quarta-feira, 4 de março de 2015

EDIFICAÇÃO






 
7 Caim teve relações com sua mulher, e ela engravidou e deu à luz Enoque. Depois Caim edificou uma cidade, à qual deu o nome do seu filho Eno­que.Gen. 4: 16



Ler a  Bíblia é como passear  em um jardim de palavras  e  letras as quais  nos  edificam   e  aprendemos  nela que: tudo tem um começo, meio e fim , cujo propósito  é a edificação  do físico, da alma e do  espírito.

Para quem gosta de ler  as  sagradas  escrituras , lembramos   que  vamos  encontrar entre as letras, as novidades do contexto, vamos  descobrir acontecimentos  significativos,  vamos  encontrar maravilhas espirituais , e  alimentos  para a alma.

Convidamos o  querido leitor a passear no capitulo 4  do livro de Gênesis , para meditar sobre Edificações, ou seja o ato de construir, ou  de edificar. Sempre  nos  deparamos  com pensamentos  que nos  fazem  questionar  de como surgiu determinadas  coisas.

Quem   edificou a primeira  cidade?  Quem  plantou a primeira lavoura?  Quem foi o pai da música?  Quem foi o pai do artesanato? E quem foi o primeiro a invocar o nome  do Senhor?

Deus  falou:''Crescei  e multiplicai"e isso, não se  restringiu somente ao homem  , mas  a tudo que ele  criar . Diante  do mundo criativo  as primeiras  criações ,   tem evoluído desde a idade  da pedra até  o  espaço sideral  e podemos  dizer ''O céu é o limite''. No livro de Gênesis 11:4 Deus determinou:''Não haverá  restrições para tudo que o homem queira criar."

O filosofo Rene  Descart escreveu:''Penso logo existo'', e é por pensar e  existir , que o  homem  tem criado e colocado no papel os filhos  das  suas criações, ou invenções  dos  seus  sonhos.

No capitulo 4 de Gênesis  surgiu a primeira  cidade , fundada por Caim , cujo nome  foi, Enoque (Gen. 4:17). Das noras  de  Caim , Ada  e  Zilá  nasceram Jubal  e Jabal. O primeiro  criou as lavouras e os gados (Gen. 4:20) e  segundo  foi o pai da música e inventou as Harpas e as Flautas (Gen. 42:1), e  nasceu Tubal  Caim  que inventou os instrumentos cortantes e o artesanato de bronze e ferro. Surgiram então os  artesãos .

E por ultimo surgiu o primeiro    adorador. Aquele  que invocou o nome do Senhor. Ele chamou-se Sete e foi o  terceiro filho de Adão e Eva. Gen:4:16

De modo simples  observamos  as primeiras criações e edificações das: cidades , profissões, diversões e  artes e o ultimo mais importante que  foi a invocação do nome do Senhor. Se houvesse um controle  remoto do  tempo e o  fisessemos  retroceder, iríamos  chegar ao tempos das primeiras  criações .

Diz um ditado popular que ''Mentes  vazias são moradas do diabo'', por isso o homem tem que  estar com a mente ocupada. Henry Ford que inventou o  carro,  era pago  somente para pensar, criar e inventar. 

Contextualizando : Meu  querido  leitor Que  tem pensado em  edificar ?  Que  gostaria  de  fazer?  Quer construir uma  casa? Quer escrever um livro?  Quer pintar  um quadro? Quer  costurar? Quer  estudar? Quer  abrir uma loja , uma lanchonete? etc...

Existe uma  serie  de instrumentos e comportamentos a  serem observado,  para que haja vitória no empreendimento. Hoje vivemos  as lutas pelos  espaços e  vence quem se preparar melhor e  vamos organizar uma  série  de  conselhos.


Diz a Bíblia :"6 E disseram os filhos dos profetas a Eliseu: Eis que o lugar em que habitamos diante da tua face nos é estreito. Vamos, pois, até ao Jordão, e tomemos de lá, cada um de nós, uma viga, e façamos  um lugar, para habitar ali. E disse ele: Ide. E disse um: Serve-te de ires com os teus servos. E disse: Eu irei. 

  E foi com eles; e, chegando eles ao Jordão, cortaram madeira. E sucedeu que, derribando um deles uma viga, o ferro caiu na água; e clamou e disse: Ai! Meu senhor! Porque era emprestado. E disse o homem de Deus: Onde caiu? E, mostrando-lhe ele o lugar, cortou um pau, e o lançou ali, e fez nadar o ferro. E disse: Levanta-o. Então, ele estendeu a sua mão e o tomou."

Os  estudiosos estavam em um lugar apertado  e resolveram ir  ao Jordão cortar uma viga para fazerem um lugar mais  espaçoso para  habitarem. Estamos  vivendo tempos  assim. Muitas  vezes as empresas estão cheias  e não tem vagas e muitas  vezes  tem vagas mas não tem mãos de obra  qualificadas para assumirem  o  trabalho.

A  Bíblia  , no livro de Mateus cap. Jesus fala  de dois  fundamentos. E eles  são dois homens , um prudente e outro insensato, o lugar  da construção   de  areia  ou  de  rocha como materiais  de construção, os  acidentes de percurso e as  ferramentas  para o progresso..

Em  resumo  ,o prudente é aquele  que   escuta  e obedece  e o insensato é aquele que  escuta  e  esquece.

A primeira lição diz  respeito ao preparo, que  vai  desde a  escolaridade até a formação completa do profissional. Neste intervalo  entra o estudo , a  educação social o lado  material  e o  espiritual.

Entre  os  acidentes  de percurso, existe  a ''queda  do machado'' na  agua e hoje  bem  representada pelos  ventos  contrários , pelas  tempestades  que a Bíblia narra em Mateus capitulo  8:24 .E narra  que certo dia , os discípulos  enfrentaram  fortes  intempéries  e ficaram assustados .

Quando  vamos  edificar alguma coisa o que não falta são os ''Ventos  contrários''. E  através das perguntas que são verdadeiros    festivais de idiotice: E falam: ''Será que isso vai dar  certo?''  ou ''Não está  vendo que isso é  besteira?'' ''Pra que isso?'' .

Quando não é  assim , surge a má  educação social do próprio criador. Monta um  restaurante , uma loja,  qualquer negocio e  ''fecha  a cara'' como se fosse o dono do mundo. O  Oriental diz: ''Quando abrir um negocio, abra um sorriso.''

O que você,  quer construir ou edificar?  Uma  casa?  um livro?, uma  igreja? uma loja? um supermercado?  estudar uma profissão?. Seja lá o que  for , tem que observar três  itens  a  serem obedecidos: Primeiro , oração; segundo  meditação  e  terceiro , orientação.

Sempre interligados eles são os  responsáveis  pelo progresso do que  se  deseja  fazer. O que  se deve  escolher se é a Rocha, pois pode  vir a  água e os  ventos  que não poderão  derrubar nada do que sonhou. No contexto a Rocha é  Jesus Cristo.


Nos acidentes  de percurso  tem os  que choram  mas  Bíblia  diz: ''Bem aventurados os  que  choram , porque  serão consolados'' Tem os  que são humildes, mansos, limpos  de coração , os que  tem fome e sede  de justiça etc... 

Quantos machados  caíram na  agua e que precisaram  da fé para   serem retirados  .  Quantas línguas  cortantes, como machado . querem cortar seus sonhos e  seus progressos ?

Existem  ferramentas  que  dependem  de nós . A simpatia é uma  ferramenta social. O  sorriso é uma  ferramenta comercial  e um  abraço acaba por  consolidar o negocio. Os japoneses dizem que  quando abrir um negocio abra um sorriso.

Como  quer  edificar  seus negócios?. Está orando? Está pedindo  a Deus a orientação ?  Qual a  ferramenta  que pretende usar? A simpatia?  A  alegria?  A empatia? A  sabedoria?   O carinho?  A  boa educação?

Se  estas  ferramentas forem usadas com fidelidade ,seu trabalho  será  prospero e feliz  mas  se no entanto  , deixa-las  cair no mar da vida , como foi com o machado, vai ficar muito difícil de  recupera-las pois palavras e ditas  e atitudes tomadas , mergulham  fundo na alma, que mais  parece uma  areia movediça,(tudo que  cai nela  vai fundo)  e nunca mais  se  esquece. Somente  saem de lá  quando surge um Elizeu do novo  tempo.

  Edificação  é  criar é  escrever sobre  a Rocha. É manter uma fé inabalável em  Jesus Cristo, É  abrir um sorriso, É  ser  educado, É  ser simpático, É amar. Quem assim  agir estará  edificando com  segurança. Lembre-se : A Edificação  estará  sempre  em todo seu programa  de  vida.