quinta-feira, 13 de março de 2014

S.O.S. ESPIRITUAL

 

12 Ó nos­so Deus, não irás tu julgá-los? Pois não temos força para enfrentar esse exército imen­so que vem nos atacar. Não sabemos o que fazer, mas os nossos olhos se voltam para ti"

Neste  versículo, está exposto um grito de socorro que  diz:''Não sabemos o que  fazer'' e  ele saiu da garganta  de um rei , chamado Josafá , que  estava diante  de uma provocação  gratuita para uma  guerra, cuja  finalidade era invadir e tomar as terras dos Judeus

 

Aquele  rei estava acuado, mas sentia no coração a obrigação de proteger  seu povo. Impotente  frente ao inusitado, por alguns momentos , não sabia o que  fazer. Estavam diante  dele , os piores inimigos  de Israel : Os Amonitas, os Edomitas e os  Moabitas que somados , totalizavam , setenta e cinco mil.

 

Que  atitude tomar?Ele e seu povo , em número bem menor estavam impotentes para tão grande peleja. Alguem escreveu que: ''Saiba o que  fazer  quando não souber o que dizer '' ou ''Saiba o que dizer  quando não souber o que  fazer'', mas aqui foi diferente:''Saiba  fazer, quando não souber o que  fazer''.

 

 Os primeiros . são os  verbos  em trocadilho: dizer e fazer mas ali a situação era bem diferente pois envolvia o mesmo  verbo: Fazer e fazer. Nesta  reflexão vamos  meditar na  vida  de Josafá , nas  atitudes que  tomou,  na sua  vitoria e o que significa isso para nossa  vida.

 

Quantos  de nós  já não enfrentou situações  de conflitos , confrontos e perseguições tão violentos  que ficamos em um ''beco sem saida''sem saber o que  fazer mas nesta postagem , reunimos argumentos Cristãos , para  vencermos como venceu Esse  rei  chamado Josafá.

 

O nome  Josafá significa'' O  Senhor julga'' e já vemos neste  texto a primeira  verdade revelada ,  é  a  grande lição para todos nós ; Somente Deus é advogado que luta , defende e  vence por nós, Sem Ele não  ganhamos nada e perdemos  tudo.

 

A história de Josafá , o apresenta como 4º sucessor  do rei Aza  de quem era filho. Josafá começou a  reinar aos  vinte e cinco anos e tudo indica que, ele  reinou trinta e cinco anos. Josafá era um homem temente a Deus.

 

Quando assumiu o poder , aboliu o culto a Baal e com isso  já começou a agradar a Deus. Na política  , reorganizou o poder judiciário . Fundou as cidades  estado e procurou viver em paz com todos, mas  certo dia  entendeu  de ajudar o rei Acab  em suas loucuras  e foi lutar a  seu lado contra um povo que não o estava incomodando.

Não somente isso, resolveu casar-se com a filha desse rei que  era inimigo de Deus. O  homem é  falho e Josafá falhou por duas  vezes: em ajudar Acabe e em casar-se com a sua filha.Deus não se  agradou e mandou avisar-lhe que estava em dívida espiritual e que por isso pagaria um  certo preço.

 O profeta  deu o  recado , e isso  serve de  exemplo para nós e nossos jovens. Não  fazer nada sem consultar o nosso Deus e nem os jovens  casar-se com pessoas de outra  religião  sem compromisso com o Nosso Senhor Jesus Cristo, porque seria viver num jugo desigual.

 Foi o que Josafá  fez e  despertou a ira  de Deus, por isso grandes lutas se  abateu sobre os Judeus, por  causa  da insensatez do líder. O  rei  temeu v.3

''O medo  faz parte  da natureza humana já a coragem , não é  falta  de medo mas controle desse  sentimento'' Josafá  soube controlar o temor quando disse:''Não sabemos o que fazer mas os nossos olhos  estão posto em ti''.

Mesmo sem  vermos nada  acontecendo no  Plano Espiritual temos que  acionar os olhos da fé e foi o que  fez Josafá,''Os olhos do Senhor procuram por toda  terra ,os fieis para mostrar-se forte com aqueles cujo coração é  dele," 2º Cronicas 16:9.

Na sua infinita bondade Deus ouve o coração arrependido:''Se meu povo que  chama pelo meu nome se arrepender''. Josafá  fez de tudo pela paz e a perdeu porque não vigiou. Quantos  de nós não age da mesma maneira?

Ali estava ele , angustiado sem saber o que  fazer , mas o seu espirito falou mais alto . Josafá  recorreu a 1ª atitude sensata quando falou:''Ó nosso Deus''. já  estava orando e clamando a pessoa  ''certa que pode todas as coisas''.

No v, 12, vemos Josafá, usando uma  arma infalível dizendo:''Oh! nosso Deus , tu não vai julga-los , não podemos  fazer nada contra  essa multidão, não sabemos o que  fazer, por isso nossos olhos  se voltam para ti.''

A oração é o maior  recurso que existe. ''Ela é  eficaz e pode tudo  em seus efeitos''Tiago 5. Geremias 33:3 diz: '' Clama  a mim e responderte-ei e anunciar te-ei  coisas  grandes e firmes que não sabes''.A oração é  ofensiva  e  defensiva:''Apresenta as tuas  razões para que eu te justifique" Isa. 43:26.

Ana  venceu os  desafios da  sua  rival Penina pelo poder da oração.Pela oração Ester e Mardoqueu venceu o astucioso Hamã e muitos outros  venceram  graças a essa  arma infalível.

A rainha  da Inglaterra, certa  vez  falou: ''Eu não tenho medo dos misseis Americanos mas temo, quando John Knox  dobra os joelhos''.

Quantas lutas enfrentamos  sem saber, porque  elas  estão sendo elaboradas no plano espiritual. Jesus,  certa ocasião  repreendeu  os  ventos e as aguas. Ali  estavam duas provas , uma física e outra  espiritual. 

A Física  representada pela agua que é  visível e pode ser tocada  e a espiritual  representada pelo vento que não pode  ser visto, não pode  ser tocado e ''ninguem sabe de onde  vem nem para onde  vai."

Mas o  fato é que:Deus respondeu a Josafá:''Dai ouvidos toda Judá , Não temais,mas a peleja não é tua, é minha e nesta peleja não  terás que pelejar. Ficai parado e  vede a salvação do  Senhor''.

Todos ficaram literalmente  parados. E ali no Monte Seir v,23 estavam de um lado um  grupo pequeno  e o outro lado uma multidão. Seria um massacre  terrível .O Lado do rei Josafá  ninguém tinha  armas. A  frente  de todos um pelotão cantava hinos de louvor a Deus e o outro lado   era visível  o  armamento.

Todos  ficaram parados e louvavam vestido com roupagem sacra  e  cantavam:''Rendei  graças ao Senhor porque a sua misericordia  dura para sempre'' v.21, Foi um confronto que  mereceu  este registro , porque o Senhor pôs emboscadas contra ''os filhos  de Amon e  de Moabe v.22'' e eles se destruíram entre si  e deixaram os  despojos para os Judeus.

Assim Josafá e seu povo saíram íncolume. Foram  vencedores e nós poderemos  ser  também , e o segredo é : Oração. Jejum e louvor.

Temos  que  fazer como  Josafá:

Parar, orar, jejuar , cantar louvores porque  o louvor quebra  cadeias , liberta e cura. Essa é a  resposta para quem não sabe o que  fazer para obter o socorro do alto.