quarta-feira, 22 de fevereiro de 2012

PROFETA CORAJOSO

Profeta corajoso




''Elias era um homem sujeito as mesmas paixões que nós...''Tiago 5:17

A reflexão de hoje tem como tema central , a figura de Elias , um dos maiores profetas Bíblico de todos os tempos. Falar desse homem , é lembrar sempre que ele era sujeito as mesmas fraquezas que cada um de nós, mas suas orações moviam a mão e o coração de Deus. O testemunho de ''servo do Deus altíssimo'' era tão forte que tocava até a meteorologia pois , deu ordem ao tempo e conseguiu fazer mudanças no  incríveis , que fez a estiagem acontecer , e fez as chuvas voltarem  a cair  em  Israel.


Elias é uma palavra que significa , ''Javé é Deus'' ou '' Jeová é Deus''. Nada se sabe do começo da vida da desse Profeta , mas seu ministério começou a ser exercido no Reino do Norte , mas precisamente em Samaria. Entre 874 e 852 a.C. . Como homem de Deus de verdade, foi um modelo e sua vida foi cercada de terríveis conflitos entre a Religião e o Senhor. O ministério do Profeta foi restaurador e reformador que está escrito em 1 Reis 18 e 19.

Separamos alguns acontecimentos da vida de Elias , para confrontarmos com a nossa vida e com o os acontecimentos atuais. Em primeiro lugar ,vamos falar de QUERITE .Elias era um simples morador de Gileade , e teve coragem de ir a presença do rei Acabe para dizer-lhe ,que haveria uma grande seca e que viria uma forte chuva ,após três anos e seis meses. Essa mensagem não teria tanta importância , não tivesse ele falado esta expressão no capitulo 17 e verso 1 do livro de primeiro Reis, que fala:''segundo a minha palavra''. Ele não falou , ''segundo a palavra de Deus''.


Ele disse: segundo a palavra ''dele; do homem Elias.'' Alguem podia chamá-lo de arrogante, mas eu falo que ele foi movido pela fé , e Deus assinou o acontecimento no calendário do tempo, e tudo aconteceu como Elias falara. Começou uma seca tremenda, e a Bíblia diz que o Senhor mamdou Elias ir para Querite, que era fronteira com o Jordão e ainda completou: '' Beberás da torrente; e ordenei aos corvos que ali mesmo te sustentem'', E ele obedeceu , e lá não foi fáci,l e tudo aconteceu segundo a ordem do Senhor . Os corvos o alimentavam com pão e carne e bebia na torrente, mas alguns dias depois ela secou. E ai? Acabou a água, justamente o que não pode faltar.

Querite é lugar de sofrimento. Só tem o necessário para sobreviver. Quantos de nossos irmãos estão em Querite? Falta tudo como faltou o material para Elias . E para completar faltou o principal , a água. Mas Deus que tudo vê , ordenou a Elias que fosse para um outro lugar chamado Serepta , onde ele tinha preparado uma viúva para ajudá-lo. Já parou para pensar , o que Elias encontrou? Não estava a espera dele nenhum empresário, mas sim alguém mais pobre que ele e que estava, se preparando para morrer , juntamente com seu único filho.

A Bíblia diz:''Dai e dar-se-vos-a boa medida transbordante'' Deus queria abençoar aquela mulher , mas precisava ver essa palavra se cumprir naquela vida;. Elias ao pedir o bolo estava orientando aquela senhora 'que : ''É dando que se recebe''. Ela obedeceu. “A farinha da panela nunca acabou e o azeite não faltou.'' Por isso que: quando alguém mais  pobre  que nós, quizer  nos dar alguma coisa , temos que receber , para que ela receba a benção. Por isso Querite é lugar de escassez mas Serepta é lugar de fartura.

Se você meu amado irmão está no Querite do desemprego se prepare para o Serepta do trabalho. E a benção da viúva foi tão grande, que até seu filho foi ressuscitado pela oração do profeta. Os tempo sêcos acabaram e Deus manda Elias dizer ao rei Acabe que a chuva ia cair sobre a terra.
Elias foi e ao ver o rei Acabe ,a Bíblia diz: que o soberano foi logo falando:''És tu o perturbador de Israel?'' E você irmão é o perturbador de sua casa, de seu trabalho de seus vizinhos? Na pregação do evangelho.

Outra oportunidade, Elias nos apresenta a sua forma de desafiador. E foi com relação aos profetas de Baal. A Bíblia diz que ele desafiou fazendo um altar com lenhas e colocou uma vala cheia de água,  e desafiou os profetas de Baal,a invocar seu deus para fazer destruir tudo com fogo ,inclusive a novilha , mas nada conseguiram e Elias invocou o nosso Deus , e um fogo surgiu e ,consumiu tudo. A Bíblia diz que naquele dia, Elias matou quatrocentos e cinquenta profetas de Baal. Mas Jezabel começou a perseguir o profeta para matá-lo.

Elias que enfrentou tanta coisa na sua vida, estava agora acuado e com mêdo, e  de  uma  ''mulher'' Então fugiu para o deserto, e foi dormir debaixo de um zimbro. É assim mesmo com cada um de nós,quando enfrentamos  dificuldades .As vezes fugimos porque começa a ficar, tudo, muito difícil. As vezes Jezabel esta dentro da nossa casa, do nosso emprego, na escola e até mesmo dentro da Igreja e então queremos capitular, mas o nosso Deus é o mesmo de Elias que nos diz :''Levanta-te, come, bebe e anda , que o caminho é longo''.

O profeta caminhou quarenta dias e quarenta noites ,até que chegou ao Monte Horebe e entrou numa caverna. Ele estava fugindo E o anjo do Senhor apareceu e perguntou ''Que fazes ai? Sai
e vai para a frente deste monte''.As  vêzes  Deus  nos  faz  a  mesma  pergunta. ''  Que fazes  ai?'', As  vêzes  estamos onde não  é do seu agrado e ele manda sai e ir para frente. Não é tempo de ficar parado em lugar algum , nem  que seja, dentro de nós mesmo. Elias viu passar um vento forte, um terremoto e um fogo e Deus não estava em nenhum deles, porque o Senhor, é um Deus de paz e não trabalha do lado de fora. Tudo que ele faz é do lado de dentro. E é dentro do homem , que ele faz as coisas acontecerem.

Elias cumpriu seu ministério e terminou ungindo, Eliseu seu sucessor e se despediu do mundo em alto e grande estilo . Nunca morreu e subiu para o céu numa majestosa carruagem de fogo. Elias continua vivo , porque nunca morreu. Que ele sirva de exemplo  em tudo , pois foi sujeito as mesmas paixões humanas que cada um de nós.

A Biblia diz que estamos todos sujeitos as mesmas paixões humanas. Será que   nós, estámos  livres dessas  paixões ?   Se  um homem como Elias , que  foi exemplo de  verdadeiro  servo  do Senhor , estava sujeito  aos  mêdos, as  fugas, a vontade de desistir,  as depressões, como foi o caso  do esconderijo   na caverna , a matança   dos  profetas de Baal, quanto mas  nós!  Meditemos nisso.









s