''Amai os vossos inimigos; fazei o bem aos que vos odeiam e orai pelos que vos perseguem e caluniam. - Porque, se somente amardes os que vos amam que recompensa tereis disso? Não fazem assim também os publicanos? - Se unicamente saudardes os vossos irmãos, que fazeis com isso mais do que outros? Não fazem o mesmo os pagãos? -Sede, pois, vós outros, perfeitos, como perfeito é o vosso Pai celestial. ( MATEUS, 5: 44, 46 a 48.) .
Que é perfeição? Segundo o dicionário de Aurélio:
''É o que caracteriza um ser ideal, que reúne todas as qualidades e não tem nenhum defeito''. Por isso Jesus falou:''Sede vós pois perfeito como é perfeito vosso pai que está nos céus'', Mat. 5: 48.
Os dons do Espírito são divididos em sete: sabedoria, entendimento, conselho, ciência, santificação, inteligência, fortaleza e piedade.
Chegar a perfeição Espiritual , não é fácil ,porque vai aparecer situações de conflito e confronto , para que não se consiga alcançar o alvo , ditado pelo Senhor Jesus Cristo.
''A caminhada para a perfeição tem que passar pela cruz e não pode existir santidade sem renuncia e sem combate espiritual.''
O progresso espiritual envolve a ascese e a mortificação. A ascese é o conjunto de exercício praticado , tendo em vista um aperfeiçôamento espiritual , e a mortificação , são os jejuns e orações,
Aqui estão os exercícios para a perfeição espiritual, que é a ascese que funciona na sabedoria, entendimento na primeira parte , e na segunda inteligencia , fortaleza e piedade.
''Amai os vossos inimigos; fazei o bem aos que vos odeiam e orai pelos que vos perseguem e caluniam. - Porque, se somente amardes os que vos amam que recompensa tereis disso? Não fazem assim também os publicanos? - Se unicamente saudardes os vossos irmãos, que fazeis com isso mais do que outros? Não fazem o mesmo os pagãos? -Sede, pois, vós outros, perfeitos, como perfeito é o vosso Pai celestial. ( MATEUS, 5: 44, 46 a 48.) .
Vencemos o pecado praticando a virtude oposta a ele. Assim, para vencer o orgulho, devemos viver a humildade; para vencer a ganância devemos dar esmolas; para vencer a impureza, praticar a castidade; para vencer a gula, jejuar; para vencer a ira, aprender a perdoar; para vencer a inveja, ser bom; para vencer a preguiça, levantar-se e ajudar os outros. ''Quando estamos vivendo essas prática o que não vai faltar , é a turma do ''Desce dai''. Quando Jesus Cristo concluiu todas as metas , foi crucificado e apareceram a pessoal que diziam: ''Não és o rei ? , desce dai'' . Hoje não é diferente.
Muitas vezes somos confrontados com as pilherias, com as mentiras pois torcem as nossas palavras e muitas vezes nem falamos nada, mas surgem as mentiras e as intrigas da''turmas do desce dai'' que nos odeiam e até mesmo odeiam o nosso povo nordestino, esquecendo-se que foi Deus quem criou todo o mundo e por esse mesmo mundo deu seu único filho Jesus que morreu por todos nós.
Esta semana li uma frase bem interessante que disse:''Quando Deus permite que alguem fale mal de você , lhe julgue sentencie sua vida , não ligue , porque ´foi a melhor maneira de dizer-lhe : Não seja como ela''.
Estamos na grande meta e o primeiro ponto é: Amar os inimigos e confesso que ao meditar neste trabalho já comecei a amar meus inimigos declarados, Consegui perdoar pois estou sem raiva alguma e consigo me lembrar sem dano algum.
Consigo até mesmo pedir perdão em nome de Jesus ,aos que se sentem ofendidos por algo involuntário que tenha dito ou feito. Confesso que não me lembro de nada , talvez um mal entendido, Não tenho culpa de ser Pernambucana e nordestina coisa que muito me orgulha e que causou ódio numa pessoa que não gosta desse lado do Brasil, pois é sulista.
A única coisa que fiz e que fiquei fora da palavra de Deus , foi ter prometido um presente , que não pude dar visto alguns problemas que surgiram e por isso peço perdão mas que em tempo oportuno cumprirei a promessa.
Quero agradecer a rica oportunidade de subir mais um degrau na escala dessa grande meta da perfeição espiritual. Continuo firme e forte e apesar de tudo que tenho passado . O importante é continuar com Jesus, que sabe o que estou passando.
Estou amando as minhas inimigas declaradas , estou orando por quem me odeia e me calunia. Estou dando a paz do Senhor para todas . E concluo dizendo mais uma vez:
Vencemos o pecado praticando a virtude oposta a ele. Assim, para vencer o orgulho, devemos viver a humildade; para vencer a ganância devemos dar esmolas; para vencer a impureza, praticar a castidade; para vencer a gula, jejuar; para vencer a ira, aprender a perdoar; para vencer a inveja, ser bom; para vencer a preguiça, levantar-se e ajudar os outros. ''