sábado, 10 de agosto de 2013

O BOM DINHEIRO

   

O BOM DINHEIRO

 

''Lembrem-se: aquele que semeia pouco também colherá pouco,  e aquele que semeia com fartura também colherá fartamente.'' 2°Corintios 9:6

 

A Bíblia tem conselhos e respostas para tudo.A Bíblia é o maior manual de orientação  que existe. Se escolhermos os versículos correspondente as diversas áreas  da nossa vida, veremos as orientações físicas, espirituais,psicológicas e materiais que tornaria a nossa vida bem mais tranquila e feliz.

 

Escolhemos para esta postagem um assunto muito interessante, que desperta  muito interesse, quando falamos dele:O dinheiro.

 

O dinheiro é tão importante,que passeia pelo mundo inteiro, de mão em mão. no formato de cédulas e moedas com nomes e valores variados.

 

Que diz a Bíblia sobre o  dinheiro? Segundo a Palavra de Deus: Qual a função do dinheiro? seus beneficios e como multiplicar.


O dinheiro comum,tem a função de pagar contas,abençoar pessoas, compartilhar alegrias, preencher as  necessidades básicas e se multiplicar para o aproveitamento de todos, mas queremos  refletir sobre o bom dinheiro.


O dinheiro é um dos frutos da ''arvore do bem e do mal''. Quando usado para o bem é uma  benção  mas  se usado para o mal é uma maldição.


O  dinheiro tem sido motivo de brincadeiras. Alguem falou que: ''O dinheiro não  traz felicidade'' e logo encontrou quem completasse ;'' manda  buscar''. uma outra pessoa  falou:'' que o dinheiro não  traz felicidade , mas é melhor chorar  dentro de um carro ''zero'' do que em pé  em um ponto de ônibus'' .


Mas a realidade é somente uma; todos nós gostamos  de dinheiro porque quando ele nos  falta, ficamos prisioneiros da privação que muitas vezes se torna provação. O apostolo Paulo falou:''O amor ao dinheiro é a raiz de todos os males''1º Timóteo 3:10. Isso deixa claro que, o dinheiro é bom o amor por ele , é que  é ruim , pois  se mata, se assalta  e se morre por ele.


O mundo está no ritmo da globalização e nele não há lugar para preguiçosos ,negligentes,  e ignorantes porque  o dinheiro continua sendo a grande mola  dele, e precisa de preparo para  assumir qualquer trabalho e ganhar um bom dinheiro.


No tempo antigo , tudo era  feito na base da troca e quase  sempre, peso por peso. Depois começou a se troca por  sal que  era muito caro , na época, dai a palavra ''salario''.


O grande mistério do dinheiro é como faze-lo multiplicar e tornar-se benção. Existe o dinheiro ganho pelo trabalho, existe o dinheiro ganho nos jogos de loterias e  existe o  dinheiro, que se ganha pela fé: esse é o '' bom dinheiro''.

 

A Bíblia diz

''O que o homem plantar isso mesmo colherá''Gal.6:7(a). Isso é uma  realidade tremenda, porque faz parte da lei da semeadura. Se plantarmos amor,  colheremos amor. Se plantarmos ódio, colheremos ódio. Se plantarmos bondade, benignidade maldade colheremos  bondade, benignidade  e maldade ; O dinheiro não foge a regra. Se plantarmos dinheiro  colheremos dinheiro e do bom.


Tudo isso obedece a lei da semeadura, todavia isso obedece  a algumas  regras.''A semeadura é livre mas a colheita é obrigatória.'' Cada um semeia o que quer  e vai colher o que  semeou . Por que não semear  dinheiro? Exemplos da  Bíblia: Isaque, Jó, Josué etc...

 

Jesus disse:''Eu não vim ab-rogar a lei , mas cumprir.''  Mat.5:17, Jesus quiz dizer que não veio  destruir a lei mas cumprir. No meu entendimento ,a lei  age dentro da  graça, tanto quanto a fé. Visto que esquecemos o que  fazemos , mas a lei não esquece.

 

 A fé da mesma forma. Quantas pessoas pediram a salvação de determinado familiar e morreram sem  ver seu pedido  realizado , mas  certo dia  acontece a salvação  daquele familiar ; foi a fé agindo  mesmo  após a morte.

 

Assim é a lei da semeadura . As vezes recebemos um dinheiro especial ; fique certo que no passado ele foi semeado e chegou a  hora da colheita.Jesus disse ''Dai e dar-se-vos-a  boa medida , transbordante''Lucas 6:38. Quando pedimos  dinheiro a Deus, logo aparece alguem que nos pede  dinheiro. É a lei do dar. Se  fecharmos a mão;  o mundo  e a vida  se fechara  para nós.


Em provérbios 12:11 diz:''O que lavra a sua  terra se fartará de pão''.


Já ouvi pessoas dizerem: ''O dinheiro é do Diabo'', isso é uma mentira do Satanaz. O dinheiro é uma ferramenta abençoadora, para liberdade financeira mas a Bíblia adverte:''Não dura para  sempre''. Dinheiro em demasia , produz orgulho e espiritualmente é devastador . Marc.10:25


Um perigo advertido pela Bíblia é que ''Não se pode confiar nas riquezas'' Prov.11:28. A confiança só pode  ser em Deus  e não podemos deixar que ele ocupe o lugar do Nosso Senhor.


A plantação ou semeadura  de dinheiro precisa  ser ensinado nas Igrejas, pois  faz parte da Educação Religiosa ,mas em contrapartida  tem que ter equilíbrio: "Não colocar o coração nisso''.


O bom dinheiro deve deve ser empregado com sabedoria. O nosso dinheiro significa trabalho  e energia e doar faz parte dele e diz muito da nossa fé e de nos  mesmo. Deus  se  agrada de quem  doa e não se  agrada do avarento nem do ganancioso e a palavra diz: ''Acautelai-vos  e  guardai-vos  da  avareza'' Luc 12:15


O Bom  dinheiro tem que  ser usado em primeiro lugar  nos dízimos , em segundo nas ofertas  e terceiro com o próximo. diz a palavra: ''Trazei todos os dízimos a casa do tesouro e fazei prova  de mim diz o Senhor...'' Malaquias 3:10


Precisamos  dizimar para ajudar Ministérios. Faça prova  de Deus porque o bom dinheiro é a chave da prósperidade. Deus não escolhe o homem pelo que ele  tem e sim pelo que ele é.


Quer dinheiro? Semear é ''a ordem''  em primeiro lugar no Reino de Deus e aguardar o bom dinheiro voltar com juros e correção  monetária.


                                 

domingo, 4 de agosto de 2013

O GRANDE CONVITE

O GRANDE CONVITE

 

''Vinde a mim, todos que estais cansados  e sobrecarregados, e eu vos aliviarei.''Mat.11:28

 

Estamos vivendo no meio de uma sociedade aprisionada a esquemas, sistemas, preceito , preconceitos e carências em todas as áreas  da nossa vida e isso ,cansa e sobrecarrega de tal forma, que o ser humano  precisa de  real libertação.


No antigo Testamento,Isaías escreveu no capitulo 51:1, esse convite; "Quem tem fome e sede venha...''e no Novo Testamento Jesus  da continuidade ao convite:'' Vinde a mim, todos que estais cansados e sobrecarregados...'' Nos dois convites, sente-se a ação da ''Graça'', pela ''Graça'', e o mais importante: Não se paga absolutamente nada porque é de  graça.


Ao longo dos anos, o homem tem mergulhado no abismo existencial e isso o torna prisioneiro  dele mesmo e por isso ,  não aceita a liberdade oferecida por esse convite  maravilhoso. Desde então as prisões tem se multiplicado.


Que é uma prisão? Prisão é a privação da liberdade em todos os  ramos da existência e engana-se , quem pensa que  ela  se  restringe a uma sala de cadeia ou um sistema  carcerário.


A prisão vai muito mais além do que imaginamos e pensamos. A principio a liberdade é algo que pertence a própria vida, mas o homem vai adquirindo desejos, que viram anseios e sonhos que podem ser realizados, ou não.


Os  desejos, anseios e sonhos , se não forem policiados, tornam a vida um verdadeiro inferno. Por eles , muitos ficam prisioneiros dificultando  a  existência dele e a do seu próximo. Outros se trancam dentro de se mesmo e jogam a chave fora.

 

  Nesses tempos pós-modernos não é difícil identificar os prisioneiros da atualidade e que estão sofrendo as consequencias de uma sociedade injusta e estão  esmagados sob o peso dos  erros alheios e até  dele próprio, dai os sofrimentos.

 

A prisão tem atingido todos os  setores do viver humano e por isso vamos  refletir como isso acontece . Na prisão física, a pessoa pode estar presa na  cadeia, por causa de um delito ; pode estar presa ao leito da dor de um hospital ; pode estar presa a uma  cadeira de rodas por  ser um paralitico; pode  estar preso a cegueira e também com enfermidades degenerativas.etc... Para eles Jesus convida :''Vinde a mim..."

 

Existe a prisão emocional, quantos  estão presos as paixões infames, desordenadas, aos amores proibidos, intrigas, ódios , iras , invejas, vinganças, pelejas etc...E Jesus convida :''Vinde a mim...''

 

Na prisão  psicológica, estão presos os  dependentes químicos:os presos as drogas, a maconha, heroína, cigarro, bebida etc... Jesus continua convidando: ''Vinde a mim...''

 

Na prisão espiritual estão os os presos a pactos satânicos, a religiosidade, as heresias, as macumbas etc... E Jesus diz:Vinde a mim...''

 

Na prisão material ,estão  os presos as dívidas , dos  cartões de crédito , dos empréstimos de agiotagem etc...Jesus convida: "Vinde a mim''.

 

O homem está preso aos sonhos e estão  vazios , curtindo uma existência  desbotada . São espectadores de uma vida sem colorido  sem  graça e  sem esperança , porque na hora da revelação dos  seus sonhos, ficaram frustrados porque não encontraram o que  esperavam. O homem tem que aprender que  sem Jesus, nada poderá preencher o seu coração.

 

No desfile Bíblico de prisioneiros encontramos vários personagens de alguma circunstancia. O apostolo Paulo foi prisioneiro físico e foi prisioneiro  religioso (da Lei). A mulher do fluxo de sangue ,foi prisioneira  de uma  enfermidade.

 

 Tomé foi prisioneiro da incredulidade, Hama  foi prisioneiro da lepra. o cego de Jerico foi prisioneiro da  cegueira, o paralitico de Cafarnaum  foi prisioneiro de uma  cadeira  de rodas. O endemoniado gadareno, foi prisioneiro  dos demônios etc... 


Existem também os prisioneiros da  ciência  e da inteligencia cujo campo é amplo e longo. São os portadores da auto-suficiência  que aniquila, machuca , aprisiona e mata.


Assim a humanidade  vai desfilando  prisioneira  e de erro em erro , vai  descendo os  degraus da teimosia  e não querem aceitar o maior convite  da sua  vida, por isso , os pobres considerados iletrados são os maiores  beneficiados por  essa  recusa.


Eles  são os  vencedores da liberdade oferecida por Jesus. Para eles estão  guardados: ''O que mente alguma imaginou e nem subiu ao coração do homem o que Deus  tem para eles."


Certa ocasião, um homem  muito rico do Brasil , falou na hora  da morte: ''Só lamento morrer  e deixar tanta coisa.'' Aproveitei a ocasião e perguntei a minha mãe, se ela  tinha saudade da casa que  vendera e ela ponderou:'' Não. Ninguém leva a  casa no caixão''. Dois  exemplos: o de um homem que mesmo na hora da morte, estava preso as coisas materiais e o outro já liberto das coisas  desse mundo.

 

A vida é  tão  breve. Tudo passa tão  rapidamente, mesmo porque a morte coloca ponto final na  existência ,quando menos  se  espera.A  morte não deixa ninguém escolher, chega sem pedir licença e leva esteja preso ou não  a alguma coisa  dessa vida.

Precisamos  ser livres  de tudo e somente Jesus Cristo oferece  essa liberdade através  desse convite . Somente Jesus preenche o  vazio  da existência, mata  a fome  da alma e a sede do espirito.


O  grande escritor Mike Murdock escreveu:''Não leve sua mente a  falência! Não mate  seu coração de fome!Ele precisa urgentemente de alimento''. Ele precisa  de liberdade , que somente Jesus pode  dar.


Aceite  esse Convite. Esse é o grande convite  da sua vida.