sábado, 22 de julho de 2017

AS ARVORES

Resultado de imagem para Marcos 11:13-14Por  Diac. Dalva Coutinho



Quero dividir hoje , com o caro leitor a meditação sobre  algumas  arvores citadas na  Bíblia e o que  elas  representam  na  nossa educação  Cristã.

Cada palavra  da  Bíblia , se prestarmos  atenção, veremos  que pode  ser  título de uma  mensagem, por  isso vemos  no capitulo 11 do livro de Marcos  diversas  comunicações  com  informações  de  cada  passo do  Mestre.

Este capitulo começa  falando  da  entrada  de  Jesus em Jerusalém e que Ele  ordena  aos    discípulos  de irem na  frente, e que  solte um jumentinho que  está  preso ,fora  da  porta.

Na  dinâmica  da sua  viajem , repentinamente  sentiu fome e se dirigiu a uma figueira  com  folhas, mas não  encontrou frutos e isso o aborreceu mas viu que  ainda  não  era o  tempo de  produção.

Aqui abrimos  um parentese para falar  de  arvores. O que é uma  arvore? Arvore ,é um vegetal com tronco, galhos,flores  e frutos, que  tem tempo para tudo. Para  ser plantada, para  crescer e para dar  frutos.

A Bíblia  fala de muitas  arvores mas neste  contexto , ela  cita  quatro  arvores;  Figueira,  Videira, Oliveira e  Espinheiro. A figueira que produz figos, representa  alegria. A Videira  que  produz uvas representa ,comunhão com Deus.  Oliveira ,que produz  azeitona e representa o óleo da unção e o Espinheiro cheio de  espinho representa o orgulho.

Jesus foi ver os  frutos  da figueira e não os  encontrou.
Imagino que nessa  videira  tinha os  frutos chamados :Bondade,benignidade, misericórdia, paz, gozo, amor  e  fé. Chego a  conclusão que estas arvores somos você e eu.

Quantas  vezes  o  Senhor  Jesus  procura esses  frutos em nós e  não os  encontra. Esta  semana eu fui  resolver um problema  e quando voltava , encontrei três pessoas que me  chamaram , e  eu perguntei o que  elas queriam.

Estamos  vivendo em uma  região, onde se  assalta  demais. Onde as pessoas  chamam e quando menos  se  espera  já  estão armadas  com  facas e acontecem  os  assaltos. Confesso que me  assustei e  que quase  cai , pois  pisei  em um  ferro e  sai  dali correndo e  não  ajudei aquelas  três  pessoas.

Somente  tinha  na  carteira  quinze  reais , mas  não teria nenhum problema em  tirar , cinco  reais e dar aquelas pessoas  que  estavam  precisando. E perdi o direito  de  exercer meu  fruto  de  bondade . Fiquei muito  triste , por  ter perdido a oportunidade  de  marcar ,mais um ponto na  minha  carteira  de  Cristã.

Pedi perdão a  Deus pois  me lembrei do  versículo:''Tiveste  fome  e  não me  deste  de comer''. Isso me deu uma  crise de consciência  terrível. Tive a oportunidade, tinha o  dinheiro e não  atendi. ao apelo. Cade a  fé  que  prego? Cade o cristianismo  que  ostento.

Naquela hora eu tinha  somente folhas. Tudo em mim era  somente  aparência. Que  arvore fui eu? Esse arrependimento está  me  servindo de adubo , para  dar  frutos de hoje  em  diante. Atender aos  necessitados me lembra um livro  que  li; ''Em meus  passos que  faria  Jesus?''

Fui três  coisas  que  um cristão não pode ser : medroso, covarde e omisso. As  vezes  somos  um Paulo , enfrentamos  o problema que  aparece e já enfrentei um assaltante  armado  e com uma  coragem  que não  sei  explicar , preguei o  evangelho para  aquele jovem.

E lembro-me que  quando falei no nome  de  Jesus, ele mudou completamente. Estava  gritando e passou a  falar mansamente.Já corri para  acudir um homem que  foi baleado  mas  fui uma  covarde como Pedro  que  negou Jesus .

Precisei testemunhar nesta postagem, para  que compartilhando  me  sinta melhor.

Nós  cristãos  somos  como  estas  arvores.Nascemos  crescemos e  temos  que  dar  frutos.  Teve também outra arvore em  que o homem que  cuidava não  deixou que desistissem dela e prometeu adubar para  que  dentro  de um ano ela fosse inteiramente restaurada. Esta é  citada  em Lucas  13:19

A Igreja  está  cheia de  cristãos com muitos  frutos , com  cristãos  sem frutos e com  cristãos  cheios  de  folhas.Que possamos  ser  uma  arvore completa com  frutos  , folhas .


Nenhum comentário:

Postar um comentário