sábado, 3 de março de 2012

O REI PEDE ÁGUA

O REI PEDE ÁGUA








'' Suspirou Davi e disse : Quem me dera beber água do poço que está junto a Porta de Belém..;1° Crônicas 11:1


A Bíblia é o livro mais interessante que conheço. A Bíblia tem respostas para todas as indagações

Tem consolo para quem chora; Tem orientação para quem está perdido; Tem alimento para quem está com fome; E tem água para quem está com sede. Estamos vivendo tempos difíceis. Tempos em que muitas pessoas , estão a procura de algo que satisfaça as suas necessidades, por isso a correria de um lado para o outro, cuja finalidade é preencher as lacunas existenciais da alma.

Uma coisa interessante , neste livro encantador, são as ''Perolas de grande valor'' que estão escondida por trás de cada palavra e que tem um sentido diferente para cada situação.

As frases escritas , são cheias de sabedoria , ditas pelo nosso Deus através de seus profetas. Um servo do Altíssimo que tem sido motivo de especulação em ser ''O homem segundo o coração de Deus'' chama-se Davi e foi dele a incumbência de ser o pai de um rei sábio chamado Salomão que não pediu riqueza , mas pediu ao Senhor '' sabedoria'' para reinar em Israel.

Davi foi um personagem muito controvertido .Davi foi um pastor de ovelha, que nem sonhava que um dia , o Todo Poderoso o colocaria como rei de uma Nação. Davi foi um grande amigo de Jônatas filho do seu pior inimigo , o rei Saul a quem foi fiel até a morte . Davi entregou ao neto de Saul ,Mefibosete o que era seu por direito de herança. Davi lutou muito e ganhou todas as guerras mas Ele também teve seus momentos de fraqueza ao trair o homem de sua confiança chamado Urias. Mas também ele foi um dos que mais sofreu pois pagou muito caro pelos erros.


No livro de 1°Cronicas 11:17 esta escrito: ''Suspirou Davi e disse: Quem me dera beber, água do poço que está junto a porta de Belém..'' Esta parte da historia de Davi, fala dos três heróis do rei.

Narra a história Bíblica , que o rei Saul morreu ao ''consultar uma mulher que invocava os mortos ao invés de consultar Javé''1° Cro. 10:12. Imediatamente Davi foi convocado a assumir o reinado,mas enfrentou logo no inicio , problemas com os Jebuseus.

Quem escolheu Davi , foi o Onipotente, mas alguns não entenderam e disseram a Davi :''Aqui você não entra''. A primeira pérola que tiramos desse texto , é que : Quando Deus escolhe está escolhido e quando ''fala está falado''. O ministério que o Senhor entregar nas mãos de algum servo , ninguém pode reclamar, seja o Pastorado, o Diaconato, o Ensino, o Louvor, o Evangelismo.

Etc..O maior exemplo disso foi o de Moisés quando foi perseguido por Datan e Abirão que queriam o Ministério a ele confiado..

O rei Davi convocou o povo para a luta .Lutou , ganhou e entrou em Jebus .Mas antes Davi falou:

''Quem atacar primeiro os Jebuseus, será nomeado comandante-chefe.'' 1° Cro. 11:6 .Quem atacou foi Joabe que ganhou a guerra e se tornou Comandante -Chefe. Davi ficou morando naquela fortaleza e lá passou a ser a cidade de Davi e Joabe foi o primeiro valente .

O segundo valente foi Eleazar. Esse homem lutou com toda garra contra os Filisteus, antigo inimigo de Israel desde os tempos de Sansão. A Bíblia diz que: os judeus correram com medo por entre a plantação de cevada (11:13) mas Eleazar ajudado por Deus , foi vitorioso ,e o terceiro valente , foi Jasobeão que brandindo sua lança, feriu trezentos. Ali estavam juntos os três valentes com o rei. Nesse momento Davi teve sede e suspirou dizendo '' Quem me dera beber da água do poço que está na porta de Belém''.Este lugar estava sob domínio dos filisteus, e chegar até lá exigia coragem, visto que iam invadir um terreno inimigo e tinham que caminhar entre as plantações uma distancia de trinta quilômetros, Mas ele não se intimidaram e foram. Eram Valentes.


A segunda perola que tiramos desse texto é que um líder precisa de pessoas valentes. Para lutar pela obra , de joelhos na oração, nas vigílias, nas congregações sabendo que vão aparecer os filisteus e midianitas modernos. Até mesmo dentro da igreja. Os trabalhos eclesiásticos estão carentes de obreiros para o evangelismo porque os berçários '' de bebes em Cristo Jesus,'' estão vazios , na maioria das Igrejas. Faltam ''Valentes'' para Oração, Evangelismo, Escola Dominical etc...


Voltando ao assunto, Davi estava com sede e os três valentes: Joabe, Eleazar e Jasobeão não pensaram ''duas vezes ''como diz o ditado e se infiltraram nas terras dos Filisteus , e atravessaram

correndo risco terríveis de perderem até a vida , para ir buscar água para o rei . Davi ficou emocionado com aquela prova de amor, e não aceitou a água e jogou ao chão ''como libação ao Senhor''.

A terceira pérola desta leitura é com relação ao Senhor, o Rei dos reis. O rei Davi quis água e o Rei

Jesus também quer . O que o rei Jesus quer de cada um de nós? Em primeiro lugar obediência, crescimento, coragem, valentia e trabalho. Sempre vamos enfrentar os filisteus, os jebuseus da vida , dentro e fora das Igrejas ,que nos confronta com a palavra de Deus . Precisamos estar firmes como estiveram os valentes de Davi que foram buscar água para ele beber.

Os valentes do Rei Jesus, precisam ser considerados ''Servos por excelência''.

O que o Rei Jesus quer dos valentes?
1°- Que sejam valentes no amor: Os valentes do amor sabem perdoar, não é soberbo, não trata com leviandade, não arde em ciúmes, é paciente,é benigno, não se ufana, não procura seus interesses, não é inconveniente, tudo sofre, tudo crê, tudo espera,tudo suporta etc... 1º Cor. 13
2°- Que sejam adeptos da unidade: Os valentes da unidade, são unidos, não falam mal um do outro para que o reino Cresça , e todos cheguem a estatura do Varão Perfeito.
3º-Que os valentes tenham caráter , honrando seus compromissos.
4°- Que os valentes sejam fieis em tudo.
5°- Que os valentes estejam a disposição do Reino, que sejam constantes, determinados, e impaciais

Você é valente? Eu estou tentando ser . Todavia só sabemos o que realmente somos quando aparece a oportunidade de provar o que pensamos, falamos e escrevemos. Quando retrocedemos na história é que vemos o quanto Jesus foi valente. Ele precisava passar por tudo que passou para ser exemplo para todos nós e hoje pede ''água'' aos valentes da fé. Vamos levar água para o Rei

porque ele merece. Meditemos nisso.

quinta-feira, 1 de março de 2012

A LUZ DO MUNDO

A LUZ DO MUNDO


''Eu sou a luz do mundo. Quem me segue não andara em trevas: Pelo contrário terá a luz da vida.'' João 8: 12

Vimos na reflexão que antecedeu a esta, Jesus se intitulando: ''Eu sou a porta...'' Vamos comentar hoje , sobre outro título em que ele, se declara ''Luz do mundo''.A Bíblia diz que Jesus estava ensinando no templo, e quando proferiu esta palavra , os fariseus levantaram logo uma polemica , dizendo:'' Tu das testemunho de te mesmo. Logo teu testemunho não é verdadeiro''.

Respondeu Jesus:''Posto que eu testemunho de mim mesmo, o meu testemunho é verdadeiro , porque sei de onde vim e sei para onde vou...'' e mais adiante ele comenta que ninguém ali sabia  de nada. Na vida atual quantas vezes , já vimos pessoas comentarem , que não sabem de onde vieram e nem para onde vão. Já ouvimos também , pessoas comentarem , que não sabem o que estão fazendo aqui.

A Bíblia responde:''Errais por não conhecer as escrituras''. Estamos neste mundo por um propósito do Senhor Nosso Deus. O primeiro é para adorá-lo e o segundo para cuidar da terra. Chegamos a este mundo, como uma lousa em branco, onde aqueles que vão cuidar de cada um de nós, vão  colocar
 e ensinar suas impressões sociais e espirituais. E o ser humano vai crescendo socialmente como ''produto do meio'' e espiritualmente no escuro. E isso abrange todas as classes: A,B e C , porque é assim que somos divididos pelo homem  na sociedade.

No inicio de todas as coisas, a Bíblia diz que a terra era sem forma e vazia e ''havia trevas sobre a face do abismo''. O homem durante seu desenvolvimento biológico , está espiritualmente sem forma (perdido) , vazio (pois procura preencher esse vazio com bebidas
vícios , sexo, religiões descompromissadas , vãs filosofias etc.. e por ultimo mergulhado nas trevas de um abismo terrível.

A Ciência diz que , tudo surgiu de um grandes estrondo chamado '' Big Bang'' que é uma das teorias que procura explicar como tudo começou na criação do universo , mas a ''Palavra'' de Deus diz que ele apenas falou: ''Haja luz e houve luz'', Gen. 1:2 E tudo ficou claro . Me lembro que quando, eu não era evangélica, comecei a conversar com uma amiga que era crente , e começamos a falar de Moisés e de sua missão como Estadista.

Em determinada hora ela falou que os mandamentos não servia para salvar ninguém e resolvi perguntar o '' Por que'' .Escutei uma resposta, que nunca mais esqueci. Ela apenas falou: '' Porque ninguém cumpri''. Aquela resposta foi um ''estrondo'' dentro de mim. Foi o ''Big Bang'' que eu precisava para procurar a luz porque de repente tudo ficou claro e eu ,'' como o filho prodigo'' cai em mim. Naquele dia comecei a medir os erros e acertos e cheguei a conclusão que estava tudo errado dentro de mim . Foi quando vi que me ensinaram tudo errado e então ,resolvi mudar e aceitei Jesus Cristo, como meu  Salvador e a verdadeira luz, começou a brilhar na minha vida.

Aquela resposta foi a chave que abriu meu coração , Comecei a ver que as minhas indagações começaram a ter resposta. Eu não conhecia as Escrituras. Comecei a estudar e a crescer no conhecimento e na graça . Já estou com vinte seis anos no evangelho e ainda não aprendi quase nada , porque a Palavra de Deus se renova todas as manhãs. Acho eu, que cada pessoa tem uma chave diferente para abrir a porta do coração para que a luz possa entrar.

Quem sabe hum hino é uma chave para alguém . Uma pregação que abriu um cadeado . Paulo e Silas cantaram e quebraram as portas de ferro da Cadeia. O Apostolo Pedro pregou e teve um chaveiro a sua disposição , pois levou para a luz mais de três mil almas. Também pregou para um aleijado , com uma frase famosa que serviu de chave para fazer o aleijado da porta do templo , andar e sair da escuridão em que se encontrava. Ele apenas falou: ''Não tenho ouro nem prata, mas o que tenho te dou. Levanta e anda''

O Apostolo Paulo estava cego espiritualmente falando e Jesus com a chave da palavra falou:''Duro é para ti recalcitrar contra os meus aguilhões''. E o tornou cego biologicamente. Ele ficou no escuro na carne , na alma e no espirito e precisou da chave da
oração do irmão Ananias para vir para a luz.

''O mundo jaz no maligno'' diz a Bíblia. ''Estamos vivendo a era da liberdade de expressão e do livre estilo de vida'' Isso significa que cada um pode fazer o que bem quiser e não dá
satisfação a ninguém. As músicas, as novelas, os filmes , as festas e tudo que possa dar respaldo a escuridão , estão : (no linguajar comum) ''Na crista da onda''. E a alma humana anseia por uma chave que a tire da escravidão e da escuridão espiritual.

Tem um hino que diz:''Ah! Se você soubesse o quanto padece a sua alma , só você não vê . Ah! Se você pudesse ouvir o gemido inexprimível do supremo ser...''Infelizmente existe no mundo um espirito de distração , para que ninguém saia da escuridão para seguir a Jesus que é o ''pai da luz e em quem não há sombra de variação''. Em Jesus não existe penumbra, tudo é luz.

E essa luz pode iluminar o mundo Internacional, o mundo Nacional, o mundo Estadual, o mundo familiar e o individual. Tudo só depende de uma palavra : Dar lugar a luz que é Jesus porque ele mesmo diz ''Aquele que me segue não andará em trevas, pelo contrário terá a luz da vida.'' Nos dias atuais , o que não falta é religiosidade para se seguir. Não falta filosofias , que a Bíblia chama de ''Vãs'', para se seguir. Não falta '' falsos profetas'' e caminhos variados e esquisitos, para se seguir.


Todavia , Jesus Cristo fala e convida :''Segue-me'' e completa:''Aquele que me segue não andará em trevas, pelo contrário, terá a luz da vida''. Meditemos nisso. Amém?

segunda-feira, 27 de fevereiro de 2012

A PORTA

A PORTA


' Eu sou a porta: Se alguém entrar por mim, salvar-se-á, entrará e sairá e achará pastagem'' JOÃO 10:9

Ao ler o Antigo Testamento, observamos que no inicio, Deus se apresentou a Moisés por apenas
dois monossílabos ''Eu Sou'' , Ex. 3:14. Esse verbo de ligação atravessou os séculos sem definição. Todos sabiam que esse verbo era o próprio Deus, mas quantas pessoas não perguntaram no silencio do seu coração: ''O que Jeová quer dizer? Por que ele falou : Eu sou? E conclui: ''Eu sou '', mas! Eu sou o que?

Desde então se passaram dois mil anos. Os acontecimentos foram fazendo seu papel na história direcionados por seus devidos personagens e sua missões em dar sentido , a esse Verbo Glorioso que é o próprio Deus.. Silencioso, enchendo os corações , ele foi passando de pais para filhos. E como um grande sonho , chegou a hora de despertar. Foi a hora do Novo Testamento. Hora de renovar o acordo, Hora de nascer de novo , hora de Novidade de vida e acima de tudo hora de um Novo Deus , o Deus Filho,  Jesus Cristo.

Chegou o momento de dar definição ao verbo ''Eu Sou''. Para completá-lo , vamos fazer um paralelo. Digamos que o Pai colocou seu ''Eu Sou '' como um nome ; e o Filho Colocou diversos sobrenomes , completando e respondendo ao monossilabo , e então ficou assim:
''Eu Sou o pão da vida;'' ''Eu sou a luz do mundo''; ''Eu sou o caminho, a verdade e a vida''; ''Eu sou a porta''; ''Eu sou a ressurreição e a vida''; ''Eu sou a videira  verdadeira'' . João 20: 30-31.

Para fortalecer o verbo , Jesus falou ''Antes que Abraão , existisse , Eu sou''. João 8:58. Os Judeus não aceitaram quando Jesus falou que era Deus e o chamaram de Blasfemo. Marcos 14:61- 64. Jesus , com sua sabedoria Divina, aproveitou todas as situações, lugares e acontecimentos para fazer suas parábolas que serviram de pregações simples e objetivas.

Escolhemos para essa reflexão a expressão do Senhor Jesus que diz '' Eu sou a porta'' João 10;9. A porta é uma abertura na parede de  qualquer  edificio :casa, trabalho, igreja, por onde se sai e  se entra. As portas podem ser visíveis , materialmente falando ,e são também invisíveis espiritualmente.
Jesus diz na sua palavra que ele é a porta e que'' quem entrar por ele, entrara e sairá e achará pastagens''

É um privilegio '' Entrar'', porque quem entra , encontra paz, felicidade verdadeira, além de participar dos banquetes espirituais, se faz nova aliança  e  se aprende a palavra. Mas tem outra coisa importante ''Sair'' ; porque  se sai para dar a nova noticia e falar do que participou e participa  para ganhar os perdidos para Jesus. E fica aquela novidade de vida com o ''Entrará e sairá'' e achará pastagens para se servir e servir  aos que estão do lado de fora.

Desde o Antigo Testamento, que vemos exemplos, com foi o de Noé que entrou na Arca. Mais adiante , encontramos Gideão , também entrando e escutando: ''Vai nesta tua força!'' Jz. 6:14. No Novo Testamento, Jesus chegou para salvar ,para alimentar, para iluminar, e é nele que se encontra todo manancial de amor , para a alma.

''Jesus é a porta das ovelhas.'' Todos que vieram antes dele é ladrão e salteador. ''Mas ele veio , para que tenham vida e a tenham em abundancia''.
É obrigado entrar pela porta? A resposta é: ''sim'', porque : ''Quem sobe por outra porta , é ladrão e salteador''.

A vida , por si mesma é cheia de portas , que fecham e abrem e ''nunca se tem certeza de nada''. Tem portas que se abrem com um passaporte, outras se abrem pelo suborno, existem as que se abre pelo conhecimento, as que se abre pela beleza, pela cor, pela posição social., pelo , chamado ''perfil da firma''., e pelo poder aquisitivo que possui.

Mas a ''Porta'' que merece todo amor e confiança , se chama Jesus Cristo '' Em quem não há sombra de variação''. Essa é a Porta da Vida Eterna,  e  é  através dela que se alcança o Reino de Deus.  Nela  se encontra   uma vida com abundancia, liberdade, alegria , paz, confiança e transformação de vida.
A amargura, desencontros, sofrimentos e  feridas, encontram  nessa  ''Porta''  a cura , a  restauração, e a dignidade restabelecida.

A salvação , coloca no homem a vontade de viver, lutar e vencer que somente essa '' Porta'' oferece. Nela se recebe o perdão pelos pecados, cura interior e se torna fonte de água viva. A ''Porta '' é Jesus
que guia pela vereda da justiça. A porta é o caminho para o pai ''Ninguem vai ao pai   a  não ser  por  mim .''  Disse   Jesus  Cristo''.

No mundo das Religiões , são tantas portas descompromissadas, perigosas. Se você está em busca de uma porta ,lembre-se  que , somente JESUS é essa ''Porta.'' Aceite-o . Ele está voltando.  Ele está  esperando que voçê o  aceite como   Senhor e Salvador  da sua   Vida. Não entre  em qualquer  porta do Mundo Espiritual, porque  só existe  uma única  Porta  que se chama : Jesus Cristo.