domingo, 1 de dezembro de 2013

AS LIÇÕES DE DEUS

                                                                                                                                                                          
                                         

''E  Deus  era com José''  Gen.39:1

 

Dentro da simplicidade dos acontecimentos bíblicos, existe sempre , uma lição de vida profunda que  nos faz meditar sobre as aulas  extraordinarias , ministradas pelo nosso Deus, cuja finalidade , é ensinar aos  servos que  desejam : Cantar, pregar, profetizar,  evangelizar etc...mas que precisam ser preparados  pois ele  sabe que: Fomos '' estrangeiros na  terra do Egito''.

 

 

Todos os Ministérios possuem  antes  de tudo , uma ordem que diz: ''Sentar para aprender e depois levantar para: Ensinar;Pregar;Louvar; Profetizar; Dirigir e orientar'' Convém lembrar que Moisés passou quarenta anos no  deserto aprendendo  para poder tirar o povo do Egito. Isso quer dizer que esse  Líder  sentou-se para aprender, mas quando estava a  frente do Judeus  , surgiram Coré, Datã, Abirão , que queriam o  tomar  seu  ministério sem preparo algum.

 


A primeira  verdade revelada  diz  respeito as pessoas que querem  determinados cargos , dentro e fora  das Igrejas, mas que não querem pagar o preço para  assumir  determinados  trabalhos. Como podemos entregar nossa vida  a profissionais despreparados na Medicina, Odontologia e outras profissões ?Assim é  também a nossa vida  espiritual.

 


É praticamente impossível  fazer a obra Eclesiastica , sem  ter tido as aulas  teóricas e práticas , nos  desertos da vida física e secular. Escolhemos um personagem  bíblico, para  servir de ícone para  essa postagem, chamado: José  do Egito.

 


Temos que entender que: A  teoria é uma coisa e a prática é outra. Só  se pode avaliar os sofrimentos  dos  escravizados  e marginalizados quem passou por  eles e José  foi uma  dessas pessoas, sofridas, angustiadas,  traídas e vendidas  mas que a Bíblia diz: ''E Deus  era com José''.

 


Muitas vezes imaginamos que , tudo com Deus será um ''Mar  de Rosas''mas  esquecemos das  suas lições , cuja finalidade é aperfeiçoar-nos e lapidar-nos , para um  trabalho especifico e esquecemos que Deus trabalha na contramão das nossas expectativas e  então  nos lembramos de José: ''E Deus  estava com ele''  e não importa o tempo e o  tamanho do sofrimento , Pois  , o mesmo Deus (de José) estará com qualquer um de nós.

 

 

José foi aquele filho  querido, escolhido predileto do seu pai, mas  também invejado e odiado pelos  seus irmãos. A vida  desse rapaz  foi cheia  de aulas , senão  vejamos: foi vendido , mas Deus  estava com ele; foi  traído mas Deus  estava com ele; foi humilhado e preso e Deus  estava com ele em todos os momentos.

 

 

Deus investiu em José , porque conhecia  seu  caráter e sua  fidelidade. No plano espiritual , José  estava como nos  seus  sonhos:  Com  a lua  e as  estrelas  se curvando diante dele e embora não  fosse visto , ele  estava no patamar  Divino. 

 

 

Os irmãos , não  aceitavam  os sonhos  de José mas tiveram anos  depois, a confirmação  pois  tiveram que  se curvar  diante dele .A verdade prática , nos mostra no contexto que os irmãos  de José , tem  hoje outros nomes e estão no meio da nossa parentela e muitas  vezes  temos que silenciar sobre a nossa intimidade com Deus, para  evitar perseguições .

 


José  foi  agraciado pelo pai com uma túnica de mangas largas e de diversas cores , Mangas prefigurando  os  braços que iriam dar ordens no Egito  e abraçar  todo Oriente  na  venda  de alimentos. E as cores , prefiguravam os muitos  talentos , que iriam coroar todo sofrimento.

 


As  vezes ficamos imaginando  a cisterna em que José foi jogado. Lá  estava ele no fundo do poço , clamando pela ajuda dos irmãos. Ali embaixo José contemplava a fisionomia maliciosa dos  seus irmãos. Anos mais  tarde, foi José quem  estava no alto e observava   seus irmãos no fundo  do poço  da necessidade humana  e que nem  lembravam do irmão  que maltrataram e só não o mataram porque ''Deus  era com ele''.


José  foi provado  e  aprovado em todas as lições . José foi  ao auge   da  resistência física, emocional e espiritual porque Deus  era com ele.

 

José tinha um  caráter ilibado. Em todas  as situações de risco ele exibiu uma conduta exemplar de  verdadeiro ''Cidadão do céu''.

 

Dos irmãos  de José; Naftali,Dâ, Gade  e  Asser, filhos  de Zilpa e de Bila ,  eram os piores , por  causa da péssima  educação  de suas mães. José  até apelido  recebeu , ''Sonhador Mor'', Não sei qual o  seu apelido, mas sempre tem pessoas na Igreja e fora delas que gostam de colocar apelidos. Mas Deus foi com José  e  será  sempre  com quem  tem apelido .

 

 Deus é  Deus dos sonhos  também e que  também dá a direção e depois  executa os projetos, principalmente quando a porta que ele  vai  abrir é muito grande. José chegou a governador do  Egito. Lá  estava a porta enorme e  bem aberta para todo oriente.


Frente a  essas portas, Deus nos joga na contramão das nossas  esperanças e a sensação é  de que  estamos sozinhos, mas é ele  trabalhando  contrariando o que  esperamos  é  ele mesmo quem diz: Espera. O que mais nos  dá alegria é que Deus  conhece a todos nós e sabe das nossas intenções . 

 

Deus conhece você meu irmão e você minha irmã e a mim em primeiro lugar. Deus  sabe o que você já passou e o que passei e  ainda passo ,mas  tenho certeza que o nome do meu Senhor está sendo glorificado na minha  vida.

 

Que possamos dizer quando estivermos  na  frente  das  adversidades: Deus  estava com José e está comigo Também.