quinta-feira, 4 de outubro de 2012

MIRABILE VISU

MIRABILE  VISU



 "Então  o anjo do Senhor lhe  apareceu...'' Juizes 6:12 .



Esta Reflexão , traz aos olhos dos leitores, um assunto maravilhoso e muito interessante que  fala  da visão  espiritual. O assunto é  tão  empolgante  que  quando mergulhamos no âmago  da questão, deparamos  com  tão grande  encantamento, que  se torna digno  deste título, ou  seja ''Mirabile  Visu''  que  é um termo latino  cuja  tradução,  é  ''Admiravel de se  ver'' e no caso ''Admiravel de se ler''.

É  da natureza do  ser humano , o interesse  pelo  desconhecido,  que envolve  as nossas vidas  . Por isso  surgem , neste  grande palco  da existência , inúmeras  religiões, ciências  esótericas e  filosofias de vidas ,  tentando  explicar  esse mistério. Paralelarmente , acompanhando    essa  avalanche de informação espiritual , estão  as pessoas , que já participaram de experiências  extrasensorias , pelo dom  da visão e  outros dons ,sem  rótulo  algum e que viram na prática  , o que  os  estudiosos  do  assunto, aprenderam  somente na  teória .Eu sou uma  delas .( Na  prática)

A Bíblia  relata  algumas visões  tidas por homens e mulheres , iguais a nós  sujeitos a todas as coisas como qualquer  ser humano mas que  foi permitido , ver para  que  sinta  e veja que estamos diante  de dois mundos  lindissimos: Um material e um espiritual. O primeiro visivel e tocavel  e o segundo , invisivel  ,  intocavel  e  misterioso, mas que todos nós,  de um jeito ou  de outro vamos  ver , após  o rompimento do  cordão  da existência, ou seja do fio de prata , que fala  ,Eclesiastes  capitulo 12:6.

Podemos citar como exemplo Bíblico: Ló quando por ocasião  da  destruição de Sodoma e Gomora, descrito no capitulo 19 de  Gênesis. Podemos citar também como  exemplo , Gideão que  no livro de Juizes , capitulo 6:12 que viu  e recebeu  dois anjos. O apostolo Paulo  que  teve uma visão  na Macedonia , o apostolo Pedro  que  teve  outra visão . de um  grande lençol, com animais em cima dele
e muitos outros. Tudo que aconteceu  no passado , acontece hoje em dia , por isso  quero dar um testemunho  nessa  reflexão, que me permitiu , penetrar no impenetravel mundo espiritual antes da hora.

No ano de  1985 , eu aceitei  o  evangelho. Muitos anos antes , eu  passei por  experiências espirituais
tremendas  e  e por isso  resolvi contar  nesta  reflexão, uma  delas,  como  testemunho maravilhoso, das cousas  que não se vê , mas que existe em outra dimensão, e que são  de materiais, que  escapam ao nosso entendimento, e cujo  segredo pertence a Deus.

Morei muitos anos em São Paulo e um  certo dia,  fui convidada a  participar  de  um  passeio em Santos. Apesar  de  São  Paulo ficar  a 45 minutos  de Santos ,  demoravamos  quase   quatro horas , visto o grande número  de pessoas  , que queriam  usufruir  de um  banho de mar e isso  promovia um conjestionamento , na  Serra  de Santos que não  permitia que  houvesse  um trânsito mais rápido. Foi   em um desses dias  , que resolvemos  ir a Santos , para um merecido  recreio.

Juntamos  doze amigos , e fomos ao  passeio. E o assunto  e as brincadeiras  eram todas dirigidas a mim , por causa do meu sotaque nordestino, Sempre tive um  temperamento  de não  me incomodar com as distrações  de amigos , mas  repentinamente  , alguém  chamou a minha  atenção, Foi o motorista da  Kombi. Ele  era um Senhor  bem pretinho . Eu estava sentada no  banco  atrás  dele , em diagonal, e como vi que  ele ria muito,  quando eu  falava e contava as peripécias do meu pai, então eu  exagerei no sotaque. E   eu contei essa historia que aconteceu comigo e meu pai .

Tinhamos  ido  a um enterro e nos colocaram  em um carro  preto muito grande, Ao sentarmos , vimos que   a poltrona  do veiculos não nos permitia  ver a rua, pois a janela  do carro , ficava  acima das nossas cabeças , foi então que meu  genitor  perguntou ao motorista: ''Oh!  moço, senhor mora aqui  dentro mesmo?''. Aquela irreverência do meu  pai , me  fez ter uma  crise de riso  e aconteceu o mesmo com o motorista da Kombi ao me ouvir contar a história.

Mas  de repente eu comecei a sentir  muita dó  daquele  homem  e como gostava de conversar com Deus  no  interior do meu coração, começei a falar com  o Senhor , com muito  carinho e  com  muita ternura  e dizia eu:

''Meu Senhor  lindo e maravilhoso , eu  quero te perguntar uma coisa, mas não quero que  me leve a mal. Por  que  meu Senhor, tu  fazes uns tão  lindos ? Alvos, de olhos azuis, de olhos  verdes altos e eu queria  saber por que  fizeste  esse  homem tão pretinho? Podia ter feito ele moreninho , mas ele é tão pretinho , que estou  sofrendo , porque sei que o mundo é dificil  para quem é  branco , quanto  mais para ele , que é  tão escurinho''  Terminei minha  oração silenciosa  e  disfarcei umas lgrimas que teimavam em escorrer pelo rosto.

Repentinamente  algo me levou   de dentro daquela  Kombi . Num piscar de olhos eu estava , no meio das  nuvéns   e  diante  de uma  tela  enorme, que me separava  , como  se fòsse o limiar da existência
do rosto mais lindo que já vi. Era um  rosto enorme e  dos  seus olhos  brotava uma  ternura tão  grande , que fiquei maravilhada . Dos  seus labios  brotava um  sorisso  glorioso e tudo em volta  dele era  como um sonho de paz  indescritivel . Não houve diálogo  e  eu estou  chorando neste momento , porque ainda me emociono quando me lembro pois eu  estava olhando  para  um anjo lindissimo.

Do mesmo jeito  que sai daquela Kombi eu voltei, mas já não era a mesma pessoa. Eu não consegui mais  falar , absolutamente nada. Eu que  estava brincando , silenciei  e começei a enfrentar  as perguntas dos
amigos  que diziam: ''Onde tu foste , Onde  estás?  Por que esse silencio? E na praia  de Santos as perguntas  se multiplicaram  e  foram ficando  preocupados comigo , mas os acalmei  e preferi disfarçadamente ficar sozinha , com o olhar perdido  no horrizonte e sentindo  vontade  de ir pra casa  a qual eu não sabia onde  era  e da qual sentia   muita saudade .

Esse  acontecimento  , foi um dos muitos, que aos poucos, vou  testemunhar.  Votamos do  passeio  e eu fiquei  maravilhada e confidenciava  ao meu Senhor , no fundo do meu coração. ''Por que  eu?'' e acrescentava :'' Eu não mereço . Dentro das Igrejas existem pessoas  evangélicas que  tem mais merecimentos do que  eu.'' As  vezes imagino  que  a pureza  do coração,   faz a ocasião, de ligar  a criatura ao seu Criador.  Sempre foi em momentos  de oração  simples  , mas cheia  de amor  por  Deus , que  aconteceram  coisas maravilhosas, que não existe dinheiro que compre.



Para os  teólogos  a  visão não é dom. Costumo dizer  que   temos  quatro olhos : Dois  da  carne e dois do  espirito mas não   entendo nada  de  Teologia  , pois foi na prática  , que tive   a honra  , dada pelo meu Criador , de  ver o invisivel. De contemplar  o que os olhos  carnais  não podem ver e de poder  descrever  e contar , como  testemunho nessa  reflexão esse   '' Mirabile  Visu.''


segunda-feira, 1 de outubro de 2012

LEMBRANÇAS DA PATRIA



' As margens dos rios da Babilônia nós nos assentávamos e chorávamos, lembrando-nos de Sião. Nos salgueiros que lá havia, pendurávamos as nossas Harpas, pois aqueles que nos levaram cativos pediam canções, e os nossos opressores que fossemos alegres , dizendo: Entoai-nos algum dos cânticos de Sião. Como , porém, haveríamos de entoar o canto do Senhor em terra estranha?'' Salmo 137:1-4 




Estamos diante de um salmo tão bonito quanto triste que inicia com uma palavra a qual é uma das sete do mundo que não tem tradução em idioma nenhum que é a palavra ''Saudade'' . Como qualquer sentimento a saudade , magoa, machuca e as vezes até mata, porque é uma dor que atinge a área emocional e muitas vezes serviu e serve para os propósitos de Deus, para chamar a atenção do seu povo , para o compromisso firmado com ele

. O coração ama, odeia, fica triste, adora mas sente saudades também e em todos os verbos ele tem tradução mas saudade (é uma palavra brasileira) que só existe aqui muito embora ,todas as pessoas do mundo inteiro tenha experimentado esse sentimento, pelo menos uma vez na vida. A Bíblia conta que de dois irmãos gêmeos surgiram dois povos:

De Esaú surgiu Edom e de Jacó surgiu Israel. Esses dois povos viviam em constantes confrontos por causa da Primogenitura que foi tirada de Esaú pelo seu irmão Jacó.( Gen. 25:31-34) O livro de Obadias retrata bem o que aconteceu entre esses dois povos. Os Edomitas tornou-se um povo cheio de ódio, orgulhoso, feroz , vingativo, e sempre procurando pretexto para atingir os filhos de Jacó.

Quando Israel saiu do Egito , conduzido por \Moisés , os Edomitas era um povo com destaque Nacional. Com o passar dos anos, Nabucodonosor invadiu Jerusalém e levou o povo cativo e os Edomitas se vangloriaram com os sofrimentos dos judeus que eram seus irmãos e até participou do massacre cruel, (Salmo 137:7), também roubando , pilhando, matando e esqueceram que um dia Deus mandou Israel tratá-los com carinho .(Deut. 23:7)

 Mas a historia conta que pagaram caro, pois quando Israel foi restaurada , Ciro rei da Pérsia atacou e exterminou os Edomitas de tal forma que até seu nome desapareceu do mundo como nação. E tudo mostra que se cumpriu o que Obadias escreveu: no v.15'' Como fizeste assim se fará contigo''. E voltando o assunto, ali as margens do rio da Babilônia estavam os Judeus , chorando de saudade da sua terra Sião e sabendo que tinham que firmar um novo compromisso com o seu Deus.


Ainda queriam que cantassem uma canção para eles ouvirem. Já estava tudo tão difícil dentro do drama da saudade e ainda ter que cantar! E para o inimigo! Era uma crueldade após outra. Mas a Bíblia diz que '' Foi bom ser afligido para aprender os teus caminhos'' (Salmo 119:71) Também diz que Deus ''Castiga aqueles que ele ama''.(Heb.12:6)

Quando somos crianças , como entendemos os castigos dos nossos pais. Na nossa mente não existe conexão entre amor e o castigo. Achamos que quem ama não bate, não maltrata , não fere, não machuca, portanto como entender os castigos de Deus?

Ele não quer perder nenhum de seus escolhidos e os primeiros escolhidos foram os Judeus e ao longo da história quantas lutas enfrentaram por causa da infidelidade? Mas Deus na sua infinita misericórdia sempre organiza novos planos para resgatá-los e isso se estende a nós também pois somos Israel espiritual. ''Na construção de um prédio, precisa-se de um Alicerce'' e na vida espiritual ele se chama compromisso.

 È isso que garante um bom negocio. Enquanto os demais sentimentos humanos são emoções individuais, o compromisso canaliza e integra-os em um vinculo assim como os andares e escadas de um prédio'' O compromisso é a maior conexão emocional existente em uma via de mão dupla, na qual ambos precisam de participação ativa''(Curiosidades).

 Fica para nós uma grande lição desse Salmo : Nunca se deixar envolver pelo orgulho , pelo ódio e pelo antissemitismo. È bobagem pensar que o Exílio não existe mais. Ele é tão presente e tão frequente como foi com os Judeus .

Quantos estão longe com saudades : de casa, dos pais, dos filhos , da sua terra e ainda não entenderam que Deus os está convidando para um compromisso com ele e com a sua palavra para voltarem para casa conectado com o seu amor.. e poderem cantar não debaixo dos salgueiros mas no seio do seu lar. Quantos estão nesse momento chorando no exílio de qualquer estado do Brasil ou de alguma nação estrangeira , com saudade da pátria.