sexta-feira, 6 de julho de 2012

''CHI '' OU ''SI''


''CHI '' ou '' SI'' 


''Ajuntou Jefté: todos os homens de Geleade e pelejou contra Efrain...'' Jz 12:4


Ele foi o filho de uma prostituta. Foi abandonado, foi expulso da sua casa, foi excluído da sua terra, fez um voto precipitado, foi um guerreiro de valor , foi um líder por excelência, organizou um grande número de marginalizado e venceu todas as batalhas em que lutou.
Seu nome: Jefté.

A historia desse homem, que foi um dos juízes de Israel, é rica em exemplos que se pode aplicar no contexto social, emocional, psicológico , e espiritual dos nossos dias. Jefté em hebraico significa '' Deus abre''.Em Aramaico é ''Deus abriu''

Jefté enfrentou muitos problemas em todas as áreas da sua vida. Ainda jovem , foi desprezado e roubado por seus irmãos que lhe negaram parte na herança do seu pai e que era dele por direito. Foi expulso de Israel , sua terra e foi morar em um lugar chamado Tobe, onde conheceu um grande número de homens marginalizados e logo conseguiu ser líder deles, começando assim uma trajetória de crimes e assaltos que lhe valeu o nome de valente.

Sua fama correu por campos ,montanhas , vilas e vales. Algum tempo depois , Jefté recebeu uma visita inesperada dos mesmos homens que o expulsara de Israel. Os Amonitas queriam invadir aquela terra , e aqueles judeus estavam ali em busca de socorro. Quem diria? Aqueles parente conterrâneos estavam ali , implorando ajuda. Ai está o primeiro exemplo como cotexto.

Mas é assim mesmo hoje em dia. A Palavra de Deus diz:''Je 15:11'' De certo que te fortalecerei para o bem ,e no tempo da calamidade, farei com que teus inimigos te dirijam súplicas'' . Como nós sofremos! Nos chamam de ladrões, falam '' cobras e lagartos '' a nosso respeito, nos humilham, nos maltratam e quando chega as cobranças espirituais , correm a nos pedir orações, porque sabem (no seu interior) que Deus só esculta  os   cristãos .

Jefté aceitou mas fez exigências antes. Ele quis ser o chefe em Israel. Ele quis a liderança do povo de gileade. Aquilo foi humilhante para aqueles homens. Foi no linguajar nosso :''pegar ou largar''. Não tinham escolhas e tiveram que engolir o orgulho e a arrogância a seco e firmaram contrato com Jefté.

Por ser um líder nato, Jefté iniciou seu trabalho usando a diplomacia. Iniciou tentando resolver o impasse com argumentos. Mandou dizer ao rei dos Amonitas que Gileade foi dada a Israel pelo Senhor, mas o Monarca ignorou , então Jefté partiu para a guerra, mas antes fez um voto a Deus, que se ganhasse a batalha , daria a Deus o que primeiro saísse pela porta da sua casa.

Ele foi , lutou e ganhou .Quando voltou , o que primeiro saiu pela porta foi a sua filha. E sua garota não pode casar e isso foi um sacrifício. A segunda lição é a do voto precipitado. Quando fizermos um voto precisamos cumprir, porque Deus não se agrada de votos de tolos.''É melhor pedir sem prometer que prometer e não cumprir.'' Diz a Bíblia.

Depois desses acontecimentos, quando voltou , Jefté começou a enfrentar outro problema. Dessa vez , foram os Efraimnitas. Quando foram chamados para a luta , simplesmente ignoraram e agora queriam participação nos despojos e ainda ameaçavam de incendiar a casa de Jefté.O terceiro exemplo é que uma luta nunca vem só e a outra é dentro da própria família. Os Efraimnitas eram de Israel. Eram os mesmos povos, iniciando uma luta dentro das próprias fronteiras.

Não adiantou nenhuma justificativa de Jefté, eles queriam complicação e iam ter. Eles falavam um dialeto e trocavam as letras ''Chi'' por ''Si'' e isso os identificava diante dos outros. Queremos comparar com os sotaques brasileiros do norte , do sul. Chibolete era o nome da espiga de milho , e eles chamavam Sibolete e isso foi a sentença de morte dos efrainitas porque foi combinados pelos homens de Jefté que todas as pessoas que passassem pelo vau do Jordão passariam também pela prova do sotaque.

Quando passavam tinham que dizer se eram Efrainitas ou não , mas tinham que falar chibolete e quem falava sibolete morria ali mesmo. A Bíblia diz que morreram 42 mil. O maior exemplo de estupidez de todos os tempos. Povos irmãos lutando entre si.

Estamos vendo isso hoje em nossas igrejas Evangélicas. Somos povos escolhidos, nação santa , Israel espiritual , mas na nossa historia evangélica está se levantando o ''espirito efrainita'' entre as igrejas , as denominações, e as lideranças.

Parece que se está buscando, como os homens de Jefté, quem está com o tom diferente , para aniquilar, patrulhar, segregar e até matar espiritualmente quem falar sibolete ao invés de chibolete. Isso acontece entre os lideres e entre os irmãos. Dos púlpitos para os bancos, dos bancos para o púlpito e de muitos que não trabalham mas dão trabalho aos pastores.

Estamos no tempo da identidade do ( Chi ) e do ( Si) e isso abre um leque de opções:É o (Chi ) ou (Si ) : Das denominações ou Igrejas na TV ; o (chi )ou (Si dos usos e costumes ; É o (chi ) ou (si) das roupas , dos cabelos etc.

Tem o ''Sibolete '' na hora da Santa Ceia. Até parece que a ceia é deles porque tem os fiscais que ao invés de ficarem contritos na adoração , ficam observando quem vai cear e quem não vai. São os homens de Jefté crentes autonomeados para fiscalizar.

Comigo aconteceu uma situação idêntica. Numa reunião entre 30 pessoas o Pastor chamou minha atenção por não ter participado da Ceia. Eu devolvi o pão porque me lembrei de um aborrecimento e senti que não devia cear enquanto não resolvesse o problema mas dai a ser questionada sobre o fato, a distancia é grande, pois na minha opinião , o ''dízimo e a ceia'' é algo entre '' Deus e eu''. E foi isso que respondi na reunião. Fiquei decepcionada em saber que tem irmãos preocupados com isso . É o caso de dizer chibolete ou sibolete, porque tinha um fiscal de Jefté ali naquela hora.

Certa vez , uma irmã me falou que quando vai participar da ceia , ela levanta o pão bem alto para que todos vejam que ela está em santidade de vida . Depois entendi o porque : Ela é viúva , é bonita e ficou com medo do que podem pensar. Essa irmã não ficava no (Si) ela ia direto para (Chi).

E alguém escreveu ''Na Coreografia'' é que se vê que guerra: tão estupida quanto silenciosa. O ( Chi) se levanta contra o (Si) . Bater palma, orar alto, orar baixo,cantar corinhos e tudo isso enfrenta as provas dos fiscais de Jefté. É uma crise de ''besterol '' tremenda. Enquanto isso as almas estão indo para o inferno.

A Samaritana perguntou ao Senhor Jesus :''Mestre ! Onde devemos adorar ? Samaria ou Jerusalém? E Jesus respondeu ''Não é onde , mas como adorar''.Enquanto tem homens e mulheres de Jefté , patrulhando dentro das igrejas quem vai dizer Chibolete ou Sibolete tem alguém que está gostando disso e que se chama Satanás.

O QUE IMPORTA É QUE SOMOS UM POVO ADQUIRIDO, COMPRADO POR UM ALTO PREÇO, SANTIFICADO, QUE VAI MORAR NO CÉU QUER FALE CHIBOLETE OU FALE SIBOLETE. Ou ''Chi'' ou ''Si''.

quarta-feira, 4 de julho de 2012

A FIDELIDADE DOS RECABITAS

   A FIDELIDADE DOS RECABITAS.



''Vai  a casa  dos  recabitas e fala com eles,introduzindo-os na  casa do Senhor em  uma das câmaras,e lhes oferece vinho a beber.'' Jr.35:2
''
A Bíblia  fala  dos  judeus, saduceus e  fariseus , que  fazia parte  da  sociedade  do tempo de Jesus. Esse  povo  exibia um certo  comportamento  fiel  aos  seus líderes . Naquele  tempo eles estavam divididos : Uns acreditando  na ressurreição, outros  na  reencarnação, mas todos tinham  uma  coisa em comum,  a fidelidade  aos  seus  líderes. Certo ou errado, temos que respeitar, pois ''cada um dará conta de si mesmo a Deus. ''Rom. 14:12


 Mas queremos  falar de um povo que foi por'' excelência''  o  maior exemplo de  fidelidade de todos os tempos, os Recabitas. Esse povo , teve um líder  maravilhoso chamado   Jonadabe, filho de Jeoaquim que era um descendente  dos   Queneus . Podemos citar, também,  Jetro , sogro de Moisés, Jz. 1:16,  Heber, marido de Jael,Jz.4:17 que eram descendente dos Queneus.   O  forte  dom de liderança de Jonadabe,  colocou  no seu coração , a vontade de ensinar  aos  Recabitas, a ser despojado  dos  bens materiais, pois  os moradores  de  Judá  vivia  um tempo de um materialismo desenfreado  e  Deus  colocou  esse povo como exemplo, usando os ensinamentos  desse  clã.
Jonadabe , conseguiu  convencer  os   Recabitas  a morarem no deserto,  convenceu  a não plantarem  vinhas,  convenceu a viverem do suficiente  e  convenceu a não beber  vinho e por gerações. E eles,  obedeceram. Quando  se  passaram  duzentos anos , Deus  convidou  o  grande Profeta Jeremias  e  lhe deu a seguinte ordem: ''Vai a casa  dos Recabitas e fala  com eles, introduzindo-os na  Casa  do Senhor, em uma das câmaras, e lhes oferece vinho a beber''. A primeira impressão é que  Deus  vai na'' contra mão''  das suas próprias ordens, porque é uma ordem  no mínimo  inusitada.

Aquela era uma ordem  para provar , aquele povo. A Primeira lição que tiramos  desse contexto, é com relação a  cada um de nós. Somos provados
 na teoria e  na prática  de tudo que falamos, aprendemos e  pensamos. Todo curso superior, tem   três provas: A primeira  prova
é  a prova , escrita  onde  escrevemos  o que aprendemos: A segunda é a  prova oral,que vamos responder falando e a terceira prova é  a  prova prática, onde vamos fazer o que aprendemos.  Como Cristãos, acontece a mesma coisa. Estudamos a Bíblia, escutamos  as pregações , as  doutrinas  ,mas  vai chegar a hora  permitida por Deus  , para   as provas. Vamos ser provados, no amor, no perdão,  na bondade, na misericórdia, na benignidade que tanto ouvimos falar na Igreja e isso vai ditar  o nosso grau de fidelidade ao  nosso  Líder Jesus Cristo que deixou tudo escrito  para nos orientar .Dai a pergunta do  Salmo 15:1 ''Senhor , quem habitará o teu Tabernáculo?''


Jeremias fez o que  o Deus mandara. Convidou os Recabitas e  os levou para a casa do Senhor e colocou diante deles , taças e copos cheios de vinho e  lhes disse : (v. 5)  Bebei  vinho. A Bíblia diz  no( v,6) que eles falaram:
Não beberemos vinho......''Uma coisa interessante:''
Eles conheciam  Jeremias, sabiam que  ele era  Profeta de Deus, e não duvidaram que aquela  mensagem vinha  de Deus , mas não obedeceram, porque eram fieis a Jonadabe. Estavam lá no templo, o povo de Judá e aquela lição, tinha endereço certo. Deus queria mostrar, na prática, a fidelidade  daquele  povo .Deus queria  que o  povo de Judá e de Jerusalém, fizesse o mesmo com relação aos seus mandamentos.


Lá mesmo eles lembraram o  que aprenderam de Jonadabe: Não construíram casas ,não  plantaram vinhas e não bebiam vinho e que moravam  em tendas. Uma outra coisa interessante ,é que Deus não elogiou a atitude dos Recabitas mas no (v19) ele diz: ''Nunca faltará descendente de Jonadabe , que esteja na minha presença'' mas com relação  a Judá e Jerusalém ele disse:''Trarei todo mal que falei contra eles...'' Esse  povo, ícone,  da  fidelidade  fica  dentro do texto  ''Servo  bom e  fiel, foste fiel no pouco, sobre o  muito te colocarei''  E  nós? como está a nossa fidelidade? Vamos nos olhar neste espelho de letras que está ai abaixo, para ver, como está Item do nosso  comportamento Cristão.


Os  Recabitas recusaram o convite e nós?  Será que a nossa fidelidade a Deus será mais forte que  os convites  que aparecem para nos desviar  da sua vontade? Sempre vai haver convites, para fazer com que  possamos trair os nossos compromissos. Temos que lembrar que vai sempre aparecer  um Jeremias  para nos tentar.

''No casamento são unidos  , um homem  e uma mulher que trocam alianças  para um compromisso  diante de Deus de que:  ''Até  a morte os separe'' , mas as tentações e  as dificuldades tendem a por fim   ao  casamento. Deus não
fez o divorcio. Essa foi uma criação  de Moisés  para proteção  da mulher. Muitos servos do Senhor  firmam compromisso   com a  obra,mas  por   qualquer  problema ,quer ir para outra Igreja. Muitos recebem Cargos na Igreja , mas poucos assumem.''Muitos não conseguem ser fieis  em seus propósitos e sempre ficam  num ciclo vicioso, que nem começam e nunca termina. Exemplo  são das pessoas que querem emagrecer.

Concluindo: Vamos ser '' Como os   Recabitas''.
''Cônjuge Recabita''vive o amor de Deus, sabendo que ele pode mudar o que precisa ser mudado.E o que vemos hoje em dia ? Mulheres que se dizem senhoras de respeito e que na realidade , pelo seu procedimento , vemos que nada tem de respeito, nem aos maridos nem a sociedade , nem as igrejas e nem ao Deus que dizem servir.

. Graças a Deus que muda um vale inteiro de ossos  secos  ,e que também pode mudar e encher  um coração   de amor  e fazer um ''Crente  Recabita'' sabe ser fiel como marido , como esposa, como evangélico e em todas as áreas da sua vida .

É fiel  nos compromissos: Pois quando se paga o que se assinou , divide-se as alegrias . E  feliz quem paga e é feliz quem recebe. É fiel  na  palavra: ''Sim, sim  ou  não, não''. Comparece com fidelidade aos trabalhos Eclesiástico
para merecer  o nome de '' Crente Recabita''.
O Crente recabita luta pela justiça e não ataca ninguém , apenas mostra o mal caratismo . Deus levou Jeremias a mostrar como se é fiel e ele obedeceu provando e usando os recabitas. Para entrar no céu não se entra de qualquer jeito. O caminho é apertado mesmo quer queiram ou não. O Salmo  15  , pergunta e responde :  e está escrito assim:
''Senhor quem entrará no teu tabernaculo? O que vive com integridade , que pratica a justiça, e de coração fala a verdade, não difama, com sua língua, não faz mal ao próximo, não lança injuria contra seu vizinho,..''



Esta  postagem foi  escrita por mim e foi colocado  no Site  do Pr . Ivan Pereira da silva a uns meses  atrás.  A Nossa proxima postagem  será  sobre o tema  ''CHI...   OU   SI..." .Esperamos que  Façam comentários  .e que gostem.  Estou muito feliz com os resultados  das pesquisas que  me foi  passada  e que toda'' Honra e toda Gloria '' seja  ao nosso Deus.