quarta-feira, 18 de fevereiro de 2015

PURA VAIDADE

''Nada há de novo debaixo do sol''. Eclesiastes 1: 9



O livro de Eclesiastes já inicia citando , que tudo é vaidade e está escrito assim :''Vaidade das vaidades e tudo é vaidade.'' Ecl. 1:2 . e faz uma pergunta:''Que proveito tem o homem de todo seu trabalho. com que se afadiga debaixo do sol?''.Ecl. 1:3.

Costuma-se dizer que ''cada cabeça é um mundo'' e dentro desse mundo craniano , inserido na massa encefálica repousa todos os sentimentos, todas as vontades e toda vaidade, por isso nem sempre há lugar para a lembrança de que tudo é fugaz , etéreo e passageiro.

Neste clima , o homem vai vivendo de sonhos,ilusões  e emoções quando deveria viver da razão, ou seja de modo  racional. Alguém citou que do cérebro para o coração, existe uma distancia de 30 centímetros e que neste curto espaço, os pensamentos , desejos e sentimentos se transformam , e o que era somente algo subjetivo passa a ser algo objetivo.

E tudo passa para a ordem dos  verbos de consumo: do ter ,do querer e do  ser , custe o que custar e não são poucas as pessoas que gastam seus neurônios para descobrir as formulas mágicas de como conseguir o que  sonhou ou imaginou.

Alguns somam esforços, guardam experiências negativas , outros matam,  exploram e assaltam para terem o que pensaram e desejaram.


Vivem correndo atrás das riquezas e não prestam atenção na palavra ''fadiga'' que a Bíblia diz: Eclesiastes 1:9 Que proveito tem o homem, de todo o seu trabalho, com que se afadiga debaixo do sol?  

Que proveito tira o homem de todo o trabalho com que se afadiga debaixo do sol?

Eclesiastes 1:3
Que proveito tira o homem de todo o trabalho com que se afadiga debaixo do sol?

Eclesiastes 1:3

No Novo testamento , este  versículo  ganha nova conotação, quando diz:
''Pois que aproveita ao homem ganhar o mundo inteiro, se perder a sua alma? Ou que dará o homem em recompensa?

A verdade é  que  o  ser humano vive, como se nunca fosse morrer. Acham que  podem viver como querem, sem compromisso com Deus . com a  sociedade e com ele mesmo. A Bíblia  diz , que :''Um abismo chama outro abismo''.    O Salmo 42:7-9. O  Erro chama outro erro e o homem vai se enlaçando em um emaranhado de  enganos e  caindo nos  abismos  da vida continuamente.


O Salmo 42:7-9 diz: Um abismo chama outro abismo, ao ruído das tuas catadupas; todas as tuas ondas e vagas têm passado sobre mim. Contudo, o Senhor mandará de dia a sua misericórdia, e de noite a sua canção estará comigo: a oração ao Deus da minha vida. Direi a Deus, a minha Rocha: Por que te esqueceste de mim? Por que ando angustiado por causa da opressão do inimigo? 

O homem, de um modo  geral, cria  festas ,  cria situações  as mais diversas para preencher o  vazio que existe  dentro dele e que somente Deus pode completar.

Quantos  de nós, procuramos , em tempos  passados  buscar dentro  das  festividades, dentro das  religiosidades, o que  faltava para nos completar?  Corremos para todos os lados  e continuamos mais  vazios  que antes.

Corremos para direita, para a esquerda, para  frente e para  traz mas nunca olhamos  para cima. É ai que  reside os nossos  erros. O nosso problema  não está na  horizontal e sim na  vertical .

Aprendemos  o que nos ensina  a sociedade, a  escolaridade, o mundanismo, as  vaidades mas quando chega a hora da  revelação é  que  vemos  que  sempre  estivemos sozinhos, porque não aceitamos o ''Espiritualmente Correto'' e que  somente encontramos na Palavra  de Deus. 

Certo homem , não acreditava em nada e muitas  vezes  escancarava  a boca para falar  absurdos  contra Deus. Um dia sofreu um acidente que o deixou paralitico . Ao receber a visita  de um Pastor que  fora ali para visitar  seu pai , aquele sujeito viu naquela oportunidade,   a melhor forma de  jogar  todo  ódio contra o Senhor.  E ele começou a  falar:

''Pastor  cadê  seu Deus? Estou aqui aleijado e ele não  fala nada , não me ajuda . Quer me  explicar por que Ele não faz nada por mim?''

O Pastor olhou fixamente para  ele  e disse: ''É Simples . Porque  Ele não existe. Deus não existe''.
Diante  daquela  resposta , o homem  calou-se surpreso  . Nada como um  veneno para acabar com outro veneno.

Do  veneno  das cobras é  que  se  faz o antidoto para neutralizar o poder  destrutivo das picadas. Quer neutralizar um assunto  antipático e  sem futuro, responda uma pergunta  capciosa com outra pergunta. Uma pergunta  de má intensão  deve ser respondida com outra pergunta e eu uso sempre ''Que  você acha?''

Dias  depois o Pastor  recebeu uma  carta do homem dizendo que em toda  sua  vida nunca fizera uma oração e  que pela primeira  vez orou e sentiu uma paz  tremenda ao concluir  a oração. Era Deus  trabalhando , não para  ser visto  mas para  ser sentido.

''Nada há  de novo debaixo do sol'' porque  existe uma  vaidade tremenda em tudo:
O vaidoso e arrogante
chama-se zombador;
ele age com extremo orgulho.
Provérbios 21:24

O Senhor dos Exércitos o planejou
para abater todo orgulho e vaidade
e humilhar todos os que têm fama na terra.
Isaías 23:9

Nada façam por ambição egoísta ou por vaidade, mas humildemente considerem os outros superiores a vocês mesmos. Filipenses 2:3

pois eles, com palavras de vaidosa arrogância e provocando os desejos libertinos da carne, seduzem os que estão quase conseguindo fugir daqueles que vivem no erro.

Mas a  realidade é  que todos somos  vaidosos. Uns mais outros menos, mas existe em todo homem todos os sentimentos. O segredo é saber equilibrar . Temos  que  ser dono de nós mesmo e nunca permitir que a  vaidade ou outro sentimento qualquer ,ultrapasse o limiar  da  razão. 

'' Porque nada  há  de novo debaixo do sol''