sábado, 10 de abril de 2021

Bom  fim  de  semana  meu querido. Que  DEUS  TE  ABENÇOE  e  a  toda  tua  família

 

 CARTA ABERTA  Esta  postagem  foi  escrita  em Agosto  de 2015.


 Porque já é manifesto que vós sois a carta de Cristo, ministrada por nós, e escrita, não com tinta, mas com o Espírito do Deus vivo, não em tábuas de pedra, mas nas tábuas de carne do coração. 2º Cor, 3:3



Temos  diversos meios  de  comunicação e  a  carta  está  entre  eles. A carta é  usada para  levar informações e  ter  resposta.As  cartas  também são usadas  nas  viagens  de  navio (nautas) e nas  viagens  de  avião (  cartas  de vôo) .

Esse recurso  foi usado  pelo Apostolo para ensinar  as Igrejas que  fundara e  chamaram-se  (cartas  teológicas) e  vamos  falar ,nesta postagem de uma  carta escrita  no coração.

Escrevi, certa  ocasião ,uma postagem com o título de ''A face  de Pedra'', baseada  em um livro  escrito por , Nathanael Hawtorn , cujo título é ''A  grande Face  de  pedra'', que  tem algo parecido com o  assunto  que  vamos meditar  nesta  postagem.
O livro narra a  história  de um povo  que   habitava na  encosta de uma montanha , onde  existia uma  face de  pedra esculpida  na  rocha.  Ela  era tão  grande , que de qualquer lugar distante  se podia contemplar.
Ninguém  sabe  qual escultor  a  esculpiu e  quais   ferramentas usou, o  fato é que , aquela  comunidade  vivia oprimida e  desejava libertar-se e  alimentou por  muitos anos o sonho  de  que  alguem viesse  liberta-los, e  esse  alguem   teria  aquele  rosto esculpido na  pedra da montanha.
Um  dia  nasceu um  garotinho que  cresceu olhando admirado para aquele  rosto , A historia narra que de tanto olhar a face  de   pedra o garoto ficou parecido e  o povo viu que aquele era o libertador que  chegara para  tira-los  da  escravidão.
A humanidade  está  assim , escravizada  pelos pecados  sem saber o que  fazer, nem para onde ir esperando  um  salvador que já  está aqui entre nós mas  que  a  pedra que está dentro de cada coração não permite que o  veja e muito menos  que o sinta.E Corinto estava assim  a espera de algo ou alguem que  mudasse aquele quadro.

Esse  alguém  chegou na  pessoa  do Apostolo Paulo que  encontrou uma  cidade turbulenta, mesclada  de  pessoas
  de  todos os  credos e  raças em busca  de  riquezas e de  vida  facíl. Corinto era uma  cidade portuária,rica mas  cheia  de  divisões e de pecados, onde  tudo   era permitido e  o  povo estava ajoelhado diante  de toda sorte  de loucuras pecaminosas para  ficarem ricas.

A  diferença  social de  Corinto era  gritante. Uns (poucos) tinham  dinheiros  (de  mais)   em  detrimento  de  muitos  que pouco ou quase  nada possuíam e  por  esse  motivo se  lançavam  nas  aventuras  , para  alcançarem  seus objetivos.

Foi neste cenário que o apostolo encontrou a  cidade de Corinto e  fundou a primeira igreja e  começou a  educa-la  enquanto  estava lá  e depois  continuou  a  educação  através  das  cartas que enviava  de longe. Este tipo  de  educação Cristã foi  tão importante que  chegou  até os  nossos  dia   e  tem nos  educado e servido de paradigma  para  a Igreja atual.

Duas  lições se  apresentam  diante  de  nós. A primeira lição  diz  respeito  ao povo, que  continua o mesmo .A segunda  lição diz respeito a carência da humanidade com  relação  a  educação, social, individual, material e principalmente a  espiritual.

O Apostolo sentiu o problema e  por isso  reuniu o povo de Corinto  para  educar  dentro dos  parâmetros Cristãos e  lá  ficou dezoito meses até que  precisou  se  ausentar.

Foi uma  igreja  turbulenta. Cada um puxava  para um lado de  formas que  apareceram as  fofocas, as  dissenções,os incestos etc... e  tudo da  vida velha  se  levava  para a  vida Cristã e  não se poupou  nem mesmo o Apostolo.

Uns  diziam :" eu sou de  Paulo  '' e  outros  diziam '' eu sou
de Apolo'' de  formas que  o Apostolo iniciou sua educação começando pela ''Unidade" e pelo  lado eclesiastico.Ele  mostrou que uma   nova  vida  tem que  haver  unidade.

E o que  é ter unidade? É pensar  da  mesma  forma, é  serem unidos, é  se  ajudarem mutuamente, é  orarem juntos. é  gozarem a mesma  fé , partilharem as  mesmas  coisas e  serem submissos a Jesus Cristo pela  Palavra

Ele  mostrou com  sabedoria que precisavam  casar , os  que  viviam amasiados, Ensinou sobre a importância de  não aceitarem o divorcio e  de  educarem os  filhos e  de terem um  comportamento  Cristão de  forma que possa  ter no  rosto e nas  atitudes uma  carta  lida  em qualquer  lugar  que  chegue. 

O apostolo Pedro tentou  disfarçar , quando uma  empregada falou apontando  ele  como  sendo um dos  cristãos, mas não conseguiu .Ele  era uma  carta  aberta e não podia esconder  isso.


''Porque já é manifesto que vós sois a carta de Cristo, ministrada por nós, e escrita, não com tinta, mas com o Espírito do Deus vivo, não em tábuas de pedra, mas nas tábuas de carne do coraçãoo.'' 2º Cor, 3:3

O nosso comportamento  demonstra  quem somos  e a educação  que  tivemos. Os  cientistas   descobriram que o coração  tem as  mesmas  celulas  que  o  cérebro e  que  guarda as informações de amizades  de  amor , de  carinho  etc...

Estão alegres  com uma  coisa  que  a   Bíblia  já  fala em:
Je. 31:33." Mas este é o pacto que  farei com a  casa  de  Israel depois  daqueles  dias, diz o Senhor: Porei a  minha  lei no  seu interior, e  as  escreverei no  seu  coração...''

O Povo Cristão é um povo lindo, porque além  de  serem uma  carta, possuem a  beleza  de  Cristo através  das  suas  atitudes . Comprar  e  pagar; pedir emprestado e  devolver Não  ser  avarento porque  para herdar o  Reino de Deus  a Bíblia  diz:

"Vocês  sabem que os  maus não terão parte no Reino de Deus. Não se enganem ,pois os imorais. os  que adoram ídolos, os  adúlteros, os homossexuais, os  ladrões, os  avarentos, os  bêbados, os  caluniadores e  os  assaltantes, não  terão parte  no  Reino  de  Deus".1º Cor.6:9-10 

O  povo  da  montanha encontrou naquele garoto um  salvador e o  mundo  está  dividido em  três partes. Os  que  ainda  esperam um  salvador como é  o  caso dos Judeus. Os que acham  que o encontraram através   das  religiões e os  que não  esperam e  nem acreditam em nada.


Graças  a  Deus  que fazemos  parte  de uma minoria  mundial que  acredita  em  Jesus e  somos  uma  carta  aberta lida  por  todos  os  homens.


Apesar  de  ter  fé  , sou uma  pessoa medrosa. Tenho medo  de ofender   as  pessoas  com a  minha  maneira  de  ser.  Mesmo porque  Deus  diz :''Minha  justiça  começa  dentro da  minha  casa''.

 

ESPELHO RETROVISOR DA HISTÒRIA

''Porque agora  vemos por  espelho em enigma'' 1º Cor. 13:24


O retrospecto é uma volta ao passado de qualquer  acontecimento , seja ele : Universal, Nacional, Estadual, Individual etc... Queremos  refletir nesta postagem, sobre o espelho  retrovisor  da historia Cristã, que  se chama Bíblia Sagrada.

Ao longo dos anos ,  a Ciência tem procurado explicar o inexplicavel  e  se agita  de todas as formas  no  sentido de colocar na mente humana  a sua  forma  de  entender: como  tudo foi criado.

Para explicar o  tempo , eles somam tudo  e explicam pelo ''Carbono''. Usam , também, as linhas  da água dos troncos  das  arvores que marcam na   invernada , os  anos e séculos, e até uma explosão chamada ''Big Bem''usaram para  respaldar  seus argumentos.

Perdem um tempo  enorme para  misturar  a biodiversidade  quando tentam explicar que ''o homem  veio do  macaco'' esquecendo-se que  a  genetica foi  criada por  Deus  de forma divina  e que nela contém todas as informações  que não se 
modificam.

Tanta complicação , quando seria  tão  facil se tivessem fé. Bastaria um olhar pelo espelho retrovisor cristão que é a'' Bíblia Sagrada '' que  veriam em lances espirituais: o passado, o presente e o futuro de tudo e de todas  coisas.''


No livro de Gênesis 3:1 na narrativa Mosaica  está a explicação  do ponto trágico da história . Pelo espelho retrovisor , podemos vislumbrar , a  criação de  tudo  e a queda do homem . Nessa queda , tudo mergulhou no mar do pecado e chegou até  os  tempos atuais.

Por isso estamos vivendo diante de um mundo confuso, perplexo, sem amor e com um tecido  social sujo e corrompido  e ainda  tentando colocar a culpa das falhas  no  Criador. 

Quando olhamos pelo espelho retrovisor da Bíblia, vemos no capitulo 1  de Gênesis  a  sequencia lógica  da criação. No linguajar moderno, Deus  criou em primeiro lugar todo Cosmo, criou a Biodiversidade  e todo Ecosistema.E tudo  que  criou  ''Achou bom'' mas na criação da sua imagem e  semelhança  ele achou ''Muito  bom''.

A queda afastou a criatura do seu Criador. E naquele fatidico momento , Deus colocou em seu coração o  trabalho do  resgate e procurou em vários  recintos a  reconciliação. 

Surgiram os planos: O vertical para  reconciliar o homem com ele  e o horizontal para  reconciliar o homem com outro homem. Não tem sido  facil juntar os pedaços da queda  porque  naquele momento em que  Adão e Eva pecaram e viram que  estavam  nus . Passaram da inocencia  para a consciência e viram que perderam o melhor que possuiam, a intimidade com Deus.

Este foi o momento  trágico da historia da humanidade que  estava começando a  se formar e o pecado entrou no mundo e Deus ''Encerrou todos   debaixo do pecado , para com todos usar  de misericordia''

Deus usou as Leis , depois os Profetas e culminou com o tempo da ''Graça'' que é um  ''favor imerecido'' que é tempo em que estamos vivendo e que  poucos são os que querem aprender sobre ele.

Preferem  as sutilezas  das vãs filosofias, as  crendices , as feitiçarias, a falsa  religiosidade  e mergulham nesse mar  de  enganos , jogando para traz, todo um futuro de  felicidade eterna.

Nessa olhada completa , vemos uma  cruz e nela pregado o Filho do Homem, como modelo de uma pessoa que não pecou , mas  que é  do tamanho ideal e  real  da imagem e  semelhança  restaurada.

Nessa olhada pelo espelho retrovisor da Bíblia, podemos ver a nossa imagem e semelhança  no nosso passado,(sujo) , as  transformações do nosso presente ( alvo como a neve) se aceitarmos o Senhor Jesus ,  como  será ,  a nossa imagem e  semelhança no futuro, se permanecermos  firmes.

Queremos comcluir dizendo que se não gostarmos da algum versiculo da Bíblia  é porque não estamos vivendo de acordo com o que  está escrito. Que possamos  ler e  refletir , para termos convicção de que nossa imagem e semelhança está  sendo  recuperada.

Não  tem espelho melhor que a  Bíblia.
Meditemos nisso.

 Bom dia  meu bem. Que  Deus  te proteja  em  tudo. Continuo  te A......

sexta-feira, 9 de abril de 2021

 

NO LIMIAR DAS ÁGUAS 2ª postagem, com outra visão

 


''Depois disto, o homem me fez voltar a entrada do templo, e eis que saiam águas de debaixo do limiar do templo, para o oriente , porque a face da casa dava para o oriente... '' ...E a as águas vinham de baixo do lado direito da casa , do sul do altar'' Ezequiel 47:1

No limiar  das  águas  ,  pode ser  colocado  em tudo  na  vida a  começar  pela história  das  nações,  das  famílias  ,  das  religiões , da sua  ou nossa  existência  . Enfim  em  tudo. Ao mesmo  tempo  que  é  uma ligação  entre o ômega  e  o  alfa  (inicio e  fim),é  também  um   desfile  da  nossa  experiencia  frente  a  todos os  acontecimentos, tanto profundos  como  superficiais.


 No limite das águas , é uma reflexão que nos faz meditar em todos os nossos históricos desde o: Começo, meio e fim e as profundidades que alcançam nesse grande '' mar da vida''. Quantas historias , nós temos? Quando debruçamos , sobre as palavras que contam a historia de Ezequiel é que vemos que ele foi um dos maiores exemplos de ''limites'' da Bíblia. Ezequiel estava na Babilônia , quando profetizou sobre a destruição de Jerusalém e foi lá que teve muitas visões e também teve a missão de confortar e consolar os Judeus que estavam em ''cativeiro'', e nos limites das suas forças.(Salmos 137)

A visão é algo extraordinário que não acontece sempre e são poucos os que tem esse dom. Na visão se pode penetrar em outra dimensão e ver de perto o poder de Deus , através de outro ''material'' que escapa a compreensão humana e cujo segredo pertence somente a ele e que só vamos entender quando tivermos a ''mente de Cristo''. Antes de tentar explicar e entender esse mistério , torna-se necessário trazer esta visão para o nosso dia a dia. ''Ao entrar no rio'' , logo nos deparamos em todas as situações do nosso viver.''

Entrar no rio'' , entende-se , entrar no emprego, entrar na escola , entrar na faculdade, entrar em um relacionamento e entrar numa religião etc.... Tudo , na vida requer um inicio , que sempre é acompanhado de expectativas que nem sempre está adequado aos nossos sonhos, senão vejamos: No trabalho se espera melhores ordenados,melhores condições etc... Na escola e na faculdade, se espera melhores ensinos, formaturas etc.... Nos namoros , noivados e casamentos se espera compreensão , cumplicidade e amor. Na Igreja espera-se que tudo seja verdadeiro e da melhor qualidade, pois afinal é nela que se aprende o verdadeiro amor ou seja o amor ''Ágape''.

 Todo esse inicio é comparado aos '' pés na água até os tornozelos'' , pois ainda é tudo novo , ainda não se tem , não se vê e não dá para medir a profundidade de nada pois somente o tempo vai dizer pela experiencia, a profundidade que é comparado as águas que estão nos joelhos. Só se pode adiantar que: como diz o ditado popular '' Tudo no começo , são flores''. A proporção que se vai vivenciando : Os trabalhos, as escolas, os relacionamentos e a vida religiosa é que se vai aprofundando ''nas águas do mar da vida'', como diz o hino e se vai tirando conclusões que nem sempre corresponde as expectativas do que se esperava nos sonhos.

Quando as ''águas chegam até os lombos'' , já se pode dizer que ; se pode nadar , ou melhor ter experiencia para resolver os impasses sem perder o foco e ''olhe'' que as vezes se perde . Vamos levar o assunto para a área espiritual. A Epigrafe ''A torrente das águas purificadoras '' nos faz entrar no cenário das águas e águas na vida do Cristão. Vamos passear pelos versículos deste capitulo e retirar deles um aprendizado especial para nossa existência.

 O profeta Ezequiel teve varias visões. As mais importantes são a do ''Vale de ossos secos'', dos ''Quatro querubins'' etc.. e essa do homem que o leva a visitar diversos locais e entre eles a do Rio do qual vamos discorrer. O verso dois diz:''Ele me levou pela porta do norte... e eis que corriam águas ao lado direito''. Tudo na Bíblia tem uma razão de ser dita e escrita. As águas estão do'' lado direito'' na visão do profeta. Quando o apostolo Paulo foi visitado pelo Senhor Jesus , ele foi se hospedar na rua chamada ''Direita.'' (Atos 9:11)

 Um outro exemplo Jesus mandou os discípulo '' jogar as redes para o lado ''direito.''(João 21:1-14) Portanto a palavra ''direito ou direita '' tem grande importância no texto Bíblico e no contexto social , emocional e espiritual do ser humano. Direito é sempre sinônimo do que é correto . Também podemos observar que é o homem quem conduz Ezequiel e vai medindo tudo com um cordel para que ele possa entender o que está errado e que precisa ser medido , pesado e purificado.

 No verso três ele diz que ''Saiu o homem com um cordel para o oriente. E me fez passar pelas águas que me davam pelos tornozelos''. Quando levamos para o lado cristão vemos que o homem levou o profeta a entrar nas águas que molhavam os tornozelos. Existe no livro de Lucas uma ordem de Jesus falando: ''Ide e fazei discípulos'' que já está mandando que '' façamos força'' através do versículo ''Força-os a entrar''(Luc. 14:23) no rio de Espirito.

 Águas nos tornozelos: A primeira ordem é ''Fazer discípulo e em seguida vem a doutrina''.É impossível desligar uma coisa da outra. Discipular e Doutrinar são os princípios dos ensinamentos Cristãos. No evangelho temos que levar os novos convertidos a entrar neste rio Espiritual. A primeira coisa que observamos é a criança em Cristo. Qual criança não gosta de molhar os pés nas poças da água ,na beira dos rios ,nas ondas da praia.

 Na Igreja os novos convertidos são mesmo que crianças. Tudo é novidade de vida e precisa como disse o apostolo Paulo , de leite para crescer. A alegria e o interesse em tudo é a marca registrada do Novo convertido . Lembro de uma irmã , que quando me disse que falou com Deus , eu quase desmaiei e pensei: ''Meu Deus ela fala contigo!'' Nesse tempo eu ainda estava com águas nos tornozelos.

Estava começando a entrar no Rio do Espirito. V 4- (Águas nos Joelhos) O novo convertido começa a entrar nas águas do Espirito , lendo orando , estudando a palavra e assistindo as aulas na Escola Dominical . A fome espiritual da palavra faz com que os Cristãos, orem , leiam a Bíblia e cresçam . A fome da Palavra de Deus determina como fica a alma .

 As pessoas que não gostam da palavra ficam na visão do profeta como os que estão no vale dos ossos secos, Foi assim comigo . As águas chegam aos joelhos e o compromisso cada vês aumenta porque o crente não pode parar e entra mais nas águas até chegar a cintura, até que não dá mais para voltar. Já são águas profundas. ''Mediu mais mil e e me fez passar pelas águas, águas que me davam pelos joelhos: mediu mais mil e me fez passar pelas águas que me davam pelos lombos.''

 Quando entramos no mar , e as águas chegam até a cintura, começamos a sentir dificuldade em andar nas águas, Assim é nas águas do Espirito. Agora só nadando pode-se passar. V. 5'' Mediu um outros mil, e já era um rio que eu não podia atravessar porque as águas tinham crescido, águas que se deviam passar a nado,rio que não se podia passar.'' Chega a hora que só se pode passar nadando.

E no rio Espiritual chega-se a crescer tanto que se pode nadar de um lado para o outro , sem o perigo de se afogar nos enganos das falsas doutrinas e das falsas religiões Neste tempo do crescimento , já aprendemos a ter o discernimento espiritual que é entender com profundidade , tudo que está acontecendo ao nosso redor. Vivemos uma época difícil de se ganhar almas para Cristo. Muitas festas vemos nas igrejas . Muita luz, muita música, muitos cantores .

 Lindas pregações mas o berçário continua vazio. Não vemos o choro dos ''recém-nascidos'' em Cristo Jesus. para que possamos levá-las as águas do rio como foi a visão de Ezequiel. Esse rio tem abundancia de arvores de um lado e do outro. Precisamos saber como explorar para poder dividir as águas em redor dos novos cristãos do reino e ensiná-los a saber dividir as águas no seu crescimento Espiritual. A experiencia do nosso viver nos mostra como dividir as águas.

 Na superfície das águas estão as ondas, e na profundidade os peixes de todos os tamanhos e de todas as cores . Para verificação aconselhamos a ler todo capitulo.47 de Ezequiel. É comum escutarmos falar que está havendo ondas de: Assaltos, enfermidades, epidemias , assassinatos. Perseguições. ''São as ondas do mar da vida''.Somos nós que temos que orar para que elas se acalmem e os peixes , são os que temos que pescar . Temos que lançar o anzol do evangelismo e pescar grandes, pequenos (ricos e pobres) (pretos e brancos) para levá-los até o rio espiritual .

 O primeiro é fazer discípulos e o segundo é doutrinar para que possam crescer e '' povoar os céus saqueando os infernos '' no limiar das águas que estão nos tornozelos, nos joelhos e na cintura até se poder nadar no rio Espiritual sem perigo''.

 Reflexão  

As  lembranças  boas  geram  estabilidade . As vezes é um  refugio com  capacidade  de  nos proteger. O  professor  Pio Boraja  já  dizia  que :'' somos  o prolongamento do  nosso passado''.  Nesse  sentido  , quando o   link  da  lembrança  é  tocado, nos  mostra  que  o  cérebro  armazena , ordena,  e prioriza  todas  as  nossas  lembranças.

O  cérebro  como um computador  é  uma  metáfora  em  especial a  memoria . Psicólogos  dizem  que  as  nossas  lembranças  nos  devolve  a  paz interior  perdida e  restaura  a  autoestima ferida. ''Dr. Seuss   as  vezes  não  conhece  o  verdadeiro valor  de  um momento até  que  se  transforma em memoria .

Acho interessante   esses  pensamentos  mas  tive  um passado  tão  amaldiçoado   que  agora  no presente , quando  escuto algo  agradável demoro  a  entender  se  era  para  mim  e  quando me  dou conta , não escutei  direito  , não  absorvi a  mensagem  e  perdi o  que  de  bom  poderia  ter  aproveitado.

Mas o importante  é  que  continuo amando  e  esperando novas oportunidades  e  vigiando o  que  vem pela  frente.  Te  amo  meu   querido. E me  perdoa por  não  ter  entendido o que  bom  me ofereceu , fui uma  imbecil.  Porque  ainda  não  sei lidar  com  as  surpresas  e  aquelas  palavras  foram  de uma  surpresa  tremenda para  mim,  digna  de uma  reflexão. 

 

A NUDEZ IMPLÍCITA






''Noé  plantou uma  vinha  e  bebeu do  vinho  e  embriagou-se''Gen .9:20

 Quando  Noé saiu  da  arca, a  Bíblia  diz  que  ele embriagou-se e dormiu. Quando  acordou  , tomou  conhecimento de que ficara  nu e que  serviu  de  zombaria para  seu  filho Cam, enquanto os  outros  dois,  Jafé e Sem,  ficaram  de  costa , para levar até o  pai uma  capa para cobrir   sua  nudez.

A palavra ''Nudez'' ,  segundo o  dicionário   significa   a  ausência  de  roupas.  Como o  ser  humano é  formado por  uma  tricotomia, ele  é  formado por   corpo, alma  e  espirito  e a  confirmação  Bíblica está  escrita no  livro  de  1ts 5:23 que  diz:

''O  mesmo  Deus de paz  vos  santifique  em  tudo, e  o  vosso  corpo, alma  e  espirito sejam conservados integros e irrepreensivel na  vinda  do  Nosso Senhor Jesus Cristo''.

Em Heb. 4:12  expressa que: ''A  Palavra  de  Deus é viva  e  eficaz e  mais  cortante  do  que  qualquer  espada  de  dois gumes, e   penetra até  o  ponto  de  dividi alma, espirito , juntas e  medulas e  apta  para  discernir os  pensamentos e  propostas  do  coração''.


O corpo é  a maquina da  alma e  do  espirito. O  corpo  fica  nu,  mas  alma  e o  espirito  também ficam. Eles precisam  de  roupas  também.  

Quando  nascemos  , chegamos  aqui tão puros que , nos primeiros  anos  de  vida , não  se  tem vergonha alguma , em  se  ficar  sem  roupas ,mas com o  crescimento, o  entendimento se  encarrega  de  mostrar  o  lado da  vergonha. 

La  no  éden  , Deus  peguntou a  Adão e  Eva : ''Quem  te  mostrou que  estavas  nu?''

A Ciencia descobriu que  as  celulas  do  coração são iguais a do  cerebro, portanto  todo pensamento , toda visão e  toda audição são  guardadas  na memoria cerebral e no  coração.


O  pensamento  acompanha  o corpo e aos  poucos  se  instala  as  situações negativas adquiridas ,e  também sopradas  pelo inimigo. Então  aparece  o lado  fraco. Costumes  esquisitos, pecados herdados ,as  taras, as  teimosias,  as  ruindades, as inclinações sexuais, o  egoismo etc... comportamentos  que por  vergonha  se  quer  esconder, através  da  educação,  através  da  religiosidade e  até  mesmo  atrás  da  Bíblia. E isso  compõe a nudez  implícita.

 O  resultado é uma  alma   cheia  de angustias,  frustrações, ódios, tristezas  ,  rancores,  raivas etc... que  chegaram  ao  centro  das  emoções através  dos  pensamentos e  lá  se  acomodaram.

Muitas  vezes , as  pessoas são  motivos  de  chacotas , por  causa de outras  que  querem   fazer  como fez  Cam  com o   seu  pai  Noé. Isso  é  explicitar  ou  mostrar  a  nudez  do  outro.

Quem  não  tem defeitos?  Mas  tem pessoas  que  gostam  de  humilhar , outras  mostrando-lhe os  defeitos que  torna  a  alma  nua diante  das  outras. 

Por outro   lado ,  as pessoas  se  fecham  em  copas  e  guardam  seus  segredo as  sete  chaves, por  temor  e sofrem as  consequências de estresse,  enfermidades , como a  síndrome do  pânico e as  depressões etc...

Uma  alma  angustiada é  refém  de  pensamentos , palavras  e  ações e  quantos  segredos são  guardados e estão  acorrentados  a espera  de  um libertador

Quantas  situações  como  estas  levam  as  pessoas aos  divãs  dos   Psicanalistas? Precisam  se  desnudar ,  mas  não podem  confiar  em  qualquer pessoa, por  isso  pagam para  serem  ouvidas.

Quantas  pessoas  tem um  fardo  na  alma,  que  está  pesado  para carregar e não  sabem como dividir o  peso! É um  fardo  que não  podem  dividir,  para  não  sofrerem  o  que  sofreu  Noé.

Como pode  um garoto falar  para  o  seu  pai que  não  gosta  de  garotas e  sim de  garotos?
Como  pode  uma  menina  falar  para  os  pais  que  só  gosta  de  menina?
Como  pode  um  marido  falar  para a  esposa  que  está  sendo tentado  e  atraído  pela  colega  de  trabalho, da  firma?
Como  pode  a  esposa  dizer  que está  atraída  pelo patrão?

São  situações  difíceis. São  mazelas   da  alma que precisam  desnudar-se ,  mas  como?

A  Bíblia  cita  Abraão  e Sarai. Eram  meio  irmãos  e  precisavam passar por Gerar cujo  rei  era  Abimeleque. Abraão  mentiu , para  não  morrer ao  entregar sua  esposa  Sara  ao  rei. Abraão  desnudou-se para  Sara, quando a mandou  mentir.

Hoje , o  que  mais  se  precisa em  um  lar, é  a  sinceridade e  mostrar a  nudez  de  todos , nas  minimas  coisas, mas  não  se  tem  estrutura  para  tal. Pode  falar  tudo?

Não  pode .E  se  falar  tem  que  ser em doses  de  conta  gota, em  caso contrário  morre  todos afogado nas  decepções.

Na  minha vida  profissional já  surgiram  situações em que  me  senti,  como se fosse uma  psicanalista  e  ainda  por  cima  conselheira. Certa  ocasião ,  apareceu uma jovem  que  se  apaixonara  pelo irmão  caçula  do  marido e  quando  ele  viajava os dois dormiam  na  cama do  casal.

Ficava surpresa  com a  confiança  em mim  depositada. Acho  eu  que se  sentiam  segura por  causa  do  consultório  , tiravam a  roupa  da  alma e  ainda  pediam  conselhos. No  caso  dessa  moça  ,  aconselhei  que mandasse  o  cunhado  embora para a  casa  da mãe no interior  e  lhe  mostrei  o  que  poderia acontecer  com os  dois  irmãos e  com  seus  filhos. Alguém tinha que  renunciar e   no caso tinha  que  ser  ela por uma  boa  causa.

Outra  ocasião  foi  uma conversa  com um homossexual. Sempre tive  um  carinho e um  amor grande  pelos  homossexuais , principalmente  quando  ouvi  de um  deles , que não  entendia  porque  era  assim. Tive  amigos  e  ainda  tenho pessoas  especiais que  precisam  de  carinho e  compreensão. Um  dia  um  me  disse que não  sabia  o  que  fazer e  eu,  não  era  evangélica lhe  aconselhei dizendo : ''Assuma  meu  amigo''.


Em  muitos  casos ,  as  pessoas , após  conversar  comigo ,  diziam  que  estavam  sentindo paz. Eu  nem  falei nada. Elas  falaram  ,tudo  que  sentiam e achavam que  fui  eu que fez  elas  terem paz. Não  sabiam  que tiraram a  roupagem  suja  da  alma e  se  sentiram  aliviadas. Desobistruiram a passagem do  oxigênio  da alma  e  sentiam-se  mais  leve e  achavam  que  fui  eu.

Hoje  em  dia  o  que  mais  se  precisa  é de um ouvido que  possa  ouvir e  de uma  boca  que  aconselhe.

E as  Igrejas  não tem conselheiros  para tal. Moisés  escutava  o  povo  de  Israel , mas  ficou  tão  cansado  que  Gertro  seu  sogro, o  mandou  escolher  maiorais de cem  e de  cinquenta  para  ouvir as  necessidades  do  povo que  tiravam  as  roupas  emocionais  e  espirituais.


É  comum  em  todas as  repartições secular  da  água ,  telefone, etc... se  ter  ouvidoria   ,  mas  as  Igrejas  evangélicas  não  tem suporte  para ouvir os  cristãos em suas  necessidades materiais, espirituais e  psicológicas e  emocionais. 


Temos  que nos  despojar  da ira,cólera, malicia ,maledicendia e palavras  torpes para que a alma  e o  espirito possam  ter uma nova  vida  através  do  novo nascimento

É  preciso  uma nova  vestimenta porque  a Bíblia  diz:''Revesti-vos  pois  como  eleitos de  Deus , santos  e  amados de entranhas  de misrericordia de  benignidade, humildade,  longanimidade  e mansidão...  revesti-vos  do  amor que  é  o  vinculo  da perfeição '' Col. 3: 10 -12.

quinta-feira, 8 de abril de 2021

 

OS POÇOS DE BENÇÃOS

                                                             


                                                                  

''E  semeou Isaque naquela  terra , e no mesmo  ano  recolheu  cento por um , porque  O Senhor o abençoava ''. Gen. 26:12



Nesta reflexão , vamos discorrer da vida  de um dos  grandes Patriarcas  da Bíblia, que  se chamava Isaque. O nome Isaque  significa '' riso'' pois foi o filho  da promessa que Deus  fez a Abraão  nos  dias  da sua idade adulta , mas que só veio ao mundo na velhice.

Logo percebemos a primeira  verdade revelada  através dos  fatos: que não existe idade ,  tempo e nem lugar , para os cumprimentos  das promessas, pois as   bençãos  de Deus estão nas suas mãos.

Desde o inicio da sua vida , Isaque  foi promessa, Isaque  foi  a  benção prometida, Isaque foi  benção requerida na provação de Abraão  quando criança  e agora homem feito estava  sendo mais um protagonista  da historia  dos poços , que hoje  serve  de  exemplo .

Isaque é o prótotipo  que  serve de exemplo para nós  quando o assunto é a  benção de Deus . Podemos dizer , antes  de qualquer coisa que, a ''bençaõ de  hoje é  a consequencia  do  comportamento de  ontem  e a   benção de amanhã é a  consequencia  do comportamento de  hoje.''

É como se  existisse uma  corrente espiritual invisível  em que ganhamos na medida em investirmos:Na fidelidade, no compromiso, na obediência, na fé, na  Esperança e no amor. Tudo que investimos na área  espiritual  terá  seu justo  preço pago, quer  seja  de bom ou de ruim.

Diz a Bíblia  no capitulo  26:1 que houve uma  grande  fome, igual  a dos dias  de Abraão  e Isaque pretendia ir ao Egito, mas Deus ordenou que não fosse (v.2) . ''Não desças ao Egito''.

Ir para o Egito , significava ir  buscar novas oportunidades. E Egito era o simbolo  de grandeza. Tudo lá  assumia proporções  enormes. Grandes mercados  de trabalho,  facilidades as mais  diversas, grandes celeiros de alimentos, de formas que tudo no Egito era  faraônico que assumia  aspecto assustador .Podemos  ver ainda hoje o tamanho das pirâmides .

Deus não  queria que Isaque fosse para lá  e o mandou para a  terra  dos filisteus

Aprendemos com  isso que quando temos compromisso com Deus só iremos ao lugar que ele mandar. Não somos mais dono de nós mesmos. Temos  que ir onde Ele ordenar, seguir a sua orientação em tudo ."Entrega teu caminho ao Senhor''...Não  podemos questionar,não temos privacidade porque Deus nos quer por inteiro e sabe o que é melhor para nós.

O Egito de ontem é o mundo  de hoje , que embora seja um outro tempo  continua o mesmo  ''Grande '' em tudo : Nos  trabalhos,nas oportunidades , nos empregos  etc... mas paralelo a isso  é  grande  nos pecados  também. Se não tem limites para as invenções materiais    também não tem limites para as invenções  físicas e  emocionais  ,psicologias e espirituais, nem que  tenha que pagar os preços  em todas as áreas.

O mundo diz que: ''Deus escreve certo por linhas tortas'' , e isso é um  engano porque ''Deus  escreve  certos por linhas  certas''.Houve uma mentira  de Abraão ao apresentar Sara como irmã  e a historia  se  repetiu com Isaque que  ao chegar  a  terra dos Filisteus apresentou  a esposa como irmã. A mentira  tem ''pernas curtas'' diz o ditado popular , mas  nesta leitura disse diz diferente .

A mentira  teve uma ''janela''v.8 porque  através dela o rei Abimeleque , viu a troca de  carinhos de Isaque  com Rebeca  e viu que  estava muito longe de ser  carinhos  de irmãos. Aprendemos  aqui que a mentira  sempre  tem uma ''janela" para se mostrar.


Mas queremos  falar  de poços. Naquele  tempo quem tivesse poços , era considerado rico , porque a  água era coisa  rara no  deserto e muitos  cavavam poços para manter a família, as plantações e os animais. Abraão foi pioneiro nas  cavações e enriqueceu muitíssimo com o trabalho dos poços. 

Isaque, seguiu os passos do pai. Foi para Gerar e lá começou  a  fazer poços. Ele  estava seguindo as instruções de Deus  e prosperou muitíssimo. Ao ver a prosperidade de Isaque , os filisteus se encheram de inveja. Isaque  semeou  bastante  e no mesmo ano  colheu e prosperou muitíssimo . v.13 diz a Bíblia.

Os  filisteus   movidos pela inveja, começaram a entulhar  os poços e não  sabiam que  era o Deus  de Israel ,que os  fazia prosperar. Isso acontece nos dias  de hoje. Quanta inveja  existe que movimenta algumas pessoas , para atrapalhar e isso é em tudo e em todos os lugares.

Quanta inveja  desperta-se  sem querer , por um  trabalho que  se elabora, por um aprendizado que se está fazendo, por uma amizade  que  se gostaria  de  ter , pelo casamento que não se conseguiu fazer, pelo noivado de outro (a)  etc... São  os  filisteus disfarçados  de amigos, parentes e irmãos  e que muitas  vezes começam a  entulhar os poços .

 É um pouco de conversa fiada hoje , outro pouquinho amanhã  e vão estragando  todos os  relacionamentos com as  areias da maldades e da inveja, as  vezes disfarçados com  boas palavras. Vão minando , vão  destruindo  até entulhar por completo os poços dos outros, motivado pelo ódio e pela suas raivas disfarçadas de ''bondade''  que coroam a sua  falta  de capacidade .

Alguem escreveu: ''Não grite a sua felicidade porque a inveja  tem sono  leve''.

Algo interessante é que  o v.18 diz que  Isaque não  desanimou e nem  fez o jogo do adversário , ele tirou os entulhos  e  entregou  de ''mão beijada'' os  poços para os inimigos e foi para o  deserto ,onde encontrou  outros poços que  seu pai cavara  e que  dera nomes.

O que aprendemos com isso é que devemos  deixar  para  traz  e partir para uma vida nova. Nada de vingança , deixar tudo nas mãos do Senhor que diz:''A  vingança é  minha diz o Senhor dos Exercitos''. E com  certeza , um dia terão o troco.''Quem planta colhe, mais  dias menos  dias''. O que não podemos  deixar os entulhos do inimigo  tampar os poços que  cavamos  e as  bençãos  que  teremos se  dermos ouvidos e respondermos aos seus apelos insultuosos.

Lá no  deserto , começou nova  jornada  de  trabalho para Isaque e outra  atitude bela  foi  a  de conservar os nomes  que  seu pai  dera aos poços. Isaque não  esqueceu o passado  e não  excluiu as lembranças do seu  tempo de criança em que  viu  seu pai batalhando  naquele  lugar, para  uma vida melhor.

Esse é outro exemplo para nós. Nunca poderemos  esquecer que  se estamos aqui hoje é porque alguem investiu por nós. Alguém pagou o preço, investiu tempo, jejum e oração  no passado para que hoje tivéssemos uma nova historia. Alguém cavou os poços por nós e  devemos  fazer o mesmo pelo futuro dos outros.

Existe uma doença  chamada amnesia  que é o esquecimento  de tudo que se obtém. ''Se pedem um  carro ao Senhor para  trabalhar na obra , quando conseguem, esquecem de  agradecer o que pediu ''

''Você  hoje  mora num  palacete  mas não pode  esquecer  a  casinha pobre  que o  abrigou na infância , no passado. Você , hoje pode  estar comendo filé mas não pode  esquecer  do prato de  cuscuz  com ovo frito que mais parecia um olho  de boi e nem  das latas  de  sardinhas do passado'' . rsrs

''Você pode  estar andando num  carro  de luxo .mas não pode  esquecer  o fusquinha que o levou para  tantos lugares''.

Isaque não esqueceu  que quem fundou os poços  foi se pai.. Em Isaías  51:1 Diz:
1 Ouvi-me, vós os que seguis a justiça, os que buscais ao SENHOR. Olhai para a rocha de onde fostes cortados, e para a caverna do poço de onde fostes cavados.
2 Olhai para Abraão, vosso pai, e para Sara, que vos deu à luz; porque, sendo ele só, o chamei, e o abençoei e o multipliquei.

Isaque  investiu nos poços que possamos  fazer o mesmo para conseguirmos  nossas  bençãos , que nesta postagem chama-se 
''Os poços  da benção''.

Vamos  desentulhar os nossos poços. Naquele tempo, os entulhos   impediam  que as águas brotassem , e assim impediam  a benção do oriente . Hoje a coisa  se  repete de outra forma . Hoje os entulhos são  aquilo que permitimos  que  impedem a  benção de Deus  na nossa  vida, a  saber: A falta  de  perdão, as iras, as pelejas, a infidelidade nos dízimos etc... 

Que possamos  tirar  todos entulhos ,  como  fez  Isaque para que a benção possa  fluir em todas as áreas  da nossa vida  e que possamos  recolher ''Cem por  um'' como colheu Isaque de seus poços  de bençãos. 

 

ACAUTELAI-VOS CONTRA A INVEJA

"O Coração em paz da vida  ao  corpo  mas a inveja é a podridão  dos  ossos''Prov. 14:30


A gula, a  avareza, a ira, preguiça,soberba, luxúria e a inveja tem sido  considerados como pecados, porque para  cada um comportamento  desses, existe um versículo.

Provérbios 23:20-21 nos adverte: “Não estejas entre os bebedores de vinho nem entre os comilões de carne. Porque o beberrão e o comilão caem em pobreza; e a sonolência vestirá de trapos o homem”. .Provérbios 23:2 proclama: “mete uma faca à tua garganta, se és homem glutão”.

Esta postagem  é dirigida  em primeiro lugar para mim, que  sofro  as  mesmas  tentações. A gula  tem sido a  maior  responsável , pelas  enfermidades. Quando Deus criou o homem ,teve o cuidado de usar os componentes  em percentuais.

A  água foi na  quantidade de setenta por  cento e trinta por cento   foram a  soma de  cálcio, vitaminas, proteínas, sais minerais, etc...E tudo  que ultrapassar  os  percentuais  normais, acarreta  problemas  de  saúde. Por exemplo o sal em  excesso  provoca  Pressão alta , o  açúcar   provoca  diabetes  etc...

Avareza: Em Hebreus  13:5 , está  escrito:''Sejam os  vossos  costumes , sem  avareza, contentando-se com o  que  se  tem''.Todo amor  demasiado ao dinheiro, torna a pessoa um  avarento. Certa  vez  Jesus  falou para um jovem  rico:(Marcos  17) '' Vai, Vende  tudo e  distribui com os  pobres''... o rapaz   retirou-se ,  em  silencio. Ele  era um  avarento em potencial.

A Ira: O salmo  37:8 diz:''Evite a  ira'' e  Proverbio 15:1 aconselha:''A  resposta  calma  desvia o  furor. Pode ser  difícil , mas  não  é  impossível.

A Soberba , foi e  tem  sido o pecado de muitas  autoridades.Exemplo : Nabucodonozor foi um  rei que  ao  fazer uma imagem  dele mesmo , para  ser  adorado  , foi impulsionado pela  soberba. Daniel  3:1 .''E a soberba  precede a  ruína ''Prov. 16:18.

A Luxuria é  em outras palavras , o  desejo pecaminoso  para  adulterar. Rom. 7:7;  Gálatas 5:16;Mateus  5:28.

Por ultimo , queremos  falar sobre a  Inveja  que  teve  seu inicio , quando Caim matou Abel . O  ódio  de  Caim foi  terrível porque destruiu o irmão.

A inveja  é um desejo incontrolado  de  possuir o  que é do  outro. A inveja  é um sentimento de insegurança e  de inferioridade, porque  no  fundo , a  pessoa  gostaria  de ocupar o lugar que o outro  ocupa  e  de  ter  tudo  que  a  outra pessoa possui. 

Quando  Davi  ganhou uma  guerra , as mulheres cantavam:''Saul feriu  seus  milhares  e Davi  seus dez   milhares''. Isso  gerou em Saul , uma inveja mortal.

 Jesus  foi invejado pelos Lideres Judeus, Mat. 27:18,  porque

Jesus  fez  coisas  que  ele não  conseguiam  fazer.

A Inveja  é um  sentimento transparente. Podemos  enxergá-la  nas pessoas negativas  , com  seus  comentários malignos. Podemos  ver a INVEJA  desfilando na  nossa  casa, na  nossa rua, no  nosso emprego,e  até mesmo, na nossa  Igreja.

Elas podem  aparecer  em nosso coração? Pode  sim, mas  não podemos  deixa-la  fazer  morada . Temos  que  orar , para  que  Jesus não permita  que façam  residencia em nossa  mente e também  temos  que  ocupar  nosso  pensamento, com a  Palavra  de  Deus.

Também  devemos  orar por ,aqueles  que exibem a inveja  que  tem de nossa  vida. Isaías  14:12-15  narra  como  Lucífer teve inveja   de Deus e foi expulso do Paraíso.

E concluindo  queremos  lembrar , que  devemos lutar contra  esse  sentimento ,pois  se o alimentarmos  não herdaremos o  Reino de  Deus. Vamos  tomar  muito Cuidado, porque  tem   gente brincando de  '' ser  crente'' ,ofendendo  a quem não    conhece e a quem  muito longe  está.

Quem não sabe usar uma  palavra  temperada o melhor que  faz é ficar em silencio guardando  para si suas opiniões invejosas. Colossenses  4:6 diz:"A  vossa Palavra seja  sempre  agradável, temperada  com  sal'' que  quer  dizer , fazer avaliação que  edifica.


Concluímos  dizendo  que: Galatas  5:19-21 lembra  que:

''Ora, as obras da carne são manifestas: imoralidade sexual, impureza e libertinagem;
20idolatria e feitiçaria; ódio, discórdia, ciúmes, ira, egoísmo, dissensões, facções
21e INVEJA; embriaguez, orgias e coisas semelhantes. Eu os advirto, como antes já os adverti: Aqueles que praticam essas coisas não herdarão o Reino de Deus''.

''A inveja  é a  podridão  dos  ossos''

 

TRAVESSIA DO NOVO TEMPO







''Por  que  clamas a  mim ? Diga  ao  povo  de  Israel  que  marche'' Êxodo 14: 15-30,

Estamos  atravessando  o  novo  tempo. As previsões  da política, da sociedade, do  meio ambiente e  do  mundo  em  geral , estão obscuras. Os  acontecimentos,  estão  fora  do  controle do  homem  mas  tudo  está  embaixo  da  Potente  mão  de  Deus. Vamos  começar  um Novo tempo  e  teremos  muitos  dias  para  atravessa-lo.

Na  História  de  Israel  , estão  exibidos  muitos  acontecimentos  extraordinários , que  somente Deus pôde resolver  e  atravessar o  mar Vermelho , foi  um  dos  mais importantes . Após  diversos  impasses  criado para  a  libertação do  povo  Judeu , finalmente  foram alforriados  e  tiveram  que  viajar  liderados  por  Moisés até o  Mar  vermelho e sob a ordem de Deus:''Diga  ao  povo  que  marche''.

O  mundo  inteiro  se  prepara  para  mais uma ''Travessia do  tempo'',  e  se atavia  para  receber com alegria o novos  dias. Cheio  de  desafios,  cheio  de  surpresas , eles  estão  passando. Os  tempos  que  estão  findando  , nos  deixa  como  nos  encontrou ; com  vida ,  com  saúde e  com  fé que  é  o mais  importante , mas  como  será o  ano  novo?

Será  que nos   deixará, como  está  nos  encontrando ?
Quantos  se  foram  desse  mundo neste  ano , sem  salvação . Todos  os  anos a  história  se  repete e  a  vida  continua. O hino  diz: ''Se  as  águas do  mar  da  vida  , quiserem te  afogar segura na mão  de Deus e vai...''. É isso  que  vai  acontecer . Vamos  mergulhar  nas  águas novas do  novo ano. Teremos  trezentos  e  sessenta e  cinco  dias  de  desafios para enfrentar as ondas desse  ''Novo  Mar''.

Vistamos  portanto  a couraça  da  justiça  e  “Estai, pois, firmes, cingindo-vos com a verdade e vestindo-vos da couraça da justiça” Efésios 6:14.
 Vamos  nadar e  vamos  encontrar , os  ventos  contrários , ora  fortes , ora  fracos. Vamos  nadar  nas  correntezas dos  acertos e  dos  erros  também. Vamos  enfrentar peixes  grandes  e peixes pequenos ,   tanto    bons  como  ruins.

O  barco  da  nossa vida , enfrentará ondas altas , médias  e  pequenas . Os  apóstolos  enfrentaram  ondas, pescaram pouco , pescaram muito  mas  sempre acompanhados  do  senhor Jesus.

Façamos  uma  retrospectiva  , para  ver como  foi a  nossa '' Vida  Devocional '' no ano  de  2015. Também  façamos  outra  retrospectiva da nossa  ''Vida  Secular''. 

Na  nossa  ''Vida  Devocional''  : 
Quanto  tempo oramos?  Quantos  dias  jejuamos? Como  foi o  ''Ide"  que  o  Mestre ordenou? Evangelizou pouco , muito  , mais  ou menos  ou não  falou  de  Jesus para  alguém?  Devolveu  seus  dízimos   pagou  suas  ofertas? Responda para  si mesmo. A Bíblia diz  como respaldo que:

''Paulo e Barnabé designaram-lhes presbíteros em cada igreja; tendo orado e jejuado, eles os encomendaram ao Senhor, em quem haviam confiado.''Atos 13;12
''Trazei  todos  os  dízimos a  casa  do  tesouro''... Malaquias  3: 10.

A  vida  secular. Como  foi? Pagou as  dívidas?  Pagou o aluguel? tratou com  amor   seus  familiares,  seus  vizinhos  e  amigos ? Foi  fiel  no  seu  trabalho  e  nos   seus  contratos? 

Vamos  passar  , mudando o  nosso comportamento . O  ano  só pode  ser  novo se  mudarmos  e melhorarmos  a nós  mesmo. Se  o  senhor  ou senhora ainda  não  fez  sua  decisão por  Jesus Cristo , faça-o agora . Aproveite  a oportunidade de  um ano novo para  ser  uma  nova  criatura, e ter uma  Nova Vida.

Portanto ,'' Não  clame . Marche''...É a  ordem  Divina.


Atravessar o  novo tempo , da  mesma  maneira  que  está é  ficar  na  mesmice. Uma  coisa é  certa; se  mudarmos ,daqui a um  ano , quando  terminarmos a travessia; poderemos  cantar :  ''Só o Senhor é Deus''. 1ª Reis 18:39


quarta-feira, 7 de abril de 2021

  AGRADECIMENTOS

Ontem  dia  7  de  abril, foi meu aniversário  e  por  isso  quero  agradecer  as  mensagens  que  recebi  de  todos  os  amigos. Agradeço os presentes  :   desde  sapatos  até  brincos e colares. De  modo  especial  agradeço a  minha  nora que  me  presenteia  com blusas , calças , sapatos  anéis  , colares , pulseiras  etc... São  tantos  que penso que  ela  quer  me  transformar  , ,ou numa '' Arvore  de  Natal ''ou em um daqueles  '' destaques''  das  escolas  de  samba  do  Rio  de  Janeiro, rs  rs. rs.

 

CONSELHOS INCRIVEIS

''Não  sejam  iguais a  eles''  Mateus  6:7-8

Encontramos  no  Livro  de  Êxodo 31-1  a inauguração  do  tempo  da ''Lei '' e dois  mil ( mais ou  menos) depois , na  livro  de  Mateus  capítulos  de 5 a 7 Jesus inaugurando o  tempo da ''Graça". O  discurso  foi  de  ensinamentos:'' Ético, Moral, Psicológico  e Espiritual. mas  vamos nos   deter no verso (a) ''Não  sejam  iguais a  eles".

O  Sermão da  Montanha  serviu  de  base para formação  das  leis  de  alguns  países , todavia no  Oriente sé se  usa  o  Velho  Testamento, onde  a   severidade  da lei , é  posta em ação todos  os  dias. Alguém  escreveu : "Na  Graça  existe  muito  mais  desafios  que reconforto''. Na lei impera a  vingança  e  na   Graça , o Senhor  diz :''A  vingança  é minha''. Dar  o outro lado  da  face para  bater; Perdoar  setenta  vezes  sete; Amar  o inimigo  e tudo  isso e  mais  alguns itens entraram  para quem  faz  parte do  mundo  Cristão.

Todo  modo  de  vida do  Cristão tem  que estar  na  contramão  da  vida do  mundo, onde  a  escala  social está  na  inversão  de  valores. Vivemos  no  tempo  do  culto ao corpo,  no  tempo  do  culto  ao  saber no culto ao dinheiro e da ostentação , onde  vale  mais , quem  for   mais  rico, mas  bonito, mais  sarado,  mais inteligente e  segue  pelo  mais mais  , em diante e ai  reside  o perigo, porque para  se alcançar o objetivo , vale tudo.

Para  ficar  rico, se  rouba ,se  mata e  toda  sorte negociata  acontece. Para  ficar  bonito , vale  as  plasticas, os  exercícios  físicos,  cada  vez  mais perigosos  e  as injeções  de  Botox e  outros  substancias  perigosas. Já  vimos , pela  TV  muitas pessoas  morrerem, ou  ficarem  aleijadas , por  conta  do  uso indiscriminado de produto  quimico, em prol  da  beleza.

Jesus alerta , no  Sermão da  Montanha , que a felicidade  não  está na  conta  bancária , não  está  na  beleza  do  físico e  muito  menos no que as pessoas  possuem. Diz  Ele: ''Que  adianta  ganhar  o  mundo inteiro  e  perder  sua  alma?'' Marcos  8:36. Vive-se, hoje , como  se  nunca  fosse  morrer. ''Se  tivermos  o  que  vestir  , o  que  comer e onde  morar , estejamos , com isso  satisfeitos'' 1° Timóteo  6:8. Isso me lembrou  , um acontecimento  em um livro  que  li  a  pouco  tempo.

No  ano  de  2004, quando  o  Comunismo  entrava  em colapso na  Rússia , aconteceu  um  fato intrigante, na  Ucrânia na  eleição do  candidato a Presidência  Vitor Yushchenko. Muito  admirado  e  querido  havia  no  coração do  povo a  certeza  que ele seria  eleito. As  forças  do  governo contrária a sua eleição  começaram a  reunir toda  sorte  de propina e malicia para  derrotá-lo  nas  eleições.

Tentaram envenená-lo com ''Dioxina" que  é  uma  substancia perigosa para o organismo, mas  ele ficou  desfigurado e  quase  morreu, entretanto  , por um  desses  mistérios da  vida  , ele  sobreviveu e venceu as  eleições. Não  satisfeito  com os  resultados as  forças  contrárias  , mandou  boicotar os  resultado   dizendo  que  ele  perdera, quando  na  realidade  tinha vencido  as  eleições.

Mas  houve  um  detalhe. Quando  foi levado o  resultado para a Televisão , colocaram na  telona  , aquela telinha em  que , aparece  uma pessoa , com a  linguagem   do  surdo e  mudo  e  aquela  mulher,  indicada  para informar , revoltada , começou a informar  com  aqueles  gestos com as mãos, que  era  tudo  mentira e  que  que  Victor Yushchenko   vencera  as  eleições.

A  Rússia toda  entendeu  o  que  ela  falava  e  começou uma  revolução que  fez  o  governo  recuar e fazer  novas  eleições e todas  as  pessoas usavam  camisas cor  de  Laranja, que  teve o  nome  de  ''´Revolução  Laranja'', com a  participação  de  mais  de  milhão de pessoas. O  governo  teve  que  ceder as pressões  e  fazer  nova  eleição  e Victor Yuschenko  foi  eleito.

O  mundo age  assim. Criam  condições  negativas , para  continuar no  erro,  por  isso Jesus criou  uma  sociedade Cristã cujo obediência é  dada a  Ele, por  Ele  e para Ele. O Senhor  no  seu  discurso do Sermão da Montanha mostrou  o que  é   ser  feliz , através  das ''Bem-aventuranças''.

Uma  coisa  incrível  era a   aparente indiferença  de  Jesus para  com a politica . Certa  vez  ,Ele  chamou  Herodes  de  ''aquela  raposa'' e a Pôncio Pilatos Ele  falou: ''Nenhum poder  terias  sobre  mim se não  te  fosse  dada  de  cima''. Ele  também citou  que  o  Reino  dele  não  era  desse  mundo.

''Nós  da  Igreja , não podemos  controlar a  telona''mas  não podemos  aceitar  seus  critérios  de  valores quando nos  mostram  as  celebridades bonitas  e  ricas ostentando  o ouro  que  conseguiram  ganhar e  as capas  de  revistas,com modelos  esculturais ,de belas  jovens e lindos  garotões. Os  criadores  da  beleza ,   sabem o impacto  devastador , que essas  propagandas  provocam  na  maioria  dos jovens  sem  atrativos.

Mas,  nós que ,estamos  na  janelinha  mostrando para quem  queira ver  o Sermão  da  Montanha , mostrando e  apresentando um Deus maravilhoso que  criou pretos  ,  brancos, feios e bonitos  e  que  não  faz  acepção de pessoas  e  que mostra  que:  Para  Ele ,o  que  vale  é aquele   que  faz  revoluções interiores  no  seu  coração , para  alcançarem  a  Felicidade  , que  não é  comida  e  nem bebida e  muitos  menos  o ouro, mas  a  paz do Espirito Santo. Queremos  concluir  parafraseando a  Bíblia.

''Não  sejam iguais a eles''. É a ordem  do  Mestre.
 Meditem  nisso.