quarta-feira, 19 de julho de 2017

SAL E LUZ


Resultado de imagem para ser sal e luz da terra


''Vós sois o sal  da terra e  a  luz  do mundo...'' Mat. 5: 13-16



''Vós  sois  o sal  da  terra e a  luz  do mundo''.Com esta  forma poética  de elogiar , Jesus demonstrou o amor que estava  dedicando  aos  seus  discípulos e  que se  espalharia por  todo o mundo, chegando até  nós, sem meio de  comunicação nenhum somente com o boca a  boca.

Ser  sal  é algo tão importante porque se  refere  ao interior do homem ,quanto ao gosto.  Ser luz  se  refere ao  exterior. O sal retem a água no nosso organismo. O  sal dá sabor a  tudo mas  não  toma  sabor  de nada.

Quantas vezes escutamos pais falarem:''Esse meu filho dá  gosto em tudo''. Dá  gosto nos  estudos; Da gosto na  educação; no  trato com as pessoas , com os  professores , no emprego dá prazer  aos patrões, na igreja é  dos  melhores no  trato e  na  caridade etc...

No tempo antigo o sal era usado para pagamento dos  soldados, dai o nome  ''salarium''.  Quanto aos  discípulos; Jesus quis dizer que: o aprendizado Cristão  deve  ser guardado no  interior do coração  para  ser colocado em prática  no exterior  no momento oportuno.

O Cristão autentico deve  dar prazer a Deus  e a família em tudo  que  for  realizar porque  ele é  , antes  de  tudo, o ''Sal  da  terra''. Nele  está  retido a  benignidade,  a  bondade , a  paz, a misericórdia, a  alegria enfim  todos os  frutos do  espirito que  estão guardados dentro do seu coração.

Nele não pode  haver ''sombra  de  variação''. Não pode  haver enganos. Tudo nele  tem  que  ser  transparente como a  água  do mar.  Se não houvesse sal na água do mar, como seriam as  cidades  do litoral?  Com os  peixes  morrendo e apodrecendo na  água? Se isso não acontece é por  causa  do sal. Sem o  sal  na  água , ela  seria de um mal cheiro insuportável.

Porque o  sal  conserva sempre a  água do mar, pura , limpa  e  transparente. Tudo que fica podre no mar , ele  expulsa e o equilíbrio  da  água marítima  fica  sempre  na medida. Jesus pregou na  cidade  de  Safede que  ficava  perto  de  Jerusalém.

Jesus falou se  referindo ao  Rio Jordão onde  não havia  vida  por  causa  da grande densidade do sal, que não permitia a  existência de peixes.

Após  toda  dinâmica do  sal, a  eletricidade  espiritual  faz acender a luz  do cristão, para  que    brilhe. Alguns acendem rápido , outros demoram e  poucos  continuam apagados. É comum vermos  pessoas que com pouco  tempo de  evangélico , chegarem as  maiores posições na Igreja. Seu  brilho é  tão intenso  que  tem que  ''ser colocado no velador'' e Diz a  Palavra: Tem que  ser  colocado no Púlpito  , para que  todos  possam  ver.



Vós sois a luz do mundo; não se pode esconder uma cidade edificada sobre um monte;
Nem se acende a candeia e se coloca debaixo do alqueire, mas no velador, e dá luz a todos que estão na casa.
Assim resplandeça a vossa luz diante dos homens, para que vejam as vossas boas obras e glorifiquem a vosso Pai, que está nos céus.
Mateus 5:14-16

Que possamos  nos  conscientizar que somos  sal nesta  terra e  que somos luz do mundo. O  sal porque  conservamos   o sabor do evangelho  na  terra. E somos a  luz ,porque temos o  brilho do Senhor para iluminarmos  o mundo.

Meditemos nisso !

                                                                     

Nenhum comentário:

Postar um comentário