sábado, 7 de setembro de 2013

AS FOTOGRAFIAS DOS SALMOS



 
  



''E nós que com a face descoberta . Refletimos como num espelho  a  glória do Senhor.'' 2º Cron. 3:18 


Qualquer  maquina  fotográfica  captura, registra, processa e  guarda  as imagens , para eventuais  lembranças. Sem escolher qual, o que e quem; elas cumprem  um trabalho , que fornece recordação de pessoas , lugares, e ocasiões ,as mais diversas para  todos os tempos, mas a fotografia  da nossa alma , só  pode  ser observada, pela ''Palavra de Deus''. 

 

Como fomos, como somos e como estamos  somente o espelho das Escrituras pode mostrar. Nele são refletidos  as fotografias  dos nossos sentimentos e ai podemos observar como está a nossa posição diante do Senhor.

 

Estamos no auge das invenções Humanas , e ficamos matutando como veríamos ou saberíamos do passado, se não fosse a palavra escritadebulhada nas letras a narrar as historias  de Israel e de seus sofrimentos ao longo da vida e principalmente no cativeiro.

 

Escolhemos  alguns  Salmos , porque  neles  encontramos além da historia dos judeus  as  receitas  de louvores, de adoração e de oração a Deus .Quando  observamos o  teor poético  dos Salmos vemos que ele não obedece as rimas e que são sempre conduzidos a dramatização.


Com certeza, os salmistas  escreveram  os salmos , em momentos de  profundo sentimentalismos , pois sente-se que a caneta do espirito  e a tinta da alma, não deixaram  brechas para nada que não fosse  refletir a Glória  de Deus.


Poderíamos  detalhar em minúcias , usando o conhecimento intelectual, sabendo  de antemão que tudo não  terá  validade  alguma  se não tiver  o aval do coração, por isso a simplicidade dos salmistas contaram cantando, toda saga  de  Israel.


Asafe, Coré, Moisés, Salomão Davi e  outros, imortalizaram  com fotografias gráficas , todas as imagens internas e externas dos homens da época.  Suas carências, sofrimentos, lutas e vitórias são apresentadas com tanta  realidade que é impossível  ler sem se emocionar. Separamos alguns salmos, para  nos vermos como eles viram suas imagens projetada neles.

 

Todos os salmos foram imortalizados por esses homens espirituais, mas existem  alguns que chegam a tocar a nossa alma. São eles: O salmo 15; 23; 91 e o 137.

 

Estes Salmos sugerem quatro situações especificas: O Salmo de número 15, dá todas as coordenadas  de como deve ser ''Um Cidadão do Céu''; O Salmo 23 , apresenta as ações de uma fé inabalável, na providência Divina; O Salmo 91,sugere e incentiva um ''Amor mais que Perfeito'' no Deus de Israel  e o Salmo 137 , que é uma poesia  que narra uma mistura  de sentimentos.Um  verdadeiro coquetel de saudade , ódio e desejo de vingança, por  estarem no exílio e  no cativeiro.


A fotografia do Salmo  de número 15 , é uma ficha de perguntas e  respostas  quando diz:''Senhor! quem  morara no  teu Tabernáculo ? Quem há  de morar no teu Santo Monte?'' A fotografia depois  de  gravada dá a resposta já processada .''Quem vive  com integridade, pratica a justiça, fala a verdade, não difama, não faz mal ao próximo não empresta seu dinheiro com usura e não aceita suborno''.


Veja sua foto aqui nestas palavras. Sua imagem e semelhança está correspondendo ao que  está escrito? responda para você mesmo.


A fotografia do Salmo  23 , pinta com a  garantia  das palavras.  ''O Senhor é meu Pastor nada me faltará''.Essa é uma confiança  tão grande  que não precisa de artifícios. Esse modelo  de palavras é para toda Sociedade que assume compromisso com o Senhor.


Como esta seu compromisso com o Senhor? Está na dependência dele por completo? Responda para você mesmo.


O Salmo 91 é  recheada de ''Amor mais que perfeito". Começa  dizendo no silencio .'' Aquele que habita no esconderijo do altíssimo a sombra do onipotente descansará''. Embora não tenha o privilégio de  ver. Quem tem fé, está debaixo da potente  mão do ''Todo Poderoso ''. Nada o poderá atingir. Não podemos confiar em deixar a Bíblia aberta neste Salmo, pois ele tem que  estar guardado na nossa mente e no nosso coração.


Tem essa confiança perfeita?  Responda para você mesma.


A fotografia do Salmo  137 é uma  das mais lindas, embora seja uma mistura de , ódio, saudade e vingança.O versículo 1 diz: ''As margens dos rios  da Babilônia, nos assentamos e choramos com saudade  de Sião. Nos  salgueiros que lá havia, penduramos nossas harpas  e os  nossos inimigos, nos pedia que  cantássemos uma  das melodias de Sião''.


Ao pararmos para mentalizar , o que  está narrado neste Salmo, observamos  como foi o  cativeiro dos Judeus, naquele  lugar. A Babilônia  era uma  terra linda  a começar pelos famosos ''Jardins Suspenso''. Para todos os lugares, que os olhos podiam contemplar , se podia  ver a grandeza de tudo que existia lá e até mesmos os  rios cheios eram de uma  beleza ímpar, mas os Judeus não conseguiam  ver porque o sofrimento da  saudade não deixava.

 

Assim  são muitas pessoas no mundo inteiro. Tenha dinheiro  ou  não. Estão vazias e sabem por que? Porque não tem Jesus.  Tem muita  gente vivendo do passado ,outras que  vivem sonhando. Existem as que ,nem vivem do passado nem do futuro, que vivem vegetando e perdem de contemplar a glória de Deus que fez os mares , as flores, os pássaros e as criancinhas .

Vivem no vazio existencial ,como estavam os  Judeus as margens dos rios da Babilônia. Quanto tempo perdemos  por não observarmos  as Obras  de Deus com as suas fotografias  de palavras.

 

Como está  você nesta foto? Nada é  fácil para ninguém neste mundo, mas a Palavra de Deus diz: ''Buscai em primeiro lugar , o Reino de Deus e a sua Justiça ,e  as  demais coisas vos  serão acrescentadas''.Mateus 6:33

 

Vamos buscar o ''Reino de Deus '', e vamos  ver como sai nossa  fotografia  antes e depois , nestes Salmos. Esse é um convite para mim e para você. Temos que observar ,na vitrine  dos salmos , como está a nossa imagem e  semelhança.