sexta-feira, 9 de setembro de 2011

A ORDEM DO DIA

''O Senhor me respondeu e disse: Escreve a visão , grava-a sobre tábuas,para que possa ler até quem passa correndo.''
Habacuque 2:2

Habacuque foi o oitavo profeta menor,cujo nome vem de uma planta perfumada chamada ''abraço''.Esse homem foi um oráculo de Deus que não se conformava com as injustiças sociais do seu tempo. A violência era tamanha que seu coração ficava angustiado e sua mente se enchia de perguntas sem respostas, mesmo assim , o seu livro começa falando de não abandonar sua'' torre de vigia'' e sobre a fortaleza para ver o que Deus diria.

Antes da Babilônia se tornar a grande potencia, Deus havia julgado o povo de Israel pela desobediência as suas leis mas a sentença não dava o menor sinal de que haveria de se cumprir e isso foi por vinte e hum anos ,antes que a própria Babilônia fosse instrumento de Deus para executar os propósitos de justiça contra Israel e quando voltamos para os dias de hoje vemos Jesus falando ''Mostrai-vos prontos porque o filho do homem virá numa hora que não esperais'' Mateus 24:36. Isso é a justiça de Deus.
Habacuque viu
as contendas, os litígios as injustiças dos perversos e a justiça torcida e o que era pior a lei se afrouxar e nada acontecer. Habacuque começou a clamar, foi então que Deus respondeu:''Escreve a visão em tabuas , para que possa ler até quem passa correndo'' Habacuque 2:2

O que Habacuque não sabia era que '' O juízo de Deus, foi estabelecido sobre a humanidade em Adão e a justiça de Deus manifesta-se em Cristo. No juízo está a condenação da humanidade na justiça de Deus manifesta-se ( aos homens em Cristo ),a salvação'' Isaías escreveu ''Eis que crio novos céus e nova terra''Isa:65:17. Mas quando chegamos ao Novo Testamento está escrito o texto completo '' Eis que crio novos céus e nova terra onde habita a justiça''2Ped. 3:13.

Podemos escrever sobre o contexto. Os acontecimentos dos dias atuais estão diferentes dos dias de Habacuque? Quantas vezes fazemos as mesmas perguntas do profeta? Hoje está havendo uma inversão de valores tão grande que um poeta secular escreveu :'' De tanto ver triunfar as nulidades o homem tem vergonha de ser honesto...'' Rui Barbosa.

Hoje em dia a violência está tão grande por toda a terra que já é um grande indicio do dia do Senhor de que fala o profeta Joel no capitulo 2 :3 ''O grande dia do Senhor''. Pelo comportamento humano vislumbramos nos dias de hoje a diferença entre o justo e o injusto.''Eis que a sua alma ficou inchada: não tem sido reta nele mas o justo viverá pela fé'' Hab.2:4.

A história mundial tem as suas paginas pintadas do sangue da violência dos poderosos . Duas grandes guerras , terríveis ceifaram milhões de vitimas inocentes contudo no meio da humanidade
caminha um povo '' chamado nação santa, povo escolhido, silencioso porque é uma nação justa e fiel que confia no seu Deus para todo sempre.''Isa.26:2-4'' E se ele retroceder minha alma não terá prazer nele''Hebreus 10:36-38. que completa o livro de Isaias. Nenhum evangélico pode desistir.

Em todo tempo o homem continua o mesmo, mas os da fé não pode afrouxar as mãos. Os evangélicos tem que segurar firme na palavra e nunca em tempo algum, se deixar enlaçar pelo materialismo e hedonismo do mundo satânico. O evangélico tem que ser perseverante a fim de que
depois de ter feito a vontade de Deus receber o cumprimento da promessa. A perseverança é a ordem do dia para que esgote o ''pouquinho'' tempo de que fala o Apostolo Paulo , para a volta de
do Senhor Jesus.

Vale a pena '' correr para alcançar a vida eterna'' Filipense 3:13-14. ''Em troca da alegria que se
nos apresenta'' Heb. 12:2


Habacuque viu a opressão, viu a iniquidade, a violência , a destruição .'' Hab. 2:2.. Habacuque recebeu a ordem de firmar nas tabuas a frase que foi e ainda continua sendo a ''Ordem do dia''para que
pudesse ler até quem passasse correndo .. Graças a Deus que não faltam placas , nos dias de hoje.
Em todos os lugares , em todas as ruas, existem tabuas com convites para o ingresso no Reino Messiânico. Nunca se viu em toda a história da humanidade tantas placas com os mais diferente nomes e convites ,cuja finalidade é uma só despertar a humanidade para a vida eterna.

Hoje realmente os nomes de todas as igrejas escrita nas placas são as tabuas de Habacuque em versão moderna de um chamado para pertencer a um povo escolhido, santo, separado para as boas obras e acima de tudo verdadeiros Vigilantes ou Atalaias que tem na boca e no coração a ordem do dia.'' Venham para Jesus, porque ele está voltando''. Para você que está andando,parado, sentado ou correndo . a mensagem foi dada mas a escolha é sua. Que Deus os abençõe.

quarta-feira, 7 de setembro de 2011

O DIA DAS PEQUENAS COISAS

O dia das pequenas coisas


Pois quem despreza o dia das pequenas coisas" Zacarias 4:10
Este maravilhoso texto está escrito no livro do profeta Zacarias cujo nome significa (O Senhose lembra)..Esse foi um profeta pós-exílio, levantado por Deus como oraculo ,para ajudar o povo de Israel que estava vivendo uma época  de muita dificuldade. Muito antes  desse  tempo o Salmo 137 descreve com riqueza de detalhes o que os israelitas passaram quando foram levados cativos para a Babilônia.

 Diziam eles'' As margens dos rios da Babilônia, nós nos assentávamos e  chorávamos  lembrando-nos de Sião. Nos salgueiros  que lá havia pendurávamos as nossas  harpas, pois aqueles que nos levavam cativos  pediam que canções....''


Portanto o sofrimento do povo já era antigo. Estavam em terra estranha, sem  moradia, sem alimentos, sem calçados, sem roupas e sentiam muita saudade de Sião(Jerusalém). Zacarias é apresentado por Esdras  como filho de Ido(Esd. 1:14).Zacarias teve oito visões , e cada uma delas tinha um significado diferente. Tudo  só tinha uma finalidade que era animar os desanimados ,consolar  os tristes de coração e enxugar as lagrimas  dos  angustiados.

Nessa época  estavam  programados para restaurar  Jerusalém: Zorobabel, Neemias Esdras, Zacarias  e mais adiante ,a historia registra Malaquias. Quando começaram a reconstruir o Templo. queriam apoio de outros poderosos, todavia Deus não permitiu  e falou "Nem por força nem por violência mas pelo meu Espirito''Zac 4:6(b) E  foi justamente nessa época  que o povo rebelou-se. Já não confiavam mais em Deus e nem nos profetas foi quando Deus falou pela boca do profeta

"Quem despreza o dia das pequenas coisas''Zac.4:10. Foi quando guiado e usado  por  Deus o profeta começou  a fala do tempo Messiânico para animar o povo.
Esse texto  nos dá uma lição tremenda  da  vontade do Todo Poderoso. Deus quer que sejamos  despojados de tudo que existe nesta terra, pois é tudo  passageiro e efêmero ,Existe nesta vida todo  tipo de mundo: mundo  animal, mundo vegetal, mundo espiritual e  agora mundo virtual.

 Mas o  Nosso Senhor quer que sejamos  desapegados de todos eles. Para não  cairmos no pecado da murmuração. Existem na Bíblia três situações que enriquecem esse título  de pequenas coisas e que Deus usou para mostrar  de um lado  o seu poderio e do outro  foi o testemunho  de quem nada  possuía  mas que não usou  da murmuração  para  esvaziar seus sentimentos..


O Primeiro exemplo  foi  o azeite da viúva registrado em 2Reis 4;1-7 ,Essa pobre viúva estava na eminencia de perder seus dois filhos, porque naquele tempo quem não podia pagar uma dívida tinha que entregar seus filhos para  o credor. Essa coitada tinha perdido o marido e agora não queria perder os filhos  mas não entrou em desespero antes procurou  ajuda  do profeta.
No caso Elias mandou que ela trouxessem todas as vasilhas  e o pouco azeite que possuía  e o milagre  aconteceu.

 Foi tanto azeite que lá vendeu, pagou o que devia e ainda sobrou.
a segunda coisa foi  o pouco de farinha, A Bíblia relata que uma pobre senhora  procurou uns gravetos para fazer um bolo  para ela e seu filho  e para depois morrer. Essa é a viúva de Serepta e o profeta ao ver aquela situação, disse: Faça primeiro  para mim e depois para você e assim  ""A farinha da panela não acabou''.


A terceira coisa  foi com relação a Golias. Esse filisteu tinha 3  metros de altura e passou  quarenta dias   desafiando Israel para uma luta. Os homens judeus não tinham coragem de enfrentá-lo, mas apareceu um jovem  franzino que viu aquela confusão  e  pediu  para ir lutar.

 Quando quiseram colocar  aquela roupas  se guerra Davi não suportou o peso e caiu, Resolveu lutar com o que sabia manejar : a funda  e as pedras. A Bíblia diz que  quando o filisteu viu o tamanho de Davi  começou a rir  (mas ele não viu quem estava com Davi) .foi somente uma  pedrada e o gigante caiu por terra 2 Samuel 17. Deus usou três coisas pequenas ficarem tão granes que passaram para a Historia como exemplos.


Um pouco de azeite, um pouco de farinha e uma simples pedra fizeram a historia da três pequenas coisas que não foram . desprezadas. E nós? Devemos ver nesse texto exemplos para as nossas vidas. Às vezes acontecem dias que pouco ou quase nada temos, mas não podemos esquecer  que o nosso Deus  é maior que tudo-bem que supre todas as nossas necessidades. Principalmente nos dias das pequenas coisas.