sábado, 28 de setembro de 2013

MÃOS PARA O ALTO E OLHOS PARA OS MONTES




"Elevo meus olhos para os montes de onde me virá o socorro? o meu socorro  vem do Senhor que fez o céu e  a  terra''Sal.125:1

''E acontecia que, quando Moisés  levantava   a sua mão , Israel prevalecia, mas, quando ele  abaixava a sua mão , Amaleque  prevalecia." Ex. 17:11.

 


Escolhemos  esse dois  textos , porque é assim que os  cristãos ficam , diante  de Deus. Suas mãos sempre  estão voltadas para o alto, os olhos  elevados para os montes e o coração  cheio da convicção de que  serão ouvidas as sua petições.


É muito bom mostrarmos o contexto bíblico ,porque  serve de respaldo, para o tema, visto a importância dos acontecimentos do passado que  não diferem dos acontecimentos do presente e convém lembrar, que mesmo , prosperando na ciência ,  homem continua o mesmo , na  área emotíva.


O  Salmo 125, é uma união de dois  sentimentos , do povo Israelita, tornando-se uma mistura   de  recordação e  agradecimento a Deus  , de forma poética. Esse Salmo , tornou-se uma  referencia  a diversas ocasiões do povo Judeu que  quase sucumbiu as ameaças fatais.


Israel , sempre foi considerado, ''pedra de  tropeço'' para outros povos. As civilizações  pagãs; os impérios do Egito, Assíria , e Babilônia, eram constantes  ameaças  para  atacar  o povo de Deus, com seus  exercito e vis costumes.


Esses impérios , tem, nos dias atuais , outros nomes e não sabem o que inventar , para  atacar  os Cristãos. Quanta  raiva despertam , os Padres , Pastores e Lideres em geral e do povo cristão, que  fazem do Cristianismo sua  regra de prática  e de fé. Até parece que foram eles quem escreveram a Bíblia cujas ordenanças vão de encontro aos  interesses do Império do  mal.


Estamos vivendo tempos difíceis, para:  A Igreja, para Missionários, Ministérios, Famílias e  para  cada um de nós. São  lutas , como as que os povos dos passado enfrentaram  mas que: ''Com as mãos para o alto e os olhos voltados para os montes'' , venceram . 

 

Um outro acontecimento, está  descrito no capitulo 17 do livro de  Êxodo.  Temos que  refrescar a memória dos leitores, relembrando   grandes acontecimentos bíblico . Moisés , recebeu do Senhor a ordem de  retirar o povo do Egito. Uma missão muito difícil.

 

Moisés enfrentou a fúria do Faraó, para  conseguir  a  permissão de  levar o povo judeu escravizado no Egito. Como  contexto , lembramos que não é  fácil tirar o povo  desse mundo tão cheio  de ''Faraós'',  simbolizados por,  sistemas e esquemas  que aprisionam  e  escravizam o ser humano através  de vícios e de comportamentos errados.

 

Temos que  ter cuidado até com a nossa vida, porque até mesmo o nosso ''Ego'' pode ser um tipo de ''Faraó'', que faz com que , sigamos  pensamentos anti cristão, tais como julgamentos precipitados, querendo o que não pode querer,amando o que não pode amar, desejando o que não pode  desejar.

 

Pela historia, vemos as maravilhas que Deus fez, para mostrar o seu poder para os dois lados, isto é , para  seu povo e para  o Faraó.A Bíblia  narra que  Deus '' endureceu'' o  coração do Soberano do Egito, e isso demonstra, que essa  atitude  de Deus,  teve a finalidade, mostrar seu poderio.

 

As lutas continuaram  no  deserto. Chegou a  fome , que Deus resolveu  quando mandou  o maná ,as cordonizes.  Depois  veio a  sede que  Moisés  , pela ordem do Senhor, tirou água  da rocha.  Isso é outra lição  para nós, Nunca vamos parar  de  ter lutas porque elas são nossa ''marca registrada''. Os Judeus  murmuraram, e nós? Será que  não murmuramos?As piores lutas são as que estão dentro de cada um de nós.Muitos de nós enfrentam verdadeiras  tempestades emocionais. que  fragilizam a nossa alma.

 

Em determinada ocasião , os Judeus  enfrentaram uma luta contra os Amalequitas que surgiram, humilhando, maltratando, pilhando, matando e roubando.  Os  Amalequitas, segundo estudiosos , eram um tipo  de  descendente  de Esaú  , mas  precisamente   , um ramo dos Edomitas . Gen.36:12.

 

Foi uma luta tão grande , que Moisés chamou Josué   para ajudar e  foi  para o monte com Arão e Hur. A Bíblia diz que  enquanto Moisés estava com as mãos para o alto , Israel prevalecia, mas quando sua mãos  baixavam  obrigadas pelo cansaço, os Amalequitas prevaleciam. Isso aconteceu até que Arão e Hur seguraram as mãos do líder , um de cada lado.

 

Atualmente  somos nós que  temos que ficar com as mãos para o alto pela nossa  família, nossa Igreja,  Missões, Trabalhos , filhos e por nós mesmo , que sempre negligenciamos.etc...Temos que  fazer  tal qual , Moisés :Levantar  nossas   mãos para o alto e voltar os nossos olhos  para os montes, e quando chega  o cansaço, temos que  pedir  a ajuda dos círculos  de oração cujas mulheres são verdadeiras guerreiras  no ministério da interseção.


Os  amalequitas , são  também símbolos de  obstáculos; que impede a vitória na nossa  caminhada. Não podemos negligenciar  nossa vida  de oração, que são representada pelas nossas mãos  para o  alto e nossos olhos para os montes.