sábado, 21 de setembro de 2013

O INICIO DE UMA NOVA VIDA




INICIO DE UMA NOVA VIDA



''Eu sou a  ressurreição e a vida. Quem  crer em mim, mesmo que morra viverá. E todo aquele que vive e crê  em mim, não morrerá para  sempre.''. João 11:25-26


Uma  comunidade, só pode  ser considerada  de fato e de direito se houver , muito  afeto , muito amor e  onde  ninguém ,tenha  receio de se comprometer  em ajudar um amigo. Onde
 existe medo não existe  amor e a fé está  escassa . Jesus , apesar das muitas perseguições, não era portador  de nenhum  ''receio'', por isso,  ele era , foi e  é , portador  do ''Amor Perfeito'' escrito em 1° Corintios 13.


No povoado de Betânia, moravam três irmãos que  eram três amigos muito queridos do Senhor Jesus: Marta, Maria e Lázaro.Os  três foram os protótipos  de cada um de nós. A Marta é sempre aquela pessoa ocupada e preocupada com tudo, Na igreja ela é sempre  tão ansiosa com a obra  do Senhor que chega a esquecer,   do  Senhor  da Obra. A Maria  é sinônimo de  abnegação, porque sempre escolhe a ''Melhor Parte'' , aquela que  está em constante oração   ''que não lhe será tirada''e Lázaro é  a  representação  personificada  dos enfermos,  que  ''Jesus ama''.


Certo dia Lazaro adoeceu , e as sua irmãs , mandaram um  recado para Jesus , dizendo:''Está enfermo aquele a quem  amas''. Ao  receber o recado, Jesus  comentou :''Esta enfermidade não é para a morte , mas para a gloria  de Deus,para que o filho seja glorificado por meio dela''.Jo.11:v.3


Jesus estava longe do  local onde os irmãos moravam e por isso demorou dois dias , para chegar  a Betânia  (v.6). Lazaro  faleceu  e é lógico  que as irmãs ficaram  em dúvida , apesar  da fé. É natural que achavam que Jesus  chegaria o mais rápido possível. Todavia não foi assim.


As  irmãs tinham, certa pressa, e a  pressa é um sentimento humano. Deus não  precisa  da pressa para nada porque , Ele não  atrasa  e nem chega  antes  da hora. Ele só chega no momento certo, porque para Deus , não existe nem  tempo e nem  espaço. Ele é Espirito e para ele não existe  barreiras e nem fronteiras.


Jesus, foi apedrejado em Betânia  e quando  recebeu o  recado das irmãs, logo teve  a lembrança  acionada pelos discípulos,  do que ocorrera dias antes, mas  Jesus argumentou que precisava  voltar, porque ''Lázaro , seu amigo estava  adormecido''v.10 (b). A lição desse  texto nos mostra que : "O Cristão não morre , O Cristão dorme no Senhor''.


Ao  ver Jesus, Marta  logo  demonstrou sua ''pequena  fé'' , e fez logo  um tipo de cobrança ,quando falou:''Senhor  se  estivesses aqui, meu irmão não  teria morrido''. Marta estava demorando a  entender  que  o ''poder'' de Jesus  é  : antes , durante e depois  da morte. Certa ocasião  o Mestre ficou maravilhado com a fé de um centurião, que nem judeu  era,  quando  pediu a Ele, a cura de um dos seus subordinados , dizendo: ''Mande a ordem e  meu servo ficará curado.'' Em outras palavras ele estava falando :" Não precisa ir . fisicamente , mande somente a ordem de cura com as suas palavras''.


Aquela fé  encantou ao Senhor Jesus, que chegou a comentar : que nunca vira ''tal fé'' em Israel. A fé  de Marta e a fé  do centurião , em um  exame  minucioso,mostra que a única fé  que  faria acontecer o milagre, seria a do soldado, a de  Marta  seria fruto das Misericórdias de Deus. Marta queria  a vida do irmão , mas não  acreditava que ele  ressuscitaria.

No mundo existem  muita gente  assim. Quer o milagre antes do  acontecimento. Olhe o que Marta falou :''Se estivesses aqui...'' Ela  não podia entender que: Milagre só é milagre depois do fato consumado.

Pra  ressuscitar tem que morrer; Pra ficar   curado tem que adoecer; Para levantar  tem que  cair; para enxergar  tem que ficar  cego; Para ganhar  tem que perder; para  subir  tem que   descer , para  andar tem que  ser paralítico, etc... Tudo que  aos nossos olhos é impossível , chama-se milagre.

Marta  estava  angustiada e  recebeu do Senhor  a resposta ''Tudo que pedires em meu nome, Deus  te dará'' (v.22) mas Marta argumentou:" Eu sei que ele vai  ressuscitar  no ultimo dia''. Fé no futuro'' (v.24) e  Jesus  pontuou:''Todo aquele que crê em mim , mesmo que morra viverá''.

As duas irmãs  levaram Jesus até o túmulo e ali Jesus Chorou. Uma outra lição para nós. Jesus chorou como homem, e como Deus ele  enxuga as lágrimas . Jesus  como homem morreu, mas como Deus , ressuscitou . Jesus como  homem, teve fome e como Deus, multiplicou  os pães e os peixes. Jesus como homem teve sede , mas como Deus, fez sair agua da rocha. Jesus, deu uma grande ordem quando mandou tirar  a pedra que  fechava a entrada  da gruta ( v,39). No contexto , essa pedra pode  ser:a nossa incredulidade, falta de fé, desconfiança ; que é  um  verdadeiro obstáculo  aos milagres.

Mas adiante Jesus fecha o dialogo dizendo:'' Se  creres verás a gloria de Deus.''  
A Bíblia diz que : Jesus  gritou: ''Lázaro sai para fora''(v. 43) Troque o nome  de Lázaro pelo  seu nome. Tem muita  gente presa dentro de si mesma. com pensamentos  de doenças , físicas, psicológicas, emocionais ,esperando  que a ''fé''  as soltem.

O Senhor mandou que desamarrassem  Lazaro  e o deixassem  andar''(v. 44) (c) Tem muita  gente amarrado nas  faixas da: religiosidade, das  desculpas, da falta  de fé, que impede  a criatura de  caminhar espiritualmente.

''Jesus apresenta  a ressurreição e a vida , mostrando que a morte é apenas uma necessidade física. Para o Cristianismo a vida não é interrompida com a morte, mas o  caminho para a plenitude'' B. C.

Esta  semana , faleceu um irmão meu (biológico) querido, que teimava em  fumar .O resultado foi  um  câncer  de pulmão, Antes  de  morrer , minha sobrinha  fez o apelo e ele aceitou o  Evangelho. Ele  estava como Lázaro todo enfaixado ( no vício)  e  ficou livre  de uma vez por todas, ao aceitar o Senhor Jesus como  seu Salvador. E daquele  momento em diante ,
ele não morreu, ele dormiu no Senhor.

A morte não é o fim de todas as coisas , mas o inicio de uma nova  vida.