quarta-feira, 30 de janeiro de 2013

A MISTURA QUE ENGANA

A Mistura que engana

Resultado de imagem para tito 2;1

''Quanto a você , ensina o que é conforme a sã doutrina'' Tito 2:1

 Quando o apostolo, escreveu esta carta . A doutrina já estava doente. O apostolo percebeu , que muitos ensinamentos estavam distorcidos, por isso escreveu a Tito , chamando sua atenção , para as misturas que estavam se infiltrando na comunidade com a intenção de dividir e fazer da doutrina sadia , uma doutrina enfraquecida e enferma.

 A missão da Igreja é ensinar aos novos e aos mais velhos ,que por mais que aprendamos , nunca saberemos tudo , até chegarmos a idade em que teremos a ''Mente de Cristo'',(1°Cor, 3:16) . Até lá, temos muito que estudar,( tanto na teoria como na prática).Portanto temos muito que aprender.

 O apostolo Paulo , considerava Tito como um filho (v.4) e lhe delegou poderes , para escolher Presbítero, Pastores, Diáconos e Doutores (v.5) para dirigirem outras Congregações, com outras recomendações , tais como: ser marido de uma só mulher, ser bom administrador e ter todas as qualidades de uma pessoa fiel.

 Porém como em toda organização, começaram a surgir os problemas. Surgiram as misturas no ensino do Evangelho. Naquele tempo começaram a aparecer , novas teorias, com o uso do alimento, infiltração do paganismo , uso e costumes, legalismo, uso da circuncisão etc... Por isso foi preciso escrever a Tito para demonstrar e expressar a verdadeira Fé.

 Em Mateus 17:20) está escrito:'' Se vocês tiverem fé como um grão de Mostarda...'' Mesmo sendo a menor semente, o Grão de Mostarda é muito duro e por isso não sofre o Processo de Hibridação que é a ligação Genética com outras sementes. Podemos chamar isso de ''mistura'', no nosso linguajar comum.

 Foi por isso que Jesus disse,que a'' fé como um grão de mostarda'', que por ser dura , não pode ser misturada com mais nada . Queremos fazer um paralelo com a fé que se ensinava na Ilha de Creta.. Quando tudo estava bem, começaram a ensinar uma forma diferente de Cristianismo. Iniciou-se uma serie de rituais de purificação , proibições de alimentos e uma ordem de circuncisão Cristã.

 Havia em Creta , muitos rebeldes, faladores, enganadores que vieram do judaísmo , com tanta intenção no dinheiro que o poeta Epimênides de Cnossos disse:'' Os habitantes da Ilha de Creta são sempre mentirosos, animais ferozes, comilões e preguiçosos''. Tito 1:12 Muitos se desviaram por causa das fabulas Judaicas.

Nesta carta , o apostolo ensina a Tito como lidar com o problema, expressando a '' Fé Sadia''. Ensina também como identificar um ''herege''. ''O herege é aquela pessoa que escolhe na Fé, somente o que lhe convém, esquecendo o essencial e dividindo a comunidade.''

 Uma outra preocupação do apostolo , foi chamar a atenção de Tito , para evitar discussões sobre a lei , mostrando a inutilidade de palavras e perda de tempo. E aconselhando a colocar em prática a 'Fé saudável'' O que é ''Fé Saudável''? É aquela em que se anda sem brigas sem difamações. Ela é tratável, pura, de comportamento exemplar e tudo fundamentado no amor de Jesus Cristo.

 Esse foi um retrato escrito da fé vivida na Ilha de Creta . E de como foram orientados a viverem uma ''Fé Sadia''. E hoje? Tudo leva a crer que nunca houve tanta mistura , como nos dias atuais e no grande número de igrejas que surgem.

 No mundo , em geral a fé , está cega, surda, muda ,louca e doente . Observamos a fé cega: nas ferraduras atras das portas; nos pés de coelho; nos pedaços de fitas amarrados nos tornozelos ou nos punhos, nos dente de alho, nos galhos  de arruda, no sal grosso etc.... Observamos a fé surda que escuta tudo mas não quer ouvir a “Palavra de Deus''. Observamos a a fé muda que fala de tudo mas não fala de Jesus para ninguém.

Queremos  fazer uma observação: -(Tem muito evangélico Mudo, Agente  Secreto do Reino de Deus pois ,ninguem sabe que ele é  crente nem no  trabalho e nem na escola.)

 Mas continuando:

 Observamos a fé Louca que profetiza mentiras e dá recados que Deus não mandou. Observamos a Fé doente cheia de idolatrias , feitiçarias . A fé cheia de invenções, de vendas de terra de Israel sem ter saído do Brasil, de vendas de óleo e rosas ungidas.

 Quando o apostolo escreveu a Tito ele Jamais imaginou , que essa carta seria lida em séculos adiante e que serviria de doutrina para os dias atuais, tão cheios de meninice e de mistura. As misturas atrapalham a vida Cristã impedindo o crescimento e matando o espirito.

 A mistura é venenosa e pode ser comparada ao ''fermento que leveda toda massa''. Isso não faltou na Ilha de creta. A mistura enganou e continua enganando, destruindo , anulando e matando quem dela , toma posse.

 Precisamos fazer um julgamento criterioso , Somente A Bíblia nos fornece o alimento e elemento certo para ver, o que é de Deus e o que não é, para não ''embarcamos nesta canoa furada'' e morremos afogados neste grande mar da vida, onde não falta mistura.