sábado, 16 de dezembro de 2023

 


 

BURACOS NA FÉ

 

''Qual dentre vós , será homem  que  tendo uma ovelha e num  sábado cai num buraco ,fará todo esforço,tirando-a  dali ?''Mateus 12:11  



 Estamos diante de um  versículo, em que  queremos  destacar a palavra buraco que dá título a  esta  reflexão.  Esta palavra é  tão comum  que ao ser pronunciada, logo promove e processa no  cérebro uma imagem mental de um suco, ou cova na  terra com  diversos diâmetros e  diversas profundidades.

Com um  sentido amplo , ela é aplicada ao visível , invisível, aplicando-se  as situações físicas , materiais, emocionais e espirituais.  
                       
O Dicionário  a  define  como:'' Qualquer abertura num corpo;furo;orifício.
Cavidade natural ou artificial, onde habita um animal; cova, toca.
Em sentido figurado. Dificuldade, complicação.
Fam. Lugar muito distante ou atrasado; cafundó.''



Numa época que não é diferente da nossa , cheia  de  religiosidade e de muitas  doutrinas diferentes , existia  as que defendiam o sábado conforme  o Antigo  testamento, como sendo o dia  do  descanso em que não se podia  fazer nada.

Jesus  desafiou o povo a fazer um  trabalho  de socorro a um animal que pudesse  ter  caído em um buraco e isso nos  dá a primeira  lição. Quantos  fieis caem em buracos  e que é preciso  que o líder ou os irmãos  vá em  seu  socorro? Muitas  vezes caem em dividas, em enfermidades , e em situações que o colocam  em  decadencia  espiritual por  causa dos buracos na fé.

Nos tempos  de hoje , em plena invasão tecnológica onde a comunicação pelo Celular, Internet, Tv, GPS,Ipod , já  se tornou participante  da vida de muitos , no  dia a dia , observamos seu uso  deturpado. Coisas  que  deveriam ajudar o ser humano a viver e ser  melhor servem , muitas  vezes para  destruir  pessoas, famílias  e principalmente o povo da fé, cavando-lhes  buracos na alma.


Se  existisse espelho que  mostrasse as imagens  da alma como veríamos pessoas  machucadas , por palavras e ações de outras que nem alma  tem. Chegaram a  esse mundo  com o  estigma da maldade e dela não  abre mão para nada. São pessoas cuja  agressividade  gratuita , cavam buracos   na fé.

São os que usam do chamado bullying. Esta palavra  vem do inglês e significa ''valentão''. Ela define a  prática de palavras violentas , intencionais contra um pessoa, geralmente indefesa que  causam danos físicos , psicológico , emocionais e espirituais.

A Bíblia  relata a história  de um  rapaz que  era  perseguido  pelos irmãos que eram movidos pela  inveja . Seu nome  era José. Os irmãos o odiavam e o apelidaram de ''sonhador  mor''. Por  conta  desse  sentimento, o jogaram em um  buraco , tão profundo que  José não conseguiria  sair  sem ajuda.

José foi  rejeitado, enganado, foi  depreciado,  desacreditado, injustiçado e por  fim vendido como  escravo. ''Quem tem irmãos  assim não precisa  de inimigo'' diz o ditado popular. Quantos buracos tiveram  a alma  de José? Foi morar numa  terra  estranha e mesmo lá , foi preso e outros  buracos  surgiram.

Um outro personagem chamou-se Jó. Deus permitiu que Satanaz tocasse em tudo e todos que  eram  amados por Jó. Em um único dia , Jó perdeu os filhos, todo dinheiro  e a saúde, mas Jó não perdeu  a fé e nem a coragem de continuar  vivendo.

Tem um ditado que  diz:''Se o homem perder as amizades, não perde nada, se perder dinheiro  ,perde alguma coisa , mas  se perder a fé e a coragem , perde tudo.'' Jó  estava cheio de buracos na alma e nesse momento em que  esperava  algo dos amigos encontrou uma  Teologia que não apresentava a misericórdia  de Deus e sim um Deus violento , sempre pronto a  castigar.

Eles tiraram conclusões  apressadas do  caráter  de Jó , julgaram , condenaram e crucificaram  Jó , e  assim cavaram buracos no coração daquele homem , que  somente Deus conhecia porque ''Ele era integro , reto e se desviava do mal.

Muitas  vezes agimos assim com nossos irmãos e não sabemos o mal que  estamos  fazendo, pois  estamos cavando  buracos  na   sua alma. Não sabemos  se como Jó  , ele  está sendo provado.

Como Cristãos , também sofremos as  agressões  verbais  do mundo através do bullying . Somos chamados e loucos, fanáticos porque querem que  aceitemos  suas condutas  contrária a Palavra  de Deus e criam até leis para protege-las. Temos que perdoa-los  e o silencio  faz  parte da  sabedoria. Não podemos  dizer nada, porque  temos  que  amá-los  como são e orar por  eles.

Na  China o escritor Philips Yansey  , convidou  diversas prostitutas para ouvir a história  de  cada uma  delas . E ao ouvi-las , viu a interprete chorando. Eram historias  terríveis de mulheres que foram estrupadas na infância pelo próprio  pai . Continuaram pela  vida angustiadas e chegaram ao fundo poço.

O que  aconteceu com elas  acontece  a  todo momento com  crianças  que continuam vivendo e convivendo com os  buracos  que a maldade humana  cavou e  cava. Muitas  se converteram , mas  na Igreja não foram bem aceitas e novos buracos  se  abriram pela  rejeição e  desta  vez na  fé.

Cadê o amor  que ostentamos  ter? Jesus morreu por elas  também. Por que  não ir visitar  essas mulheres  nos  buracos  ricos ou  pobre em que vivem. O Pastor que não quero divulgar o nome, (não pedi permissão) teve um projeto de Deus de  abrir uma  Congregação num Prédio de Prostitutas  e ele , corajosamente  abraçou a  causa e fundou a Congregação.

O Padre  Azevedo  escreveu:''Estar com Jesus até mesmo  no inferno é  estar no Paraiso'' Ali  era uma lanchonete do Inferno mas Jesus foi lá  resgatar  algumas almas cheias de buracos, e  que lhe  pertencia por  Direito Divino e  de escolha no ventre materno.

Era uma Congregação diferente , pois  era  frequentada por homossexuais , lésbicas e prostitutas  que  assistiam o culto de  calcinha  e sutiã. Eram pessoas  que  estavam no fundo do buraco e precisavam  das  cordas  da  fé de alguém para tirá-las  de lá e esse Pastor  foi o  escolhido  para levar água aqueles  sedentos da palavra . O  resultado foi que muitas  se converteram.


Quero concluir dizendo que as almas  estão por  todos os lados esperando  pela misericórdia de Deus .Estão cheias  de buracos na  fé e somos nós que  vamos tampar  esses buracos com 
orações  e jejuns.

Com certeza Jesus  concluirá o  restante do processo  salvando-as  , tampando todos os  buracos com o seu  amor , pois  Ele mais que ninguém  sabe o que é isso .

Ele  foi quebrado.

sexta-feira, 15 de dezembro de 2023

I Zumbis

 


INVASÃO DOS ZUMBÍS



                                                               


''Os sepulcros se abriram, e os corpos de muitos santos que haviam morrido foram ressuscitados. E, deixando as sepulturas, logo após a ressurreição de Jesus, entraram na cidade santa e apareceram para muitas pessoas. E aconteceu que o centurião e os que com ele vigiavam a Jesus, vendo o terremoto e tudo o que se passava, foram tomados de grande pavor e gritaram: “É verdade! É verdade! Este era o Filho de Deus!” …Mateus  27:53


O Capitulo  Vinte e  sete de Mateus, narra toda  historia do Sofrimento Vicário  do Senhor  Jesus. A  expressão ''Sofrimento Vicário " quer  dizer  que: Alguem substituiu uma outra pessoa para  sofrer em lugar  dela,No nosso  caso , Jesus nos  substituiu , para  que  fôssemos  livres.

Escolhemos esta passagem para tirarmos  lições para nosso  dia  a  dia. A Bíblia  diz que ,  quando o  Senhor  Jesus  ressuscitou , O véu do  Templo se  rasgou de baixo para  cima em meio aos  relâmpagos, os  sepulcros  se  abriram  e os  corpos  de muitos  santos deixaram a sepultura  e apareceram  para muitas  pessoas.

A priori , imaginamos que  foi assustador para as pessoas  verem os  corpos  de amigos e parentes , que já  tinham morrido , andando  no meio da  cidade como Zumbis .E o que  são zumbis? 
''zumbi é um ser humano dado como morto que, após sepultado, foi posteriormente desenterrado e reanimado por meios desconhecidos''Definição  da WIKIPÉDIA

A Bíblia  diz que  o mundo jaz  no maligno  1ª João 5:19, e ao observarmos as  atitudes, as  leis, os  sistemas e esquemas , chegamos a  conclusão que  estamos  rodeados por muito  zumbís que  estão invadindo, os nossos lares, os  nossos  filhos, os  nossos trabalhos, as  nossas igrejas etc...

Existe uma  diferença  dos  Santos  que  ressuscitaram com Cristo ,dos  Zumbis da  atualidade, que são mortos  espirituais e que invadem toda privacidade quer seja: históricas, materiais. psicológicas , emocionais, físicas e espirituais por isso a  Palavra  de Deus nos  adverte:

''Revesti-vos  de  toda  armadura de  Deus para  que  estejais  firmes contra  toda as  astutas  ciladas  do  diabo "
Efésios '' 6:11

 No passado , a  História  narra  a saga dos povos que invadiam  cidades , saqueavam  tudo, matavam pessoas , crianças, jovens  , velhos  e adultos. Era uma  destruição em massa  terrível corroendo as  nações e  levando cativos  os  que sobreviviam.Exemplo  disso  , foi a invasão da Babilônia  por Nabucodonozor


A  Bíblia narra inúmeras  historias de invasões. Quando o povo de  Deus obedecia  eles  eram vitoriosos. Foi assim com Josué e  Calebe, foi assim com Moisés. No  reinado de Salomão  quando  seu  reinado foi dividido e  de  formas  que Israel  sempre  foi invadida mas  nunca foi  destruída por  ser  semente  santa  do Povo de  Deus.

Quando lemos  livros  de  arqueologia , observamos que  muitas  nações  foram julgadas  e condenadas ao  extermínio  e só ficamos  sabendo graças a ''Pá'' do Arqueólogo  , mas  Israel nunca  foi exterminada. O inimigo nunca  conseguiu  cantar vitoria, pois  quando eles  conseguiam vitoriar  , Deus  entrava  em ação  e eles  eram obrigados a  recuar.

Nos  dias  que  se chamam hoje ,vivemos  invasões de todos os  tipos , porque  alguns não sabem  respeitar  ninguém. A privacidade  precisa  de leis para  ser  respeitada e mesmo assim  não consegue conter os abusos dos muitos  rebeldes,que de um modo ou de outro , querem usufruir  de algo ou de alguem  que não lhe  pertence.

A Invasão  Politica já aconteceu . Já invadiram , lares, famílias, escolas. e Igrejas e para isso se  apossam do ''poder'' para  abusar  das pessoas em todas  as  áreas  da  sua  vida  , criando leis absurdas  para confrontar  com as  leis  de Deus.

Emocionalmente  os  pais  estão sendo constrangidos a contemplar  a educação que dão aos  filhos,  descendo ladeira abaixo , para  desarticular a família que é a  celula mater da sociedade. Esta é  maior  tarefa dos  zumbis da  atualidade. Desestruturar  as  famílias.

Psicologicamente  , estamos  vendo as  fraturas  expostas através do comportamento dos jovens  usando as  drogas para  aliviar suas  tensões  frente a um mundo desfigurado e corroídos  por mentalidades doentias e  escolhas  insanas  e Isso é  graças  aos  Zumbis invasores.

Fisicamente contemplamos  hospitais lotados  de doenças incuráveis e  pessoas entregues a própria sorte. Devemos isso aos  zumbis  da  atualidade.

Espiritualmente  nem se  fala. Os  zumbis da religiosidade estão por  todos os  lados. ''Nem entram no Reino e nem deixam ninguém entrar''Mat 12:23

Isso não diz respeito aos  Santos mas aos  que usam a Palavra  de Deus  mas  não aceitam  seu filho Jesus Cristo como Salvador. Usam outros nomes  de lideres  que fundaram  igrejas e que  já  se  foram  desse  mundo mas  que  todos  sabem onde  estão enterrados.

Ai  está  a  diferença. O nosso Jesus  Cristo já ressuscitou. O  seu tumulo  está vazio , lá  em Jerusalém. As  autoridades  não  acreditam nele mas  permitem que  seu tumulo permaneça intacto  por causa  das ''Divisas Financeiras"  que os  Cristãos do mundo inteiro ,levam para Israel .

Se o amado (a) leitor  quer  fugir da invasão desses  zumbis  que  ronda  sua  família , só  temos um conselho  a dar.Aceitar o Senhor  Jesus  Cristo  como salvador , pois somente ele tem poder sobre os  zumbis da atualidade.

Tudo como foi nos  dias  de Noé as  coisas, apesar das invenções, estão do mesmo jeito. Em Gen.6:13 a  desobediência era  grande  e hoje está alcançando índices  alarmantes. Em Mateus 24:37-39 , Jesus chama a  atenção  da  sua  vinda  e ele  diz:''Assim como  nos  dias  do diluvio

''37Como aconteceu nos dias de Noé, assim também se dará por ocasião da chegada do Filho do homem. 38Porque nos dias que antecederam ao Dilúvio, o povo levava a vida comendo e bebendo, casando-se e oferecendo-se em matrimônio, até o dia em que Noé entrou na arca,39e as pessoas nem notaram, até que chegou o Dilúvio e levou a todos. Assim ocorrerá na vinda do Filho do homem. …

Hoje  em dia  a indiferença  é  a mesma. A Igreja  está pregando, anunciando, avisando , chamando a  atenção para os  zumbis  , como  fazia  Noé. O tempo  da  graça está  mostrando tudo e dando oportunidade para o  arrependimento mas  vai chegar a hora que  esta  porta  vai fachar. Não podemos  esquecer  da longanimidade  de Deus para com todos , principalmente  com invasão dos  zumbís.

quarta-feira, 13 de dezembro de 2023

PEDIDO DE PROTEÇÃO

 ¹ Elevo os meus olhos para os montes; de onde me vem o socorro?

² O meu socorro vem do Senhor, que fez os céus e a terra.

³ Não deixará vacilar o teu pé; aquele que te guarda não dormitará.

⁴ Eis que não dormitará nem dormirá aquele que guarda a Israel.

⁵ O Senhor é quem te guarda; o Senhor é a tua sombra à tua mão direita. 


Salmos 121:1-5

terça-feira, 12 de dezembro de 2023

JÁ ESTÁ TUDO ACONTECENDO COMO PRINCIPIO DE DORES

 ¹ E, quando Jesus ia saindo do templo, aproximaram-se dele os seus discípulos para lhe mostrarem a estrutura do templo.

² Jesus, porém, lhes disse: Não vedes tudo isto? Em verdade vos digo que não ficará aqui pedra sobre pedra que não seja derrubada.

³ E, estando assentado no Monte das Oliveiras, chegaram-se a ele os seus discípulos em particular, dizendo: Dize-nos, quando serão essas coisas, e que sinal haverá da tua vinda e do fim do mundo?

⁴ E Jesus, respondendo, disse-lhes: Acautelai-vos, que ninguém vos engane;

⁵ Porque muitos virão em meu nome, dizendo: Eu sou o Cristo; e enganarão a muitos.

⁶ E ouvireis de guerras e de rumores de guerras; olhai, não vos assusteis, porque é mister que isso tudo aconteça, mas ainda não é o fim.

⁷ Porquanto se levantará nação contra nação, e reino contra reino, e haverá fomes, e pestes, e terremotos, em vários lugares.

⁸ Mas todas estas coisas são o princípio de dores.

⁹ Então vos hão de entregar para serdes atormentados, e matar-vosão; e sereis odiados de todas as nações por causa do meu nome.

¹⁰ Nesse tempo muitos serão escandalizados, e trair-se-ão uns aos outros, e uns aos outros se odiarào.

¹¹ E surgirão muitos falsos profetas, e enganarão a muitos.

¹² E, por se multiplicar a iniqüidade, o amor de muitos esfriará.

¹³ Mas aquele que perseverar até ao fim, esse será salvo.

¹⁴ E este evangelho do reino será pregado em todo o mundo, em testemunho a todas as nações, e então virá o fim. 


Mateus 24:1-14

segunda-feira, 11 de dezembro de 2023

A CEIFA

 ³⁵ Não dizeis vós que ainda há quatro meses até que venha a ceifa? Eis que eu vos digo: Levantai os vossos olhos, e vede as terras, que já estão brancas para a ceifa.

³⁶ E o que ceifa recebe galardão, e ajunta fruto para a vida eterna; para que, assim o que semeia como o que ceifa, ambos se regozijem.

³⁷ Porque nisto é verdadeiro o ditado, que um é o que semeia, e outro o que ceifa.

³⁸ Eu vos enviei a ceifar onde vós não trabalhastes; outros trabalharam 


João 4:35-38