quinta-feira, 20 de julho de 2017

EU SOU

                                                                                                                              Resultado de imagem para quantas vezes a expressão ''Eu sou'' é citada na biblia n antigo testamento         Diac. Dalva Coutinho



 "Quando eu chegar diante dos israelitas e lhes disser: O Deus dos seus antepassados me enviou a vocês, e eles me perguntarem: 'Qual é o nome dele?' Que lhes direi?" Disse Deus a Moisés: "Eu Sou o que Sou. É isto que você dirá aos israelitas: Eu Sou me enviou a vocês". 



Esta historia começou com o  dialogo de Deus com  Moisés.  O interessante  foi a resposta de Deus , quando foi  inquirido por  Moisés  , com a preocupação de  responder aos  Egípcios: ''Qual é o nome dele?''.

Deus falou a  Moisés: ''Eu sou, me enviou  a  vós'' e  capitulou :''Eu sou o  que  sou''. Era um  tempo , igual o  de  hoje de muitos  ''deuses''. Cada povo tinha  o  seu  ''deus''. baal, moloque, instar, Marduque , Amom rá e  muitos outros, mas  Deus se identificou   somente com um pronome e um  verbo. (Eu  sou).

O homem  nasceu com uma  vontade tremenda de adorar e isso prevalece até  hoje até  mesmo com a direção errada e quando essa  forma  errada não  acontece  ,sente-se um  vazio que  precisa ser preenchido com alguma  coisa por isso  chega a  vez  dos  vícios  e das drogas. Por isso precisa-se  evangelizar , para  mostra o  erro e o caminho a seguir.

Deus se apresentou de  duas  maneiras. No Antigo  Testamento ele  diz como Pai  criador; ''Eu sou''.  No Novo  testamento ele completa  como  filho: Eu sou o  caminho ,a  verdade  e a vida. Eu  sou a  Luz  do mundo.Eu sou a  porta.  Eu sou a videira  verdadeira. Eu sou o alfa e o ômega. Eu  sou o  Senhor. Eu sou a  ressurreição. Eu sou o bom Pastor . etc... 


Com esta incumbência  chegou Moisés  diante do Faraó. Foi uma  sucessão de pedidos, milagres  e pragas.. Foram dez  pedidos para que o  Faraó deixasse o povo ir  embora, foram  dez  milagres e  foram  dez pragas. Somente  na  ultima , o  Faraó  deixou o  povo ir, mas o preço  foi alto: foi a  morte dos primogênitos.

É assim mesmo  nos  dias  de  hoje. O mundo adorando seus  deuses; Deus mandando os  servos  convidarem , sem serem  atendido, os milagres acontecendo, e  poucos  atendendo, e  muitos  sem  entendimento.

No Antigo Testamento, Deus  levantou profetas. De  acordo com cada cultura mas , sem acepção de pessoas. Deus  levantou;  reis (Davi)  , rainhas( Ester), pescadores ( Pedro) , donas  de casa (Noemi), cobradores  de impostos (Mateus), médicos  (lucas), Estrangeira (Rute).

Hoje , Deus levanta , pastores , servos como  você e eu , para  levarmos  a  sua palavra ''Quer ouçam , quer  deixem  de ouvir ) Ezequiel 2:7

Um dos  maiores  exemplos  Bíblico  foi o  de  Jonas. Deus o mandou para Nínive e ele  foi para Társis. Cheio de  desculpas e contendas  não  queria  servir. Assim mesmo somos  nós.

Temos  que  apresentar o nosso  Deus ao mundo. Se não fizermos  com palavras, que  possamos  fazer com atitudes porque, muitas vezes,  nosso comportamento  ,fala mais alto.

Jeremias disse que era uma  criança e que não sabia  falar;  Moisés disse  ser pesado  de língua;  Jonas fugiu e  muitos  se negaram. E nós? Qual nossa  desculpa ?

Certa ocasião , estavam na  praia  alguns  jovens  que  se apresentavam entre  si  e  cada um , que orgulhosamente  , citava o  nome do  seu pai e  diziam: Eu sou filho  do  engenheiro   fulano, o outro  empinava o  nariz  e gritava  o nome  do  seu pai dizendo: Eu  sou  filho do  dr. Sicrano, e  cada  um falava orgulhosamente sobre a profissão  do  Pai.

O que  eles  não imaginavam era que; perto deles  estava um  rapaz humilde  que  simplesmente pensava: ''E  eu sou  filho do dono  desse  mar'' que se chama. ''Eu sou''. 




Nenhum comentário:

Postar um comentário