quinta-feira, 20 de novembro de 2014

GRANDE FAROL




''Vós sois a luz do mundo. não se pode  esconder uma  candeia...'' Mat.5:15


Ao meditar neste versiculo, cheguei a conclusão que somos o que pensamos e somos o que comemos . Alguém levantou uma polêmica sobre''o homem ser um produto do meio'', o que é  relevante  e isso tudo vai ser computado no produto final que  vai compor  a sociedade em que  vivemos.

 A Bíblia  diz:''Assim brilhe também a  vossa luz diante  dos homens para que vejam as vossas  boas obras e glorifiquem a vosso pai que  está nos céus'' Mateus 5:16

O que é  brilhar  diante dos homens ?É não subtrair  sua missão  que precisa  de todos os frutos do espirito ,para iluminar o mundo que está morto em pecados e delitos. O mundo  está mergulhado na  escuridão das  drogas , das dos vícios  e  da  falta  de amor , por  si mesmo e pelo próximo , precisando de  restauração.

 O homem  dos  dias  atuais é  igualzinho ao homem  do Jardim do Éden, que foi  enganado e vive enganando ; que  foi quebrado e vive  quebrando precisando  de  restauração. Essa  restauração precisa de uma palavra para que haja mudanças . 

Exemplo disso  foi Jacó. Passou a  vida  enganando e precisou  de um  encontro  com  Deus  para que houvesse mudanças e isso aconteceu no vale de Jaboque . Foi preciso uma noite de lutas com o anjo par se  ver  as mudanças.  muitas  vezes queremos  mudar somente na aparência exterior mas é preciso uma  mudança interior.

O homem vive  cercado pelos  problemas  e que precisa de uma palavra  que  exerça uma  mudança tão profunda  e radical  a começar pela mente.Mudar  a  mente  se  faz  necessário, para que haja  crescimento  espiritual, piscologico , emocional e  físico.

Somos o que pensamos espiritualmente  falando,  e somente o  Evangelho traz  as Boas  Novas  de salvação. ''Crê  no Senhor  Jesus e serás  salvo tu e  a tua  casa'' Atos  16:31. O  evangelho  ensina a  ser uma Nova criatura .


''O nome "Senhor" fala da divindade absoluta de Jesus. O Título "Cristo" é a forma grega do hebraico "Messias", que significa "ungido". O Novo Testamento diz que Messias é o mesmo que Cristo (João 1:41; 4:25).

 O nome Jesus Cristo quer dizer, Salvador Ungido, e Senhor diz respeito á sua deidade absoluta.
 
A declaração Bíblica de que não há salvação em nenhum outro nome debaixo do céu, a não ser em Jesus (Atos 4:12) esmaga as religiões pagãs, que atribuem o título de salvador a outras pessoas. Jesus já nasceu Salvador (Lucas 2:8-11).

 Deus o constituiu Príncipe e Salvador para "dar a Israel o arrependimento e remissão dos pecados" (Atos 5:31)

O texto sagrado está dizendo que Deus, ao nomear o Senhor Jesus como Salvador, está dando aos pecadores oportunidade para o arrependimento. Se isso não acontecesse não teríamos salvação. Esse exclusivismo cristão ainda hoje afronta o mundo pagão e deixa em desconforto as religiões monoteístas, que não têm a Cristo e nem o Espírito Santo, e que esperam a salvação fora da pessoa de Jesus.''


Que é um  farol?
É uma  estrutura elevada que possui  no  seu cimo um poderoso facho de luz que  serve para  guiar os navegantes.

Somos comparados a um  farol , porque  temos luz própria e são elas que nos  ditam as  regras do jogo da nossa  vida. Ao aceitarmos o nosso Jesus já  recebemos  dele  a luz que dele  emerge  . Dai em diante  temos obrigação  de  brilhar onde  quer que formos e onde  quer que  estejamos.

Isso nos  obriga a repensar nas nossas  responsabilidades  diante deste mundo em todas  as nossas  atividades e  nos dita  critérios e com  base nisso  , escolhemos  alguns conselhos.

''Assim  brilhe vossa luz  diante dos homens''
Brilhar no comportamento social. Como nos comportamos nos lugares em que não existe irmãos em Cristo. Confirmamos o nosso procedimento Cristão, amando a todos que  ainda não tem compromisso com Jesus. Não podemos esquecer  que  temos  que  fazer a  diferença . Precisamos  atender  a todos com tanto  carinho que ao nos ausentarmos, possamos  deixar  saudades.

Tem lugares que levo saudades de pessoas que  são descompromissadas  com Jesus   e isso me faz  chorar , mas  sigo orando por  elas, porque  aprendi a ama-las , sejam quem for. Amo ,  porque  sou um  farol no mundo.

Brilhar na  alimentação. Não podemos  esquecer a balança , temos  que  ter um peso adequado a  nossa altura. Não podemos  comer ''  ''Não  comer sobre os montes''. Ezequiel 18:15 , observou que cada um é  responsável por si mesmo e que cabe a  cada um mudar o rumo da história e nunca usar isso como pretexto de  ser  uma herança  genética  e que por isso a coisa  vai de  geração a geração.

Se não dermos  a devida  atenção a essa  regra básica  estaremos  desafiando aos  conselhos da saúde. Acho eu que é uma questão de  educação. ''Comer para viver e não viver para comer''. A psicanalize  diz , que a pessoa  não saiu da fase  oral. 

particularmente acho que é  preciso uma  reeducação alimentar para  brilhar. Lembro-me  de uma irmã  que me informou que estava fora do peso e começou a perder peso e comer menos  quando começou  a  orar antes  de  alimentar-se.

Brilhar no  tratamento  fraternal. A Bíblia  diz: ''Amaras  Deus sobre todas as coisas  e ao próximo com a  si mesmo''. Todas  as  regras  estão escritas no livro  de 1° Corintios, capitulo 13. Está  escrito que o  verdadeiro amor , é paciente, é prestativo,, não é invejoso, não é orgulhoso, não se ostenta, não é inconveniente, não procura  seus próprios interesses, não se irrita , não guarda  rancor, não se alegra com a injustiça,  mas se  regozija com a verdade. Tudo perdoa, tudo crê  e tudo espera  e tudo suporta.

Está ai  enumerada tudo que pode fazer de  cada um de nós  um  farol completo. Se estivermos  cheio da palavra  de Deus , onde formos ela  vai junto  sempre  acendendo  no momento  certo para que  sejamos, sem sombra  de dúvidas,  um  grande farol .

O amor é  a força  de Deus  e  da pessoa aliada a  Ele.É a fortaleza que sustenta o  testemunho Cristão.
Sejamos, portanto  um  grande farol. A Bíblia cita todas  as  receitas para sermos o que queremos em todas as  áreas  da nossa vida  aprendendo a mudar em primeiro lugar a  nossa  mente.