sábado, 9 de agosto de 2014

REFLEXÃO



Abraão, significa '' pai de muitos''e'' Pai da fé''.A maior qualidade  desse homem foi a fidelidade a Deus em  obedecer  suas ordens.
Deus disse a ele : ''Sai da tua terra...'' ele saiu.
                             ''Deixa  a  tua parentela'', ele  deixou.
Começou o  exemplo  de evangelismo para nós. Sair  da  terra e da parentela, atualmente  requer  renuncias. Evangelizar  a nossa  família . os nossos  vizinhos,nos hospitais , no nosso  bairro, no nosso  estado e  nas nações  requer amor pelas almas.

                                    
Ló  sobrinho de Abraão , fraco nas escolhas  mas não se contaminou com os Sodomitas e não olhou para  trás. Ló pode  ser considerado um  crente  fraco , mas não olhou para o passado e nem  teve  saudade  da   vida antiga.

Concluímos  dizendo  que, esses dois patriarcas  são exemplos  de crentes  fortes  e  fracos na  casa do Senhor. ´E maravilhoso ser como Abraão , mas se  for considerado um  crente'' Ló'' é ótimo, pois  mesmo  fraco,  Ló , é  apreciado como  sendo , '' melhor'' que  ''eus'' da época  ou seja: Filisteus, Jebuseusetc...  
Eles  existem ainda hoje  com nomes  diferentes, mas  é  mil vezes melhor ser ''Um Ló''  que   ser  ''um mundano'' .

quinta-feira, 7 de agosto de 2014

PEQUENAS COISAS






'' Pois quem despreza o dia  das pequenas coisas , esse  alegrar-se-á vendo o prumo na mão de Zorobabel. Aqueles  sete olhos são os olhos  do  SENHOR , que percorrem toda a  terra.'' Zacaria4:10
A  Bíblia  diz que  '' Os olhos do  Senhor percorrem  toda terra  para mostrar-se forte com  aquele cujo coração é  dele'' (2º Cro. 16:9 )e neste  texto de   Zacarias  que faz parte  da quinta visão de   Zacarias, vemos  na  parte  (c) , a  confirmação  de que os olhos do Senhor  percorrem toda terra e o Deus  que vê por dentro e por fora, sabe  do nosso índice de gratidão. Se é alto ou baixo.


Se no dia  de grandes acontecimentos  somos tão gratos  como somos nos  dias  das pequenas coisas. O dia  das pequenas coisas,
que é aquele dia  que  ganhamos  pouco,ou  é  o dia em que nada dá  certo. O nome  Zacarias  significa ( O Senhor se lembra). Quando observamos  a história, vemos que cada profeta levantado por Deus tinha uma  missão , e hoje não é diferente. Israel  estava  fragilizado por causa  da invasão da Babilônia e por isso Deus  chamou  Zacarias  para  animar  o  povo que estava  se entregando  ao  desanimo.


O Salmo 137  descreve   detalhadamente o sofrimento  dos Judeus. E   diz:  ''As  margens do Rio da Babilônia nos  assentávamos  e  chorávamos   ,lembrando-nos  de   Sião. Nos  salgueiros que lá havia  pendurávamos   as nossas  harpas  e  aqueles que  nos  levavam cativos, pediam que  cantássemos uma  canção. Portanto  o sofrimento dos judeus era antigo.

Os Judeus só contavam com a  ajuda  de  Deus, pois somente  possuiam o suficiente  que , não'' envelhecia'',roupas  e sandalias. Fora disso ,faltava  a casa e a terra ,que ainda  era promessa  e  sentiam muitas  saudades  da   terra. Portanto estavam  passando , tendo  e vivendo o  ''DIA   das pequenas coisas''. Um dia  não é difícil  de suportar mas quando  esse  se  transforma  em dias ,meses e  anos , acontece o que a  Bíblia  diz: '' A esperança demorada enfraquece o  coração...''Provérbios 13:12

Os   judeus  estavam  sofrendo muito e  Deus  contemplando  o desanimo  deles  ,levantou o oráculo  Zacarias  para  animá-los. . Zacarias  tinha  tido oito visões  cuja finalidade , era o  de dar  esperança  aos   desanimados , consolar os tristes de coração  e enxugar as lágrimas dos  angustiados. As  vezes , quantos de nós estamos assim:  O dia das  pequenas coisas  acontece  com cada um de nós , de  vez  em quando.   Passamos  pelo dia  das pequenas  coisas  (na saúde);  O dia das   pequenas coisas (na falta de  dinheiro) : O dia das pequenas coisas  (no   amor, no respeito, no descaso, nas  afrontas do inimigo,).

Ficamos  desanimados   com  tudo e com todos  e até muitas vezes  é melhor ir  para a  caverna ( como fez Elias) até  o furacão  passar ou escutar  algum oráculo que Deus envie  para nos ajudar  em alguma  área  da   nossa vida.

Na  época ,  de Zacarias  , estavam  programados por Deus  ,para restaurar  Jerusalém os  seguintes  profetas   : Zorobabel,  Neemias  e Esdras e  mais adiante  fez parte  da  historia  o  profeta Malaquias. Quando  começaram  a  reconstruir  o  templo. Queriam o apoio de outros  povos  poderosos  mas Deus não  permitiu  e  falou :'' Nem por força  nem  por violência  mas pelo meu  Espirito.'' Zac. 4:6. Nessa época o  povo rebelou-se,  não  confiavam  mas  em Deus  e nem nos profetas  e então  o Senhor  falou: ''Quem  despreza  o dia das pequenas coisas ''. 

Guiado  por   Deus , o  profeta começou a falar no tempo '' Messiânico,'' para animar   o povo. Este  texto nos dá uma tremenda lição   de como devemos ser  despojado  das coisas  deste mundo. Tudo aqui  é  passageiro e tão fugas   quanto efêmero . Existe nesta  vida  os mundos : animal, mineral   vegetal  e até   virtual , mas o nosso Senhor quer que sejamos   desapegados de todos eles para não cairmos no  pecado  da murmuração.

Existem  na Bíblia  três situações que servem  de exemplos  que Deus usou  para  mostrar  ( de um lado ) o seu poder e  do outro  o  testemunho de quem  não  possuía  nada  , mas que  não permitiu  que a escassez   servisse  de motivo para esvaziar  seus  sentimentos..

O primeiro  exemplo foi o azeite da viuvá ,  registrado em 2ª Reis 4:1-7 .Naquele   tempo  quando não se podia pagar uma dívida , o credor  requisitava  perante a lei  , os filhos  do devedor para servirem de  escravos. Isso  aconteceu com  essa viúva  . Ao morrer , seu marido  deixou uma grande  dívida  e  ela ia perder seu filhos , o que  ela não aceitou e começou a  lutar pois já tinha perdido  o marido  e  ia  perder os filhos. Então  ela procurou o profeta Elias.

Hoje em dia tem muitas   mães perdendo os filhos para   a  pior coisa que  existe  que é o vicio  das drogas que os tornam escravos . Naquele tempo a pobre mulher  procurou o caminho certo, o  Profeta e  colocou  a fé  em prática   obedecendo  o que ele pediu para que o milagre  acontecesse  . E ele  aconteceu. Ela trouxe  as  vasilhas  com um pouco de azeite e  ele  multiplicou-se pelo poder de Deus , e ela pagou a divida e livrou seus  filhos  de serem escravos.

O que a  senhora tem para  multiplicar  e ver o milagre   de Deus,  acontecer? Um pouco de fé? Um  pouco de  coragem para orar pela madrugada?

Uma outra  viúva  , foi a  de Serepta. Aquela mulher  nem fé tinha mais, tanto é  que  resolveu  sair do mundo  pela  porta da fome.  Procurou uns    gravetos  e fez  um bolo para  assar , comer a ultima refeição  e morrer  junto com o filho   mas  o profeta que  foi  ao encontro dela  e pediu   o bolo para  comer e  sentenciou usado  por Deus ''A farinha da panela   não  acabará'' e não acabou.

O terceiro exemplo foi o  de Golias. Esse  filisteu  tinha  três metros  de  altura e passou  quarenta dias  desafiando os homens de Israel para uma luta. Os judeus  não tinham coragem de enfrentá-lo  mas apareceu um jovem franzino que   viu aquela confusão e pediu para lutar. Quando quiseram  colocar   aquelas roupas  de guerra, Davi não suportou  e caiu.. Resolveu lutar  com o que sabia manejar a  funda  e as pedras.

Quando o  filisteu  viu o  tamanho  de Davi  começou a rir ( mas ele  não viu  quem estava por traz de Davi) É mesmo assim. O que tem de filisteu ou  filisteia  hoje em dia  perseguindo os crentes verdadeiros!. E Davi foi a  luta e com uma pedrada  derrubou o gigante. Quem é o  filisteu  que   está  destruindo   seus sonhos  e suas expectativas  de vida  no dia a  dia? Lembre-se que tem um Deus que  nos vê  e sabe  dos nossos  problemas, dos nossos desejos e anseios . Um Deus que sabe o que  vai no  nosso interior , é somente orar e perguntar.

Um pouco  de azeite, um punhado de farinha  e uma pedra estão ao longo  da  historia  Bíblica, servindo de exemplos   de pequenas   coisas  que não  foram desprezadas.  E  nós?  Devemos ver neste  texto , exemplos para  nossa vida. As vezes acontecem   dias  que pouco ou quase nada temos,  mas não podemos   esquecer que o nosso Deus é maior   e que supre as  nossas necessidades  principalmente  nos ''Dias das pequenas coisas.''