sexta-feira, 28 de maio de 2021

ESTUDO FEITO PELO PASTOR E AUTOR IVAN PEREIRA DA IGREJA BATISTA DE BRASILIA

 PERDÃO: CURA E RESTAURAÇÃO DOS RELACIONAMENTOS FAMILIARES. 

      Referência: Cl 3.12-14 

INTRODUÇÃO. 

 C. S.  lewis disse que é mais fácil falar sobre perdão do que perdoar. É fácil falar sobre perdão até ter alguém para perdoar. É fácil falar de perdão ate ter um filho, uma esposa, o melhor amigo que o traiu, o irmão mais intimo da igreja  pra perdoar. É  fácil escrever, preparar um sermão sobre perdão. Porque Pra perdoar e ser perdoado é preciso primeiramente quebrar o orgulho que está dentro de nós. Porque  Perdoar é um ato de humildade e humilhação. 


 Nós Vivemos num mundo ferido, doente e num mundo  cheio de mágoas. Hoje, o divórcio já atinge 50% dos casamentos. O divórcio é fruto da dureza de coração, ou seja, incapacidade de perdoar, de reconciliar, de se reajustar  


I. POR QUE DEVEMOS PERDOAR? 

 Porque faz parte da natureza do povo de Deus perdoar –Suportando-vos uns aos outros, e perdoando-vos uns aos outros, se alguém tiver queixa contra outro; assim como Cristo vos perdoou, assim fazei vós também.  Cl 3:13 


Ser cristão é ter uma nova natureza, uma nova mente, um novo coração, uma nova vida. Quem não perdoa é porque ainda não pertence a família de Deus. Temos uma nova vida agora. Temos uma nova mente, um novo coração, um novo estilo de vida, largamos a velha vida.  Não podemos ser crentes cheios  de ódio no coração.  Isso não combina com a natureza do povo de Deus. 


 Porque temos queixas uns contra os outros – Cl 3:13 

Ainda não chegamos ao céu. Aqui temos falhamos uns com os outros e precisamos exercitar perdão. nós ferimos gente e gente nos fere, enquanto vivermos aqui precisamos exercer o perdão, Nós não somos perfeitos, não viemos de uma família perfeita, não temos um casamento perfeito, não temos filhos perfeitos nem frequentamos uma igreja perfeita. Consequentemente, nós temos queixas uns dos outros. Na verdade, nós decepcionamos as pessoas e as pessoas nos decepcionam. Nossas fraquezas transpiram em nossas palavras e atitudes. Sem o exercício do perdão ficamos entupidos de mágoas e a mágoa gera raiz de amargura no coração.  

Porque temos sido muito perdoados – Cl 3:13 

A igreja é a comunidade dos perdoados. Como Deus nos perdoou: Completamente (de tudo), eternamente (para sempre). Deus apagou, afastou, desfez, esqueceu, sepultou do fundo do mar os nossos pecados. 

Todos que vão entrar no céu foram perdoados.  Deus não nos amou pelos nossos méritos, mais nos amou apesar dos nossos deméritos.  

 Não existe uma pessoa salva que não tenha sido perdoada. Na verdade, no céu só entrarão os perdoados. Logo, é impossível ser um cristão sem exercitar o perdão. Devemos perdoar assim como fomos perdoados. Como Deus nos perdoou devemos nós também perdoar uns aos outros. Quando compreendemos a enormidade do perdão recebido por Deus, não temos mais motivos para sonegar perdão ao próximo. Nossa dívida com Deus era impagável e Deus no-la perdoou completamente.  


4 Porque a recusa de perdoar traz sérios prejuízos. 

4.1Quem não perdoa não pode orar – Mc 11:25; E, quando estiverdes orando, perdoai, se tendes alguma coisa contra alguém, para que vosso Pai, que está nos céus, vos perdoe as vossas ofensas. 
Mas, se vós não perdoardes, também vosso Pai, que está nos céus, vos não perdoará as vossas ofensas. 


Pe 3:7 Igualmente vós, maridos, coabitai com elas com entendimento, dando honra à mulher, como vaso mais fraco; como sendo vós os seus co-herdeiros da graça da vida; para que não sejam impedidas as vossas orações. O sentido é de, ofensa, maus tratos, agressão verbal ou física.  


Quem não perdoa não pode adorar – Mt 5:23-24- Portanto, se trouxeres a tua oferta ao altar, e aí te lembrares de que teu irmão tem alguma coisa contra ti, 
Deixa ali diante do altar a tua oferta, e vai reconciliar-te primeiro com teu irmão e, depois, vem e apresenta a tua oferta. 
4.4. Quem não perdoa adoece – Tg 5:16 -Portanto, confessai vossos pecados ( Perdoem ) uns aos outros e orai uns pelos outros para serdes curados. 


III. DOIS  PRINCÍPIOS DO PERDÃO 

 Cautela – Lc 17:3 Acautelai-vos…”. A cautela é imperativa porque onde o perdão é necessário, os relacionamentos já estão fragilizados, as emoções já estão esfalfadas e as feridas já estão abertas. Sem cautela pode existir arrogância no trato do assunto, deixando a relação ainda mais adoecida. Quem pede perdão precisa ter humildade para reconhecer o seu erro e quem concede perdão precisa ter graça para não pleitear justiça, mas exercer misericórdia. Não seja esnobe – Seja humilde. Não exalte suas virtudes. 4. Não exija justiça, exerça misericórdia – Perdão é um ato de graça. 


2. Confrontação – Lc 17:3- Em segundo lugar, a repreensão (Lc 17.3). “Acautelai-vos. Se teu irmão pecar contra ti, repreende-o…”. Jesus está falando que o relacionamento, mesmo entre irmãos, pode ter falhas e precisar de reparos. O caminho para a restauração não é dar tempo ao tempo. O tempo não cura as feridas. Também, o caminho não é o silêncio, pois este não é sinônimo de perdão. O remédio para curar as feridas da mágoa é a repreensão. Longe da pessoa ofendida espalhar sua mágoa, contando a outras pessoas a desavença fraternal, denigrando a imagem de quem a feriu,não é o correto. Devemos  procurar a pessoa para um confronto direto, pessoal e sincero, mas cheio de amor. Essa repreensão é, ao mesmo tempo, firme e terna, a ponto de não acobertar o erro nem negligenciar a compaixão. A verdade em amor é terapia divina para curar os males que afligem os relacionamentos.  


O tempo não é um santo remédio para curar as feridas – Os irmãos de José depois de 22 anos ainda estavam atormentados pelo pecado cometido.  O silêncio não é a voz do perdão – Davi adulterou, tramou, matou, mentiu e silenciou o seu pecado, mas o silêncio o adoeceu. Enquanto não confessou não foi liberto.  


O confronto precisa ser feito com atitude de amor – A palavra “repreende” é chamar ao lado para consolar. Gálatas 6:1se algum homem chegar a ser surpreendido nalguma ofensa, vós, que sois espirituais, encaminhai o tal com espírito de mansidão mostra como devemos confrontar uns aos outros. 


3. O perdão é transcendente – Lc 17:5 

Só o Senhor pode nos capacitar a perdoar, O HOMEM NATURAL NÃO CONSEQUE PERDOAR – Só Jesus pode curar o nosso coração da mágoa. Precisamos pedir a Jesus que aumente a nossa fé – Uma pessoa que tem uma fé trôpega não consegue perdoar.  


V. O PROCESSO DO PERDÃO 

1. Rejeite idéias de desforra  fingança– Rm 12:17,21 

Jesus não revidou ultraje com ultraje (Is 53:7 Ele foi oprimido e afligido , mais não abriu a boca. ).José do Egito – Gn 50:20não temais: eis que eu vos sustentarei, bem como a vossos filhos


2. Tome a iniciativa para a solução do problema  Não importa se você é o ofensor ou o ofendido, cabe-lhe a iniciativa de desencadear o processo da cura pelo perdão (Mt 5:23-24). 


O perdão é necessário porque por meio dele restauramos relacionamentos feridos. A Bíblia não oculta o perigo devastador da mágoa dentro da família e da igreja. Exemplos como Caim e Abel, José e seus irmãos, Absalão e Amnon Absalão mata Amnom ) retratam essa amarga realidade. Há pessoas feridas dentro do lar e também na assembleia dos santos. Há pessoas doentes e perturbadas emocionalmente porque um dia foram injustiçadas por palavras impiedosas e atitudes truculentas. Há pessoas prisioneiras de traumas e abusos sofridos na infância. Há indivíduos que não conseguem avançar vitoriosamente rumo ao futuro porque nunca se desvencilharam das amarras do passado. O perdão destampa esse poço infectadoEspreme o pus da ferida. O perdão constrói pontes no lugar que a mágoa cavou abismos. O perdão passa o óleo terapêutico da cura, onde o ódio abriu feridas. O perdão promove reconciliação onde a indiferença quebrou relacionamentos.  


4. O perdão é necessário para experimentarmos plena felicidade. Uma pessoa que nutre mágoa no coração não é feliz. O ressentimento é autofagia, é autodestruição. Guardar mágoa é a mesma coisa que o indivíduo beber um copo de veneno pensando que o outro é quem vai morrer. Nenhum calmante químico pode aquietar uma alma desassossegada pela mágoa. Nenhum prazer deste mundo pode aliviar a dor de um coração ferido pelo ódio. A mágoa produz muitas doenças. Quem não perdoa adoece física, emocional e espiritualmente. Mas, o perdão traz cura completa para o corpo e felicidade plena para a alma. QUEM PERDOA É FELIZ. FELIZES  os misericordiosos, porque eles alcançarão misericórdia




O meu muito obrigado ao pastor Ivan Pereira pela colaboração.