sexta-feira, 11 de abril de 2014

NAS AGUAS DO MAR DA VIDA


Êxodo 14:15-15:27



''15 Então disse o Senhor a Moisés: Por que clamas a mim? dize aos filhos de Israel que marchem.
16 E tu, levanta a tua vara, e estende a mão sobre o mar e fende-o, para que os filhos de Israel passem pelo meio do mar em seco.
17 Eis que eu endurecerei o coração dos egípcios, e estes entrarão atrás deles; e glorificar-me-ei em Faraó e em todo o seu exército, nos seus carros e nos seus cavaleiros.''



Estamos atravessando o longo mar da vida e em meio a humanidade ,está o povo de Deus cumprindo seu papel de ''Oráculos'' . São pastores, pregadores, intercessores ,cantores , e ajudadores com uma única  missão , retirar  das aguas  e  das ondas ,aqueles que estão clamando por ajuda, para os colocar   a  salvo , na  rocha.

Como fazemos sempre ,oramos e pedimos a Deus a reflexão   para  esta  semana  e Ele nos levou a  refletir  sobre as  ''aguas do mar  da  vida''. Confesso  que,   em momento algum me  lembrei da Páscoa , somente ao concluir ,é que  vi  que  tinha tudo a  ver com os eventos atuais.


Estamos na  época  em que  se comemora  ''a Páscoa'' Adiantamos ,que poucas pessoas no mundo,  entende o verdadeiro sentido dessa  homenagem e ficam  presenteando , uns aos outros com o  famoso ''Ovo'' de Páscoa. 



''A palavra páscoa vem da palavra hebráica "pesach" e do grego "pascha" que significa passagem de Deus para nos salvar, passagem da escravidão para a liberdade, a passagem pela qual o homem que vive neste mundo, passa para um novo céu e uma nova terra.''Explicação do Teólogo   Geraldo  Azevedo.


A  Páscoa , é  a festa  que em que  se  comemora  a  saída do povo de  Deus do Egito .  No nosso caso , a  saída do  mundo , para entrar em uma novidade de vida, chamada:  Sociedade Cristã e  dela  caminhar para  o  céu  para ir  morar com Jesus.

A historia  Bíblica narra a  saga de Moisés , que após tantas lutas contra o Faraó , conseguiu  retirar o povo do Egito. Por diversas vezes , Deus endureceu o coração do Monarca do Egito  e houve propósito  nisso, porque  a repetição , fica tão marcada que não pode  deixar  os acontecimentos  cair no esquecimento.Essa é a primeira  lição .

A segunda lição é com relação ao ''endurecimento do coração do Faraó''. Muita  vezes  , Deus endurece os corações das pessoas para que não nos ajudem , com  o propósito é de nos fazer  voltarmos   somente para Ele. O povo tinha  saído  do Egito mas a  frente  do Mar Vermelho  surgiu um impasse  , atrás estava  o exercito do Faraó   que os  estava alcançando e aos lados os  desertos . Naquele momento, Moisés  indagou: O que  fazer? 

Deus disse : ''Não tenham mêdo''   e sob o  comando do Senhor o mar  se abriu e todos começaram a passar com os pés  enxuto.

Ao longo da história , os acontecimentos se repetem  e  sempre Deus levanta novos Moisés e novos oráculos  para encorajarem seu povo  a não desistir da caminhada mesmo em  frente as provações e provocações  do Inimigo que surgem  tanto  atrás como na  frente e aos lados, direito e  esquerdo, do mar da vida. Tanto visível como no oculto.

Um outro  trabalho dos oráculos é incentivarem o povo a arregimentar novos  adeptos  para o  reinado espiritual ''Que não é comida e nem bebida, mas justiça , e paz no Espírito Santo'' Rom. 14:17.
 

Este convite é dirigido a todos  para sair do anonimato  mundial e ter  seus nomes  escrito no Livro  Espiritual da Vida e engrossar  as fileiras do  grande  Exercito  de Cristo, que caminha pelas tumultuadas aguas do mar  da vida com os pés  em seco.

O povo de Deus está  caminhando no meio da humanidade e são os Oráculos  da modernidade, com a obrigação de  avisar ao mundo, dos perigos  futuros  com  relação a Espiritualidade . Se calarmos ''As pedras clamarão''.luc. 19:29

Muitas lições bíblicas  tem o mar ,como  cenário e  grandes lições para a nossa vida, Certa  vez Jesus  falou  aos seus  discípulos para ''lançarem a  rede para o lado direito''. As  vezes, nesse  grande mar  da vida, nada  dá  certo porque  estamos  dirigindo os nossos  desejos ( as  redes) para o lado esquerdo, ou seja o lado  errado .

 Quando  estamos ''lançando  as  redes'' os pensamentos para  o lado direito, para as coisas  certas é  que  aprendemos  a lição, e a pesca se torna maravilhosa. Pois conseguimos  até mesmo o que não pedimos, quando ''buscamos em primeiro lugar o Reino de Deus''.Em Jo.21:6 está escrito:


 E ele lhes disse: Lançai a rede para o lado direito do barco, e achareis. Lançaram-na, pois, e já não a podiam tirar, pela multidão dos peixes.

Nesse  grande ''Mar da vida'', o mundo está  agitado pelas ondas dos  verbos ter e querer, esquecendo-se  do verbo de Deus
  que é '' Ser'': Ser bom , ser honesto , ser integro...

 Não são poucas  as pessoas que somente pensam no ''querer e no  ter''.Estamos vivendo o  tempo da ''Ostentação" e quanto mais  se  tem , mais se quer  ter, para ostentar. E quando não conseguem , assaltam , matam e destroem tudo que  está na  sua frente etc...

 Como nas  grandes aguas , o mar  da vida  tem   peixes  grandes e peixes pequenos (Homens  ricos e homens  pobres) e o difícil é  torná-los do mesmo  tamanho e  fazermos   com que  habitem em paz,  sem colocarem seu coração  na vida material que é fugaz e passageira.

Quando voltamos os olhos para a historia  Bíblica , observamos duas divisões que podemos  entender como :Antiga e Nova Aliança. A primeira marcada por  grandes lutas físicas e materiais  e  a segunda  , diferente mas com  grandes lutas  espirituais e invisíveis.Isso representa  a nossa  vida , Antes e após o evangelho.

Antes, com acordos  e alianças  erradas  e depois com uma Nova  Aliança , porque alguem   do  mar  da vida nos  estendeu  a mão  e nos tirou  das ondas malignas , para nos  colocar em  terra firme .

Na  antiga aliança , observamos  a idolatria , feitiçaria seguidoras de inúmeros  deuses , se  afogando  nos esquemas e sistemas  de uma  vida  sem futuro. Na  segunda aliança  , a coisa não  está diferente. A idolatria , a  feitiçaria os inúmeros  deuses   estão por toda parte  exibindo a ignorância  espiritual do mundo.

Os  trabalhos dos oráculos  redobraram como  também estão redobrados   os  esforços de  serem  creditados como porta-vozes de Deus. Muitas  vezes ( ontem e nos dias atuais) os profetas foram, e são estigmatizados,  anarquizados,  desacreditados , por um mundo hostil, cujos olhos  não queriam  e não  querem ver, e cujos ouvidos não queriam  e nem querem ouvir.

Os profetas de outrora sofreram  muito, mas  quase nada mudou, pois os  de hoje passam pelo mesmo processo. Da  antiga aliança para a nova aliança , passaram-se quatrocentos anos e nesse intervalo de  tempo , Deus silenciou . O  Criador  pontuou  o Antigo Testamento  para iniciar o  Novo Testamento.

Chegou o  tempo do Messias e com Ele a inauguração da nova  Era  e do Novo Reinado. Todo projeto foi concluído. O  sacrifícios  de antes  perdeu o  valor, doravante começava um novo tempo um outro caminho , e uma Nova Aliança com ( Seu Filho) Jesus Cristo.

Na antiga Aliança , Deus contou com os profetas  para encorajar  seu povo e  na  Nova Aliança , Deus conta com voçe e comigo para  dar continuidade a  este trabalho.

Moisés levou o povo para  atravessar o Mar vermelho , rumo a  terra prometida. Hoje  esse trabalho é dos Pastores que contam  com a nossa ajuda para  atravessar  esse  grande mar  da vida rumo ao Reino Celetial.

Nunca houve um  tempo  tão difícil como os dias atuais. O povo  de Deus está  atravessando o mar  da vida, enfrentando  as ondas  de  assaltos , das  maldades, das fomes, das doenças e flagelos, que a Bíblia  diz:''Basta a cada dia o seu mal''Mateus 6:34.

Temos que  estar com as mãos  estendidas ,para a vida  secular , a fim de  retirar  das ondas do engano  aqueles que  desejam sair  da vida  errada , para ingressar e somar  na nova sociedade  fundada pelo Senhor Jesus Cristo.Para isso  teremos que estar de acordo com o que exibe o Salmo de número 15,que é a  receita de como deve  ser o verdadeiro cidadão do céu.





''Senhor! quem habitará o  teu tabernáculo?'' É a pergunta  feliz  que Davi  , ao  descrever  sobre as condições  exigidas para as  celebrações e para morar no lar Celestial, que  depende  de toda justiça no relacionamento  social, integridade  e verdade tanto no uso  da palavra  como no uso  do dinheiro.

Este  trajeto está  aberto a  todos  os homens , povos, raças e nações. A vontade  de Deus é reunir  toda humanidade como uma só família, onde todos  estão  convidados a viverem como irmãos.

A partilha  e  a  fraternidade é a ordem  da  casa para todo reino de Deus, semeados na historia até que se torne  realidade para todos.

Estamos  vivendo  a historia mais difícil  da humanidade e os inimigos  visíveis  e invisíveis estão  atacando  primeiro a Deus em seguida  a Igreja através das lutas diárias e em  terceiro a humanidade ,oferecendo  seus  manjares malditos . O apostolo Paulo escreveu a Timóteo o seguinte:''Sofre  comigo   as  aflições como bom  soldado de Cristo'',2º Tim. 3:2 


''Satanás é o deus  deste  século  que  cegou o entendimento  dos incrédulos para que não resplandeça ''... 2° Cor. 4.4

Para você   para  mim que  estamos no mar  da vida restou o conselho  de andar a seco fazendo esforço ,mas  sabendo que tudo é mais difícil  no vai e  vem das ondas  da maldade.

Temos que prosseguir na  caminhada pelo mar da vida ,porque o mundo não  sabe e não nos valoriza mas não podemos  deixá-los ao  sabor das marés ,temos que interceder por eles e ensinar a vencê-las.
 Temos que orar por  ele, quer creiam, queiram  ou não. 

Eles estão  se  afogando neste  grande mar da existência humana:  Nas ilusões, nas  crendices na religiosidade, nas  feitiçarias, nas idolatrias nos vícios  etc...  

 Por  que ?, parafraseando o que  falou o Senhor Jesus no alto da  cruz:
'' porque não sabem o que  fazem''  .

Quanto a nós, que  sabemos o que  estamos  fazendo e que   atravessamos  o mar da vida; resta-nos  orar, interceder por ele e  cantar o hino :

'' se as  aguas do mar  da vida quiserem  te  afogar  segura na mão de Deus, e  vai''...

 Vamos  lá, ''POVO LINDO E  SANTO  DE  DEUS'' :  Não podemos parar , o mundo precisa  de nós, nas  aguas desse  grande  mar  da vida.

SENHOR, quem habitará no teu tabernáculo? Quem morará no teu santo monte?
Aquele que anda sinceramente, e pratica a justiça, e fala a verdade no seu coração.
Aquele que não difama com a sua língua, nem faz mal ao seu próximo, nem aceita nenhum opróbrio contra o seu próximo;
A cujos olhos o réprobo é desprezado; mas honra os que temem ao Senhor; aquele que jura com dano seu, e contudo não muda.
Aquele que não dá o seu dinheiro com usura, nem recebe peitas contra o inocente. Quem faz isto nunca será abalado.

Salmos 15:1-5