quarta-feira, 12 de novembro de 2014

OS VALES DA VIDA



''Ainda que eu ande pelo vale  da sombra da morte , não temerei mal algum porque tu estás comigo...''. Sal. 23:4



Quando  desembarcamos neste  mundo , as cortinas da vida  se  abrem e começa o registro da nossa historia , onde os protagonistas  somos;  você  e eu . Esta biografia terá uma  trajetória de altos e  baixos  pela vida e entre eles surgirão muitos  vales , difíceis de  atravessar,  em muitos  casos.

Contemplando os sofrimentos  da vida o Poeta Francisco Otaviano escreveu: ''Quem passou pelo mundo em  brancas nuvens . E em plácido repouso adormeceu . Quem não sentiu o frio da  desgraça , quem passou pela vida  e não sofreu. Foi espectro de homem não foi homem .Só passou pela vida e não viveu''. 

A Palavra  de Deus  fala  de forma diferente, do que  falou o poeta, e a diferença está em  crer que: Os que passam pela vida com Deus são mais felizes, como diz o Salmo 84:5-6. ''Bem aventurado o homem , cuja  força está em ti em cujo  coração estão os  caminhos  aplainados. Que passando pelo vale de Baaca e faz dele um manancial''.

Escolhemos alguns ''vales'' para tirarmos lições para nossas vidas e também para  ajudarmos  alguns  que  se sentem  fracos e que precisam  de amparo para não sucumbirem no processo. Escolhemos os  Vales:De Sidím , Gerar, Baaca, Hebron,  Acor, Ossos Secos, e de Basã .

Geograficamente , o  vale é uma  região  de  baixa altitude , que é  banhada  por um rio  e cercada por montanhas, montes e colinas. Espiritualmente ,o vale simboliza  um lugar  sombrio, de dores, experiências  com Deus  e onde, também  tiveram inicio  muitas novas historias  de vidas.

Quem não conhece o hino ''Segura na mão de Deus?'', pois este hino foi dado por  Deus  ao  Pastor Nelson Monteiro , que  estava passando pelo  Vale da sombra  da morte.Do sofrimento desse pastor surgiu um dos hinos mais lindo e cantado por  todas as igrejas  de um modo  geral  e que  diz: ''Se as aguas do mar  da vida quiserem te afogar, segura na mãos  de Deus e  vai...''

A realidade do  texto, como contexto, servirão  de pretexto , para exibir as  nossas lutas de todos os  dias , e assim  passamos a  descreve-las com o pincel das palavras.

Vale  de Sidim Gen. 14:1-3
Este Vale tem o  nome  de ''Vale  de luta''. Nele  se  desencadeou uma batalha que foi chamada de ''Guerra dos  quatro  contra cinco''.
Essa  região era  rica em poços  de  betume, ou seja, um tipo de ''Petroleo'' e como as  regiões circunvizinhas tinha nações que não queriam pagar os  tributos, os reis  se uniram  para cobrar e neste meio entra Ló  sobrinho  de Abraão , que foi levado  cativo.

Quando meditamos nas nossa  vida  perguntamos: Quem é o Ló  da  sua vida? Quantas  de nós não tem atravessado  Lutas nessa  vida? O ''Vale  de Sidim'' tem afetado nossa  existência  como afetou Abrão que  teve que  arregimentar seu  exercito para libertar o sobrinho. Quem é  o seu Ló? 

É seu marido, seu filho ou sua filha? que  podem estar , ou estão presos em alguma armadilha  desse mundo  . Essas armadilhas  podem ser os vícios e  você tem que  arregimentar os exércitos  da fé  que são os cultos de oração, para  implorar a intervenção de Deus.

Vale  de Gerar, Gen. 26:1-2 Também chamado " Vale  de refugio.".
Em Gerar, costumava-se  ser o lugar de pernoites das muitas peregrinações. Esse lugar  prefigura  espiritualmente o  vale de refugio. Neste lugar  a Bíblia narra  a saga  de Isaac  quando enfrentou uma luta  terrível ao  tirar os entulhos do poço  que permitiu a sua prosperidade . Apareceram os invejosos  que procuraram atrapalhar  Isaac.

O texto serve de contexto  para mostrar os sofrimentos que enfrentamos  quando começamos  a prosperar. Isso acontece no meio da nossa família,na vida profissional, na  vida material, nas escolas nos ministérios das Igrejas etc...Nesses momentos temos  que recorrer ao vale do refugio.

Vale de Baaca- Salmo 84:4-6
Também chamado ''Vale  de Lágrimas''.O salmo  84 fala  das peregrinações do povo que ia a Jerusalém em busca do Deus  de Israel. O salmo diz no verso 8 que o povo ia'' de fortaleza em fortaleza  até  verem Deus  em Sião''. O que não  vai faltar são as lágrimas no mundo Cristão pois nem tudo será flores e somente Deus poderá enxuga-las. .


Vale  de Hebron também  chamado ''Vale da  traição''.Gen.37:14 Foi palco da Historia  de Abrão , Isaque e Jacó , Também foi  cenário  dos problemas de José que enfrentou a  traição do seus irmãos que tentaram  destruir os  seus sonhos, por inveja. Quantos dos nossos  sonhos, os  nossos familiares  tentam  destruir . Ali  também foi onde Sara foi sepultada. José venceu e chegou a  ser governador do Egito.

Vale de Acor . Os. 2:15 ou  vale  da perturbação.
Foi o  cenário do apedrejamento da família  de Acã  que roubou uma  capa  babilônica e por desse procedimento , todo Israel começou a perder as lutas. Muitas  vezes  a perturbação de uma  casa está no  fato da irresponsabilidade do  líder, o que  acarreta problemas para toda familia. Podemos citar como exemplo o fato do pai  ser um alcoolatra ou um viciado  em drogas.

O Vale dos ossos  secos. Eze. 37:1-14. Chamado vale  da restauração. Ezequiel  se encontrava no  cemitério  e  teve uma  visão de  muitos ossos  secos . Essa visão mostrou ao profeta que todo Israel estava  espiritualmente  secos , mas que haveria  restauração de toda nação. Muitas  vezes a Igreja  está  assim  espiritualmente  e  cabe ao Pastor orar para que haja  restauração.


Vale  de Basã . Salmo 22:8. Esse  vale  foi  território  onde  se  criou  grandes touros, leite , Queijo e mel. Este Salmo  de Davi prefigura os sofrimentos  de  Cristo, principalmente quando diz:''Fortes touros  de Basã me  cercaram'' . É impossível  imaginar  a força  de um touro , mas pode  conceber a força que  tem. A força do ódio contra Jesus que foi demonstrada pelas autoridades.


A força de um touro demonstrada pelas enfermidades que atacaram o Senhor  Jesus. ''Ele levou sobre si todas as enfermidades'' (Isa. 53:4). A força do abandono ,  das  chicotadas . Essas  coisas pode  acontecer com qualquer cristão e no momento , isso  está  acontecendo no ocidente .

Todos nós passamos pelos '' vales da sombra  da morte''. Tudo que  acontece  nos  vales são  verdadeiras  crises espirituais o que  se precisa  fazer é orar para  sair dela incólume.

Das  crises  dos  vales da vida, serão revelados os covardes ou os heróis da fé.
Pensemos nisso.