quinta-feira, 27 de março de 2014

OS POÇOS DE BENÇÃOS

                                                             


                                                                  
''E  semeou Isaque naquela  terra , e no mesmo  ano  recolheu  cento por um , porque  O Senhor o abençoava ''. Gen. 26:12



Nesta reflexão , vamos discorrer da vida  de um dos  grandes Patriarcas  da Bíblia, que  se chamava Isaque. O nome Isaque  significa '' riso'' pois foi o filho  da promessa que Deus  fez a Abraão  nos  dias  da sua idade adulta , mas que só veio ao mundo na velhice.

Logo percebemos a primeira  verdade revelada  através dos  fatos: que não existe idade ,  tempo e nem lugar , para os cumprimentos  das promessas, pois as   bençãos  de Deus estão nas suas mãos.

Desde o inicio da sua vida , Isaque  foi promessa, Isaque  foi  a  benção prometida, Isaque foi  benção requerida na provação de Abraão  quando criança  e agora homem feito estava  sendo mais um protagonista  da historia  dos poços , que hoje  serve  de  exemplo .

Isaque é o prótotipo  que  serve de exemplo para nós  quando o assunto é a  benção de Deus . Podemos dizer , antes  de qualquer coisa que, a ''bençaõ de  hoje é  a consequencia  do  comportamento de  ontem  e a   benção de amanhã é a  consequencia  do comportamento de  hoje.''

É como se  existisse uma  corrente espiritual invisível  em que ganhamos na medida em investirmos:Na fidelidade, no compromiso, na obediência, na fé, na  Esperança e no amor. Tudo que investimos na área  espiritual  terá  seu justo  preço pago, quer  seja  de bom ou de ruim.

Diz a Bíblia  no capitulo  26:1 que houve uma  grande  fome, igual  a dos dias  de Abraão  e Isaque pretendia ir ao Egito, mas Deus ordenou que não fosse (v.2) . ''Não desças ao Egito''.

Ir para o Egito , significava ir  buscar novas oportunidades. E Egito era o simbolo  de grandeza. Tudo lá  assumia proporções  enormes. Grandes mercados  de trabalho,  facilidades as mais  diversas, grandes celeiros de alimentos, de formas que tudo no Egito era  faraônico que assumia  aspecto assustador .Podemos  ver ainda hoje o tamanho das pirâmides .

Deus não  queria que Isaque fosse para lá  e o mandou para a  terra  dos filisteus

Aprendemos com  isso que quando temos compromisso com Deus só iremos ao lugar que ele mandar. Não somos mais dono de nós mesmos. Temos  que ir onde Ele ordenar, seguir a sua orientação em tudo ."Entrega teu caminho ao Senhor''...Não  podemos questionar,não temos privacidade porque Deus nos quer por inteiro e sabe o que é melhor para nós.

O Egito de ontem é o mundo  de hoje , que embora seja um outro tempo  continua o mesmo  ''Grande '' em tudo : Nos  trabalhos,nas oportunidades , nos empregos  etc... mas paralelo a isso  é  grande  nos pecados  também. Se não tem limites para as invenções materiais    também não tem limites para as invenções  físicas e  emocionais  ,psicologias e espirituais, nem que  tenha que pagar os preços  em todas as áreas.

O mundo diz que: ''Deus escreve certo por linhas tortas'' , e isso é um  engano porque ''Deus  escreve  certos por linhas  certas''.Houve uma mentira  de Abraão ao apresentar Sara como irmã  e a historia  se  repetiu com Isaque que  ao chegar  a  terra dos Filisteus apresentou  a esposa como irmã. A mentira  tem ''pernas curtas'' diz o ditado popular , mas  nesta leitura disse diz diferente .

A mentira  teve uma ''janela''v.8 porque  através dela o rei Abimeleque , viu a troca de  carinhos de Isaque  com Rebeca  e viu que  estava muito longe de ser  carinhos  de irmãos. Aprendemos  aqui que a mentira  sempre  tem uma ''janela" para se mostrar.


Mas queremos  falar  de poços. Naquele  tempo quem tivesse poços , era considerado rico , porque a  água era coisa  rara no  deserto e muitos  cavavam poços para manter a família, as plantações e os animais. Abraão foi pioneiro nas  cavações e enriqueceu muitíssimo com o trabalho dos poços. 

Isaque, seguiu os passos do pai. Foi para Gerar e lá começou  a  fazer poços. Ele  estava seguindo as instruções de Deus  e prosperou muitíssimo. Ao ver a prosperidade de Isaque , os filisteus se encheram de inveja. Isaque  semeou  bastante  e no mesmo ano  colheu e prosperou muitíssimo . v.13 diz a Bíblia.

Os  filisteus   movidos pela inveja, começaram a entulhar  os poços e não  sabiam que  era o Deus  de Israel ,que os  fazia prosperar. Isso acontece nos dias  de hoje. Quanta inveja  existe que movimenta algumas pessoas , para atrapalhar e isso é em tudo e em todos os lugares.

Quanta inveja  desperta-se  sem querer , por um  trabalho que  se elabora, por um aprendizado que se está fazendo, por uma amizade  que  se gostaria  de  ter , pelo casamento que não se conseguiu fazer, pelo noivado de outro (a)  etc... São  os  filisteus disfarçados  de amigos, parentes e irmãos  e que muitas  vezes começam a  entulhar os poços .

 É um pouco de conversa fiada hoje , outro pouquinho amanhã  e vão estragando  todos os  relacionamentos com as  areias da maldades e da inveja, as  vezes disfarçados com  boas palavras. Vão minando , vão  destruindo  até entulhar por completo os poços dos outros, motivado pelo ódio e pela suas raivas disfarçadas de ''bondade''  que coroam a sua  falta  de capacidade .

Alguem escreveu: ''Não grite a sua felicidade porque a inveja  tem sono  leve''.

Algo interessante é que  o v.18 diz que  Isaque não  desanimou e nem  fez o jogo do adversário , ele tirou os entulhos  e  entregou  de ''mão beijada'' os  poços para os inimigos e foi para o  deserto ,onde encontrou  outros poços que  seu pai cavara  e que  dera nomes.

O que aprendemos com isso é que devemos  deixar  para  traz  e partir para uma vida nova. Nada de vingança , deixar tudo nas mãos do Senhor que diz:''A  vingança é  minha diz o Senhor dos Exercitos''. E com  certeza , um dia terão o troco.''Quem planta colhe, mais  dias menos  dias''. O que não podemos  deixar os entulhos do inimigo  tampar os poços que  cavamos  e as  bençãos  que  teremos se  dermos ouvidos e respondermos aos seus apelos insultuosos.

Lá no  deserto , começou nova  jornada  de  trabalho para Isaque e outra  atitude bela  foi  a  de conservar os nomes  que  seu pai  dera aos poços. Isaque não  esqueceu o passado  e não  excluiu as lembranças do seu  tempo de criança em que  viu  seu pai batalhando  naquele  lugar, para  uma vida melhor.

Esse é outro exemplo para nós. Nunca poderemos  esquecer que  se estamos aqui hoje é porque alguem investiu por nós. Alguém pagou o preço, investiu tempo, jejum e oração  no passado para que hoje tivéssemos uma nova historia. Alguém cavou os poços por nós e  devemos  fazer o mesmo pelo futuro dos outros.

Existe uma doença  chamada amnesia  que é o esquecimento  de tudo que se obtém. ''Se pedem um  carro ao Senhor para  trabalhar na obra , quando conseguem, esquecem de  agradecer o que pediu ''

''Você  hoje  mora num  palacete  mas não pode  esquecer  a  casinha pobre  que o  abrigou na infância , no passado. Você , hoje pode  estar comendo filé mas não pode  esquecer  do prato de  cuscuz  com ovo frito que mais parecia um olho  de boi e nem  das latas  de  sardinhas do passado'' . rsrs

''Você pode  estar andando num  carro  de luxo .mas não pode  esquecer  o fusquinha que o levou para  tantos lugares''.

Isaque não esqueceu  que quem fundou os poços  foi se pai.. Em Isaías  51:1 Diz:
1 Ouvi-me, vós os que seguis a justiça, os que buscais ao SENHOR. Olhai para a rocha de onde fostes cortados, e para a caverna do poço de onde fostes cavados.
2 Olhai para Abraão, vosso pai, e para Sara, que vos deu à luz; porque, sendo ele só, o chamei, e o abençoei e o multipliquei.

Isaque  investiu nos poços que possamos  fazer o mesmo para conseguirmos  nossas  bençãos , que nesta postagem chama-se 
''Os poços  da benção''.

Vamos  desentulhar os nossos poços. Naquele tempo, os entulhos   impediam  que as águas brotassem , e assim impediam  a benção do oriente . Hoje a coisa  se  repete de outra forma . Hoje os entulhos são  aquilo que permitimos  que  impedem a  benção de Deus  na nossa  vida, a  saber: A falta  de  perdão, as iras, as pelejas, a infidelidade nos dízimos etc... 

Que possamos  tirar  todos entulhos ,  como  fez  Isaque para que a benção possa  fluir em todas as áreas  da nossa vida  e que possamos  recolher ''Cem por  um'' como colheu Isaque de seus poços  de bençãos.