sexta-feira, 1 de janeiro de 2021

A FACE DE PEDRA

 

A FACE DE PEDRA




''E todos nós com  rostos descobertos, contemplando como  espelho a glória  do Senhor , Somos  transformados de glória  em glória  na própria imagem como pelo Senhor, o Espirito . 2° Corintios  3:18





Existe um livro maravilhoso  com uma parábola de existencialismo   escrita por Nathanael Hawthorn cujo título é ''A  grande  face  de pedra''.

Como parábola existencial podia-se  aplicar a educação   de um povo  que  acreditava no futuro. Nesse livro  ele  diz que: ''Nos tornamos aquilo que contemplamos, meditamos e admiramos''.Parece ser um ensinamento Exoterista mas não é.

Nesse livro , ele narra  que  existia  nas encosta  da montanha, uma face esculpida . Ao lado  dessa montanha  residia uma  comunidade   que  esperava  um alguém que  ficasse parecido com o rosto , que viria para  salva-los   da  escravidão.

Um dia nasceu no povoado , um  garoto que cresceu contemplando aquele  rosto até  que  ficou parecido  com ele e que foi  reconhecido como o libertador  esculpido na montanha.

Esta história pode  ser aplicado a Igreja.  No contexto da  história , nasce o paradigma  emergente do mundo Cristão espelhada  em um  desenvolvimento progressista. O mundo  vive copiando os modelos  de roupas, sapatos ,casas, carros , televisões etc...

Os jovens  são cativados pelas músicas, pelas invenções  da  tecnologia dos computadores, dos Ipods,  dos  celulares, dos androides   etc... . por tudo que os torna uma imagem  de'' face de pedra''  moderna,e  só   existe um livro que pode ser um  espelho para mudar esse quadro, a Bíblia.

O  espelho é uma superfície  que  reflete  as imagens que aparece diante  dele. Infelizmente o espelho só  reflete o  exterior mas nada  reflete do interior.

O  espelho apresenta o lado que  se pode  ver . A beleza, a elegância  mas o interior que guarda  as nossas imperfeições, o nosso  caráter, a nossa  arrogância e as nossas omissões, não exibe nada.

Pelo  espelho  ''se  arruma o  cabelo mas não se arruma  o coração''.Escreveu alguém. A Bíblia  diz que : ''O  coração  feliz  aformoseia o  rosto''

 "O coração alegre aformoseia o rosto, mas pela dor do coração o espírito se abate. Todos os dias do oprimido são maus, mas o coração alegre é um banquete contínuo." Provérbios 15:13,15

Jesus  é  a copia  perfeita em que  nos   devemos  nos  tornar pelo Espelho  da Bíblia. O  rosto é o maior  espelho do físico.Um  artista pode  até interpretar, mas não pode exibir  o interior  de uma alma.

O pecado torna o rosto  do  ser humano em ''Face de Pedra". Pode  fazer a maquiagem que  quiser , a pedra  vai estar sempre lá Um rosto cheio de ódio, inveja, raiva ,ira , contenda, por mais  tinta que tenha na  face ,disfarça , mas  vai se  tornar visível, por  causa do coração.

A Maquiagem do  cristão é  feita no coração e é  esculpida por  Deus, por isso que  a Bíblia é um  espelho para a Igreja como  era o rosto esculpido na montanha para aquela comunidade que  esperava um salvador  que  fosse parecido com ele.

A obediência é o cinzel que vai esculpir o rosto Cristão e isso será notado pelas ''Marcas  de Cristo''.Gálatas 6:17 "Quanto ao mais, ninguém me moleste; porque eu trago no corpo as marcas de Jesus." As marcas doem para  ser  elaboradas mas os  resultados aparecem no coração, que  depois  são exibidas na face.
''O cristão genuíno tem uma marca que o identifica por onde ele passa o reconhecendo como um verdadeiro cristão.''


Como exemplo podemos  citar o apostolo Paulo.
''Paulo deixa-nos em suas palavras uma grande lição, ele se orgulha das marcas que carrega sobre si, marcas adquiridas com o passar do tempo, depois de tanto sofrer por amor a Cristo. Marcas que o identificam como um servo fiel, mas não feitas por ele mesmo, nem com o seu consentimento, eram marcas não só na carne, mas que estavam impregnadas em sua alma.''


No livro de Ezequiel 36:26 está  escrito:
26 Darei a vocês um coração novo e porei um espírito novo em vocês; tirarei de vocês o coração de pedra e, em troca, darei um coração de carne.Ezequiel 36:26  

Isso  se cumpriu literalmente na  vida do apóstolo Paulo e se cumpre na nossa  vida  também.

Olhar para Jesus , não é olhar '' simplesmente''  mas como diz em Hebreus 12:2-  Olhando Fixamente ou firmemente.
"olhando fixamente para o Autor e Consumador da fé: Jesus, o qual, por causa do júbilo que lhe fora proposto, suportou a cruz, desprezando a vergonha, e assentou-se à direita do trono de Deus." 

O segredo é  Olhar  fixamente. Não é olhar para esquerda , porque  vai  ver um mundo errado ,  descendo ladeira abaixo, com  seus rostos duros  de pedra e  seus olhares para o que não tem nenhum  valor e correndo na  contramão dos projetos  de Deus.

Olhar para a Direita é olhar para a Palavra  de Deus , fixa-las em seu coração, trabalhar ,obedecer  amar e seguir a Jesus  e  a sua  Igreja  que  está  se preparando para ir morar no  céu, mesmo sofrendo com as "Marcas de Cristo" mas  vendo sua imagem e  semelhança,  se formando  no  grande Espelho  da vida Cristã, no  dia a dia.

Aquela  garota tinha  razão em dizer que temos rostos  e posições diante e Deus e aquela parábola  da '' Face  de Pedra"são  verdadeiras ilustrações  de uma  Face  transformada por Deus.

Queremos  concluir dizendo que: os  rostos  e as posições  podem  ser diferentes mas o Deus que os  fez  os  transforma;  a  pedra em  carne e põe dentro ,tudo novo  a começar pelo coração que  se projeta  na  face. 

A comunidade olhava para a  ''Face de Pedra'' esculpida na encosta da montanha e encontrou seu salvador e nós  temos  que olhar para a Bíblia porque lá  está esculpida a maior  Face de todos os  tempos a Face de Jesus , o nosso Salvador. 

quarta-feira, 30 de dezembro de 2020

 

REVOLUÇÃO INTERIOR E REVOLUÇÃO LARANJA




''Não  sejam  iguais a  eles''  Mateus  6:7-8

Encontramos  no  Livro  de  Êxodo 31-1  a inauguração  do  tempo  da ''Lei '' e dois  mil anos( mais ou  menos) depois , no  livro  de  Mateus,  capítulos  de 5 a 7, Jesus inaugurando o  tempo da ''Graça", com o  discurso do ''Sermão  da  Montanha'', que  foi  de  ensinamentos:'' Ético, Moral, Psicológico  e Espiritual, mas  vamos nos   deter no verso (a) ''Não  sejam  iguais a  eles".

O  Sermão da  Montanha  serviu  de  base para formação  das  leis  de  alguns  países , todavia no  Oriente só se  usa  o  Velho  Testamento, onde  a   severidade  da lei , é  posta em ação todos  os  dias. Alguém  escreveu : "Na  Graça  existe  muito  mais  desafios  que reconforto''. Na lei impera a  vingança  e  na   Graça , o Senhor  diz :''A  vingança  é minha''. Dar  o outro lado  da  face para  bater; Perdoar  setenta  vezes  sete; Amar  o inimigo  e tudo  isso e  mais  alguns itens entraram  para quem  faz  parte do  mundo  Cristão.

Todo  modo  de  vida do  Cristão tem  que estar  na  contramão  da  vida do  mundo, onde  a  escala  social está  na  inversão  de  valores. Vivemos  no  tempo  do  culto ao corpo,  no  tempo  do  culto  ao  saber no culto ao dinheiro e da ostentação , onde  vale  mais , quem  for   mais  rico, mas  bonito, mais  sarado,  mais inteligente e  segue  pelo  mais mais  , em diante e ai  reside  o perigo, porque para  se alcançar o objetivo , vale tudo.

Para  ficar  rico, se  rouba ,se  mata e  toda  sorte negociata  acontece. Para  ficar  bonito , vale  as  plasticas, os  exercícios  físicos,  cada  vez  mais perigosos  e  as injeções  de  Botox e  outros  substancias  perigosas. Já  vimos , pela  TV  muitas pessoas  morrerem, ou  ficarem  aleijadas , por  conta  do  uso indiscriminado de produto  químico, em prol  da  beleza.

Jesus alerta , no  Sermão da  Montanha , que a felicidade  não  está na  conta  bancária , não  está  na  beleza  do  físico e  muito  menos no que as pessoas  possuem. Diz  Ele: ''Que  adianta  ganhar  o  mundo inteiro  e  perder  sua  alma?'' Marcos  8:36. Vive-se, hoje , como  se  nunca  fosse  morrer. ''Se  tivermos  o  que  vestir  , o  que  comer e onde  morar , estejamos , com isso  satisfeitos'' 1° Timóteo  6:8. Isso me lembrou  , um acontecimento  em um livro  que  li  a  pouco  tempo.

No  ano  de  2004, quando  o  Comunismo  entrava  em colapso na  Rússia , aconteceu  um  fato intrigante, na  Ucrânia na  eleição do  candidato a Presidência  Vitor Yushchenko. Muito  admirado  e  querido , havia  no  coração do  povo a  certeza  que ele seria  eleito. As  forças  do  governo contrária a sua eleição  começaram a  reunir toda  sorte  de propina e malicia para  derrotá-lo  nas  eleições.

Tentaram envenená-lo com ''Dioxina" que  é  uma  substancia perigosa para o organismo, mas  ele ficou  desfigurado e  quase  morreu, entretanto  , por um  desses  mistérios da  vida  , ele  sobreviveu e venceu as  eleições. Não  satisfeito  com os  resultados as  forças  contrárias  , mandou  boicotar os  resultado   dizendo  que  ele  perdera, quando  na  realidade  tinha vencido  as  eleições.

Mas  houve  um  detalhe. Quando  foi levado o  resultado para a Televisão , colocaram na  telona  , aquela telinha em  que , aparece  uma pessoa , com a  linguagem   do  surdo e  mudo  e  aquela  mulher,  indicada  para informar , revoltada , começou a informar  com  aqueles  gestos com as mãos, que  era  tudo  mentira e  que  que  Victor Yushchenko   vencera  as  eleições.

A  Rússia toda  entendeu  o  que  ela  falava  e  começou uma  revolução que  fez  o  governo  recuar e fazer  novas  eleições e todas  as  pessoas usavam  camisas cor  de  Laranja, que  teve o  nome  de  ''´Revolução  Laranja'', com a  participação  de  mais  de  milhão de pessoas. O  governo  teve  que  ceder as pressões  e  fazer  nova  eleição  e Victor Yuschenko  foi  eleito.

O  mundo age  assim. Criam  condições  negativas , para  continuar no  erro,  por  isso Jesus criou  uma  sociedade Cristã cujo obediência é  dada a  Ele, por  Ele  e para Ele. O Senhor  no  seu  discurso do Sermão da Montanha, mostrou  o que  é   ser  feliz , através  das ''Bem-aventuranças''.

Uma  coisa  incrível  era a   aparente indiferença  de  Jesus para  com a politica . Certa  vez  ,Ele  chamou  Herodes  de  ''aquela  raposa'' e a Pôncio Pilatos Ele  falou: ''Nenhum poder  terias  sobre  mim se não  te  fosse  dada  de  cima''. Ele  também citou  que  o  Reino  dele  não  era  desse  mundo.

''Nós  da  Igreja , não podemos  controlar a  telona''mas  não podemos  aceitar  seus  critérios  de  valores quando nos  mostram  as  celebridades bonitas  e  ricas ostentando  o ouro  que  conseguiram  ganhar e  as capas  de  revistas,com modelos  esculturais ,de belas  jovens e lindos  garotões. Os  criadores  da  beleza ,   sabem o impacto  devastador , que essas  propagandas  provocam  na  maioria  dos jovens  sem  atrativos.

Mas,  nós que ,estamos  na  telinha  mostrando para quem  queira ver,  o Sermão  da  Montanha ,   apresentamos um Deus maravilhoso que  criou pretos  ,  brancos, feios e bonitos  e  que  não  faz  acepção de pessoas  e  que mostra  que:  Para  Ele ,o  que  vale  é aquele   que  faz  revoluções interiores  no  seu  coração , para  alcançarem  a  Felicidade  , que  não é  comida  e  nem bebida e  muitos  menos  o ouro, mas  a  paz do Espirito Santo.
 Queremos  concluir  parafraseando a  Bíblia.

''Não  sejam iguais a eles''. É a ordem  do  Mestre.

 Meditem  nisso.

terça-feira, 29 de dezembro de 2020

A DRACMA PERDIDA de sexta-feira 18 maio de 2012

 

DRACMA PERDIDA

Dracma Perdida
Diac. Dalva  Coutinho
Resultado de imagem para dracma perdida na biblia





''Ou qual é a mulher que, tendo dez dracmas, se perder uma , não acende a candeia, varre a casa , e a procura diligentemente até encontrá-la? E tendo-a achado, não reúne as amigas e vizinhas dizendo: Alegrai-vos comigo, porque achei a dracma que tinha perdido.'' Luc. 15:8-9


A Bíblia relata que uma mulher perdeu uma dracma e mesmo tendo dez , pegou uma vassoura e foi varrer toda casa, para achar a tal moeda. Uma dracma tinha o valor de , sessenta reais e equivalia um dia de trabalho. A dracma também chamava-se denário e era a moeda da época de Jesus, e é ele mesmo que conta esta parábola no livro de Lucas 15:8-10 Alguns estudiosos dizem que a dracma valia dez dias de trabalho, outros dizem que era a poupança de uma mulher pobre , mas o fato é que serviu e serve atá hoje de comparação para determinada situação da vida de cada pessoa.

O comportamento daquela mulher é muito interessante. Ela não se acomodou, Levantou-se e foi a luta para achar o que se tinha perdido. Estamos vivendo tempos de perdas : Em casa, na Igreja, no trabalho e até mesmo dentro das pessoas , existem as perdas.
O que se pode perder ? Dinheiro, saúde , emprego, amizade, escola , na área social; Pode-se perder dentro do lar , o amor, a cumplicidade, o carinho, o respeito.

Na área emocional ,pode-se perder a calma, o autoconhecimento, a motivação, o humor etc... E na área espiritual , ainda precisa começar para poder perder , que é ter fé . Assim mesmo tem pessoas que dentro da Igreja já perderam a fé. Mas a mulher levantou-se do seu comodismo e foi a luta, para resgatar o que se perdera dentro da sua casa. Ela pegou uma vassoura e começou a varrer. Levantou uma poeira tremenda , acendeu uma candeia e diligentemente procurou e achou.

Reuniu as amigas e fez uma festa porque achou a moeda. Ao varrer ela jogou para fora o pó da falta de fé, o pó da preguiça de orar e o pó da falta de coragem de Jejuar. Uma outra forma de interpretar é a do pecador perdido. O que tem de pecadores perdidos que precisam de resgate , é algo impressionante.

Nos tempos atuais, o mundo caminha no ritmo do consumo e do materialismo sem freios. A mídia tomou conta dos lares e o verbo da atualidade chama-se ''TER''. E quanto mais o homem tem mais quer ter ,mesmo que isso custe o amor dentro de casa. O individualismo tomou proporções alarmantes. Parece que ninguém tem mais tempo para uma conversa , Estão todos com muita pressa de chegar a lugar algum e que não se tem tempo para nada.

Precisa-se fazer como a mulher do dracma que perdeu uma só moeda. Precisamos lutar para fazer os nossos lares voltarem a ser aquilo que um dia sonhamos, em todas as áreas. Precisamos recuperar tudo que perdemos em nossos lares para podermos fazer uma festa em comemoração de perdidos e que foi achado . Um dos maiores exemplos foi o do próprio livro da Lei.

Quando O rei Davi terminou seu reinado, houve uma sucessão de reis e uma coisa interessante é que os jogos de interesses passaram a mandar nos homens , que se candidataram a reinar em Israel , e nesse ponto da historia, o livro da Lei , escrito por Moisés , simplesmente se perdeu dentro da casa do Senhor .

Muitos séculos se passaram sem que houvesse a preocupação de encontrar , esse livro. Com tudo quando o rei Josias começou a reinar , houve da parte dele , a vontade de reorganizar a casa do Senhor e então deu ordens, para que limpasse tudo, e foi quando Hilquias encontrou o dinheiro e o livro que estava perdido. O rei , muito se maravilhou e organizou o povo, para que começasse a obedecer as leis de Deus . Juntamente com Esdras e os escribas eles leram as escrituras
diante do povo. II Reis 22:1-22.

Hoje em dia , será que tem Bíblia perdida na casa de algum evangélico? A maioria das casas tem a Bíblia aberta no Salmo 91. Se temos um livro que não lemos, que desconhecemos o seu conteúdo, é a mesma coisa de não ter . Podemos dizer que ele está perdido dentro da nossa casa e nada vale estar aberto em qualquer pagina . É mais um dracma perdido. Esta dentro das nossas casas mas longe dos olhos, da mente e do coração e principalmente das nossas mãos.

E a Bíblia estava perdida dentro da casa do Senhor .Tem Igrejas, que nem Bíblia tem. Tem um bocado de livros que não são Bíblias mas que ensinam um propósito , até certo ponto interessante , mas são filosofias de vidas descompromissadas com o evangelho do Senhor Jesus. È o que se pode dizer que:'' Estão perto do caminho''.

Como podemos ter inteligência espiritual sem estudarmos. Conheci irmãos que estavam perdidos no mundo e que quando foram encontrados, tinham tanta fome de aprender a “Palavra de Deus'' que aprenderam a ler na própria Bíblia e tem aquela ''alegria santa '' em dizer que foi O próprio Jeová que os ensinou a ler. Esses irmãos , hoje em dia tem a sabedoria , vinda do alto. Eles estavam perdidos em tudo, eles em se ,já eram as próprias '' dracmas da vida'', mas foram achados e acharam também o mais importante:O Senhor, ''Jesus Cristo'',

Hoje eles podem dizer , como diz o Salmo: 119:144''Eterna é a justiça dos teus testemunhos. Dá-me a inteligencia e dela viverei''. Somente pode ter inteligencia quem se encontrou e achou o que buscava com diligencia , como fez aquela mulher da parábola contada por Jesus Cristo.

segunda-feira, 28 de dezembro de 2020

 

O Dilema da Asafe

 

''Quanto a mim, quase me resvalaram os pés;pouco faltou para  que  se  desviassem os meus passos. Pois eu invejava os arrogantes ao  ver a prosperidade dos perversos.'' Salmo 73:2-3

 

 Vamos  meditar  , nesta postagem, sobre os  sentimentos de Asafe que  não são diferentes dos nossos, pois  estamos vivendo  em meio aos  dilemas, sistemas, preceitos, preconceitos e pretextos  por não  conhecer  a  verdade.

Em  certa ocasião , escrevemos meditando sobre os laços invisíveis que prendem os sentimentos, tais como  laços afetivos, laços  de amor, laços matrimoniais  etc... mas  queremos meditar em um dos piores laços , que é o  da inveja.

Os laços  desse  sentimento negativo , promove um  estrago tão grande  que a  Bíblia o cita como '' A podridão  dos ossos'', Prov. 14:30            A vida  de quem alimenta  esse  sentimento, torna-se  um inferno e por  causa  disso chega-se até a matar.

O salmo 73,  descreve com riqueza  de  detalhes o que foi o  sentimento desse homem  chamado  Asafe. Ao prestar  atenção na  vida  próspera  dos injustos, o salmista  sentiu e achou que alguma coisa não  estava  certa. Na visão dele, era como  se  estivesse  faltando justiça  e entrou  em parafuso.

Ao imaginar que eles tem uma vida próspera , tem saúde . dinheiro ,  casa  maravilhosa e que nada  sofrem , mesmo com toda  arrogância e injustiça, faltou pouco para que Asafe , sucumbisse  a  tentação de  deixar os  caminhos  do Senhor.

E ele  se expressou dizendo que:''Quase  resvalaram os meus pés''Sal. 73:2. Asafe , viveu sua infância  no reinado  de Davi e  dançou com ele ao lado  da  Arca  da Aliança mas foi no  reinado de Salomão, que ele  solidificou  seu  Ministério.

Quando Davi organizou   e  escolheu os  cantores da tribo de  Levi, organizou uma parte do lado direito e outra  no lado esquerdo. Asafe foi colocado no lado  direito. Já podemos vislumbrar  a primeira lição.

Do lado  direito ficarão os justos  e por pouco , o salmista  quase escorrega para o lado  esquerdo. Tudo por  causa  da inveja , esse laço maligno.

Asafe  era vidente (2º Cro.29:30) e dirigia  o ministério do louvor e  escreveu 12  salmos e gostava dos instrumentos  de cordas. Em meio  aos  trabalhos  foi vitima de uma  crise espiritual, quando começou  a sofrer o dilema.

Que é dilema? ''è uma situação  em que  se  tem que  escolher entre duas alternativas'' Dicionário.

Os dilemas são  despertados pelas crises: financeiras, matrimoniais, emocionais, físicas, psicológicas e espirituais.

A crise  da Asafe foi espiritual. Asafe  descreveu suas impreções nesse salmo 73 . Para ele  estava tudo errado. Como os injustos gozavam de posição privilegiada mesmo  extrapolando  na violência para  terem tudo que  queriam e ainda vivendo impunemente e até  blasfemando contra Deus.

Asafe  estava fora dos mistérios de Deus. O coração dele  estava ''azedo''(v.21) e  se condenou no (v.22) dizendo'' Eu era um imbecil e não entendia nada'' e  vai  mais além:''eu  era um animal''

Como Asafe  estão muitas pessoas,  dentro e fora das Igrejas e a crise aumenta quando dizem ''Não  vale a pena  ser justo''. Existem dois  verbos que  definem a situação de um dilema: Julgar-se ou  comparar-se. Asafe  se julgou e esqueceu de se  comparar.

Tudo indica que  era muito  pobre e sentiu-se infeliz. Sonhou a vida toda e na hora  da  revelação decepcionou-se com as diferenças  sociais,  materiais e espirituais.

Quantos  de nós já nos sentimos  assim? Desviamos os olhos  que  estão fixos no alto e passamos a ver o que  está embaixo , e começamos a sofrer os dilemas. Quem olhar para a direita vai  ver uma igreja se organizando para subir e  se olharmos para a esquerda vamos  ver um povo  descendo ladeira  abaixo , para o inferno.

Quem se julga e  esquece  de  se comparar , sofre muito. Conta a lenda que um monge, se julgava muito infeliz e dizia  em oração:'' Senhor ! quem é mais infeliz que eu , que me alimento somente com uma maçã por dia?''. Descobriu , tempos  depois que um outro monge se alimentava das  cascas  da maçã  , que ele jogava na  correnteza do rio.

Um outro homem  se queixava que não tinha  sapatos e um dia  descobriu que outro homem não tinha os pés.

Asafe  estava  assim. Muito infeliz  porque não possuía  o que os injustos  tinham . E nós?  Quantos  ficariam satisfeitos com o pouco que  temos?

Os  bens materiais, o apostolo Paulo considerou como  esterco frente  as coisas espirituais.Filipense 3:8

Asafe  depois  descobriu  a importância  de  ser um justo e concluiu  no v. 28 descobrindo  que Deus  tem segredos:''Eu porém estarei feliz com Deus e colocarei meu  abrigo para contar  as tuas obras  as portas  de Sião''.

Assim  acabou o dilema  de Asafe.

Meu irmão ou minha irmã . não permita que  esse sentimento  encontre guarida em  seu coração. Não se deixe  vencer por  esse sentimento mesquinho, pois Deus  tem coisas maravilhosas , e  eternas para os  que o amam e  declare-se livre em nome  de Jesus.

domingo, 27 de dezembro de 2020

 

OS CUCHITAS DA MODERNIDADE




''Miriã  e Arão, falaram  contra Moisés por  causa da mulher cuchita que ele tomara como  esposa. Eles disseram  a Moisés : Será  que Javé  falou  somente a Moisés?'' Núm. 12: 1-2.

 

Esta postagem, fala do que, nós Cristãos somos para o mundo. Nesta situação em que  se encontrou Moisés, analisamos  os comportamentos  parecidos com  relação a mulher cuchita. Essa mulher incomodou, como  estrangeira ,incomodou por  ser negra  e incomodou  como  desculpas para os irmãos  do Líder , Arão e Miriã , murmurarem  e mostrarem toda insatisfação com o Ministério dele.

 

Esse dois irmãos representam os incomodados  , que nos  rodeiam e que inventam texto cujo contexto serve de pretexto para  tentar  nos  destruir porque trazemos Boas Novas do Reino, que os obriga a  reavaliar  a vida da qual fazem parte.

 

Para entendermos ''Os cuchitas  da modernidade'' fomos pesquisar na Historia  narrada pelo escritor, Judeu Flávio  Josefo que viveu 37 a. C e 95 d.C. o qual  faz parte do relato da  Tradição Judaica.

 

Cuxe ,foi  uma  região que de acordo com Gên. 2:13, rodeava o Jardim do Éden e se  estendia até a região, que hoje é a Africa. Cuche , foi um dos filhos  de Can e que deu nome ao lugar. Gen. 10:6.

 

Nessa terra surgiu um povo negro e entre eles, uma jovem que  se apaixonou por Moisés , Essa moça era a filha do rei Etíope e  se chamava Tarlis e que foi a segunda esposa  de Moisés.

 

A história narra  que  esse povo etíope, invadiu o Egito e venceram a guerra contra eles e  esse acontecimento deixou a nação vaidosa mas, ao mesmo tempo  aflita com a possível represália e resolveram pedir  ajuda ao Deus de Israel, que  falou:''Somente um judeu vencerá essa guerra, meu servo Moisés''.

 

Então convidaram Moisés , que aceitou o desafio . Por outro lado, os Egipicius  se prepararam   e esperavam que Israel entrasse  no Egito  pelas margens do rio Nilo pois achavam , que jamais  , eles entrariam por  terra , pois não teriam coragem visto que, o lugar era infestado  de  serpentes venenosas. Também queriam matar o Líder  numa emboscada visto o ódio que  sentiam e aquele era um momento maravilhoso para  a vingança.

 

Contrariando as expectativas , o exercito Israelita entrou , pelo meio da nação. Moisés  era um homem prudente e inteligentíssimo,  e foi isso que o levou a  comprar  muitas  gaiolas com inúmeros pássaros chamados ''Ibis'' terror das cobras. Ao chegar na  entrada do Egito ,Moisés ordenou que  fossem soltados todos os pássaros  e isso  permitiu que os Judeus entrassem , são e salvos naquele  pais. 

 

Venceu a  guerra e isso encantou a princesa negra, filha do rei Etíope , que pediu ao pai para casar com Moisés  e ele aceitou e assim ficou  com uma esposa  alva e uma negra . Ambas estrangeiras. provando que o nosso Deus não tem fronteiras e que  não gosta de preconceituosos , principalmente  os da cor.

 

Aquela  jovem não  agradou nem a Miriã e nem a Arão, por isso chamaram a atenção do Líder . Não  se  sabe se  estavam discriminando  a moça , por  ser  estrangeira ou por  ser negra. A  verdade é que Talis  serviu  de motivo  para mostrarem suas  reais intenções: a inveja e a murmuração  e no livro de Número  12: 9-16 mostra que pagaram o preço por  ter tocado no Líder.

 

O casamento de Moisés dá uma  grande lição , com relação a miscigenação que é a mistura  das  raças. A miscigenação vence o  racismo, evita  o preconceito e a discriminação. Quanto ao comportamento dos irmãos  foi demonstrada a inveja  da intimidade de Moisés  com Deus, quando falaram:'' Javé so falou com  Moisés'' Num. 12:1-2. O mundo pensa assim mesmo, a nosso  respeito.

 

A Bíblia está cheia  de  vários incomodados e invejosos. Por exemplo: Os irmãos de  José que o  venderam ,o jogaram num poço  e que foi tentado , preso traído e Deus  era com ele todo o tempo e o premiou como  governador  da Nação. Outro exemplo foi a unção de Davi  que  tanto incomodou o rei Saul. A unção  de Elias que incomodou Jezabel etc... E chegando  ao ápice do incomodo , a crucificação  do Sr. Jesus.

 

E nós  da Igreja do Senhor? Será que não  somos incômodos para o mundo? Somos os cuchitas  da modernidade mesmo porque , o mundo quer as bençãos de Deus mas não  quer o Deus da benção. Enfrentamos nos dias  de hoje, o  desdém, o  descaso, a inveja, as murmurações, tanto dentro  como fora  das igrejas.

 

Somos hostilizados, difamados, humilhados,  e incomodamos quando: louvamos, pregamos, oramos, falamos em mistérios e evangelizamos. Mas a Bíblia  tem  respostas para tudo e  está  no livro  de Mateus: 5:11 que diz:''Bem aventurados sois, quando  por minha  causa vos injuriarem e mentindo  disserem todo mal contra vós''.

 

No mundo existe um ditado que diz:''Os incomodados que  se mudem''. No nosso caso , somos nós ( Os que incomodam) é que  vamos nos mudar, pois a qualquer dia e a qualquer hora seremos  arrebatados. Deixaremos  esse mundo e vamos morar no céu mas por enquanto  somos os ''Cuchitas  da Modernidade.''

Salmo 91:1

 

Aquele  que  habita   que  habita no  esconderijo  do  altíssimo  a  sombra  do  onipotente   descansará .