sexta-feira, 21 de março de 2014

A MINI BÍBLIA

                                                                          
                  



''Eis aqui o meu servo a quem sustenho, o meu escolhido , em quem se compraz a minha alma,pus sobre ele , o meu espirito e ele promulgará o direito para as gentes . Não clamará, não se exaltará  , nem fará ouvir sua voz na praça . Não esmagará a  cana  trilhada , nem apagará o pavio que fumega.''Isaias 42:1-3


Os questionamentos da presente situação e a coragem  de vislumbrar um futuro promissor, torna o  Profeta , alguém que  desperta um interesse fascinante nas pessoas que o ouvem.

A sua  capacidade de interagir com Deus, o torna alvo de  muitos interesses que chega  a  ser confundido com um ''adivinhador do futuro'' e isso é um  terrível engano.

O trabalho do Profeta  é  anunciar  e  denunciar os enganos  dos sistemas  e dos esquemas  sociais e  religiosos para fazer brotar no coração do homem a ''Fé exodal'' cuja finalidade é  fazer com que o ser humano saia  de dentro de  si mesmo e  descubra o  caminho da perfeita liberdade .

 O Profeta Isaías é um dos maiores exemplos   desse  trabalho. Considerado um dos Profetas maiores,tem seu livro apreciado como sendo , uma  Mini Bíblia, por  causa da  semelhança de todos os  assuntos , apresentados e todos os trabalhos  do Senhor  Jesus  Cristo.


Vamos  destacar alguns pontos  semelhantes. O primeiro  destaque  está no nome. O nome  Isaías  significa ''O Senhor salva''. Em Mateus 1:23 diz: ''Seu nome será Emanoel''' e em Isaías 7:14 também profetizou, que  seu nome seria Emanuel.

23 "A virgem ficará grávida e dará à luz um filho, e o chamarão Emanuel", que significa "Deus conosco".Mat:1:23

4 Portanto o mesmo Senhor vos dará um sinal:'' Eis que a virgem conceberá, e dará à luz um filho, e chamará o seu nome Emanuel.''Isaias 7:14

A mensagem  do anjo  em Mateus  diz que: ''Seu nome  será Jesus que  salvará seu povo dos  seus pecados''. A afinidade entre Jesus  e  esse profeta , nos  revela o  grande amor  de Deus  não só pelo seu povo , como  também pelos  gentios.

O segundo destaque  está na  apresentação:''Eis  aqui meu servo''. Esse pronome possessivo  aponta para alguém muito  especial , cuja simplicidade  deixou o povo Israelita  sem entender .

 Eles esperavam alguem que  chegasse em um cavalo , munido de espadas  para  salva-los do julgo romano e  estava ali  alguem  nascido numa manjedoura e montado  em um  jumentinho.

Não podiam aceitar e não acataram  e até hoje não aceitam as simples palavras  de Jesus. E qualquer  argumento do Senhor sempre foi  derrubado e ainda é. Sempre desacreditaram, com uma palavra contrária qualquer  argumento sobre o Reino de Deus.

Na continuidade da leitura  , ela diz:'' Eis meu  servo em que  se compraz a minha alma''. Compraz a minha alma, ou  seja  se alegra a minha  alma com a simplicidade Divina diante da incredulidade  dos homens.

Tudo no Reino destaca-se pela simplicidade e o apostolo Paulo  exorta em Filipo :" Tende  em vos o mesmo sentimento''.


TENDE EM VÓS O MESMO SENTIMENTO QUE HOUVE TAMBÉM EM CRISTO JESUS! Fil: 2:5

O terceiro destaque : Isaías   põem em evidencia o  caráter de   Cristo: ''Não clamará, e não  fará ouvir sua  voz na praça''. Isso mostra que  Jesus é  educado e calmo e  possui uma  voz meliflua e  que muitos não querem ouvir , porque sabem que não suportarão  o seu tom de amor ,que '' penetra as  cavernas  escuras do coração do homem'' e quebra toda dureza que lá  existe.

Jesus tem a voz  cativante e no seu apelo suave,quebra as correntes que prendem o ser humano a todo mal. A voz  de Jesus é um convite suave as mudanças para viver uma nova vida em uma nova sociedade.

Ao passar  na Alfandega Jesus convidou  Mateus:''segue-me'', Não foi uma imposição  mas um convite suave em outra ocasião ele disse: ''Se quiser vir após mim...'' É um convite  ao convívio  santo.

Jesus não  acusa ninguém . Quando levaram a mulher adultera ele falou: ''Quem não tiver  pecado atire a primeira pedra''. Ele nivelou a todos em um só plano , porque o único que podia julgar  era Ele e não o  fez.

Quando convidou Felipe  e ele levou Natanael  Ele o elogiou: ''Eis ai um Israelita em quem não há  dolo''. Conviver com Jesus é um ato voluntário. ''Se quiser ; quem quiser''...O objetivo do Senhor é  restaurar.(Quem queira)Alguém escreveu:'' Sempre somos juizes dos outros  e advogados de nós mesmo''.É comum  a inclinação para  julgamento.


A outra parte do caráter descrita por Isaías:'' Não quebra  a cana  trilhada''. Jesus vai ao  ego do homem e mostra  sem acusações os pontos vulneráveis do seu caráter  fragilizado.  ''Deus não quer quebrar o pecador porque ele já  está  quebrado.''

E as  vezes o pecador está  tão quebrado que mais parece ''arroz  de  terceira''.Por outro lado, quantos  corriam  bem e de  repente se  afastaram. Quantos  tocavam flauta  e perderam o rumo por  causa dos enganos  deste mundo e estão precisando retornar porque o  ''pavio da  fé'' apagou-se e  Jesus quer  resgatar , reacendendo.

O que não  falta são os acontecimentos, falatórios  e conselhos  contrários ao  crescimento espiritual por isso a palavra diz que :''Não apague o pavio que fumega''... Quantas igrejas existem? Todas elas  falam no nome  de Jesus.  Certa vez os discípulos falaram para Jesus:'' Mestre , eles estão falando no teu  nome''

''38 Disse-lhe João: Mestre, vimos um homem que em teu nome expulsava demônios, e nós lho proibimos, porque não nos seguia.

39 Jesus, porém, respondeu: Não lho proibais; porque ninguém há que faça milagre em meu nome e possa logo depois falar mal de mim;

40 pois quem não é contra nós, é por nós.''

 

Qualquer coisa que fizessem contra. seria apagar  ''O pavio'' da  fé.


John Burniam  teve uma visão. Ele  estava diante de uma parede  e dela  saia fortes labaredas  de fogo e surgia  uma água , que ele não  sabia de onde, e  tentava apagar aquela fogueira e o Missionário peguntou  a Jesus  o que  aquilo significava e Ele  respondeu: ''Isso é a perseguição do inimigo contra o  seu  trabalho , mas  vá para o outro lado da parede , e ele foi e lá ele viu que o Espirito do Senhor jogava querosene por isso  o inimigo não conseguia apagar.

Quantas  vezes , o nosso trabalho  para Deus,  encontra alguém  jogando, complicando, implicando,inventando, perseguindo,julgando e que ao invés  de somar estão subtraindo e ao invés de multiplicar estão dividindo, mas é  debalde porque  quem está  dirigindo o  trabalho   é   Jesus e somente ele é quem dá crescimento.Em contra partida, aparecem os que ajudam e isso os tornam , muito especiais, dignos  da nossa  gratidão eterna  e que  também receberão galardão.

Uma irmã  fazia  de tudo na Igreja : Se precisava lavar  o templo, lá  estava ela. Se precisasse pregar , ela pregava, evangelizar ou cantar louvores, ela era a primeira a  se candidatar. Certo dia , ela passou na  frente de uma  casa que já podia  ser considerada  ''Tapera'', e o Espirito Santo falou ao seu coração: ''Comece um Congregação ai nesta casa"! Aquela irmã  não questionou. Não perguntou:''Ai Senhor ? Nesta  casa velha?''.


Logo ela convidou  alguns irmãos  e foram para lá , limparam a  casa   e começaram a orar. O inimigo não gostou. Reuniu cinquenta pessoas  e começaram uma  ''ciranda'' na  frente  da casa, mas Jesus foi lá , ''salvou '' o pessoal da ciranda e colocou todos  dentro da casa e aquele  trabalho  virou uma  grande  benção.E hoje é uma Igreja para glória do nome do Senhor.


Aquela irmã foi considera por  Deus , uma  ''Serva fiel '' em que  se alegrou o Espirito do Senhor , que não  gritou, não  tentou quebrar aquelas cinquenta ''canas  trilhadas'' e nem tentou apagar os cinquenta pavios da  fé que estavam mergulhados no engano ,e que  Jesus  acendeu na hora  certa.

Queremos concluir , convidando a todos a ler o Livro  de Isaías. Ele é considerado uma mini Bíblia porque se parece  com  as escrituras. Ele  tem 66  capítulos e a Palavra de Deus    tem 66 livros. 

Esse livro  é uma lição para os  servos  da modernidade  Cristã , os pequenos Isaias, homens e mulhers,  que são especiais,que  alegram ao Senhor, que não clamam, não gritam, não esmagam a  cana  trilhada e não apagam o pavio que fumega e essa é uma das maiores lições da Mini Bíblia que podemos  chamar de ''Nectar da Bíblia''.