sábado, 8 de março de 2014

O CAMINHO

  ''Eu sou o caminho a verdade e a vida e ninguém vem ao Pai a não ser por mim.'' João 14:6 

 

A palavra caminho segundo o Dicionário ''É qualquer faixa  de terra ou  espaço  aberto , destinado ao transito de pedestre, ou de veículos 

 

A palavra ''caminho'', abriga  dentro de si, um amplo conceito de diferentes formas  a serem exploradas , e por isso não podemos ter olhos unilaterais e sim contempla-lo  através de uma visão pluri lateral.

 

O caminho pode ser visto como um horizonte  de jornadas cuja evolução atinge todas as  áreas  da nossa vida como essência fazendo com que possamos  ter uma postura  serena diante da  existência humana que é  tão  breve.

 

A palavra caminho é vista pela primeira vez na Bíblia no livro de Gênesis 3:24 quando  por ocasião da queda do homem. Ao ser expulso , Deus colocou  querubins para  guardar o ''caminho'' para  arvore  da vida.

 

Encontramos  essa palavra citada em Gên.16:7 quando  o anjo encontrou  Agar  a caminho  de Sur. Encontramos  essa palavra citada em um conselho aos filhos  e  descendentes , que  se conserve no caminho do Senhor, fazendo o que é  justo e direito.Gen 18:19. 

 

Muitos são os  versículos com a palavra caminho e queremos citar o Salmo 139:24 Sonda-me, ó Deus, e conhece o meu coração; prova-me, e conhece os meus pensamentos. E vê se há em mim algum caminho mau, e guia-me pelo caminho eterno.

 

Quando desembarcamos neste mundo já  se apresenta  diante  de nós os mais  variados caminhos e como recém-chegados  vamos sendo impregnados  de informações as mais diversas  sobre os  caminhos  a seguir.

 

 Ao atingirmos a  idade  da compreensão , já começam as  escolhas  de caminhos  certos ou  errados, as  vezes  cruciais , alienados, precisando de algo ou de alguém que  acenda  o lampejo do  desejo de conhecer o  caminho  correto, começando pelo  Espiritual, ensinando , cultivando  a forma  de  ativar  a consciência  de  cada alma.

 

Existe dois  caminhos principais: o mundano e o  caminho do  Reino que é o caminho da  Graça. O mundo tem pregado toda sorte de  descontrole  social, físico e espiritual. O  caminho da  Graça  tem  grandes convites , para uma  vida equilibrada.

 

''O  caminho da Graça  aconselha  a  sermos  sal da terra, para  darmos gosto em tudo e não absorver o gosto de nada. Esse  caminho nos aconselha a sermos uma semente  a  crescer  e  ser uma  arvore frondosa e  grandiosa. 

 

O  caminho da Graça nos impulsiona  a sermos  administradores fieis  e  como  fieis sermos consertados e  ajudar a outros a se consertarem também. Esse  caminho  nos constrange a sermos  fermentos para  crescer em meio a  massa  (multidão).

Esse  caminho também nos mostra  a sermos luz , para  brilhar como ponto luminoso em  meio as  trevas  desse mundo.

 

No caminho da Graça , todos  devem ser irmanados onde ninguém é melhor que ninguém. A unidade  da igreja no livro  de Atos foi e  tem sido exemplo a  atravessar os  séculos, na  ajuda mutua . No cristianismo, quando um irmão  está doente, recebe a visita  de outros porque é um ato cristão. Se  estiver  necessitado contará com a ajuda eclesiastica , se  estiver chorando ou sorrindo , contará com a cumplicidade dos  demais.

 

Nesse caminho da Graça,  o perdão é uma constante e o amor  tem sua  receita em 1ºCor, 13. Nesse universo não existe julgamento porque o justo Juiz é Deus. Nesta postagem queremos   falar o que  muitos sabem, que poucos  aceitam e grande  numero  rejeitam o''Filho do Homem:'' Jesus

 

. O  caminho é Jesus cristo que  ele mesmo diz:''Eu sou o caminho a  verdade e a vida e ninguém vai ao Pai a não ser por mim.''

 

Quando  vamos ao  âmago  da questão , chamado caminho encontramos  (N)  número de  caminhos.  Caminhos sociais, mundanos , religiosos, das  drogas etc...

                              

Muito procuram  atalhos, outros buscam  trajetos ,contanto que possam viver dissolutamente. Existem os  caminhos  críticos , através  de alucinógenos, que numa fuga  desenfreadas  de si mesmo e  da vida , busca o caminho das drogas.

 

Jesus é o caminho.

A vida Cristã não pode  ficar fora dos parâmetros e da educação Bíblica que implica em renuncias: ''Aquele que não  deixar  pai e mãe por amor  de mim , não é digno de mim''.Aquele que quiser vir após mim negue-se a  si mesmo''. ''Tome  a sua  cruz e siga-me''. Não pode  haver  caminho sem cruz.


Caminhemos para o alto e para a frente. Seguir Jesus é  ter estilo de vida. Seguir Jesus  é  estar  Salvo.Seguir Jesus é  aprender a perdoar ,aprender a amar. Seguir  Jesus é  definir metas : espirituais, emocionais e sociais para com  o próximo e para consigo mesmo.


Seguir  Jesus é  vencer o invencível '' Eu  venci e vós  vencerei também''. Seguir  Jesus é  ter discernimento , que é entender com profundidade o inexplícavel.. Estar no  caminho é aprender a  ter  sabedoria em desporjar a si mesmo mesmo e  gastar-se no serviço do Mestre.

 

 Estar com Jesus é  calejar os joelhos na oração e os pés na  estrada , para  evangelizar, levando as ''Boas Novas'' da Salvação a  um mundo  carente que ''Jaz no maligno''.

 

Finalizando: Estar neste  caminho é saturar  a mente  e o coração Com a "Palavra  de Deus'' porque somente Jesus é o caminho  e nisso não  existe ''Sombra  de  variação''.

 

O  Caminho é Jesus.Essa é a  grande  verdade.