sábado, 2 de dezembro de 2023

Salmo 141 - Proteger-se de tentações e inimigos

 Salmo 141 - Proteger-se de tentações e inimigos

"Senhor, a ti clamo, escuta-me; inclina os teus ouvidos à minha voz, quando a ti clamar. Suba a minha oração perante a tua face como incenso, e as minhas mãos levantadas sejam como o sacrifício da tarde. Põe, ó Senhor, uma guarda à minha boca; guarda a porta dos meus lábios. Não inclines o meu coração a coisas más, a praticar obras más, com aqueles que praticam a iniquidade; e não coma das suas delícias. Fira-me o justo, será isso uma benignidade; e repreenda-me, será um excelente óleo, que não me quebrará a cabeça; pois a minha oração também ainda continuará nas suas próprias calamidades. Quando os seus juízes forem derrubados pelos lados da rocha, ouvirão as minhas palavras, pois são agradáveis. Os nossos ossos são espalhados à boca da sepultura como se alguém fendera e partira lenha na terra. Mas os meus olhos te contemplam, ó Deus, Senhor; em ti confio; não desnudes a minha alma. Guarda-me dos laços que me armaram; e dos laços corrediços dos que praticam a iniquidade. Caiam os ímpios nas suas próprias redes, até que eu tenha escapado inteiramente."


https://www.terra.com.br/vida-e-estilo/horoscopo/3-salmos-para-ter-protecao-espiritual,c53481372876caa0d630ded143388b39ivd0r9l5.html?utm_source=clipboard

sexta-feira, 1 de dezembro de 2023

AS FESTAS NA BIBLIA

 No antigo calendário israelita estão relacionadas três festas (Ex 23.14-17; 34.18-23): a primeira é a Páscoa, celebrada junto à dos Ázimos ou Asmos; a segunda é a Festa das Colheitas ou Semanas que, a partir do domínio Grego, recebeu o nome de Pentecostes; finalmente, a festa dos Tabernáculos ou Cabanas.


quinta-feira, 30 de novembro de 2023

SALMOS 23

 ¹ O SENHOR é o meu pastor, nada me faltará.

² Deitar-me faz em verdes pastos, guia-me mansamente a águas tranqüilas.

³ Refrigera a minha alma; guia-me pelas veredas da justiça, por amor do seu nome.

⁴ Ainda que eu andasse pelo vale da sombra da morte, não temeria mal algum, porque tu estás comigo; a tua vara e o teu cajado me consolam.

⁵ Preparas uma mesa perante mim na presença dos meus inimigos, unges a minha cabeça com óleo, o meu cálice transborda.

⁶ Certamente que a bondade e a misericórdia me seguirão todos os dias da minha vida; e habitarei na casa do Senhor por longos dias. 


Salmos 23:1-6

quarta-feira, 29 de novembro de 2023

O AMOR- 1 CORINTIOS 13 PARA MEDITAÇÃO

¹ Ainda que eu falasse as línguas dos homens e dos anjos, e não tivesse amor, seria como o metal que soa ou como o sino que tine.
² E ainda que tivesse o dom de profecia, e conhecesse todos os mistérios e toda a ciência, e ainda que tivesse toda a fé, de maneira tal que transportasse os montes, e não tivesse amor, nada seria.
³ E ainda que distribuísse toda a minha fortuna para sustento dos pobres, e ainda que entregasse o meu corpo para ser queimado, e não tivesse amor, nada disso me aproveitaria.
⁴ O amor é sofredor, é benigno; o amor não é invejoso; o amor não trata com leviandade, não se ensoberbece.
⁵ Não se porta com indecência, não busca os seus interesses, não se irrita, não suspeita mal 

1 Coríntios 13:1-5

terça-feira, 28 de novembro de 2023

LIVRO DE JOEL 1; 1 - 6

 ¹ Palavra do SENHOR, que foi dirigida a Joel, filho de Petuel.

² Ouvi isto, vós anciãos, e escutai, todos os moradores da terra: Porventura isto aconteceu em vossos dias, ou nos dias de vossos pais?

³ Fazei sobre isto uma narração a vossos filhos, e vossos filhos a seus filhos, e os filhos destes à outra geração.

⁴ O que ficou da lagarta, o gafanhoto o comeu, e o que ficou do gafanhoto, a locusta o comeu, e o que ficou da locusta, o pulgão o comeu.

⁵ Despertai-vos, bêbados, e chorai; gemei, todos os que bebeis vinho, por causa do mosto, porque tirado é da vossa boca.

⁶ Porque subiu contra a minha terra uma nação poderosa e sem número; os seus dentes são dentes de leão, e têm queixadas de um leão velho. 


Joel 1:1-6  

JOEL 1 – COMENTÁRIOS SELECIONADOS by Jeferson Quimelli

Da internet

924 palavras

Contexto histórico.Joel não diz nada sobre o tempo de sua escrita. Ele não faz como muito de outros profetas (ver Is 1:1; Os 1:1; Am 1:1; etc.), que mencionam os reis sob os quais profetizaram. … Embora nenhuma data possa ser comprovada de forma conclusiva, este Comentário adotou o 7º século … .  CBASD – Comentário Bíblico Adventista do Sétimo Dia, vol. 4, p. 1035.

Como as antigas palavras de Joel contém uma mensagem divina atemporal, essa incerteza não diminui a importância de seu estudo e aplicação para a vida dos intérpretes atuais. … A mensagem de Joel, assim como a do profeta Sofonias, é dominada por um único tema: o dia do Senhor, ocasião da retribuição divina. Biblia de Estudo Andrews.

Palavra do SENHOR. Joel garante ao leitor que sua mensagem não se originou de si mesmo. Suas palavras foram ditas pelo Senhor. Ele assegura ter a inspiração divina, assim como outros profetas (Os 1:1; Mq 1:1; etc.; cf. 2Tm 3:16; 2Pe 1:20, 21). CBASD, vol. 4, p. 1037.

Joel. O nome provavelmente significa “o Senhor é Deus”. … Nada se sabe sobre Petuel. CBASD, vol. 4, p. 1037.

Aconteceu isto … ? A calamidade era algo novo na memória das pessoas. … Por esse dispositivo eficaz Joel sublinha a importância incomum de sua mensagem. CBASD, vol. 4, p. 1037.

Velhos. Ou, anciãos. Membros proeminentes da sociedade que desempenhavam uma importante função de liderança nos tempos de Joel (2:16). Eles também são mencionados em outros livros da Bíblia (2Rs 23:1; Jr 26:17). Biblia de Estudo Andrews.


segunda-feira, 27 de novembro de 2023

SALMO 80 CUMPRIMENTO DE DEUS AS SUAS PROMESSAS SALMO 80

 O Salmo 80 foi escrito numa época de grande angústia nacional. Ele é uma oração pela restauração do favor de Deus para com o povo. Nesta linda e comovente elegia, o salmista compara Israel a uma videira que fora cuidadosamente cultivada e transplantada do Egito, mas que, naquele momento, estava exposta à ruína;


¹ Tu, que és pastor de Israel, dá ouvidos; tu, que guias a José como a um rebanho; tu, que te assentas entre os querubins, resplandece.

² Perante Efraim, Benjamim e Manassés, desperta o teu poder, e vem salvar-nos.

³ Faze-nos voltar, ó Deus, e faze resplandecer o teu rosto, e seremos salvos.

⁴ Ó Senhor Deus dos Exércitos, até quando te indignarás contra a oração do teu povo?

⁵ Tu os sustentas com pão de lágrimas, e lhes dás a beber lágrimas com abundância.

⁶ Tu nos pões em contendas com os nossos vizinhos 


Salmos 80:1-6

domingo, 26 de novembro de 2023

SALMO 150 LOUVAR A DEUS SEMPRE

 ¹ Louvai ao SENHOR. Louvai a Deus no seu santuário; louvai-o no firmamento do seu poder.

² Louvai-o pelos seus atos poderosos; louvai-o conforme a excelência da sua grandeza.

³ Louvai-o com o som de trombeta; louvai-o com o saltério e a harpa.

⁴ Louvai-o com o tamborim e a dança, louvai-o com instrumentos de cordas e com órgãos.

⁵ Louvai-o com os címbalos sonoros; louvai-o com címbalos altissonantes.

⁶ Tudo quanto tem fôlego louve ao Senhor. Louvai ao Senhor 


Salmos 150:1-6