença  de  Jabez  foi justamente a  sua oração.
A oração  faz  toda diferença. A oração  feita no silencio do nosso coração , faz  com que  Deus  escute e  traga  para o  mundo visível  e  existente  as  que ainda  não  existem,  ou melhor  o que  está  no mundo oculto e invisível dos  nossos  sonhos.
Era um tempo  de situações  de  sofrimento. Faltava  tudo.  Faltava emprego, alimentos , saúde etc... A escassez  estava  na ordem  de  todas  as  coisas , impedindo o  bem  estar  das  pessoas e  devorando o pouco  que  ainda  restava. Jabez observou isso e  sentiu  a  certeza que a  chave de  abrir a  porta da  benção era a  fé   e  a oração em primeiro lugar ,e com isso nos  faz  refletir de  que  a oração muda  tudo.
A Bíblia fala pouco  em Jabez  mas  a  fé  exibida por  ele  marcou presença  nos  acontecimentos  da  fé.Jabez orou ao Senhor e pediu que alargasse suas fronteiras, que sua mão fosse com ele, o protegesse do mal e que não sobreviesse aflição sobre sua vida. 1 Crônicas 4:10.
O que  aconteceu com a oração de  Jabez? A Bíblia  responde:''Tudo que  pedires  crendo  recebereis''Mateus 21:22. Não  foi metade ou alguma  coisa  mas  tudo.
As vezes imagino com o pensou Jabez ,inconformado com o que  estava  acontecendo. Como servir a um Deus  que  pode  todas  as  coisas, que é  dono do ouro e  da  prata e  está  sofrendo uma penuria  sem precedentes.  Faltava  alguma  coisa !  Faltava  fé, faltava oração,  faltava  clamor com lagrimas,e cobranças a Deus segundo a sua palavra.
Mateus 21:22 a Palavra nos diz: “E tudo quanto pedirdes em oração, crendo, o recebereis.”ma situação  marcada por derrotas e frustrações, Jabez orou ao Senhor e pediu que alargasse suas fronteiras, que sua mão fosse com ele, o protegesse do mal e que não sobreviesse aflição sobre sua vida. 1 Crônicas 4:10
Vem de um ardente clamor! Algo que, em momentos específicos de nossas vidas, todos nós se ainda não passamos, um dia precisaremos levantar um clamor, um pedido de socorro ou ajuda.
Conselhos: Não aceite  essa  situação atual.  Não  desista dos  seus  sonhos , Não aceite palavras  de   maldições , repreenda em nome  de  Jesus > Cultive  pensamentos  bons , mesmo que as  coisas  não  estejam  boas. Coloque  nas  paredes  , da  sua  casa  versículos  que  falem em  progresso , em que  toda  hora  você  esteja  lendo. Por  exemplo: ''O  senhor  é   meu Pastor , nada  me  faltara''.  ''TUDO POSSO  NAQUELE  QUE  ME  FORTALECE'',  O ladrão vem apenas para roubar, matar e destruir; eu vim para que tenham vida e a tenham plenamente. 
O meu Deus suprirá todas as necessidades de vocês, de acordo com as suas gloriosas riquezas em Cristo Jesus.
Filipenses 4:19l
Portanto, não se preocupem, dizendo: 'Que vamos comer?' ou 'Que vamos beber?' ou 'Que vamos vestir?' Pois os pagãos é que correm atrás dessas coisas; mas o Pai celestial sabe que vocês precisam delas. Busquem, pois, em primeiro lugar o Reino de Deus e a sua justiça, e todas essas coisas serão acrescentadas a vocês.
Mateus 6:31-3
Não deixe de falar as palavras deste Livro da Lei e de meditar nelas de dia e de noite, para que você cumpra fielmente tudo o que nele está escrito. Só então os seus caminhos pros­perarão e você será bem-sucedido. Não fui eu que ordenei a você? Seja forte e corajoso! Não se apavore nem desanime, pois o Senhor, o seu Deus, estará com você por onde você andar".
Josué 1:8-9
Diante de lutas e provas, muitas vezes desistimos dos nossos sonhos, e aceitamos a situação atual em que vivemos. Se é provação, logo vai passar! Você precisa confiar e esperar no Senhor.
Mas se a situação é proveniente de maldições hereditárias, escassez e consequências que recaíram sobre você e não tem culpa alguma, clame ao Senhor para mudar o seu cativeiro!
Você nasceu para vencer! Em Cristo Jesus, você é mais que vencedor!

Tome uma posição.

Mesmo se possui poucos recursos, use o que você tem e apresente diante do Senhor. Se vai fazer alguma prova, estude e ore ao Senhor para que lhe dê sobriedade em sua mente e lembre de tudo o que estudou.
Se vai procurar um emprego, saia cedo de casa, ore, espalhe currículos e busque a todo o  Ele tem paQuando o Senhor derramar as suas bençãos sobre você, estarás preparado e pronto para receber o quera a sua vida! Deus tem uma nova vida para você! Coisas que olhos não viram, nem ouvidos ouviram, é o que Ele tem preparado para aqueles que o amam. 1Co 2:9momento o conhecimento, novas oportunidades! Invista no seu futuro e agarre-se nas promessas de que Deus cuida dos seus, e todos os que nele confiam e temem não tem falta alguma. Salmos 34:9

 

MICAL : DUAS VISÕES E UMA JANELA




"Então Mical desceu a Davi por uma janela; e ele se foi, e fugiu, e escapou" (1Sa 19:12).

"... Mical, a filha de Saul, estava olhando pela janela; e, vendo ao rei Davi, que ia bailando e saltando diante do Senhor, o desprezou no coração" (2Sa 6:16).




O nome Mical  significa ( Quem é  como Deus ) foi a  filha  de Saul  e vamos  nesta postagem  aprender com  seus  erros  e seus  acertos .Na medicina existe um  termo chamado ''Bipolar'' que é uma doença em que  a mudança  de humor é uma constante. Tanto  faz  estar feliz e no momento seguinte  estar infeliz, como  também  amar uma hora  e na outra odiar.E Mical passou  por  isso


Em uma mesma  janela , Mical passou por esse problemaNuma mesma janela Mical amou e  odiou  o seu  marido,o  Rei Davi. Narra a Bíblia que Saul  tinha  duas  filhas : Merari e  Mical. Saul nutriu por Davi um ódio  sem limites pois não foram poucas  as  vezes que  tentou mata-lo. Saul era  a personificação da Inveja.

Após uma  guerra , ao voltarem para  a cidade, as mulheres  cantavam :  ''6Quando os soldados retornavam para casa, depois que Davi venceu e matou o grande filisteu, as mulheres saíram de todas as cidades de Israel ao encontro do rei Saul com cânticos e danças, com tamborins, com músicas festivas e instrumentos de três cordas. 7E as mulheres dançavam e cantavam: “Saul matou milhares, e Davi, dezenas de milhares'' 1º Samuel 18:7.


Daquele momento em diante , Saul  declarou  guerra  a Davi que  durou até a sua mortePara conseguir casar com Mical , Saul exigiu que  Davi  ganhasse a  guerra  e depois  trouxesse  cem prepúcios dos filisteus. Davi cumpriu as  exigências  e casou  com  Mical.


Na  família , Davi recebia o amor  da  esposa e o ódio do  sogro.
Davi  não  se  sentia confortável  e nem seguro naquela casa e  certo dia  Saul mandou mata-lo  e Mical demonstrou o  seu amor quando  facilitou a  fuga  do  marido  pela janelaE colocou uma  estatua na  cama para enganar  os soldados do  seu  pai.

Davi fugiu e passou muitos  anos sem ver a esposa que preferiu ficar no palácio. Primeira lição. Onde o marido  vai a esposa  deve ir, porque ela  tem obrigação  de acompanha-lo  em todas  as situações de sua  vida. Quando  ela  negligência  esse  juramento ,,  simplesmente facilita outros comportamentos do marido.

A Bíblia diz:''Guarda o que  tens para que ninguém tome  a tua  coroa'' e o seu casamento  também é uma  coroa , por isso se usa o  termo ''Rainha  do lar''.'' A mulher  sábia  edifica a  sua  casa  e a tola com as suas mãos a  derruba''O companheirismo, não  fez parte  da vida  de Mical , embora  demonstrasse  seu amor  na janela.


A cumplicidade  passou longe  da  sua  vontade, porque preferiu o conforto  do palácio  a  ir morar com o marido nas  grutas e florestas.Ela  era uma princesa  e Davi buscou  assumir  a esposa, quando  Saul morreu e naquele  dia em que  a Arca voltou para Israel , a  alegria foi tão grande que ele  dançou em  frente  a  Arca  e  Mical  que  estava na mesma  janela o  detestou em seu coração.


Davi  tinha  muitas mulheres , mas  gostava  de Mical  que repentinamente assumiu outro  relacionamento, e  casou com outro homem.  Mical não  amava mais Davi.Seu coração esfriara e naquela mesma janela  que  fora  testemunha silenciosa do seu amor  agora  testemunhava o  seu ódio e  seu  descaso.

 Existem hoje em dia muitas mulheres como  Mical,  fazem do  casamento  um  barco no mar  da vida  mas não querem  um porto seguro. Amam   de  brincadeira e muitas  expõe até os  filhos  formando o  que chamam '' Família Mosaico''.

Uma coisa interessante  são os  votos  que  se  faz  durante um  casamento tanto  no passado como no presente
. Mical  amava  Davi , mas não foi um amor  capaz de promover  uma  grande  renuncia.


Davi morou em cavernas , e florestas, juntou-se  a bandidos da  região criando seu próprio quartel. Conheceu muitas mulheres  e passaram-se muitos anos , Davi  deixou de  existir no coração de Mical. Nada como a  distancia para  esfriar um  relacionamento.

Nos  dias  de hoje , os  casamentos estão  descartáveis. Já  se  casam pensando no divorcio. Encontrei uma jovém a quem  prestei um  serviço e perguntei  se  ela se  casara e  me  respondeu com um  ar  de  deboxe; ''Já  me  separei!'' Fazem os  votos  de Mical  e o ''amor é eterno enquanto durar'' nas janelas  da vida.

''A mulher  sábia edifica  sua  casa mas a tola com as próprias mãos  derruba''Prov. 14:1 . Apesar  de amar , ela não  foi sábia. Quantas mulheres não sabem  ser sábias  e são  verdadeiras ''Esaú '' de  saias pois  trocam  tudo pelos  ''cozidos'' do mundo.

O  casamento é uma instituição Divina e muito séria que até  para  separação do casal , pela Palavra  de Deus só é  aceita através do divorcio  e  se houver  adultério. Mas  a coisa  ficou tão séria que vemos  e  sabemos  de mulheres que vivem  um relacionamento sem serem casadas dentro das igrejas.

E ninguém pode questionar para não ofender. Se  tem que nascer de novo , o casamento é primordial. Mical cometeu  poliandria, casou-se com dois homens. Era costume  da época ,a poligamia  que é o casamento do homem  com muitas mulheres , mas a  mulher não tinha direito a esse procedimento.

Mical era uma mulher  sofrida . Vivia  debaixo do jugo do pai , rei Saul , portanto era uma mulher  traumatizada e muitas mulheres  hoje  assumem um  relacionamento  traumatizada e  veem o  casamento  algo seguro para  sua  vida.

Mical não  teve filhos de Davi mas  assumiu os  cinco filhos do 2º marido  Adriel , que  casou com ela,  com a  familia já  formada.Mical  deixou uma lição para  as mulheres  que  viveria  depois. Mical não seguiu o marido  mas  a mulher  de hoje  deve  acompanhar o marido onde  quer que ele vá.

Mical  amou o marido,  a mulher  deve amar o marido. Mical  da janela  debochou  do marido .  A  mulher, deve  evitar  criticar o marido . A crítica  esvazia o  relacionamento, enfraquece o amor e é um principio  de  separação. A  Mulher  que  perdeu uma  drakma  dentro de  casa, lutou  e procurou até achar a moeda.

Muitos lares estão infelizes porque  marido e mulher não mais  se entendem .  
  Perderam o amor a cumplicidade e não  fazem esforços para  recuperar, preferem  procurar  resolver  seus problemas diante  de um juiz. Eu  tenho uma noticia para  quem está  com problemas : Jesus  resolve tudo. e mostra novas visões e novas janelas. Nova forma  de amar e compreender  um ao outro através do perdão e de um novo  recomeço.

 


A LETRA E O ESPIRITO

 

A LETRA MATA E O  ESPIRITO VIVIFICA

A LETRA MATA


''A letra mata mas o espirito vivifica'' II Corintios 3:6

Alguém escreveu sobre hermenêutica, exegese, homilética e outros assuntos de Teologia, que tenho certeza, que de modo indireto foi para mim. Quero agradecer de todo coração pois senti que foi com a melhor das intenções. Senti que deveria dar uma olhada no seu blog e através dos seus escritos, observei que não é só um servo do Senhor , mas um estudante da Palavra de Deus com toda diligencia  e  professor também.

Lembrei-me do tempo que passei no Seminário. Quando me converti'' já amava a leitura'' somente troquei os livros seculares de poesias, romances e acadêmicos pela Bíblia. Comecei a ter paixão pela leitura da Palavra de Deus e o meu Pastor Rogério Justino convidou a mim e mais alguns irmãos ,para fazer um curso intensivo de Teologia no Seminário do Nordeste. Aceitamos e a Igreja patrocinou.. Foi um curso compacto e exigiu muito de cada um de nós. Como era uma oportunidade impar aproveitamos o que podemos, e foi muito bom. Tivemos um  curso de Educação  Religiosa no Seminário Teologico do Nordeste.


Eu era católica que pouco ia a Igreja , fazia visitas ao espiritismo, frequentei o Sei-xo-no-ie , me batizei na Igreja Mormom e visitei de carteirinha o exoterismo e com esse currículo vitae Espiritual , eu sei melhor que ninguém o que eles ensinam e não me sentia bem porque as palavras não se encaixavam na minha mente e me dava certeza que estava faltando alguma coisa, que eu não sabia o que era.

Eu sempre pensava: Qualquer dia eu vou ser crente , porque crente não engana, crente não rouba, crente não trai, crente não deseja mal a ninguém, enfim crente era o supra sumo da bondade e eu quero ser um deles . Queria ser generosa , como eles. Para mim crente não pecava. Era a melhor religião do mundo, era o melhor povo do mundo e é (em muitos casos ), e em outros deveriam ser.

Para não ser antipática por não concordar com as doutrinas eu passava pouco tempo e saia com uma desculpa. Aqueles ensinamentos não me edificavam .No entanto tinha detalhes que ainda me lembro .A Sei-xo-no-ie aceitava o sacrifício da cruz e nela estava um japonês pregado. Na maioria delas se falava esse versículo ''A letra mata mas o espirito vivifica''.

Pelo que estudei lá no Seminário existe uma delimitação entre as duas alianças. A primeira aliança começou com Moisés quando escreveu na pedra (LETRA) que representa as leis. A segunda aliança começou no sacrifício do calvário que representa a graça ( ESPRITO QUE VIVIFICA). Mas tem muita gente confundindo esse versículo, como sendo desnecessário ler a Bíblia e deixando todo trabalho de pregação para o Espirito Santo. Isso está correto? Não.


A Bíblia diz que ''a boca fala do que o coração está cheio '' Mateus 12:34. Se o coração está vazio o Espirito vai usar o que? O apostolo Paulo fala em II Corintios 3, fala que somos uma carta aberta
aos  corações .A Bíblia diz: do coração procedem as saídas da vida( Lucas 6:45). Também diz que: Um coração feliz aformoseia o rosto (Proverbio 15:13) E fala mais que a boca fala do que o coração está cheio (Lucas 6:45) Esses detalhes fazem parte do referencial de uma carta aberta para o mundo.

A um sistema funcionando , humanamente falando que obedece um esquema natural, ou seja: os olhos veem joga para o cérebro que processa e joga para o coração e do coração vai para a boca.
Se o crente está vazio vai pregar o que? 

 Como pode falar de uma coisa que não tem? Se não estudar não sabe falar e isso é uma consequência natural. Tem muita gente alegando que ''A letra mata'' e tem ''Líder'' gostando porque ele ensina o que quiser.

Já fui em Escola Dominical , em que a professora falou do marido, do filho, do vizinho, dos seus problemas e quando resolveu dar a aula já estava na hora de terminar a EBD. Isso chama-se Negligencia. E tem muito Professor negligente nas Escolas Biblicas. E dizem a ''Letra mata'' .Ele esta matando o ensinamento e coloca a culpa na ''letra''.

Por conta disso surgem as invencionices. Fui a uma Igreja e escutei cada coisa incrível`: Ouvi eles dizerem que precisamos perdoar a Deus. Também falaram em um bocado de unção: do riso, da urina, do kung fu, etc...e ainda dizem ''A letra mata'' . Mata de rir com tanta tolice.
O Pastor Angelo Medrado salientou com muita sabedoria em seu blog que;'' Existe um certo perigo em ressaltar que a letra mata , porque as pessoas usam esse versículo para fugir a responsabilidade do dever Cristão''.

Lembro-me de um Pastor que visitou uma irmã enferma e colocou dentro da Bíblia dela uma nota de cem reais,Oito dias depois voltou la e abriu a mesma Bíblia empoeirada e la estava os cem reais. Prova de que ela não abriu a Bíblia para nada. Quem não estuda a Palavra corre o risco de seguir  a  enganadores(1ª João 2:26-28).


Conheci um irmão que gostava de me visitar e me falava cada coisa que por mais que argumentasse , ele não me ouvia. Um dia me falou que Jesus aprendeu a fazer moveis com José para vender na feira de Jerusalém. Outra vez me falou que as garotas que dançam fazendo gesto no meio da Igreja era para homenagear as concubinas do rei Salomão. E muitas outras asneiras, que não sei de onde tirava tais historias e isso ele falava bem sério.

Aqui no nordeste , agora melhorou muito mas antigamente ser crente era sinônimo de burro. Não tenho costume de falar da minha profissão mas tive que colocá-la de frente para evitar pensamentos desse tipo. E trabalho com médicas evangélicas (ginecologistas e clinicas )que não falam nada parecem ''Agentes Secretas do Reino'' como diz um Pastor que conheço.

Para concluir deixo para meditação um acontecimento que retrata bem os dois lados (Da letra e do Espirito). Conta-se que em um teatro , convidaram um artista para interpretar a palavra de Deus e deram-lhe o Salmo 23 para recitar.

 Quando ele terminou a plateia o aplaudiu de pé. Chamaram também um crente consagrado para recitar o mesmo Salmo. Quando terminou a plateia estava em silencio e chorando. Indagado por um jornalista o porque daqueles dois tipo de comportamentos , ele humildemente respondeu: ''Ele conhece o Salmo do Senhor e eu conheço o Senhor do Salmo''.