“No trigésimo-sétimo ano do cativeiro de Joaquim, rei de Judá, no dia vinte e sete do duodécimo mês, Evil-Merodaque, rei da Babilônia, no ano que começou a reinar, libertou do cárcere a Joaquim, rei de Judá. Falou com ele benignamente e lhe deu o lugar de mais honra do que a dos reis que estavam com ele em Babilônia. Mudou-lhe as vestes do cárcere, e Joaquim passou a comer o pão na sua presença, todos os dias da sua vida. E, da parte do rei, foi dada subsistência vitalícia, uma porção diária, durante os dias de sua vida.” II Reis 25:27-30
Quando falamos em Babilônia, nos referimos a uma terra de acontecimentos incríveis na historia dos Judeus. A Babilônia teve seu inicio no livro de Gênesis ,com seu inicio na Torre de Babel , quando surgiu no coração do homem a vontade de conhecer o Céu e começaram a construir uma enorme piramide a qual Deus, recriminou e confundiu a linguá criando outros idiomas, impossibilitando o entendimento entre eles.
A Babel foi se modificando e dai surgiu Babilonia dos jardins suspensos. A Babilonia dos prisoneiros de Israel; Babilonia das atrocidades e dos costumes devassos. Terra de um dos maiores ditadores do mundo , o rei Nabudonosor que construiu os jardins suspensos para agradar a sua esposa que sentia saudades da sua terra natal.
A Bbilonia situada entre os rios Tigre e Eufrates nos tempos antigos , é hoje o Iraque cujo nome significa ''Confusão'' e hoje faz jus , ao nome , porque nunca se viu tanta confusão no oriente ,como nos dias atuais.
Naudonozor teve um filho chamado Evil Merodaque que é o título desta postagem. Evil Merodaque significa Misericordioso.
Segundo a Wikipédia
''Evil-Merodaque ou Evil-Marduque (existe ainda outra variante, Amiel-Marduque) foi Rei de Babilônia, filho de Nabucodonosor II. Nasceu por volta de 610 a.C.. Reinou por 2 anos, entre os anos 562 a.C. a 560 a.C. Foi assassinado pelo seu cunhado, Neri glissar, que se apoderou do reino.
O profeta judeu Jeremias conta que Evil-Merodaque no seu 1.º ano de acessão [no 12.º mês no 25.º dia], Jeconias, o deposto Rei de Judá, passou da condição de um rei exilado sob detenção para amigo pessoal do rei. Atribuiu-lhe uma pensão alimentar vitalícia. Isso ocorreu no ano 37.º após o exílio de Jeconias. (Jeremias 52:31-34; II Reis 25:27-30)''.
Quando Nabucodonosor , invadiu Israel , levou entre os cativos ; O rei Joaquim e Daniel figuras importantes da época. Daniel foi escolhido para morar no Palácio mas o rei Joaquim (com 18 anos) foi para as masmorras do palácio , e lá ficou por 36 anos até ser liberto Por Evil Merodaque.
O salmo 137 retrata o sofrimento dos judeus quando diz:
''As margens dos rios da Babilônia , nos assentamos e choramos com saudades de Sião e o povo que ali estava nos pedia que cantássemos uma canção de Sião''. ''Como cantar uma canção em terra estranha?''
Tudo por culpa da desobediência. Quantas vezes Jeremias alertou o povo , para o castigo eminente, mas os poderes sociais , políticos e religiosos foram verdadeiros tropeços para os avisos do Profeta e agora todos pagavam o preço da desobediência; Mudou alguma coisa nesta época da geração ''Hightech''.
A tecnologia está cada v ez mais adiantada, mas a humanidade continua a mesma. A idolatria , as filosofias de vida, as feitiçarias. as prostituições alcançam índices alarmantes . Paralelo a isto estão os vícios das drogas, as bebedeiras , os assaltos, as promiscuidades, a falta de respeito, os roubos, os homossexualismo , os lesbianismo, assassinatos, as pedofilias e tudo que aborrece a Deus.
Tudo isso acontecia nos tempos de Jeremias. Este profeta tinha o apelido de Profeta chorão , porque avisava chorando o que ia acontecer, mas ninguém se incomodava. O próprio rei Joaquim também pagou o preço. Foi preso por 36 longos anos. Perdeu a juventude , perdeu a mocidade, enfim perdeu os melhores anos da sua vida.
Quantos estão perdendo os melhores anos de sua vida ,presos aos vícios. O cigarro , por exemplo tão pequeno , mas consegue segurar uma pessoa. Um dia alguém perguntou o que era o cigarro e ouviu uma resposta interessante ;"O cigarro é um cilindro de papel , que tem uma brasa de um lado e um idiota do outro''.
Jesus , certa ocasião pediu aos discípulos que fosse do outro lado de desamarrasse um burrinho e seus filhotes e quando alguém perguntasse , respondesse que o mestre precisava deles. Mateus 21:1-11. Quando meditamos no texto e no contexto , observamos que tem muita gente do lado de fora , amarrados aos pecados, aos vícios da bebida e que precisam ser desamarrados para seguirem e servirem ao Senhor.
Somos nós os profetas da atualidade que temos obrigação de avisar '' quer ouçam ou não.
Somos os Evil Merodque da atualidade , com a obrigação de tirar ou tentar tirar os cativos da Babilonia Espiritual dos tempos de hoje.