quarta-feira, 5 de setembro de 2012

DA TEMPESTADE A CALMARIA

DA TEMPESTADE A CALMARIA



''Disse Jesus: Passemos para a outra margem,,,''
''E eis que no mar se levantou uma tempestade tão grande que o barco era coberto pelas ondas , ele porém estava dormindo. Mar.4:35-41



A Biografia de Jesus é apresentada de formas diferenciadas por ,Mateus , Marcos, Lucas e João. Escolhemos Marcos que apresenta Jesus como o filho de Deus ,mesmo na forma humana e mostrou todo poder ao repreender os ventos e as ondas do mar que faziam a tempestade naquele dia.

Jesus falou:''Passemos para o outro lado''.
No contexto dessa frase , podemos dizer que a nossa vida é uma passagem neste mundo. para a vida eterna. O termo ''Passemos'' já nos coloca numa posição privilegiada porque é um convite do Mestre , indicando que não estamos sós, por isso ele coloca a palavra no plural , mas também já nos adverte que vamos enfrentar problemas

Naquele dia , os discípulos estavam com o Mestre e a Bíblia diz que levantou-se uma grande tempestade. Os ventos sopravam fortes e as ondas cobriam o barco de forma que todos se assustaram e começaram a chamar o Senhor que dormia no interior do barco.

Nos dias de hoje como no tempo do passado, o que não falta são os problemas (tempestade) que as vezes procuramos e as que procuram por nós E isso está representado por essa passagem que aconteceu na vida real do Senhor Jesus que enfrentou os ventos , as ondas que formavam uma verdadeira tempestade.

Tempestade ''é um fenômeno atmosférico marcado por ventos fortes, trovoadas, relâmpagos, raios e chuvas. ''Wikipédia. A tempestade nos dá três lições. Elas são indesejáveis, imprevisíveis e inevitáveis.

As tempestades são indesejáveis porque ninguém gosta de conflitos e isso sempre acontece na vida de todos nós. ''O que acontece com o justo , acontece com o injusto e vice-versa'' Somente tem uma diferença. O justo atravessa os problemas (tempestades) com Jesus e o injusto atravessa sozinho . Nos conflitos estão as enfermidades, o desemprego a peste , os assaltos a violência , as injurias os falsos testemunhos etc.

As tempestades são imprevisíveis. Elas acontecem quando menos se espera. Nunca estamos preparados para o imprevisível. A morte de um ente querido , por exemplo, é imprevisível.

As tempestades são inevitáveis . Elas tem que acontecer para se medir o tamanho da fé. Jesus convida a navegar na fé ''com a promessa de que '' a viagem não será fácil , mas a chegada é certa.'' Quando estivermos atravessando as crises, as enfermidades , não estaremos sozinhos . Ele está conosco pois a promessa é segura.

Jesus estava no barco e estava dormindo. Temos duas verdades reveladas : ele dormia e estava cansado. Ai está configurado a humanidade de Jesus. Jesus comeu pois teve fome. Jesus bebeu pois teve sede. Jesus estava cansado pois tinha dores e trabalhava.

Jesus passou por todas as coisas que passa um ser humano , para saber o que estamos passando . Jesus sabe de tudo. Ele sabe a dor que estamos sentindo, a fome e a sede que nos acomete para interferir na hora certa e nos contemplar com a vitoria.

Jesus nos aconselha a não abdicarmos da fé. O barco estava balançando. Havia raios e trovões e Jesus dormia. E agora? As vezes estamos assim. A nossa vida está cheia de problemas e temos a impressão que Jesus nos abandonou e fazemos como fizeram os discípulos ''Mestre , não te dá que perecemos?''

Jesus não chega nem adiantado e nem atrasado . Ele chega na hora certa. Naquele momento o pessoal começou a gritar e Jesus calmamente se levanta e ficou no meio do barco e parece que estou vendo. Ele olhou para o tempo, bocejou e mesmo o barco balançando , ficou em pé no centro do barco e falou:'' Aquieta-te, acalma'' e tudo se acalmou.

Uma outra verdade que tiramos desse texto é que Jesus sempre surpreende. Como podemos ver o trabalhar de Jesus se não acontecer as tempestades? As tempestades são oportunidades para acontecer os milagres. Servem também para revelar o grau da nossa fé. A fé é muita preciosa porque é um dom de Deus e não pode ser manipulada.

Jesus tem poder sobre tudo. Ele tem poder sobre o material -''Quem é esse que até os ventos lhe obedece?'' Quem é esse que repreende as ondas e os ventos fortes?'' tudo está sob o poder de Jesus. Ele faz o fraco ficar forte, faz o feio ficar bonito, faz o morto ressuscitar .

Jesus supera todas as expectativas porque ele é Deus Ele acalma a tempestade que se desencadeia na vida. Transformando-a em calmaria.