sábado, 5 de junho de 2021

 

VOTOS PRECIPITADOS


Votos Precipitados  Você é  importante  


''Quando fizeres a teu Deus um voto não tardes em cumpri-lo'' Eclesiastes 5:4-5

O voto é uma promessa que se faz em determinada situação, para que seja alcançada algum objetivo. Existem diversos tipos de votos. Existem votos religiosos , votos políticos, votos sociais, votos profissionais, votos de castidade, votos de pobreza etc... E o que chama a atenção no voto é a importância do compromisso assumido, perante alguma autoridade, ou mesmo perante Deus.

A nossa reflexão de hoje é sobre a precipitação dos votos assumidos O assunto ''voto'' é tão sério que a Bíblia chama de ''tolo'' quem não os cumpre. E o que é ser um tolo? È se achar esperto , quando na verdade é um ignorante. .

A Bíblia fala de vinte e sete tipos de votos a começar pela oferta voluntária (Lev. 23:38). A primeira oferta de dízimos foi feita por Jacó que prometeu dar o dízimo se ganhasse a guerra
Gen. 28: 20-23 . O livro de Número é onde se encontra a maior preocupação de Moisés com relação a votos e é a partir do capitulo 30, onde ele manda ter muito cuidado com os votos.


Um dos maiores problemas da dinâmica social é justamente a alienação. E o que é isso? É o pecado e tudo funciona mais ou menos assim.

A dinâmica atua na formação das gerações, todavia , a geração mais nova sempre se acha a dona
da verdade e começa a fazer toda sorte de coisas erradas. E isso acarreta problemas que são os pecados e o retrocesso do processo gera escravidão. Para que aconteça a libertação, se faz necessário a conversão que é uma volta de 360º em torno de se mesmo . No sofrimento aparece o clamor que chega até a graça gerando o perdão de Deus e isso tornou-se um ciclo vicioso em todas as nações.

Entre os Judeus vivia um homem por nome Jefté. Esse cidadão enfrentou uma grande luta , porque

em Israel não foi diferente. Aconteceu a mesma coisa. As gerações mais novas achavam que não precisavam mais obedecer a Deus e começaram a pecar. Como castigo, o Senhor os entrega nas mãos dos inimigos e novamente começaram a sofrer e mais uma vez pediam ajuda a Jeová
e pela misericordia eram atendidos. Deus levantava homens para liderar e vencer os inimigos .

Mais uma vez , os judeus deram as costas para o Criador , e dessa vez se viram com problemas com os amonitas e com os filisteus e quem foi levantado para lutar foi Jefté. Um israelita que fez um voto precipitado . Ele viu que não seria fácil vencer os dois povos . Olhou para o céu e falou :''Olha Senhor ! Se me ajudares a vencer a guerra, quando voltar , a primeira coisa que sair pela porta da minha casa eu te darei em holocausto''Juízes 11:31. Jefté ganhou a peleja e quando voltou quem primeiro saiu da porta da sua casa foi a sua filha. Juízes 11: 34

Quando Jefté viu a moça ,ficou desesperado. Ela chorou muito mas aceitou cumprir o voto que pai fizera. Reuniu algumas jovens da sua idade e saiu pelos montes a lastimar por dois meses e isso ainda hoje se cumpre em Israel. Desde então levantou-se grandes polemicas sobre a vida da moça. Como seria o holocausto? Todavia um estudo mais profundo da Bíblia , vamos observar que Deus não aceitava sacrifício humano .Levitico 18:21 e Deuteronômio 12:31.
Mas o sacrifício foi a virgindade. Nunca mais ela poderia se casar.

Quando prestamos atenção nos acontecimentos, não podemos generalizar, porque muitas vezes os castigos tornam-se também provas, mas as provas nunca são castigos. Já li em um artigo que dizia que determinados pecados gera determinadas doenças. Não podemos afirmar tais coisas, só podemos afirmar com certeza , que ''Tudo que o homem semear, ele colherá'' e que a Justiça Divina pode demorar , mas ela se cumprirá. De que forma não sabemos.


A Justiça Divina pode ser individual, quando você paga pelos seus atos. Pode ser familiar quando toda família concorda com as injustiças , e por isso todos pagam. Pode ser Nacional quando o juízo cai sobre toda nação. Muitas vezes achamos : que não é'' bem assim'' mas tem uma lei na Física que diz ''Toda ação corresponde a uma reação igual e de sentido contrario'' . Isso quer dizer na palavra bíblica : “Com a mesma forma que julgar será julgado, com o mesmo peso que pesar será pesado'' Por isso a importância de não amealharmos dividas em nenhuma área da nossa vida sempre nos lembrando que toda bola que jogarmos na parede ela retorna para nós com a mesma intensidade com que foi atirada. Se fizermos votos a Deus e não cumprirmos estaremos diante de uma grande dívida espiritual que será cobrado . Muito cuidado com os votos precipitados.



Gostaria  que  colocasse  o titulo   Blog  da  DALVA  OU  ENTÃO   abacaxislande.blogspot.com



    
    Esta  é  minha  neta  Bia  Coutinho  . Toda  madrugada  , ela  pensa  (kkk)   Amanhã   eu vou  beber  7 litros  de água  e vou ler  5 livros .  Brincadeirinha kkk.

 N°4

O MANÁ ENVELHECIDO

O maná envelhecido



''E vendo os filhos de Israel, disseram uns aos outros: Que é isto'' Êxodo 16:15

Qual é o maná de hoje?
Esta é uma pergunta bem interessante, já que vamos falar sobre alimentos e a resposta é: Maná
envelhecido.
A palavra ''maná '' significa no hebraico a expressão ''Que é isto ?'' e o termo envelhecido quer
dizer que o alimento já não possui os ingredientes nutritivos de uma alimentação sadia.

A historia Bíblica descrita no livro de Êxodo , narra que os judeus começaram a murmurar sobre a
alimentação e falavam : '' Melhor seria ,que tivéssemos morrido no Egito entre as panelas de carne e pão.'' Ex 16:3. Deus ouviu as murmurações ,chamou Moisés e disse :'' Informe ao povo que terão carne e pão;

Tudo se cumpriu . A tarde havia cordonizes e pela manhã, depois que o orvalho evaporou, havia
algo parecido com escamas que deixaram os judeus intrigados e foi quando surgiu a pergunta :
'' Que é isto?'' ou seja ''Maná''.

A primeira lição que tiramos deste texto é que Deus ouve tudo. Ele escuta as orações, as petições
e as murmurações e quando promete cumpre. É melhor orar e pedir que murmurar. A murmuração

no plano espiritual é duvidar do poder do Senhor além de ofendê-lo..

Havia também uma ordem : Cada um teria direito a um gômer isto é 3,6 litros por dia e na sexta-feira recolheria dobrado , visto que não podiam colher no sábado. Essa foi uma partilha tão perfeita que
o versículo 18 diz ''Porém medindo-o com o gômer não sobejava ao que colhera muito e nem faltava ao que colhera menos...'' Eles recolhiam o maná , cozinhavam e faziam bolos para se alimentarem e esse bolo tinha gosto de mel.

O interessante é que eles saíram do Egito com uma promessa bem antiga que era de ir para uma terra onde ''Mana leite e mel'' No nosso idioma duas palavras iguais , mas um sinal na letra (a) ,muda o sentido ,porque uma é verbo e a outra substantivo comum,( mana e maná).

A maior parte não viu a terra prometida, porque não souberam esperar o cumprimento da promessa e fizeram um bezerro de ouro. Muitas vezes perdemos a benção porque não sabemos esperar o tempo de Deus e nas provas somos reprovados.

Mas havia uma ordem , não guardar o maná para o dia seguinte e na sexta-feira colher dobrado
porque no sábado não era permitido recolher nada. Mesmo assim aconteceu de alguns não querer obedecer e guardou mas viu o maná apodrecer , ficando cheio de bichos e com mal cheiro.

O maná era da seiva do tamarindo e tinha o sabor de mel e ainda hoje as crianças árabes recolhem maná antes do nascer do sol. O maná foi o alimento feito pelo milagre de Deus e alguns dizem que ele tinha a forma de semente de coentro.

Nos dias de hoje o maná é a palavra de Deus. Da mesma forma que corpo precisa de alimento a alma também precisa. É muito importante meditar na palavra de Deus porque ela se renova todos os dias. Muitas vezes um texto tem uma maneira de interpretação em uma pregação e em
outro dia o mesmo texto vem com uma conotação completamente diferente. É o maná novo alimentando o espirito.


O salmo 119:103 diz ''Quão doce são as tuas palavras ao meu paladar mais que o mel''. Quando perdemos tempo com coisas fúteis, assistindo e ouvindo o que não edifica ''teremos uma tristeza infinita porque o que comemos para a alma não nos alimenta para o céu'' (Meditação do céu).

A Bíblia é o alimento do crente .Ela é o maná que caiu do céu. Sua leitura tem os ingrediente certos para todas as áreas da nossa vida. Muitas vezes escutamos pessoas afastadas do evangelho
relembrando sermões do passado , relembrando quando foram batizadas com o Espirito Santo, relembrando os hinos que gostavam de louvar , quando tinham oportunidade, relembram as vigílias ,e as orações no monte. São os crentes que vivem do maná envelhecido que não servem para mais nada , são só vagas lembranças de um passado distante .

Um dia perguntei a uma dessas pessoas do ''Museu cristão'' , por que não volta ? que esta fazendo
aqui fora ? E lembrei que o Senhor Jesus um dia vai voltar e que ele ainda tem chance de retomar a caminhada deixar as recordações do passado e volta a

 

Salmo do Dia


Diariamente um Salmo Bíblico para inspirar e melhorar o seu dia.

Salmo de Hoje

Sábado, 5 de Junho de 2021

Senhor, muitos são os meus adversários!
Muitos se rebelam contra mim!

São muitos os que dizem a meu respeito:
"Deus nunca o salvará!"

Mas tu, Senhor,
és o escudo que me protege;
és a minha glória
e me fazes andar de cabeça erguida.

Ao Senhor clamo em alta voz,
e do seu santo monte ele me responde.

Eu me deito e durmo, e torno a acordar,
porque é o Senhor que me sustém.

Não me assustam os milhares que me cercam.

Levanta-te, Senhor!
Salva-me, Deus meu!
Quebra o queixo de todos os meus inimigos;
arrebenta os dentes dos ímpios.

Do Senhor vem o livramento.
A tua bênção está sobre o teu povo

sexta-feira, 4 de junho de 2021

 

NO LIMIAR DAS AGUAS




''Depois disto, o homem me fez voltar a entrada do templo, e eis que saiam águas de debaixo do limiar do templo, para o oriente , porque a face da casa dava para o oriente... '' ...E a as águas vinham de baixo do lado direito da casa , do sul do altar'' Ezequiel 47:1

No limiar  das  águas  ,  pode ser  colocado  em tudo  na  vida a  começar  pela história  das  nações,  das  famílias  ,  das  religiões , da sua  ou nossa  existência  . Enfim  em  tudo. Ao mesmo  tempo  que  é  uma ligação  entre o ômega  e  o  alfa  (inicio e  fim),é  também  um   desfile  da  nossa  experiencia  frente  a  todos os  acontecimentos, tanto profundos  como  superficiais.


 No limite das águas , é uma reflexão que nos faz meditar em todos os nossos históricos desde o: Começo, meio e fim e as profundidades que alcançam nesse grande '' mar da vida''. Quantas historias , nós temos? Quando debruçamos , sobre as palavras que contam a historia de Ezequiel é que vemos que ele foi um dos maiores exemplos de ''limites'' da Bíblia. Ezequiel estava na Babilônia , quando profetizou sobre a destruição de Jerusalém e foi lá que teve muitas visões e também teve a missão de confortar e consolar os Judeus que estavam em ''cativeiro'', e nos limites das suas forças.(Salmos 137)

A visão é algo extraordinário que não acontece sempre e são poucos os que tem esse dom. Na visão se pode penetrar em outra dimensão e ver de perto o poder de Deus , através de outro ''material'' que escapa a compreensão humana e cujo segredo pertence somente a ele e que só vamos entender quando tivermos a ''mente de Cristo''. Antes de tentar explicar e entender esse mistério , torna-se necessário trazer esta visão para o nosso dia a dia. ''Ao entrar no rio'' , logo nos deparamos em todas as situações do nosso viver.''

Entrar no rio'' , entende-se , entrar no emprego, entrar na escola , entrar na faculdade, entrar em um relacionamento e entrar numa religião etc.... Tudo , na vida requer um inicio , que sempre é acompanhado de expectativas que nem sempre está adequado aos nossos sonhos, senão vejamos: No trabalho se espera melhores ordenados,melhores condições etc... Na escola e na faculdade, se espera melhores ensinos, formaturas etc.... Nos namoros , noivados e casamentos se espera compreensão , cumplicidade e amor. Na Igreja espera-se que tudo seja verdadeiro e da melhor qualidade, pois afinal é nela que se aprende o verdadeiro amor ou seja o amor ''Ágape''.

 Todo esse inicio é comparado aos '' pés na água até os tornozelos'' , pois ainda é tudo novo , ainda não se tem , não se vê e não dá para medir a profundidade de nada pois somente o tempo vai dizer pela experiencia, a profundidade que é comparado as águas que estão nos joelhos. Só se pode adiantar que: como diz o ditado popular '' Tudo no começo , são flores''. A proporção que se vai vivenciando : Os trabalhos, as escolas, os relacionamentos e a vida religiosa é que se vai aprofundando ''nas águas do mar da vida'', como diz o hino e se vai tirando conclusões que nem sempre corresponde as expectativas do que se esperava nos sonhos.

Quando as ''águas chegam até os lombos'' , já se pode dizer que ; se pode nadar , ou melhor ter experiencia para resolver os impasses sem perder o foco e ''olhe'' que as vezes se perde . Vamos levar o assunto para a área espiritual. A Epigrafe ''A torrente das águas purificadoras '' nos faz entrar no cenário das águas e águas na vida do Cristão. Vamos passear pelos versículos deste capitulo e retirar deles um aprendizado especial para nossa existência.

 O profeta Ezequiel teve varias visões. As mais importantes são a do ''Vale de ossos secos'', dos ''Quatro querubins'' etc.. e essa do homem que o leva a visitar diversos locais e entre eles a do Rio do qual vamos discorrer. O verso dois diz:''Ele me levou pela porta do norte... e eis que corriam águas ao lado direito''. Tudo na Bíblia tem uma razão de ser dita e escrita. As águas estão do'' lado direito'' na visão do profeta. Quando o apostolo Paulo foi visitado pelo Senhor Jesus , ele foi se hospedar na rua chamada ''Direita.'' (Atos 9:11)

 Um outro exemplo Jesus mandou os discípulo '' jogar as redes para o lado ''direito.''(João 21:1-14) Portanto a palavra ''direito ou direita '' tem grande importância no texto Bíblico e no contexto social , emocional e espiritual do ser humano. Direito é sempre sinônimo do que é correto . Também podemos observar que é o homem quem conduz Ezequiel e vai medindo tudo com um cordel para que ele possa entender o que está errado e que precisa ser medido , pesado e purificado.

 No verso três ele diz que ''Saiu o homem com um cordel para o oriente. E me fez passar pelas águas que me davam pelos tornozelos''. Quando levamos para o lado cristão vemos que o homem levou o profeta a entrar nas águas que molhavam os tornozelos. Existe no livro de Lucas uma ordem de Jesus falando: ''Ide e fazei discípulos'' que já está mandando que '' façamos força'' através do versículo ''Força-os a entrar''(Luc. 14:23) no rio de Espirito.

 Águas nos tornozelos: A primeira ordem é ''Fazer discípulo e em seguida vem a doutrina''.É impossível desligar uma coisa da outra. Discipular e Doutrinar são os princípios dos ensinamentos Cristãos. No evangelho temos que levar os novos convertidos a entrar neste rio Espiritual. A primeira coisa que observamos é a criança em Cristo. Qual criança não gosta de molhar os pés nas poças da água ,na beira dos rios ,nas ondas da praia.

 Na Igreja os novos convertidos são mesmo que crianças. Tudo é novidade de vida e precisa como disse o apostolo Paulo , de leite para crescer. A alegria e o interesse em tudo é a marca registrada do Novo convertido . Lembro de uma irmã , que quando me disse que falou com Deus , eu quase desmaiei e pensei: ''Meu Deus ela fala contigo!'' Nesse tempo eu ainda estava com águas nos tornozelos.

Estava começando a entrar no Rio do Espirito. V 4- (Águas nos Joelhos) O novo convertido começa a entrar nas águas do Espirito , lendo orando , estudando a palavra e assistindo as aulas na Escola Dominical . A fome espiritual da palavra faz com que os Cristãos, orem , leiam a Bíblia e cresçam . A fome da Palavra de Deus determina como fica a alma .

 As pessoas que não gostam da palavra ficam na visão do profeta como os que estão no vale dos ossos secos, Foi assim comigo . As águas chegam aos joelhos e o compromisso cada vês aumenta porque o crente não pode parar e entra mais nas águas até chegar a cintura, até que não dá mais para voltar. Já são águas profundas. ''Mediu mais mil e e me fez passar pelas águas, águas que me davam pelos joelhos: mediu mais mil e me fez passar pelas águas que me davam pelos lombos.''

 Quando entramos no mar , e as águas chegam até a cintura, começamos a sentir dificuldade em andar nas águas, Assim é nas águas do Espirito. Agora só nadando pode-se passar. V. 5'' Mediu um outros mil, e já era um rio que eu não podia atravessar porque as águas tinham crescido, águas que se deviam passar a nado,rio que não se podia passar.'' Chega a hora que só se pode passar nadando.

E no rio Espiritual chega-se a crescer tanto que se pode nadar de um lado para o outro , sem o perigo de se afogar nos enganos das falsas doutrinas e das falsas religiões Neste tempo do crescimento , já aprendemos a ter o discernimento espiritual que é entender com profundidade , tudo que está acontecendo ao nosso redor. Vivemos uma época difícil de se ganhar almas para Cristo. Muitas festas vemos nas igrejas . Muita luz, muita música, muitos cantores .

 Lindas pregações mas o berçário continua vazio. Não vemos o choro dos ''recém-nascidos'' em Cristo Jesus. para que possamos levá-las as águas do rio como foi a visão de Ezequiel. Esse rio tem abundancia de arvores de um lado e do outro. Precisamos saber como explorar para poder dividir as águas em redor dos novos cristãos do reino e ensiná-los a saber dividir as águas no seu crescimento Espiritual. A experiencia do nosso viver nos mostra como dividir as águas.

 Na superfície das águas estão as ondas, e na profundidade os peixes de todos os tamanhos e de todas as cores . Para verificação aconselhamos a ler todo capitulo.47 de Ezequiel. É comum escutarmos falar que está havendo ondas de: Assaltos, enfermidades, epidemias , assassinatos. Perseguições. ''São as ondas do mar da vida''.Somos nós que temos que orar para que elas se acalmem e os peixes , são os que temos que pescar . Temos que lançar o anzol do evangelismo e pescar grandes, pequenos (ricos e pobres) (pretos e brancos) para levá-los até o rio espiritual .

 O primeiro é fazer discípulos e o segundo é doutrinar para que possam crescer e '' povoar os céus saqueando os infernos '' no limiar das águas que estão nos tornozelos, nos joelhos e na cintura até se poder nadar no rio Espiritual sem perigo''.

terça-feira, 12 de fevereiro de 2013



 Nº5

OS TRÊS NOMES DOS FILHOS DE DAVI

OS TRES NOMES DOS   FILHOS  DE  DAVI




 ''Elisama, Eliada e Elifelete'' 2º Samuel 5: 16 



 Nos tempos da lei , era comum, um homem ter muitas mulheres, exemplo disso foi o rei Salomão que teve mil mulheres , Já o seu pai , o rei Davi , não houve registro bíblico, de quantas mulheres possuiu, mas , sabemos que foram muitas e muitos filhos .Escolhemos três deles para fazer esta postagem pois de alguma forma , fica claro que Davi quis fazer uma homenagem a Deus , por isso colocou os nomes de três deles: Elisama, Eliada e Elifete.

 Eli é o nome de Deus e esses três nomes tem um significado profundo ou seja : Deus ouve, Deus responde e Deus fala. Elisama tem um sentido profundo , porque diz respeito as atenções que O Todo poderoso tem para com cada um de nós. Deus nunca mudou, não muda e nunca mudará. Deus é ''socorro bem presente na angustia''.

Deus ouve, nossos pedidos , nossas murmurações, nossos agradecimentos nossos louvores. No passado distante , Deus ouviu os pedidos de Jacó, de Sansão, de Ana de Pedro , Paulo, etc... Hoje , ele ouve os pedidos nos dias atuais. Eliada , significa que Deus responde as tuas e as minhas petições. Jeová concede muito mais '' além do que pedimos e pensamos''.

Por isso , quando Salomão pediu sabedoria para reinar em Israel , Deus deu , não somente sabedoria , como riqueza e muitas mulheres. Quando Ana pediu um filho . Deus , lhe concedeu Samuel e mais seis filhos. Quando Jacó , pediu para que o Senhor promovesse a paz no coração de Esaú , ela foi concretizada etc... Deus responde as tuas e as minhas petições.

 Elifelete, significa ,Deus fala . Deus fala primeiramente por sua Palavra, que se renova todas as manhãs. A Bíblia é a expressão máxima do dialogo entre o Criador a a sua criatura. A Bíblia ensina, exorta, repreende , consola, indica, conforta. A Bíblia contém a única ''Palavra viva ''que existe. Rui Barbosa disse , certa vez que ''A Bíblia é o farol dos navegantes e é a bussola dos perdidos''. Quem quer conversar com Deus , tem que em primeiro lugar abrir e ler a Bíblia.

 Deus fala pelos hinos, pelos louvores e se for necessário ele fala por músicas seculares. Lembro-me que certa vez, após dirigir um culto abençoado, sai as pressas para ir trabalhar e comecei a ficar impaciente com as pessoas que estavam andando vagarosamente a minha frente. Repentinamente alguém ao meu lado aumentou o volume de um radio , que estava ouvindo e uma música cantava assim :'' Não adianta ir a igreja rezar e fazer tudo errado''.

 Eu estava fazendo tudo errado com a minha falta de paciência, para com as pessoas que estavam a minha frente , pois a calçada estava muito movimentada. Deus fala pelas circunstancias. Um missionária me ensinou , que após a oração, bom seria que as pessoas ficassem em silencio para ouvir a resposta do Senhor e um dia , pela madrugada , eu orei e fiquei em silencio esperando a resposta de Deus e pensava:''Será que ele me ouviu''. Repentinamente no apartamento ao lado do meu , um bebe chorou e sua mãe foi atender e falou em alta voz: ''Eu ouvi minha filha''. A resposta em se foi simples , contudo ficou diferente ,por que aquela frase estava como se estivesse ungida .

 Era uma resposta diferente porque estava falando ao meu coração. Deus tem sempre uma resposta , porque ele vê além do que podemos ver . Deus sempre tem uma das três respostas: Sim, Não ou Espere. Ele sabe o que é melhor para nós. Deus sabe de tudo e nós não sabemos de nada. Somente adiante é que se cumpre '' O que faço hoje somente entenderás depois''.

 Elisama, Eliada e Elifelete- Foram três nomes, três homens , três sacerdotes e três filhos , que Davi  achou  de homenagear ''O Senhor de todos os senhores.''Foi uma homenagem  sui-generis , pois  colocou o nome  de  Deus  nas  suas  crianças. Davi adorou o Rei dos reis de forma prática e acima de tudo nos deu exemplos de como pedir, de como falar, de como ouvir e obedecer ao Deus todo poderoso. Meditemos  nisso.

 Nº6

Testemunho do poder da oração (1)

Deus , desde o tempo antigo, tem revelado aos homens acontecimentos , através de sonhos e visões. A Bíblia está repleta de fatos que aconteceram , através de sonhos e visões , na vida de muita gente. Foi assim com Moisés , Gideão, Ezequiel, Daniel e muitos outros.


No ano de 1984, eu estava passando um ano muito difícil. Desde muito pequena , eu sonhava
em estudar muito para ter o nome de doutora. Eramos muito pobre , e morávamos ( minha avó ,minha tia Creusa e eu) num bairro da periferia do Recife chamado Caiara. 

Lá não tinha luz de forma que a única iluminação que conhecíamos era a luz do candeeiro. Comecei a estudar no
Instituto escolar da Igreja Batista. Muito criança , com apenas 6 anos , eu iniciei minha busca
por Deus. Nos domingos , as 8 horas da manhã já estava pronta para ir a missa,; a tarde ia
para a Igreja dos crentes : primeiro porque lá eles davam lanche (coisa muito difícil devido a mossa situação financeira) segundo porque eu aprendia hinos que enchiam a minha alma e terceiro achava a vista bonita. 

Mas quando terminava aquele culto maravilhoso eu ia
para o centro espirita receber os passes. Foi assim que comecei minha trajetória espiritual. Na
minha imaginação eu estava superprotegida nesse triangulo amoroso espiritual.

O tempo foi passando, nos mudamos do Caiara , e eu sai chorando com uma saudade imensa
daquele lugar , onde com toda pobreza eu era muito feliz..Fomos morar em outro bairro chamado Nova Descoberta e lá eu tive uma surpresa muito grande. Pela primeira vez , na minha vida eu vi uma luz elétrica, eu perdi a voz de tão espantada que fiquei. Sair do candeeiro para a luz elétrica foi simplesmente sensacional aos meus olhos de criança. 

Continuei estudando
sempre nas escolas do governo e finalmente entrei na Faculdade de Odontologia , também do
governo que naquela época me deu uma ajuda de custo e uma bolsa de alimentação. Assim conclui o curso de odontologia aos 24 anos de idade e fui embora para São Paulo. Lá eu comecei a trabalhar e fiquei muito bem de vida, porque tinha um salário alto e morei 14 anos e num desses revezes da vida , eu perdi tudo que conseguira e resolvi voltar pra Recife e começei o ano de l984 com muita dificuldade. Eu tive em São Paulo 10 clínicas e naquele
ano eu não tinha dinheiro nem pra passagem de ônibus quanto mais para montar um consultório.

 Mas a minha fé em Deus nunca foi abalada. Comecei a andar a pé , pra todos os lugares e ia andando e pensando no meu Senhor. Dos tempos das vacas gordas , só sobrou um
apartamento em Barra de Jangada que nem estava pago ,comprado pela Caixa Econômica.

Mas eu resolvi pedir ajuda a um amigo e mandei uma carta contando a minha situação. Muita gente olhava pra mim e se assustava porque eu estava feliz e me diziam “ Como pode uma pessoa perder tudo e ficar sorridente como se não tivesse acontecido nada?” Mas eu sabia que meu Deus estava comigo porque a Bíblia diz “ quando estou fraco é que estou forte”.Eu estava
fraca materialmente mas espiritualmente forte , porque o nome do meu Senhor esta sendo
glorificado na minha vida.


De repente meu amigo me respondeu: reuniu os amigos e juntaram a quantia de cinquenta mil cruzeiros ( quinhentos reais ) na moeda de hoje , e me enviou , me convidando pra voltar
pois tinha colegas meus interessados , em me dar emprego. Mandou também um pedido de resposta pelo telefone dele. Recebi o dinheiro e fui ao aeroporto agradecer a ajuda. Na época os telefones eram ativados por umas moedas que comprávamos na hora. Me dirigi a cabine telefônica e passei uns vinte minutos tentando sem conseguir linha.

 A moça da companhia resolveu me ajudar : e me falou “ dê um tempo, as linhas estão congestionadas . Vá lá pra o terraço e daqui a meia hora você consegue” e eu fui.
Quando cheguei no terraço , comecei a ficar encantada com os aviões . Naquela época os
aviões estacionavam bem perto do terraço, e nos podíamos comtemplá-lo bem de perto. E eu comecei a orar dizendo: “ Deus! Eu quero te agradecer , pelo que estou vendo aqui. Senhor! Eu sei que é a dua permissão que a ciência faça o homem , inventar uma maquina como essa,
com esse peso se erguer do chão e voar.

 Não ! Meu Senhor , isso foi você quem fez. É criação sua usando o homem”. Neste momento um avião , chegou na minha frente e parou. Estava se preparando para iniciar uma viajem. Primeiro chegaram as malas , e depois começaram a subir as pessoas e por ultimo a tripulação. Esse procedimento durou quarenta e cinco minutos, e eu continuei orando de olhos abertos . A cada pessoa que subia eu falava “Deus! Abençoe esta pessoa,” e finalmente a porta do avião se fechou e eu agora dizia a última frase da oração.


“Abençoe esta viagem protegendo esse avião”; O avião deslocou-se do lugar e foi taxiar na pista para levantar vôo, e eu acompanhando tudo . Quando finalmente , ele levantou voo e chegou a minha frente , foi como se ele estivesse dentro de uma tela enorme e apareceu debaixo dele uma
grande mão. Aquele avião estava voando .mas com aquela mão linda embaixo dele. Ai , eu cai naquele terraço e chorei muito. Não sei quanto tempo passei ali , chorando e orando agradecendo o
privilégio de ter tido uma visão tão maravilhosa do poder de Deus.

Quando passou o momento daquele impacto , eu fui ao telefone e consegui fazer a ligação pra São Paulo, mas prometi a mim mesma que não falaria a ninguém o que acontecera , todavia uma irmã em Cristo muito querida começou a\ conversar comigo e eu contei o ocorrido.
Passaram três anos desde então e um dia ele veio falar comigo e me disse:

“Irmã Dalva , você nem imagina o que aconteceu! Você sabe que meu marido é mecânico e
passa o dia dentro desses aviões e quando ele foi me buscar na Bahia (estava de férias) me chamou a parte e me confidenciou que ele e o piloto tinham esquecido de uma peça e que não podiam chegar no Recife sem o avião pois era a época da economia da gasolina azul (usada
em avião); o melhor seria eu deixar para embarcar um outro dia pois as peças ruins estavam
amarradas com arame. 

 Eu fiquei calma e falei pra ele : eu vou também , mas espere: fui no banheiro , coloquei meu rosto no pó e orei: Deus! Eu não acredito no avião, não acredito no
meu marido mas eu creio em ti , por isso quero te pedir que tu coloques debaixo desse avião a
mão que mostrou pra irmã Dalva. 

 Pode crer , irmã , o avião não deu um balançado se quer. Foi
uma viagem maravilhosa. Quando chegamos no Recife eu ouvi o piloto falar pra o meu marido
que viagem! Não entendo o que aconteceu. Parece que viajamos num avião zero quilometro então eu pensei : é poque você não conhecem o Deus que eu sirvo”


Concluo este testemunho dizendo que a oração sincera chega ao coração de Deus e as maravilhas acontecem e promovem os encantos que jamais esqueceremos.

 N º 13

'As Janelas da alma''

'As Janelas da alma''



''Não porei coisas más diante dos meus olhos'' Salmo 101: 3

A alma '' é como areia movediça,'' tudo que cai nela vai ao fundo e fica difícil de se retirar e a porta de entrada são os olhos. Por eles entram todos os sentimentos humanos , a saber: a cobiça, o desejo, o amor, os interesses, as paixões, os medos etc... E as empatias que são as informações sobre outras pessoas.

A nossa reflexão de hoje é sobre o que se coloca diante dos olhos, que pode ser definida como coisas más pelo salmo 101;3 escrito pelo rei Davi que depois de ter pecado prometeu a Deus que não colocaria coisas más diante dos seus olhos. A Bíblia narra que certo dia Davi estava no seu Castelo e viu quando uma linda mulher estava no terraço de sua casa , tomando banho.

Ao vê-la , o rei que ia passando , voltou para olhar novamente e isso foi fatal , Como soberano ele desejou aquela mulher. Davi entrou num emaranhado de verbos e nunca mais saiu ,pois ele : olhou, desejou , traiu, pecou, matou e pagou caro. Isso tudo porque colocou uma coisa má diante dos olhos, que foi a nudez de Bete Seba. Ele podia ter todas as mulheres do Reino mas aquela era proibida , porque era casada e esposa do seu melhor amigo.

Nos dias atuais , está havendo uma verdadeira avalanche de estímulos de toda ordem , mas os visuais encontram nas pessoas , um maior interesse , pois são coisas que estão vendo. Alguém fez uma reportagem cuja matéria está nos jornais, falando sobre a poluição visual .Isso não faz parte de um leque de opções porque já atingiu um circulo de 360º cuja finalidade é alcançar todas as idades sem obedecer critérios e nem limites.

Os estímulos visuais começaram no Jardim do Éden, quando Deus criou a arvore do bem e do mal. Mesmo Divinamente avisados , que não podiam comer dos frutos , Adão e Eva ignoraram e a Bíblia diz que seus olhos foram abertos e viram que estavam nus . Gen. 3:6-7. Naquele momento tudo mudou. As janelas da alma se abriram e por elas adentraram : a cobiça, o ódio, o amor, a ira, e resumindo , todos os sentimentos negativos ou positivos.

Daquele momento em diante , os olhos começaram a reinar . O que antes era inocência , agora passava a ser algo muito sério, aos olhos atentos do Senhor. Tudo teve limites. Os pés cansaram de andar, as mãos de pegar, os ouvidos de ouvir, , a boca de falar, o nariz de sentir o odor mas os olhos não cansaram e não cansam de olhar e por isso entram toda sorte de sentimentos que encontra guarida na alma.

Um exemplo disso foi quando , no rolar da historia Bíblica vemos Noé que se embriagou e foi vitima da gozação do seu filho que mostrou a nudez do pai. Isso s vezes acontece dentro das Igrejas, Quando se fala diante da congregação dos defeitos de algum irmão, que mesmo sem citar seu nome todos sabem de quem se trata. Isso é mostrar a nudez da pessoa , Quantos crentes estão hoje no mundo ,por causa dessa falta de sabedoria !

Em João 9:39-41, Jesus respondeu aos fariseus , quando interrogado sobre o pecado. “”Se fosseis cegos não teríeis pecados algum'' Mas hoje os estímulos também são pelos ouvidos , porque não existe cego sem pecado.

A arvore do conhecimento do bem e do mal está a ciência que trabalha dia e noite sem parar, O conhecimento humano chegou ao auge . E tudo que é inventado sempre tem dois lados . O do bem e o do mal. Pela arvore do conhecimento vemos: os carros, a televisão. O computador, o radio, a internet, o telefone etc... Pelo lado do bem , a ciência esta de parabéns , pela invenção do carro que nos leva a diversos lugares em pouco tempo, Pela televisão em assistimos programas educativos. Pela internet onde temos uma fonte de informação inesgotável etc...

Pelo lado do mal , a arvore dá frutos ruins para a alma. O conteúdo é da pior especie. As novelas que incentiva o adultério, a traição, os crimes , a violência e todo tipo de pecado que vai de encontro a palavra de Deus. Paralelos a isto tudo ,estão as revistas pornográficas, os filmes eróticos a que encontram através da propaganda o caminho para a vendagem desenfreada . E tudo vai entrar pelas janelas da alma para satisfazer as concupiscência da carne.


Também podemos falar da ''Insistência Auditiva'' que ajuda na ''Lavagem Cerebral''. A propaganda insistente provoca no cérebro um bombardeio de forma que sem querer trocamos os nomes dos produtos que usamos diariamente , pelos os que nosso cérebro registrou recentemente na nossa memoria..

Isso acontece em tudo. Podemos citar que muitas vezes nos surpreendemos cantando uma música mundana de tanto ouvir tocar. Mas graças a Deus o Espirito Santo nos lembra que aquela canção não faz parte do nosso cancioneiro cristão. Temos que ser vigilantes e nunca esquecermos que estamos no mundo mas dele não somos.

Lembro-me de uma historia que um Pastor contou. Disse ele que certo crente , foi tomado pelo desejo de ir a uma festa. Meticuloso , o jovem procurou o Reverendo para falar do seu desejo de ir a esta festa e de perguntar se poderia ir. O homem de Deus, ouviu silenciosamente e sabiamente respondeu com outra pergunta. ''Meu jovem! nesta festa que deseja ir , Jesus pode entrar?Se ele  puder entrar tudo bem mas, se não puder o  irmão vai ter que ir sozinho" Numa festa dessa o que mais  tem ,são  coisa más para os olhos.

Como estamos alimentando nossa mente? O que estamos lendo? O que estamos ouvindo? O que estamos pensando? O que estamos falando? O que estamos escrevendo, fazendo e principalmente o que estamos vendo? São coisas boas? Leituras que edificam? Músicas para louvor de Deus?

Tudo que falamos acima provoca no cérebro uma ''distribuição estratégica'' . Se for feita uma Ressonância Magnética em cada situação , vai ser observada as áreas ativadas por conexões diferenciadas. Portanto vamos alimentar o nosso cérebro com a palavra de Deus e se estivermos colocando algo mal diante dos nossos olhos que possa atrapalhar nossa trajetória Cristã que possa cair por terra em nome de Jesus. 


 Que Deus abençoe a todos nós pois esta mensagem veio para mim primeiro , pois essa palavra que é uma faca de dois gumes : corta quem lê mas que corta quem em escreve. E nunca podemos esquecer que os olhos são a janela da alma.




 

TRANSFORMAÇÃO

TRANSFORMAÇÃO




 ''Com este , deu Jesus principio a seus sinais em Caná da Galileia...'' João 2:11

 Já faz algum tempo que não se encontra nas bancas de jornais, uma revista chamada Almanaque . Certa ocasião , foi publicada uma história em que registra um fato que encantou muita gente. A narração fala que , quando Jesus tinha oito anos , confeccionou um pássaro de barro , e bateu palmas e ele ficou cheio de vida e voou.

 Quando confrontamos essa historia com a Bíblia , vejo que isso é uma invencionice , pois Jesus começou seu ministério , aos trinta anos e foi na festa de casamento das ''Bodas de Caná''. Era uma festa de casamento e Jesus se encontrava presente justamente com sua mãe e seu irmãos.

 Repentinamente faltou vinho e Jesus pediu aos funcionários , talhas com água e transformou aquela água em vinho da melhor qualidade. A primeira lição deste texto diz respeito a presença do Senhor Jesus, portanto onde ele está , tem que haver transformação. Se não houver mudanças alguma coisa está errada.

 Os evangelhos de Mateus, Marcos e Lucas, narram muitos milagres que fizera o Senhor Jesus mas o evangelho de João narra somente sete, que são chamados de sinais que vão se desenvolvendo lentamente. Os tres primeiros evangelhos relatam acontecimentos que enchem as comunidades de esperança.

Já o de João seguiu uma proposta diferente , porque seu compromisso foi mostrar como despertar e avivar a fé em Cristo Jesus. O evangelho de João é místico e isso gerou as transformações que vamos discorrer , e escolhemos Primeiro a transformação de Deus para com o homem: O segundo a transformação do homem para com Deus: Terceiro do homem para com o homem e quarto do homem para com ele mesmo.

 No inicio de todas as coisas, quando o homem caiu, Deus criou projetos para resgatar a criatura. O seu primeiro proposito foi a lei , mas viu Deus que não havia nem compromisso e nem obediência , então ele mudou a sua vontade e pela boca de Jeremias falou: ''No meado dos tempos farei um Novo acordo'' Je. 33:31-34.

 E tudo aconteceu conforme a sua promessa. Deus enviou seu filho e naquele dia no calvário, Jesus concretizou a promessa e inaugurou o Reino de Deus onde a comida e a bebida não tiveram lugar e sim a paz do Espirito santo , que está dentro de cada um de nós e entre nós.


. E tudo começou com o convite de Jesus que de braços abertos no calvário, entrou por todos os tempos, nas raças, tribos e nações , numa majestoso e glorioso que diz:''Vinde a mim todos vós que estás cansado e sobrecarregados e eu vos aliviarei''. O Deus Pai do Antigo Testamento estava agora apresentando pelo Deus Filho no Novo Testamento com uma nova proposta onde não existe lei mas a Graça.

 O convite foi lançado acompanhado de um apelo para mudanças de vida e de comportamentos. O primeiro passo foi dado pelo próprio Deus. Agora é a vez do homem que tem o livre arbítrio em aceitar ou não. Ter nova vida é escolha do homem. A transformação é opção do ser humano , mas a cobrança é do Criador.

A Bíblia diz que :''O salario do pecado é a morte , mas o dom gratuito de Deus é a vida eterna''. Paga-se tudo com a morte mas o maior pecado da humanidade está no fato de não se ter aceitado o ''Sacrifício do Calvário''.Naquela cruz não estava qualquer pessoa ,mas ''O Filho de Deus''.

Rejeitá-lo é algo de muito sério, mas muito sério mesmo. É crucificá-lo outra vez. O livro de Êxodo descreve que naquele tempo havia escravos. Quando o homem fazia algo errado, a pessoa se tornava escravo e quando terminava o período de sete anos a pessoa podia ir embora livre , levando a esposa.

 Entretanto se a pessoa gostava do patrão de quem for escravo e quisesse fica com ele , mas tinha que furar a orelha e colocar uma argola e passava a se chamar '' Escravo da orelha furada''. Assim somos nós que ao escolhermos aceitar o evangelho , passamos a ser escravos celestiais por vontade própria.

 Mas se virarmos as costas a essa convite de transformação estaremos dentro da frase '' Pode plantar o que quiser , mas vai colher o que não quer''. O plantio é da mesma forma da colheita. Quando aceitamos Jesus como nosso grande salvador , Deus perdoa todos os nossos pecados e os joga no mar do esquecimento e coloca uma placa ''É proibido pescar''.

Quantos querem continuar com essa vida de ''segunda mão''. O número é grande dos que querem continuar nos vícios, das bebidas, do cigarro, das drogas, dos roubos dos crimes de tudo que é ruim.

 O homem nasce com uma carga genética de heranças malditas que vem pelo DNA da união de seu pais que é seu nascimento horizontal terreno, mas tudo isso é quebrado no nascimento vertical celestial, quando se corta o cordão umbilical com o passado através de Jesus , está formada a nova criatura.

 O homem novo não rouba mais, não fuma, não bebe e começa a aprender a amar a Deus sobre todas as coisas, aprende a amar ao próximo e aprende a amar a ele próprio. E a isso tudo chama-se transformação.

Nº9 

O ESPINHO

O ESPINHO




 ''E para que não me ensoberbecesse com a grandeza das revelações, foi me posto um espinho na carne, mensageiro de Satanás, para me esbofetear, a fim de que não me exalte''2° Cor. 12 :7



 Existe, muita especulação em torno do ''Espinho na carne'' do apostolo Paulo. E sobre esse assunto tem se levantado , muita polemica. Na realidade espiritual , existem na Bíblia , muitos fatos que não nos é permitido entender. Todo falatório será apenas conjecturas sem resultado definitivos que convença.

 O apostolo Paulo que se chamava Saulo de Tarso, quando zeloso da lei começou a perseguir os cristãos e teve um encontro sobrenatural com Jesus e dai em diante , começou a fundar Igrejas e teve o privilegio de escrever 13 cartas que compõe o Novo testamento.

. Certa ocasião alguém deu um testemunho e tentou comparar-se ao apostolo. Quando não era crente , matou, assaltou, pilhou, roubou e uma série de coisas erradas terminadas em ''...ou''. Está bem que mudou de vida e começou a crescer na fé mas dai a igualar-se ao apostolo Paulo, a distancia é grande em termos de comparação.

 O apostolo era ''Zeloso da Lei'' e achava que estava fazendo um favor a Deus, enquanto o irmão fez por ''ruindade''. O apostolo Paulo, ao ter o encontro com Jesus , já nasceu em pé e dali de onde estava , começou seu Ministério. A Bíblia diz que ele saiu da cidade e desceu por uma corda , dentro de um cesto , para se esconder dos revoltados.

 O mundo , quando se trata do Evangelho, é um verdadeiro espinheiro, e o que é um espinheiro? São plantas que possuem espinhos. E espinhos sempre machucam, ferem e maltratam. No tempo do Apostolo não era diferente do de hoje , quando o assunto era a palavra de Deus. Não faltavam quem quisesse ferir com atitudes ;palavras e ações e por isso se tornavam verdadeiros espinheiros.

Hoje é diferente? Surgiu um destes espinhos na vida do apostolo. Tudo leva a crer que não era tentação, mas sim , dores , aflições, enfermidades físicas. Em Jó , capitulo2:1 diz que Satanás foi a presença de Deus, para acusar.

E hoje? Ele faz a mesma coisa. Fez a mesma coisa com o apostolo Paulo , pois o mesmo cita que estava havendo uma ação Satânica , para esbofeteá-lo. A Bíblia diz que: '' a quem muito é dado muito é cobrado''. O apostolo teve experiencias tremendas com Deus. Experiencias espirituais precisam ser contadas, e o apostolo foi arrebatado , teve visões, e através dele , Deus fez sinais de prodígios e maravilhas.

 Disse Ele''Conheço um homem que a catorze anos( se no corpo , não sei: Deus o sabe) foi arrebatado até o terceiro céu . E sei que o tal homem ( se no corpo ou fora do corpo, não sei, Deus o sabe) foi arrebatado ao paraíso e ouviu palavras inefáveis, de que ao homem não é licito falar''  v 2:4. O 1° céu está descrito em Jó 2:18 e no livro de Daniel 7: 13. que é a atmosfera que circunda a terra.

O segundo céu é o das estrelas de que fala Gen 1:14-18. O 3° céu é o paraíso de que fala Luc. 23:43 habitação de Deus e dos seus servos Ecl. 1:23. O homem de que fala o apostolo é ele mesmo e que não conseguiu falar de si mesmo e por isso silenciou.

Como visões , ele falou; '' Em verdade que não convém gloriar-me, mas as visões e revelações do Senhor ,''2° Cor. 12:1 E acrescenta .em 2:7'' E para que não me exaltasse, pelas excelência das revelações, foi me dado um espinho na carne''. E completou ''Os sinais do meu apostolado , foram manifestado entre vós , com toda paciência por sinais, prodígios e maravilhas'' v. 12.12.

 Quantos problemas o apostolo enfrentou. Foi vitima dos falsos irmãos . Levou chicotadas, foi picado por serpente venenosa, quase morreu afogado, Foi açoitado, preso , incompreendido .E para completar um espinho na carne. Tudo por amor ao evangelho.. As vezes, imagino, que não acreditaram nele.

 Seria o caso de pedir aos que tinham intimidade com Deus , para orarem e perguntar ao Senhor a veracidade das suas palavras. Uma coisa fica como uma lição para todos nós . O espinho tinha uma finalidade : deter qualquer ação de orgulho , que muitas vezes estragam ministérios, pois faz aflorar o Ego.

 E você meu irmão ,ou minha irmã tem algum espinho na carne? Tem algum sofrimento oculto , que somente Deus pode contemplar? Você pode me perguntar se eu tenho. Tenho sim. É terrível. Acho eu ,que todos os cristãos tem um espinho. Sempre somos provados com esse '' Espinho'' e temos que ser aprovados , custe o que custar.

O Deus de Paulo é o mesmo que falou pra ele e fala para nós hoje, em caso de querermos nos livrar do ''Espinho'': ''A minha graça te basta, porque o meu poder se aperfeiçoa na tua fraqueza''.