sexta-feira, 18 de novembro de 2011

A LETRA MATA

A LETRA MATA


''A letra mata mas o espirito vivifica'' II Corintios 3:6

Alguém escreveu sobre hermenêutica, exegese, homilética e outros assuntos de Teologia, que tenho certeza, que de modo indireto foi para mim. Quero agradecer de todo coração pois senti que foi com a melhor das intenções. Senti que deveria dar uma olhada no seu blog e através dos seus escritos, observei que não é só um servo do Senhor , mas um estudante da Palavra de Deus com toda diligencia  e  professor também.

Lembrei-me do tempo que passei no Seminário. Quando me converti'' já amava a leitura'' somente troquei os livros seculares de poesias, romances e acadêmicos pela Bíblia. Comecei a ter paixão pela leitura da Palavra de Deus e o meu Pastor Rogério Justino convidou a mim e mais alguns irmãos ,para fazer um curso intensivo de Teologia no Seminário do Nordeste. Aceitamos e a Igreja patrocinou.. Foi um curso compacto e exigiu muito de cada um de nós. Como era uma oportunidade impar aproveitamos o que podemos, e foi muito bom. Tivemos um  curso de Educação  Religiosa no Seminário Teologico do Nordeste.


Eu era católica que pouco ia a Igreja , fazia visitas ao espiritismo, frequentei o Sei-xo-no-ie , me batizei na Igreja Mormom e visitei de carteirinha o exoterismo e com esse currículo vitae Espiritual , eu sei melhor que ninguém o que eles ensinam e não me sentia bem porque as palavras não se encaixavam na minha mente e me dava certeza que estava faltando alguma coisa, que eu não sabia o que era.

Eu sempre pensava: Qualquer dia eu vou ser crente , porque crente não engana, crente não rouba, crente não trai, crente não deseja mal a ninguém, enfim crente era o supra sumo da bondade e eu quero ser um deles . Queria ser generosa , como eles. Para mim crente não pecava. Era a melhor religião do mundo, era o melhor povo do mundo e é (em muitos casos ), e em outros deveriam ser.

Para não ser antipática por não concordar com as doutrinas eu passava pouco tempo e saia com uma desculpa. Aqueles ensinamentos não me edificavam .No entanto tinha detalhes que ainda me lembro .A Sei-xo-no-ie aceitava o sacrifício da cruz e nela estava um japonês pregado. Na maioria delas se falava esse versículo ''A letra mata mas o espirito vivifica''.

Pelo que estudei lá no Seminário existe uma delimitação entre as duas alianças. A primeira aliança começou com Moisés quando escreveu na pedra (LETRA) que representa as leis. A segunda aliança começou no sacrifício do calvário que representa a graça ( ESPRITO QUE VIVIFICA). Mas tem muita gente confundindo esse versículo, como sendo desnecessário ler a Bíblia e deixando todo trabalho de pregação para o Espirito Santo. Isso está correto? Não.


A Bíblia diz que ''a boca fala do que o coração está cheio '' Mateus 12:34. Se o coração está vazio o Espirito vai usar o que? O apostolo Paulo fala em II Corintios 3, fala que somos uma carta aberta
aos  corações .A Bíblia diz: do coração procedem as saídas da vida( Lucas 6:45). Também diz que: Um coração feliz aformoseia o rosto (Proverbio 15:13) E fala mais que a boca fala do que o coração está cheio (Lucas 6:45) Esses detalhes fazem parte do referencial de uma carta aberta para o mundo.

A um sistema funcionando , humanamente falando que obedece um esquema natural, ou seja: os olhos veem joga para o cérebro que processa e joga para o coração e do coração vai para a boca.
Se o crente está vazio vai pregar o que? 

 Como pode falar de uma coisa que não tem? Se não estudar não sabe falar e isso é uma consequência natural. Tem muita gente alegando que ''A letra mata'' e tem ''Líder'' gostando porque ele ensina o que quiser.

Já fui em Escola Dominical , em que a professora falou do marido, do filho, do vizinho, dos seus problemas e quando resolveu dar a aula já estava na hora de terminar a EBD. Isso chama-se Negligencia. E tem muito Professor negligente nas Escolas Biblicas. E dizem a ''Letra mata'' .Ele esta matando o ensinamento e coloca a culpa na ''letra''.

Por conta disso surgem as invencionices. Fui a uma Igreja e escutei cada coisa incrível`: Ouvi eles dizerem que precisamos perdoar a Deus. Também falaram em um bocado de unção: do riso, da urina, do kung fu, etc...e ainda dizem ''A letra mata'' . Mata de rir com tanta tolice.
O Pastor Angelo Medrado salientou com muita sabedoria em seu blog que;'' Existe um certo perigo em ressaltar que a letra mata , porque as pessoas usam esse versículo para fugir a responsabilidade do dever Cristão''.

Lembro-me de um Pastor que visitou uma irmã enferma e colocou dentro da Bíblia dela uma nota de cem reais,Oito dias depois voltou la e abriu a mesma Bíblia empoeirada e la estava os cem reais. Prova de que ela não abriu a Bíblia para nada. Quem não estuda a Palavra corre o risco de seguir  a  enganadores(1ª João 2:26-28).


Conheci um irmão que gostava de me visitar e me falava cada coisa que por mais que argumentasse , ele não me ouvia. Um dia me falou que Jesus aprendeu a fazer moveis com José para vender na feira de Jerusalém. Outra vez me falou que as garotas que dançam fazendo gesto no meio da Igreja era para homenagear as concubinas do rei Salomão. E muitas outras asneiras, que não sei de onde tirava tais historias e isso ele falava bem sério.

Aqui no nordeste , agora melhorou muito mas antigamente ser crente era sinônimo de burro. Não tenho costume de falar da minha profissão mas tive que colocá-la de frente para evitar pensamentos desse tipo. E trabalho com médicas evangélicas (ginecologistas e clinicas )que não falam nada parecem ''Agentes Secretas do Reino'' como diz um Pastor que conheço.

Para concluir deixo para meditação um acontecimento que retrata bem os dois lados (Da letra e do Espirito). Conta-se que em um teatro , convidaram um artista para interpretar a palavra de Deus e deram-lhe o Salmo 23 para recitar.

 Quando ele terminou a plateia o aplaudiu de pé. Chamaram também um crente consagrado para recitar o mesmo Salmo. Quando terminou a plateia estava em silencio e chorando. Indagado por um jornalista o porque daqueles dois tipo de comportamentos , ele humildemente respondeu: ''Ele conhece o Salmo do Senhor e eu conheço o Senhor do Salmo''.

segunda-feira, 14 de novembro de 2011

VOTOS PRECIPITADOS

Votos Precipitados


''Quando fizeres a teu Deus um voto não tardes em cumpri-lo'' Eclesiastes 5:4-5

O voto é uma promessa que se faz em determinada situação, para que seja alcançada algum objetivo. Existem diversos tipos de votos. Existem votos religiosos , votos políticos, votos sociais, votos profissionais, votos de castidade, votos de pobreza etc... E o que chama a atenção no voto é a importância do compromisso assumido, perante alguma autoridade, ou mesmo perante Deus.

A nossa reflexão de hoje é sobre a precipitação dos votos assumidos O assunto ''voto'' é tão sério que a Bíblia chama de ''tolo'' quem não os cumpre. E o que é ser um tolo? È se achar esperto , quando na verdade é um ignorante. .

A Bíblia fala de vinte e sete tipos de votos a começar pela oferta voluntária (Lev. 23:38). A primeira oferta de dízimos foi feita por Jacó que prometeu dar o dízimo se ganhasse a guerra
Gen. 28: 20-23 . O livro de Número é onde se encontra a maior preocupação de Moisés com relação a votos e é a partir do capitulo 30, onde ele manda ter muito cuidado com os votos.


Um dos maiores problemas da dinâmica social é justamente a alienação. E o que é isso? É o pecado e tudo funciona mais ou menos assim.

A dinâmica atua na formação das gerações, todavia , a geração mais nova sempre se acha a dona
da verdade e começa a fazer toda sorte de coisas erradas. E isso acarreta problemas que são os pecados e o retrocesso do processo gera escravidão. Para que aconteça a libertação, se faz necessário a conversão que é uma volta de 360º em torno de se mesmo . No sofrimento aparece o clamor que chega até a graça gerando o perdão de Deus e isso tornou-se um ciclo vicioso em todas as nações.

Entre os Judeus vivia um homem por nome Jefté. Esse cidadão enfrentou uma grande luta , porque
em Israel não foi diferente. Aconteceu a mesma coisa. As gerações mais novas achavam que não precisavam mais obedecer a Deus e começaram a pecar. Como castigo, o Senhor os entrega nas mãos dos inimigos e novamente começaram a sofrer e mais uma vez pediam ajuda a Jeová
e pela misericordia eram atendidos. Deus levantava homens para liderar e vencer os inimigos .

Mais uma vez , os judeus deram as costas para o Criador , e dessa vez se viram com problemas com os amonitas e com os filisteus e quem foi levantado para lutar foi Jefté. Um israelita que fez um voto precipitado . Ele viu que não seria fácil vencer os dois povos . Olhou para o céu e falou :''Olha Senhor ! Se me ajudares a vencer a guerra, quando voltar , a primeira coisa que sair pela porta da minha casa eu te darei em holocausto''Juízes 11:31. Jefté ganhou a peleja e quando voltou quem primeiro saiu da porta da sua casa foi a sua filha. Juízes 11: 34

Quando Jefté viu a moça ,ficou desesperado. Ela chorou muito mas aceitou cumprir o voto que pai fizera. Reuniu algumas jovens da sua idade e saiu pelos montes a lastimar por dois meses e isso ainda hoje se cumpre em Israel. Desde então levantou-se grandes polemicas sobre a vida da moça. Como seria o holocausto? Todavia um estudo mais profundo da Bíblia , vamos observar que Deus não aceitava sacrifício humano .Levitico 18:21 e Deuteronômio 12:31.
Mas o sacrifício foi a virgindade. Nunca mais ela poderia se casar.

Quando prestamos atenção nos acontecimentos, não podemos generalizar, porque muitas vezes os castigos tornam-se também provas, mas as provas nunca são castigos. Já li em um artigo que dizia que determinados pecados gera determinadas doenças. Não podemos afirmar tais coisas, só podemos afirmar com certeza , que ''Tudo que o homem semear, ele colherá'' e que a Justiça Divina pode demorar , mas ela se cumprirá. De que forma não sabemos.

A Justiça Divina pode ser individual, quando você paga pelos seus atos. Pode ser familiar quando toda família concorda com as injustiças , e por isso todos pagam. Pode ser Nacional quando o juízo cai sobre toda nação. Muitas vezes achamos : que não é'' bem assim'' mas tem uma lei na Física que diz ''Toda ação corresponde a uma reação igual e de sentido contrario'' . Isso quer dizer na palavra bíblica : “Com a mesma forma que julgar será julgado, com o mesmo peso que pesar será pesado'' Por isso a importância de não amealharmos dividas em nenhuma área da nossa vida sempre nos lembrando que toda bola que jogarmos na parede ela retorna para nós com a mesma intensidade com que foi atirada. Se fizermos votos a Deus e não cumprirmos estaremos diante de uma grande dívida espiritual que será cobrado . Muito cuidado com os votos precipitados.