quarta-feira, 2 de janeiro de 2013

ANATOMIA ESPIRITUAL


Anatomia Espiritual

''Façamos o homem...'' Gen. 1:6 ''E formou o Senhor Deus o homem do pó da terra, e soprou em seus narizes o folego da vida e o homem foi feito alma vivente'' Gen. 2:7 '' O pó volte a terra e o espirito volte a Deus que o deu''. Ec. 12:7

Todo projeto tem três fazes que são: principio, meio e fim , e entre eles delineia-se uma sequência de acontecimentos importantes que vai do invisível até o visível, formando um paradigma que chama a atenção tanto do conteúdo, como do continente , isto é , tanto do que tem dentro como do que tem fora.

Nos projetos de criação Divina, surgiu o sonho de formação de um ser racional, de imagem e semelhança conforme o Criador, Na historia da criação apareceu a primeira frase de efeito poderosa '' Façamos o homem''. E no sexto dia da criação , ele surgiu , coroando o trabalho do Todo poderoso.
Debaixo da ordem suprema, ele surgiu completo e complexo na sua trilogia: Homem (Pó), Espirito ( Folego da vida) e capitulando toda criação (Alma Vivente ) Gen. 2:7 . Surgiu no horizontal a criatura finita, na vertical o infinito e no eterno a essência.

Paralelo a criação, Deus registrou o tempo de permanência e a data de validade para todo ser vivente nesta terra , determinando que: ''O pó volte a terra e o espirito volte a Deus que o deu''.Ec 12:7 .
Após esta introdução, queremos meditar sobre o título que deu origem a essa postagem, ou seja ''Anatomia Espiritual''.

Que é Anatomia?

Anatomia é a parte da Biologia que estuda o ser humano em seus variados aspectos. A palavra anatomia vem do grego e quer dizer: Ana ( através) e tomia (corte). No português , usamos a palavra moderna de dissecação, que são cortes de fora para dentro, que se faz nos cadáveres , com o intuito de estudar: celulas, tecidos, orgãos e ossos. Esse é o lado visível.

O outro lado é o invisível que somente a Bíblia explica em Heb: 4:12 que diz:'' A Palavra penetra até a divisão da alma e do espirito e das juntas e medulas e apta para discernir os pensamentos do coração'' , Portanto tudo dentro de nós está interligados de forma que tudo que acontece no corpo fisico repercute no espirito e na alma.

A anatomia fisíca , obedece rígidos princípios da criação, com todas as celulas , tecidos, ossos etc...Na anatomia , estudamos : braços, pernas, olhos, cabeça, nariz, ouvidos etc.. e quando nos aprofundamos , observamos que tudo acompanha o lado físico e que faz parte desse processo: a fome, a sede, a dor , cujo raio de ação alcança o espirito e a alma.
O homem nasce ser vivente sendo então uma ''Criatura'' mas ao aceitar o evangelho , ele passa a ser '' Nova Criatura''. Os dois lados anatômicos sentem os mesmos desejos: fome, sêde, receios, medos , tristezas e todos os tipos de sentimentos.

O homem é um ser altamente complexo. No seu interior , existe uma integração perfeita da anatomia fisica. Gladulas e orgãos desempenham juntos , cada um a sua função, para o bem comum e isso inclue a anatomia espiritual que realmente traz nossa força de vida e a maneira de agir e reagir ao mundo.
Pela sua importância a anatomia espiritual desempenha seu papel de sobreposição e ligação do corpo físico. Alguns estudiosos chegam a falar em: corpo físico,mental, e emocional. e concluem dizendo:
'' Nossos pensamentos , emoções e operações cerebrais , são todos , parte de um coletivo , e o espirito e a alma são os maestros , que regem a orquestração vital''.

Quando observamos as diversas religiões e filosofias de vida, vemos que cada uma tem seu modelo de anatomia , que fica somente na palavra e não vai fundo na oração . Em 1º Tes. 5:23 está escrito'' O Deus de paz vos santifique completamente e vosso espirito e alma sejam plenamente irrepreensiveis , para a vinda do Nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo''.
Esse texto, por si só, já mostra que a anatomia espiritual sem Jesus Cristo , esta fora dos padrões exigidos por Deus. Ao longo da existência , o pecado tem acompanhado o homem e quebrado sua anatomia espiritual e para voltar para Deus tem que se fazer são, isto é ter saúde espiritual. infelizmente nos dias atuais o homem não sabe fazer uso do seu ''livre arbitrio''.

Os estatutos de Deus tem formulas para orientar o corpo físico , espiritual e a alma. O salmo 119: 16 diz'' A salvação está longe dos impios, pois não buscam as formulas divinas e por isso mergulham nos cativeiros dos enganos e dos pecados. O cativeiro é com o laço do passarinheiro , que aprisiona o espirito.
Não são poucos os que vivem um espiritualismo sem anatomia Cristã que molda o espirito segundo a sua própria vontade e não na vontade do Senhor.
O mundo está cada dia mais se distanciando do Reino de Deus. As mentes estão preocupadas com coisas que não edificam procurando preencher seus vazios espirituais dai se tornarem negativas e fazerem inversão de valores.

Em Mateus capitulo 8 esta exibida a Dinâmica do Reino que se constituí em demonstrar o amor que se prega. Jesus curou o leproso curou o empregado do oficial romano que deixou Jesus maravilhado com a demonstração de fé daquele homem. Ao atender essas pessoas , Jesus mostrou que o Reino de Deus vai muito alem das fronteiras.

Quantos estão doentes espirituais?, Quantos estão cegos , aleijados, mudos e surdos espirituais? Até mesmo dentro das Igrejas, Quantas anatomia deformadas pelo pecado?Quantas anatomias espirituais que precisam ser restauradas através da libertação para ficarem com a mente saturadas pela "Palavra de Deus''?
O Reino de Deus está entre nós , buscando , convidando a quem queira seguir e servir a esse Deus maravilhoso. É tudo de graça e pela graça que é dom gratuito de Deus. Precisamos orar para que o homem de hoje tão cativo do pecado e tão atingido pelas iniquidades possa ser alcançados pelas verdades eternas e ter sua anatomia espiritual restaurada.

Concluo dizendo que uma mente cativa ao Reino de Deus fecha as portas da iniquidade, vence todas as dificuldades e no fim escreve uma bela historia.
Meditemos nisso!