quarta-feira, 10 de abril de 2013

O ALTAR DE ONTEM E O ALTAR DE HOJE

O altar de ontem e o altar de hoje 







 ''Ao Deus desconhecido'' Atos 17:23(b)


Sob um lindo céu azul, espalha-se pela planície central de Ática, a deslumbrante Atenas. De beleza singular , essa cidade era a capital da Grécia e foi denominada ''Universidade mundial'' porque foi lá que surgiram grandes homens , verdadeiros ícones da historia da poesia, da filosofia, dos grandes generais,dos grandes estadistas.

 Foi lá que surgiram as grandes competições de jogos Olímpicos , as primeiras ''coroas de louro'' e os altares onde eram homenageados os deuses . A idolatria era reinante . Atenas tinha mais de 30.000 deuses . Certa ocasião alguém comentou que ali se encontrava , mais deuses que na Grécia inteira. Também um filosofo comentou em tom hilario que , naquele lugar era mais fácil encontrar um deus que um homem.

 Foi neste cenário , que um dia, chegou nesta cidade o apostolo Paulo, não como turista, mas como ''porta voz do céu'', para anunciar as ''Boas novas'' de Jesus e da ressurreição. Falar do Reino onde existia uma Sinagoga não era fácil, quanto mais onde não havia nenhuma, somente grupos isolados.O apostolo Paulo , sabia o que ia enfrentar.

Estava numa terra de pessoas ilustres, educadas, sabias e sedentas de novidades ,mas idolatras, portanto falar de um reino que eles não estavam vendo, não era nada fácil. Como colocar naquelas mentes, um reino que se pode sentir mas não se pode ver ?

Quando começou a falar foi logo chamado de Paroleiro. (Atos 17: 18-20) . Entre aqueles homens estavam os Estoicos e os Epicureus que tinham filosofias de vida diferenciadas. Os Estoicos eram seguidores do filosofo Zenon que defendia a tese de que não existia a dor e que somente o prazer era o que interessava. A vida ideal era a natureza. Resumindo ,eram um tipo de panteístas.(Que dizem que Deus é tudo e tudo é Deus)

. Os Epicureus eram seguidores de Epicuro.. Eram ateísta e frívolos e defendiam o amor e o prazer acima de tudo,com ausência de dores, paixões e temores. Cheios de curiosidades convidaram o apostolo Paulo para pregar no Aeropago que era o Supremo Tribunal de onde eles controlavam a religião da cidade e a moralidade.

 Não aceitaram nada do que o apostolo pregou e por isso o levaram a um lugar mais amplo e mais frequentado. Paulo foi duramente rejeitado quando falou do ''altar do deus desconhecido'' e de Jesus e da ressurreição, porque muitos dos ouvintes eram seguidores de Platão e de Sócrates.

 Lucas observou o desânimo do apostolo , que mais tarde escreveu aos Corintios:''Porque está escrito: destruirei a sabedoria dos sábios e aniquilarei a inteligencia dos inteligentes'' '' Mas Deus escolheu as coisas loucas desse mundo para confrontar as fortes''1º Cor. 1:26-29

 Nesse trabalho teve um lado positivo que foi a conversão de Dionísio e Dâmaris , e que se tornaram grandes amigos do apostolo. Esse foi um flashback '' escrito '' de ontem.

 E hoje? Mudou alguma coisa? Como estamos indo , nestes tempos pós moderno , em que os séculos nos separam do passado distante e remoto ? Como disse o Profeta Daniel ''..a ciência se multiplicará''. A ciência se multiplicou mas o ser humano continua o mesmo.

 Mudaram os nomes, os lugares, as opções , mas o comportamento não mudou pois a idolatria aumentou e propagou-se por toda terra e permanece. Os altares estão de inicio dentro da própria casa depois vão para todos os lugares. Naquele tempo os altares eram consagrados e tinha um lugar comum, visto que o apostolo chegou a um lugar com inúmeros deles até tinha um que dizia ''Ao deus desconhecido''. A consagração hoje é diferente.

 Vemos em nomes de ruas , cidades, praças, empresas escolas e avenidas, o nome de diversas divindade. Hoje existe um sincretismo religioso ,.uma misturas de credos e crendices religiosas, Povos de outras nações, de outras raças , de outras culturas se misturaram de tal forma , que foi necessário se formar uma religião oficial e de se tolerar verdadeiras afrontas contra Deus.

 Quantas igrejas , filosofias de vidas e deuses estranhos entraram no Brasil sob forma de meditação, ginastica, alimentação balanceada, reuniões de grupos em casas , escolas, clube sociais , e tem crescido de tal forma que fica difícil pregar o evangelho. No passado confeccionavam ''santos de barro'' ocos e dentro deles colocavam , ouro, pedras preciosas e passavam pela alfandega sem pagar imposto e dessa forma eram levadas para fora do pais pelos contrabandistas que descaradamente delapidavam a riqueza nacional, Eram apelidados ''santos do pau oco''.

 Com todas as diferenças, o Brasil das mil e uma faces e mil  credos é um lugar em que se vive em paz religiosa e até leis tem para garantir a ordem , o que não existe em outros paises. O apostolo Paulo foi o pregador de ontem que se viu diante dos inúmeros altares , e hoje? Quem é o pregador de hoje? Sou eu , é você que vemos ''mínis Atenas'' em forma de igrejas, em forma de casas, de ruas, de avenidas, de empresas , de lojas ,de supermercados,de televisão com suas novelas etc...

 Todos eles , conhecem ''Deus de ouvir falar'' mas precisam que seus olhos sejam abertos para poderem dizer como Jó: '' Meus olhos te veem''. Cada um tem dentro do seu coração um altar do ''Deus desconhecido'' que precisa ser ocupado. Portanto temos muito trabalho, para fazer.

 Facíl! não é, mas temos que pregar,'' quer escutem ou não ''.