sábado, 15 de maio de 2021

REFLEXO DO PASSADO - ELIAS SILVA


 

 

SANTOS ESPELHOS


Santos Espelhos''Mas nós com rosto descoberto , refletindo como um espelho a glória do Senhor somos transformados de glória em glória, na mesma imagem como pelo Espirito do Senhor''
II Corintios 3:18

Aprendemos que ''Santos são aqueles salvos por Jesus Cristo e separados para uma obra'' e
''Espelho é uma superfície muito lisa que permite alto índice de reflexão da luz'' (Wikipédia)

Se não fosse o espelho nós só íamos saber como somos depois da morte, porque é quando o espirito
sai do corpo e ''volta a Deus que o deu'' Ecl. 12:7 E o espirito é igual a nós.Potanto nunca nos veremos a não ser pelo espelho.

Mas tem um tipo de espelho que é o comportamental. Já deixei de fazer certas coisas quando vi outras pessoas fazendo e eu achei horrível e me lembrei que estava com mesmo comportamento então mudei. Também quando me converti e escutei determinados sermões que não gostava descobri que era porque eu não estava vivendo aqueles versículos. Era como se fosse um espelho e eu estava vendo uma outra imagem. Ainda não estou perfeita mas eu chego lá.

Como mulheres Cristãs que somos temos que viver debaixo ''Da lampada de Cristo''Salmo 18;28 e temos uma responsabilidade muito grande perante a sociedade, porque fomos escolhidas para dar frutos. Vamos citar alguns exemplos de Cristãs do Velho e do Novo Testamento para nos espelharmos nelas e administrar o nosso comportamento, no lar na rua e na Igreja.

Vamos citar algumas do Antigo Testamento:A Primeira a citarmos é Rebeca. Deu testemunho de ser uma pessoa de muita humildade, quando ofereceu água aos camelos de Abraão. Raquel foi uma mulher bonita por dentro e por fora, a ponto de Jacó lutar por ela quatorze anos. Débora foi de tanta capacidade que chegou a ser Juiza em Israel.(sabia julgar).Rute mostrou como conquistou o marido Boas. Ana mostrou como deve ser uma mulher de oração. Dorcas se preocupou com os pobres. Loide deu aulas de como ser um missionário e Lídia abiu as portas para começar um trabalho de missões e Hulda profetisa corajosa.

No Novo Testamento, podemos citar Ana que é a única profetisa do Novo Testamento Lucas 2:36.
As quatro filhas de Felipe que ajudaram o pai no trabalho missionário Atos 21:8-9 Priscila que o apostolo Paulo chama carinhosamente de ''Prisca''. Essa mulher , juntamente com o seu marido
Aquila, prepararam o grande pregador Apolo para pregar em outras cidades. Atos18:13-26 e Rom.

16:3 , Sebe foi a primeira Diaconisa e que levou uma carta de Paulo a Igreja de Roma. Podemos citar Evódia, Sintique Fil.:4:23. Tambem cooperaram muito Trifena Trifosa e Perida . Todas essas mulheres trabalharam em prol do Reino de Deus.

Nós mulheres Cristãs ainda não somos e nem estamos perfeitas , porque se assim o fosse ´já estaríamos na Gloria, mas de uma coisa ( fique certa você que não é evangélica) estamos fazendo esforço para que, quando nos espelharmos nessas mulheres nos parecermos com elas cada vez mais.
Para que possamos refletir como um Espelho a Glória do Senhor

Para finalizar queremos convidá-las para fazer parte deste Reino. Não espere ser perfeita para entrar nesta história porque esse dia nunca chegará . Somente aqui é que você vai conhecer o caminho certo da pefeição. Não perca seu tempo. Lembre-se que a volta do Senhor está muito
próxima vamos seguir o exemplo dessas mulheres que acompanharam Jesus Cristo. Tenha certeza de uma coisa ,ele te ama e tem um grande plano para tua vida.


Um bom fim  de  semana  para  todos   e   beijos  no  coração  de  cada  um.

Ninguém é bom

 

"Por que você me chama bom?", respondeu Jesus. "Não há ninguém que seja bom, a não ser somente Deus.'' Lucas  18:19

Certa ocasião  um jovem rico , chegou  até  Jesus  e  falou:'' Bom Mestre '' e  Jesus  Respondeu: ''não  há  ninguém  bom , a  não  ser  Somente  Deus''.

Bom  é um adjectivo qualificativo — exprime um atributo do nome.. Jesus  dispensou  o elogio   e  respondeu :''Não há  ninguém  que  seja   bom, a  não  ser  Deus  ''

A  Bíblia  diz  que:  não  existe ninguém  bom e  nós  vemos  pessoas  cheias  de  ''justiça  própria  ''  dizendo-se boas.   Cada  uma  fala  de  se  mesma , de  suas  ''bondades''.  

Deus  fez  a  criatura  e  deu  as  coordenadas  da  Bíblia  como  farol  para  indicar  o  caminho a  seguir.  Deus  quiz  mostrar  a  Bíblia  como uma  bussola para   mostrar   os pontos  cardeais  de  uma  vida  correta e  santa. 

Por meio de uma agulha magnetizada colocada de maneira horizontal, a bússola é um objeto capaz de localizar os pontos cardeais(norte, sul, leste e oeste). Portanto, ela possui em seu interior a rosa dos ventos que indica os pontos cardeais, colaterais e subcolaterais da Terra. Isso porque ela atua sob o magnetismo  terrestre, sendo atraída para a direção dos polos do planeta. A agulha, suspensa pelo centro de gravidade.

O homem  teve e  tem  dificuldade  em obedecer  . Definitivamente  ''SER  BOM''  não  é  o alvo  do  ser  humano. Portanto  bom é  somente  ELE ( O todo Poderoso).


Todos se desviaram, tornaram-se juntamente inúteis; não há ninguém que pratique o bem, não existe uma só pessoa.


1 Samuel 2:2
Não há ninguém Santo como o SENHOR; não existe outro além de ti; não há Rocha alguma como o nosso Deus.

Salmos 36:7,8
Quão precioso é teu amor, ó Deus! À sombra das tuas asas os filhos de Adão encontram refúgio.…

Salmos 86:5
Pois tu és bondoso e perdoador, SENHOR,rico em graça e misericórdia para com todos os que te invocam.

Salmos 119:68
Tu és bom, e tudo o que fazes é muito bom; ensina-me os teus decretos!

Tiago 1:17
Toda boa dádiva e todo dom perfeito vêm do alto, descendo do Pai das luzes, em quem não há oscilação como se vê nas nuvens inconstantes.

1 João 4:8,16
Aquele que não ama não conhece a Deus, porquanto Deus é amor. …

'.

 

O GRANDE AMIGO

O GRANDE AMIGO





 ''Assim como os perfumes alegram a vida , a amizade sincera dá animo para viver'' Provérbios 27:9

 Tem um hino que diz: ''Achei um grande amigo Jesus meu salvador, que com amor me guia a cada dia....''Essa canção pertence ao cancioneiro Cristão e narra em poesia cantada , o amor o cuidado e o carinho do Senhor Jeus para com cada um que assina o pré nome de Cristão chamado ''Irmão''.

 Procura-se tantas coisas . Empregos, curas, carros,compras, casas para alugar, casas para comprar etc...mas não existe a preocupação de se procurar amigos e por causa disso quantos ''amigos'' esquisitos e inoportunos aparecem, mas a Bíblia diz que:''...tem amigos mais chegados que um irmão '' Prov. 18:24.

 Para esta reflexão escolhemos alguns personagens cuja fidelidade serviu e serve de modelo para os dias atuais. Paradigma da humanidade , podemos citar o grande exemplo que foi uma mulher chamada Rute e outra cognominada Noemi.

 A Bíblia cita no capitulo 1: 16-17 a linda historia dessa amizade, que nos dias de hoje é considerado um dos piores relacionamento que é sogra e nora. ''Deixará o filho a casa dos seus pais e fará uma nova família'', mas parece que tem mãe que não consegue cortar o cordão umbilical e os filhos sentem dificuldades de abandonar os pais , dai os problemas com as moças que querem ser noras.

 A Amizade de Rute e Noemi por serem exemplos , foi imortalizada na Bíblia e tem ao longo dos tempos , atravessado anos ´séculos e milênios como grande mostruário até nas escolhas.. Todos sabem a historia de Noemi . Essa mulher fugiu da fome que estava acontecendo em Israel, foi residir em Moabe e lá conheceu suas duas noras .Orfa e Rute.


 Por ter perdido o marido e os filhos ,Noemi, deu liberdade as noras para ficarem na sua terra ,Todavia Rute quis segui-la e no confronto com a sogra , a moça deu a maior resposta que mereceu registro na palavra de Deus. Aquela jovem destemida fez uma escolha linda '' Sua terra será a minha terra , seu povo será meu povo e seu Deus será o meu Deus''. Rt. 1:16. O que levou Rute a fazer tão importante escolha? Foi a amizade.

 Eram amigas e tinham três coisas em comum que eram a sinceridade, a lealdade e o amor .Essa cumplicidade e essa escolha, agradou o coração de Deus e Ele teve a oportunidade de demonstrar que é o Deus sem fronteiras e abençoou aquela amizade dando a Rute , ao longo dos anos , o ensejo de ser a avó de um rei chamado Davi.

 Outro exemplo de grandes amigos está escrito no livro de Gênesis 14:14-16.É outra historia interessante que narra os acontecimentos bélicos que envolveram Ló sobrinho de Abraão . Nesta guerra renhida , Abraão colocou a sua vida em risco mas correu a proteger o seu sobrinho. Esse é outro grande exemplo de fidelidade de amizade familiar.


O grande Pitágoras escreveu que:''A verdadeira amizade significa unir muitos corações e corpos num único coração e num único espirito''. Uma outra amizade digna de citação , foi a união de Jonatã e de Davi, escrita no livro de 1º Samuel 18: 1-4 . Diferentemente dos dois primeiros exemplos, porque foi amizade de duas mulheres de idades e países diferentes .

O segundo exemplo foi a amizade de parentes mas agora vamos citar a amizade de dois homens. Foi um carinho tremendo e puro de dois homens que não eram parentes e tinham a mesma idade. Foi uma amizade de muita ternura e de muito respeito, acima de qualquer suspeita. Por causa do amor que dedicava a Davi, Jonatã ficou contra seu próprio pai , o rei Saul.

 No Novo testamento o apostolo Paulo deu fortes exemplos de amizades e a Bíblia diz em Provérbios 18: 24 '' O homem de muitos amigos deve mostrar-se amigável, mas há amigos mais chegado que um irmão''. Esse homem chamou-se Saulo de Tarso cujos amigos o amaram pelo homem que ''nasceu de novo'' e que até o nome mudou para Paulo .


 Dois grandes amigos do apostolo , foram Aquila e Pricila que ele carinhosamente chamava de Prisca. O apostolo fundou 13 Igrejas e as administrava de longe até mesmo da cadeia onde estava preso. O apostolo se dava o direito de ensinar, prega e exortar . E todos o respeitavam. ''A verdadeira amizade é aquela que nos permite falar ao amigo todos os seus defeitos e todas as nossas qualidades''(Millor Fernandes.)

 Podemos citar: Maria , Marta e Lazaro e o grande amigo de todos os tempos chamado Jesus Cristo. Foi uma das maiores amizades do mundo. Marta aquela mulher atarefada sem tempo para a adoração, a Maria que estava aos seus pés do Senhor o tempo inteiro e o irmão Lazaro que morrera. Mas o Grande amigo foi o mesmo que deu vida nova a Lazaro, elogiou Maria e chamou a atenção da Marta.

 E hoje ? Como está o nosso circulo de amizades fora e dentro do lar? Fora e dentro da Igreja ? Será que somos como Maria cheia de adoração pelo Nosso Senhor , ou somos como Marta sempre ocupada com a vida secular , ou mortos para o trabalho eclesiástico , como estava Lazaro envoltos em faixas (muitos problemas ) impedido de caminhar?

 Vamos fazer uma pesquisa em nossa vida. Vamos observar qual área que está precisando de um grande amigo. A Bíblia diz: ''Entra no teu quarto e fecha a porta'' e fala para o maior amigo do mundo , e conta pra ele onde é a tua dor'' Fique certo que no oculto ele ouve e responde,

 Do oculto Ele contempla, julga , age e da vitoria , porque ele é o grande amigo em que não existe sombra de variação. O nosso grande amigo é sem duvida Jesus Cristo. Tem um hino que diz : ''Quem é que me mantem a calma. Que alegra a minha alma? `E ele .Quando vem a solidão quem segura em minhas mãos? É ele . Quando estou sendo acusado quem é meu advogado? È ele , Quando leio a Bíblia ela me diz : Quem também é meu Juiz? É ele...

'' Jesus nos entende . ''O coração é terra que ninguém pisa'' mas Jesus entra e resolve tudo . Jesus é o nosso maior amigo , Jesus é '' O grande amigo que dá título a essa reflexão .Concluo dizendo que o maior amigo ( sem sombra de duvida é Jesus Cristo.



Esta  mensagem foi escrita por mim e colocada no Site do Pastor Ivan  Pereira da 

 

DEUSES ESTRANHOS




''E os que acompanhavam Paulo o levaram até Atenas e, recebendo ordem para que Silas e Timóteo fossem ter com ele o mais depressa possível, partiram. E, enquanto Paulo os esperava em Atenas, o seu espírito se comovia em si mesmo, vendo a cidade tão entregue à idolatria.

 De sorte que disputava na sinagoga com os judeus e religiosos e, todos os dias, na praça, com os que se apresentavam. E alguns dos filósofos epicureus e estoicos contendiam com ele. Uns diziam: Que quer dizer este paroleiro? E outros: Parece que é pregador de deuses estranhos. Porque lhes anunciava a Jesus e a ressurreição. E, tomando-o, o levaram ao Areópago, dizendo: Poderemos nós saber que nova doutrina é essa de que falas?

 Pois coisas estranhas nos trazes aos ouvidos; queremos, pois, saber o que vem a ser isso. E estando Paulo no meio do Areópago, disse: Varões atenienses, em tudo vos vejo um tanto supersticiosos; porque, passando eu e vendo os vossos santuários, achei também um altar em que estava escrito:

 AO DEUS DESCONHECIDO. esse, pois, que vós honrais não o conhecendo é o que eu vos anuncio. At.17.15-23.''





Ao  sair de Bereia  , o apostolo Paulo  foi para Atenas e lá  chegando  viu a cidade mergulhada na  idolatria e na filosofia, mas o  que  chamou sua  atenção foram os  altares e  entre eles  um  que  dizia:''Ao Deus   desconhecido''.

O povo de  Atenas gostava de novidades. Hoje  a coisa  não é  diferente. As pessoas  gostam  de  novidades, por isso  que Jesus  quando  realizava um  milagre , dizia  sempre:''Não  conte  a  ninguém''. Ele  sabia que  as pessoas não  ficariam caladas e  as  noticias  se  espalhavam.

O Apostolo Paulo trazia para Atenas a maior novidade  de  todos  os  tempos. Era uma  historia incrível de um homem que morreu  e  ressuscitou. Aquele assunto  abalou os  Atenienses que  logo o  chamou  de  ''Paroleiro'', contador5  de mentiras.

A humanidade , sempre  foi  curiosa, principalmente com o inusitado. As coisas  que se sente e não  se  vê desperta interesse e  a isso  chamamos  de mistérios.  Foi o  que o que  o apostolo  despertou nos  moradores  daquela localidade.

Uma  coisa que  sempre  despertou no coração do  homem foi o  desejo  de  adorar, por isso  quando  eles não  descobrem o  que  ou a  quem  adorar , eles sentem um  vazio que  procuram preencher com  alguma  coisa.

Uns correm  para o que  não  pode satisfazer: a  idolatria , outros para  as feitiçarias  e  grande  parte , para  as  bebidas , cigarros , drogas etc...

''A necessidade é a  mãe das  invenções'' diz o  ditado popular, por isso  o homem criou tantos  deuses. Cada um , para atender alguma  conveniência , então surgiram: Poseidon -  deus  dos  mares; Atena -deusa  de  Atenas- Hades- deus  grego; Demester, Hera, Zeus, Apolo,Afrodite; Ártemis: Cronos; Amon Rá; Ísis Orum etc...


Foi neste  cenário que o  apostolo encontrou os altares e o altar  do  Deus  desconhecido. O apostolo aproveitou a ocasião e pregou o  evangelho.


Durante o periodo em  que permaneceu pregando o  evangelho em Atenas, o  Apostolo  foi  confrontado por  alguns  filósofos, epicureus e  estoicos que discutiam  com  ele.

 Diziam alguns: ''O que  está  tentando  dizer  este  tagarela?'' Outros  respondiam:" Parece  que  anunciando  deuses  estrangeiros", pois  Paulo pregava  as  boas   novas a  respeito  de  Jesus e  da  ressurreição. Atos  17:18.

Quem  eram os  Epicureus  e  Estoicos? Inicialmente cabe  ressaltar  que  embora  fossem  citados lado  a lado, pertenciam  a  duas  correntes  filosóficas distintas e  se sobressaiam  as  demais  existentes na  Grécia. 

''De maneira resumida, vejamos as principais ideias dessas linhas de pensamento.


Iniciemos pelos epicureus, escola  fundada por  Epicuro (340-270 a,C.. Essa  filosofia  de  vida ensinava a  viver a  vida  através  dos  sentidos e  assim  atraindo para  si toda  forma  de  prazer e  afastando  todo  sofrimento. Eram materialistas e  demonstravam pouco interesse  pela politica e pela  sociedade. Sua  ordem  de  vida  era''Viva o  agora''.

No mesmo período e nação surge o estoicismo, fundado por Zenão. Segundo os estoicos, as pessoas são parte de uma mesma razão universal. Criam que os processos naturais eram regidos pelas leis da natureza e por isso o homem deveria aceitar seu destino. Se mostravam insensíveis a tudo.

Observando tais pensamentos, fica patente que a sociedade em nossos dias tem "um quê" de epicurismo e estoicismo.
Como os epicureus, materialista ao extremo. O homem vive como se não fosse morrer: É existencialismo que importa: o aqui, o agora, o imediato. Busca o prazer a todo custo. Hedonismo é a palavra-chave.


Disse um comentarista: "À semelhança dos estoicos, aprisionada a um fatalismo ingênuo que têm servido de desculpa para a inércia, para a inoperância, para uma vida ao "Deus dará". Dando margem à insensibilidade quanto ao sofrimento do próximo e ao próprio sofrimento, sempre utilizando as velhas máximas como desculpa: "Deus assim o quis", "Se Deus quiser" e, por conseguinte, não movendo uma palha sequer para reverter situações adversas.

No areópago, chamaram Paulo de paroleiro, tagarela, pregador de deuses estranhos. Não se preocupe se acontecer o mesmo com você. A semelhança entre os pensamentos em voga hoje e os pensamentos dos epicureus e estoicos é gritante.''

Mas  faça como o apóstolo: pregue mesmo que te chamem de paroleiro. Muitos desdenharão e dirão"A respeito disso te ouviremos noutra ocasião." (At 17.32). Mas sempre haverá os "Dionísios" e as "Dâmaris" que crerão (At 17.34)".

Vamos  olhar para  dentro  de  nós mesmo e  tirar  de  dentro do nosso  coração qualquer  deus  estranho, que  teime em ficar alojado  dentro  dele . Assim  vejamos : 

Existem nas (n) formas  de ensinamentos  três  estágios: Aulas:  teóricas, escritas  e práticas. Nas aulas  teóricas ,  escutamos tudo que o professor  ensina. Nas aulas escritas , vamos  colocar no papel , por  escrito ,  o que ouvimos e nas aulas práticas, vamos  colocar em pratica o  que  aprendemos .

No Cristianismo , não é  diferente. A  Bíblia  ensina como  ser um  Cristão  de  fato e  de  verdade mas  o  que  vai  fazer a diferença é o nosso  comportamento no  dia  a  dia.

Está  existindo  uma  coisa  interessante aqui no cristianismo. Muitos querem ser Pastores. Para não  ter  que estudar em um Seminário  criaram uma  forma simples  de se ordenarem. ''Ajoelhou, orou , levantou já é  pastor''.

Depois  aluga-se uma  sala coloca-se , um púlpito , cadeiras , microfone  e uma  caixa  de  som  e pronto  está iniciada uma  Igreja. Não  sei  se  isso é  certo . Não posso julgar, mas na  minha opinião , deveria haver  haver  um  templo  central, para  evitar desmandos.

Se o problema é pregar o  evangelho, não precisa  tanto  de  tanta  coisa, basta  seguir os  exemplos  do  apostolo Paulo. O que  não  falta  são os  altares  e  os  deuses  estranhos. É somente ir  a  Praia e  vai  ver  quantos altares  nas  areias do mar. E  eles  escutam. Já  fui  muitas  vezes  e  me ouviram.

Acho maravilhoso os  evangélicos que  vão aos  hospitais e  aos  presídios ,'' para  povoar os  céus e  saquearem os  infernos''. Podemos  citar também os  evangélicos os  que vão  pregar  para  os  moradores   de rua, que  moram  embaixo dos viadutos. Já fui também e  aconselho  a  todos, irem.

O que  mais  se  vê em igrejas são'' Professores'' que ostentam somente  o  título  mas  que   não  ensinam  nada. Não colocam nada nas  redes  sociais  que possa  chamar a atenção dos perdidos.Os  blogs  que  tinham já  resolveram  remover. 

Também  não  escreviam  nada e o  que  tinha  de  valor pertencia  sempre a outras pessoas, portanto  não pregaram e  não  acrescentaram  nada . Estavam mudos no  blog e calados  o removeram ...São na  prática o  que foram na  teoria.

Eles  mesmos  são  ''Crentes estranhos'' Não  vê , não escutam e  não falam. Quero parabenizar os  irmãos que visitam, que falam e  que  imitam o  Apostolo Paulo quando  estão diante  dos ''deuses estranhos''.

Falar do  Senhor  Jesus  Cristo , o Deus  verdadeiro , não é um  fav or ,  é uma obrigação. Ele  mesmo  disse:''Ide  por  todo o mundo  e  pregai o  evangelho  a  toda  criatura''. Marcos  16:15

Em outras  palavras ''Tirai os   deuses  estranhos''

 

GUARDA A FORTALEZA



Resultado de imagem para guarda a tua fortaleza

. Guarda tu a fortaleza, vigia o caminho, robustece os lombos, arregimenta bem as tuas forças''.   Naum 2:1

Na postagem passada  meditamos  sobre as  muralhas e observamos que o sentido é  mesmo. As muralhas  de Jericó  escrita por  Josué não são tão  diferentes das  fortalezas escritas  pelo Profeta  Naum.

Na primeira são as pedras que  somente  Deus poderia  destruir e  as segundas são os  cuidados que o homem tem  que  ter para preservar  sua pessoa  física , sua alma e  seu espirito.


Naquele tempo as muralhas  guardavam  a cidade e  eram  verdadeiras  fortalezas  para  segurança dos  que habitavam naquele  lugar.

Naum foi um profeta  menor e seu  nome  significa '' o consolador'', e tudo  está  acontecendo em  Nínive a mesma  cidade  que cento e  cinquenta  anos , recebeu a  mensagem trazida por  Jonas.

O  tempo passou e o povo  esqueceu do  que prometera a  Deus. Voltaram  as  ruindades, e as  maldades se  multiplicaram. Chegavam a retirar a pele das  pessoas  e forrarem  suas  tendas.

Estavam fazendo  atrocidades terríveis por  trás  daquelas  muralhas físicas

Todavia  se formos nos  aprofundar neste termo, observaremos  que as  muralhas visíveis   é uma  coisa , mas  existem as invisíveis ,  criadas pelas  circunstancias,  e até criadas  por  nós mesmo.

As criadas  pelas  circunstancias , são  aquelas que  não  dependem de nós. Elas  aparecem  e  nos  cercam com tantas  restrições que é  ai  que  entra o  conselho do profeta  Naum:''Guarda a fortaleza''.

''Guardar a  fortaleza'', não  depende  da nossa  força  física, não  depende da nossa conta  bancária, nem dos  amigos importantes,  nem do nosso nome  de família,  mas  sim da nossa  fé.

Como  exemplo podemos  citar a atual  conjuntura do nosso pais. Podemos  fazer alguma  coisa? Os  desmandos atingiram a  nossa nação e nos  cercaram de  tal forma, que estamos  presos dentro dessa  muralha de   descasos , que  somente  Deus pode nos  ajudar.

Diz o  ditado  que :''Coração é  terra  que  ninguém  pisa''. Somente  Deus pode chegar ao  coração dos  homens e  reverter as  situações. O  desemprego está ''em alta'' dentro  da  muralha construídas pelos  homens .

Está  faltando  tudo em  todas  as  áreas da sociedade, O Brasil está  cercado pelas muralhas das  carências: Nas  escolas, na  saúde publica , na  segurança, nos  meios  de  transporte etc... Somente Deus  pode  fortalecer  a  nossa  fé para  termos  força  de  guardar a nossa  fortaleza.

Paralelo a esse  fato, podemos  falar sobre  as muralhas que  nós mesmo criamos em  redor  da  nossa  vida espiritual. Quando não  aceitamos a  Palavra  de  Deus, estamos  criando uma  muralha espiritual  , onde nada  entra e nada sai.

Na  Bíblia temos , vemos  os exemplos  de Ana e  de  Penina. A  vida  de Penina era  cheia de  filhos  e a  de  Ana  era  vazia.
Quando Ana descobriu  essa  muralha , começou a guardar a fortaleza  através da oração.

E nós? Quantos filhos poderíamos ter, se  guardássemos  a  fortaleza. Somos um povo que poderíamos  ter  muitos "filhos" (empregos, casas, carros, saúde, segurança etc...) se orássemos mais, considerando que os  nossos  sonhos são as capsulas dos  nossos desejos.

Penina foi uma inspiração para  Ana. A  Bíblia não cita, mas quem  sabe se Penina não estava  em  sintonia com a oração e adoração a Deus , e  Ele  queria  que Ana fizesse o  mesmo.

 Uma  cidade  americana  fez oitenta  horas  de  oração , continuada. Resultado : as muralhas  da violência  diminuíram consideravelmente. O Emprego  voltou a  crescer , a  saúde melhorou muito. 

O povo  da  cidade  guardou a fortaleza pela oração e as  muralhas da  violência  ruíram. Quem sabe  se  Deus não  quer  que  façamos  o  mesmo. ''A oração pode  tudo  em  seus  efeitos'' Tiago  5:15.

Através  da oração , as  muralhas   são destruídas, os  cegos  enxergam , os  aleijados  andam, os  mudos  falam e os  milagres  acontecem.

Vamos  orar , amados . Vamos  guardar  as fortalezas através  da oração  ao Deus  de Moisés, Abraão Isaque  e  Jacó  que  hoje em  dia , é  o nosso Deus.

Quando  citar os  nomes  dos patriarcas, cite o seu também e veja  como somos  importantes em  fazer  parte  desta  galeria da  fé,  que  não  existe destruidor que faça nada  contra, porque  Deus é nossa  fortaleza, socorro  bem presente.

quarta-feira, 25 de janeiro de 201

sexta-feira, 14 de maio de 2021

 

TANQUE DA ESPERANÇA



Resultado de imagem para tanque de betesda wikipedia


"Porquanto um anjo descia em certo tempo ao tanque, e agitava a água; e o primeiro que ali descia, depois do movimento da água, sarava de qualquer enfermidade que tivesse." João 5:4



Ninguém  sabe ao  certo quem  construiu o '' Tanque de Betesda'' mas a  Bíblia  narra  o  fato de  que , ao redor do tanque ,  se  reuniam  todos os  dias , muitos enfermos , esperando  que o  anjo  descesse  e agitasse as águas  para acontecer os  milagres. Ali  se  reuniam   ,  cegos,  aleijados , e enfermos  de  todos os  tipos  que  guardavam , no  coração , a  esperança   de  serem  curados..Porém  somente  um  ficava  curado.


Tanque  de  Betesda  significa '' casa  da   misericordia'' e para  lá   sempre  aparecia verdadeiras  romarias  em  busca  de  curas milagrosas e entre  estas  pessoas apareceu uma  que era paralitica  e cuja   história  chamou  atenção,porque  foi uma  história  de  perseverança,  de  fé em Deus  e de gratidão que  mereceu  ser narrada neste  livro.

Aquele  homem  era  levado  em  cima  da  cama , por  seus  amigos , para a  beira  do  Tanque. Eles o  colocavam  ali  e  a  tarde  vinham  busca-lo e  assim  se  passaram trita e  oito  anos.Quando  Jesus  nasceu  , aquele  homem já  estava lá a seis  anos.  Aquele  comportamento  de  esperança  agradou a Deus e naquele  dia  em  que  Jesus  passava  resolveu coroar  sua  fé  devolvendo-lhe  os  movimentos das pernas.

Nos  dias  atuais  faltam  duas  coisas na  humanidade : a  fé  em Deus  e a  esperança que nada  mais é  que :
 '' 1  O firme fundamento das coisas que se esperam, e a prova das coisas que se não vê em.''  Heb. 11:1. Aquele  homem  perseverou no  que  não  via  e  perseverou no que acreditava. Mas  teve uma  coisa que foi  de  importância  primordial que  foi o  ''movimento''. Não o movimento das águas  mas  o  movimento  dele mesmo.

Ele movimentou-se  para  chegar  até o lugar  do  milagre.  Tem   muita  gente  esperando  sentado que  o  milagre  aconteça. Se queixa   de  tudo e  de  todos: Do  governo, dos  ,lideres  da igreja, da  família mas  não se  queixam de  si  mesmo.  Paralisou  no  tempo e congelou  na  ''Pena  de  si  mesmo'' e na  preguiça teimam em continuar .  Assim  vão  vivendo a  vida ''Com a  boca aberta , cheia  de  dentes  esperando  a  morte  chegar''.

''Levanta , toma a  tua  cama  e  anda'' Jesus  falou isso para dois  paralíticos . O  que entrou pelo  telhado  e  para o  que  estava   a  beira do  tanque. E para  você ?  Ele  não  está  falando  agora? Está  dificil  mas  não  está impossível. Mas  cadê a coragem?

Sentado numa  cadeira ficam  paralitico no  cérebro  porque não querem  pensar. Paralitico nas  mãos  porque  não  querem  fazer. Paralíticos  nos pés , porque  não  querem andar para procurar. Paraliticas no  coração porque  não  querem orar. Paralíticos  na  língua  porque  não  falar  do  evangelho.

Tem  muita  gente com a '' FÉ cega''.A  fé  cega , acredita em  toda  sorte  de  bobagens. Acredita  nas  figas, nos  dentes  de  alho nos  galhos  de  arruda, no  sal  grosso,  na  água  benta etc... É uma paralisia espiritual  tremenda que afeta olhos, mente , boca etc... 

Não  existe  nenhuma  prova  das  curas  do  tanque  de  Betesda mas  existe inúmeras  curas  feitas  por  Jesus.E só  sabemos  do  tanque , porque a Bíblia  relata e a  pá do  Arqueólogo  que  encontrou ,as  evidencias.

Esse  homem nos  deixou  um  exemplo  de  esperança  neste  fabuloso  tanque da  esperança.

  

REFLEXÃO- OS TRABALHADORES E O REINO



 

RELACIONAMENTOS




''Duas pessoas  andarão juntas  se  não  estiverem  de  acordo ?'' Amós 3:3

Como podemos  definir  esta palavra? Que é  relacionamento e que são relacionamentos?. Colocamos  duas situações  nesta palavra, porque é  impossível  afastarmos uma  da  outra no dia  a  dia da  nossa vida. 

Portanto relacionamento é  a  capacidade de  se  conviver  com o  próximo , estando ele  perto  ou longe; Seja amigável ou amoroso; Interpessoais; Virtuais; Abertos-  perigosos e nocivos, onde cada um  vive  como  quer,  sem limites  para  nada.

Temos  relacionamentos com  familiares, vizinhos, colegas de  trabalho  e colegas  de  escola . Temos  relacionamentos com irmãos da nossa  igreja  e  até como nos  relacionamos com Deus e com a  nossa  própria pessoa.


Na  historia  da Bíblia  , no que tange a relacionamentos, vamos  citar  alguns , a  começar pelo  livro de Amós.

Vamos  dar um passeio na  História  Bíblica. Estamos  no oitavo século antes  de Cristo .  No  cenário  estão : O  reino   de Judá com o  rei Jeroboão, o povo  e o profeta  Amós. Os Oráculos  estavam  completos,  com: Os oráculos que ouviam (o povo); O oráculo  que  falava , no  caso  Amós (o profeta) e os oráculos mensagens .(as  profecias ).

Amós , foi o  escolhido  de  Deus para  levar a mensagem para os  Judeus. Era  comum , o profeta  levar a mensagem contra os  inimigos  de Israel, mas  agora  a coisa estava  diferente. A mensagem era  contra Israel.

Amós  anunciava  ,  denunciava e  avisava  que todos  desmandos   seriam punidos pois  estavam  prevaricando. 

Eles estavam vivendo uma época de muita prosperidade material e  por isso ,  achavam que  estavam acima das  leis que eles mesmo pregavam e com isso as injustiças  se  multiplicavam e  teimavam em não ouvir  e enganados continuavam enganando.

Um dos maiores  enganos  é  pensar que:  Porque  tem  dinheiro , está perfeito  diante  do Senhor.

  Amós  era um profeta completo e por isso  julgou até as  nações em nome  dos  ''Direitos internacionais'' que  não  consideravam os  grupos humanos.

E Amós   acusou:
 Damasco que  arrasou de  forma  cruel a Galaad; Os  Filisteus de  tráfico  de  escravos; A violação do pacto dos  fenícios  contra  Tiro; Edom  das  falta  de compaixão; Amom   que  trucidou  até  as  mulheres  grávidas de Galaad; Moabe que  não sepultou  um  rei inimigo e  Judá  de  idolatria. Todas  entraram  em  Juízo diante  de  Deus.

Chegou a  vez  dos Judeus. A historia  de  Israel se  encheu  de violência e  de  advertências: fomes, sede,  calamidades,, pestes, guerras, flagelos  etc..

As  mulheres viviam  enfeitadas e corriam para o  templo   e  davam  dízimos e  esmolas para  atenuarem  suas  conciências cheias  de injustiças , por  fazerem  seus  maridos oprimirem  os  pobres, para  ficarem  cada  vez  mais  ricos e  as  encherem  de  ouro  e de  pedras preciosas. Por isso os  relacionamentos  ficavam difíceis.

Não podiam  andar  juntas . Não  havia  união . Não  havia unidade social. As diferenças  eram  gritantes. As  damas  da  alta  sociedade viviam no luxo a  custa  dos  fracos  e  necessitados até que o profeta  as  compara com o  gado  de  raça  que  viviam nas pastagens  de  Basã , chamando-as de  ''vacas de Basã'' Amós 4:1.

Quando observamos o livro  de  Amós  vemos  que a  coisa  continua a mesma com  relação a  relacionamentos.Podemos  citar o capitulo 15  de Lucas dos:'' achados  e perdidos".Contemplamos  também os  relacionamentos e observamos  isso nos  lares ,igrejas , e na sociedade  em  geral.

Neste  capítulo Jesus  fala de três  tipos de perdidos nos  relacionamentos : A ovelha ,simbolizando  os  afastados que  não  consegue  se  relacionar  com a Igreja. A  dracma perdida , simbolizando as perdas  de  relacionamentos dentro  de  casa e  do  filho  que  se  afasta do  relacionamento  familiar e  de  Deus.

As ovelhas  perdidas, são  as  pessoas  que  foram  embora  da Igreja , porque  não  vigiaram e correram  atrás  de  ''ventos  de  doutrinas'' e preferiram se iludirem com  as  coisas  do  mundo e perderam o  relacionamento com a própria  fé que queriam  demonstrar.

Isso lembra uma pessoa  que  foi embora da Igreja por   achar pouca graça  nela e   anos depois  voltou , por  não  achar  graça nenhuma  no  mundo.

A Mulher  da  dracma perdida; simboliza  as perdas  de  relacionamentos  dentro  de  casa. Quantos  lares perderam os  filhos, por  falta  de  um  dialogo. Quantas  esposas  perderam a cumplicidade  o amor  ,a  confiança  no  cônjuge e  vice  e  versa.

Quantos perderam a fé em Deus. Quantas  pessoas se perderam  dentro  de  si  mesma  e  sentiram uma  dificuldade  enorme  em  se  aceitarem e se  relacionarem consigo mesma. Quantas  não  aceitam  serem pobres  e não  fazem o menor sacrifícios para  saírem das  situações em que  se  encontram. 

Quantas  pessoas  não  aceitam a  etnia a que  pertencem? Não  aceitam a  cor  da  pele, não  aceitam a altura  que  possuem, não  aceitam  os  pais que Deus lhe  deu. Não  aceitam a  família, a igreja e nem mesmo o  Deus Salvador  Jesus  Cristo.

A  humanidade é  mesmo muito complicada.
Nunca  vão poder  ter um  relacionamento  sadio se não mudarem. O  velho  nascimento, o  biológico horizontal acontece  a  todos os  momentos  e  em  todos os  lugares mas o importante é o  que pode  mudar todo esse quadro   no ''nascimento vertical" , onde  se  aprende o relacionamento perfeito e  sem  sombra  de  variação.''

A falta  de  relacionamento gerou e  gera as  grandes guerras entre  as  nações . Escolhemos como  exemplo , um  filme de uma  historia real , intitulado  :''O  ultimo  homem" . 

Este  filme  narra a saga  da guerra  entre  Japoneses e  Americanos. No meio dos  soldados  americanos estava um soldado que se negava a  pegar em  armas  porque  fizera um  voto a  Deus por ocasião  de um problema  familiar em  que  quase  matara o pai.

Daquele  momento  em  diante  ele não pegaria mais  em  nenhuma
arma . Chegou o momento  em  que  se  desencadeou uma guerra  e ele foi convocado , mas deixou claro que  não  pegaria em uma arma  sequer , pois  seu  trabalho na  guerra  era  o  de  salvar vidas.

Ele  chamava-se   Desmond Doss. Este  homem foi perseguido agredido, massacrado  mas  foi  fiel ao voto que  fizera  a  Deus. Salvou não  somente os americanos mas  também os Japoneses . Doss não pegou nas  armas , não  deu um  tiro se  quer, mas salvou  muitos  colegas  e  até  mesmo o comandante  que  tanto o perseguiu.

Foi considerado como louco , porque  ficou  na  área de  risco salvando e orando pedindo a  Deus e dizendo: ''Me  dê  mais um''. Deus  honrou a  fé  daquele  jovem dando mais setenta  de  duas pessoas. Foi respeitado e no julgamento militar , para manda-lo ir  para a  Corte  Marcial ,fora absolvido quando  seu pai apresentou um documento  chamado ''Objetor  de  coinciencia''.

O ''Objetor de consciencia'' dar direito a pessoa de escolher dentro das  forças  armadas ,o  que poderá  fazer  dentro da  corporação até  mesmo a  desobedecer ordens superiores que  confrontem suas  atividades  militares com  suas  convicções religiosas. Doss pertencia  a Igreja Adventista  de  Sétimo  Dia, mas isso , não  torna  os  Adventistas, melhores que as outras  Igrejas Cristãs.

Isso é  uma questão  de  ''coração'' e o  de  Doss ou  de  qualquer outra pessoa , que  viva como Davi que  foi o homem segundo o Coração de Deus e  não como manda a Placa da  Igreja a  qual pertence pois , Deus  não  vê  como o homem.

 No  fim  da  guerra ele foi  quem  mais  trabalhou e se  destacou pela  bravura e  heroísmo  sem arma alguma. Seus colegas se  negavam a lutar,  se ele não  fosse para o  combate. Aqueles  rapases não acreditavam  no Deus  de Doss Desmond mas  acreditavam  na  fé do jovem. Desmond Doss   fez  a  diferença  na juventude  cristã  do seu  tempo.

E não iam a lugar  nenhum  sem esperar  que Doss terminasse  a oração.

 Desmond Doss, provou sozinho que soube  se  relacionar com sua família , com  seus  colegas, com  seus  superiores Militares e  acima  de tudo  com  seu  Deus.

Como Amós , Doss foi o  profeta da  modernidade Cristã  da  atualidade do  seu  tempo. Amós  usou a palavra profética e Doss usou o comportamento de Jesus  Cristo, o  Deus  da  vida. Doss , morreu em 2002 aos  85 anos. Juntamente  com  seus  colegas , venceu  a  guerra  e comquistaram  a  ilha , que motivou toda a  guerra.


Doss recebeu a  coroa  da vida ,por  ter  combatido o  bom  combate dos  relacionamentos 

AS TUAS PALAVRAS

 

37 Porque pelas tuas palavras serás justificado, e pelas tuas palavras serás condenado.  Mateus  12:37

Para  quem  escreve , para quem  desenha  e  para  quem  pinta , sempre  aparece  oportunidades  que  são  verdadeiras  inspirações , para  surgirem   , reflexões , quadros  de  pintura  e  quadros  de  desenhos .  Esses  dias  de  chuva  me  fizeram lembrar e me  inspiraram a  escrever  sobre o que pensamos  e o  que  isso acarreta  no nosso cotidiano..

A  chuva  me  fez  recordar as  histórias  que  escutei  da minha  tia e  me levou a  pensar no poder  da  palavra, Ela  me  narrou  que  em  1950  surgiu uma  música  para brincar  o  carnaval  que   dizia :'' Tomara  que  chova   três  dias  sem parar ...'' O  Brasil inteiro  começou a  cantar  essa  marcha e   quando chegou o  carnaval  foram  três  dias  de  tanta  chuva  , que  as  autoridades  suspenderam  as  festas  de Momo..

Foi uma  pandechuva  igual  a  pandemia  desse  ano ,que  não houve  carnaval . Se  os pensamentos  de uma  só pessoa  atrai  tudo de  bom ou de  ruim que   essa pessoa  pensa , imagine  uma  nação inteira  cantando  ''tomara  que  chova  três dias  sem parar''. Brincadeira  ou não  a  Bíblia  alerta  em provérbios  18:29 ''Fiz  isso por  brincadeira''. No  plano espiritual  não  existe  brincadeira.

O  que  existe é  a  força   espiritual  que  tem diversas  formas  de  ensinamentos  e  só   saberemos  quando  sairmos  desse  mundo para  penetrarmos  na  dimensão  espiritual, onde  tudo  será  eterno  para  o Cristianismo . E  uma  série  de  ''Novos  nascimento   '' para o  Espiritismo.

Por  enquanto  , os  pensamento  vão  condicionando  as  mentes  e  as  cousas  vão acontecendo  conforme  ensinamentos  do  Exoterismo  e disso  eu não  tenho a  menor  dúvida.  Foi observando  as  pessoas  e  o  que  elas  falam  que  cheguei  a  conclusão   que   eu  e  você  somos  o  que  pensamos  na  atualidade , porque  já  projetamos  no    passado.

Vamos  para  o  exemplo . A  minha  tia  me  falava  coisas  que  foi  uma  questão  de  tempo  para  eu  presenciar  a  veracidade  das  suas  palavras.  Um dia  ela  me  falou:  ''Olhe  minha  filha  , eu ainda  vou  ter  meu casaco de pele , minhas  joias  de  ouro , meu  telefone  e minha  casa  própria''. Passaram-se  alguns  anos  e um  dia  ela  conseguiu um  emprego    numa  multinacional e  pudemos  ver  todos os  seus  sonhos  realizado.

Ela  plantou na  mente  e a  vida  com a  permissão  de  Deus ,  se encarregou  de  trazer a  existência  os  sonhos   que  ainda  existiam . Antes  disso , ela  se  viu muitas  vezes , vestindo  o  casaco  de  pele ( que  ela  nunca usou , nesse  calor)  . Ela  se viu andando  dentro da casa e  atendendo o  telefone   que  imaginou a  vida  inteira . 

Sabe  como  se  chama isso ?  ( FÉ )  . Porque se  viu dentro  de  uma  situação  justa . Não  roubou  e  não  fez  mal a  ninguém  para  adquirir , apenas  sonhou  e  tudo  se  realizou no  tempo  certo. Dentro  desse  contexto eu também  me  vi  . Vi minha  formatura  , vi minha  casa  e  vi meu filho ,( meu  maior  sonho.), Também  vi meu livro  que  ainda  estou  escrevendo.

Que  acho interessante é  que  a  Bíblia   chama a  atenção para  tudo isso. '' Pelas  tuas  Palavras  serás  justificado  e  pelas  tuas  palavras  serás  condenado'' . Conheci  uma  jovem    que  cismou  que  era  portadora  de  um  cancer . Ela  visitou muitos  médicos , e  por mais  exames  que  fizesse  e  que  dava  negativo   ela  não  aceitava. Só aquietou-se  quando  encontrou  uma  Clínica  que  deu o  diagnóstico  de  que estava com o  cancer   e   dai para  morrer  foi  questão  de  pouco meses. 


Lá  nas  reuniões  do  Exoterismo  eles  contaram a  historia de  uma  senhora  que  olhava  para a  casa  da  vizinha  e se  via dona  da  casa .Ela  gostava  da  casa  . Algum  tempo  depois o dono da  casa  morreu  e  a  casa  foi vendida  por  um preço  que  cabia  no   bolso dela.  Meses  depois  o marido  dela  faleceu  e  a  casa  ficou sem  valor,  pois  ela  ficou  sozinha . A  isso  eu  chamo  de  ''Olho  grande''..


Quero  concluir   aconselhando  ao leitor  a  pensar  somente  no  que  é  bom para  se ., para  seus  filhos  e  sua  família.  E  desejar  tudo  de  bom  para  todos  principalmente  para  o próximo , pois  quando chegar  o  tempo  da  colheita  , colhera  somente o  que  é bom. 
 
Não  esqueça  que  suas  palavras  tem poder . Em outra  postagem  eu falei  de  como  foi a  minha  gestação . Falava  auto para  meu  bebe  ouvir .  Ele  veio    do jeito  que  pensei  e  que  pedi a  Deus e  fiz  a minha parte. Ele  é  tão  meticuloso  que  acho  (as  vezes)  ele  chato. 

Pelas  tuas  palavras  serás  justificado e pelas  tuas palavras  serás  condenado  . Fale e  pense  somente no que  é  bom.