segunda-feira, 2 de fevereiro de 2015

UM MINEIRO ESPECIAL

1 Existem minas de prata e locais onde se refina ouro.

2 O ferro é extraído da terra, e do minério se funde o cobre.

3 O homem dá fim à escuridão e vasculha os recônditos mais remoto sem busca de minério, nas mais escuras trevas. Jó 28:1-3


Incontáveis  são  os  capítulos  da Bíblia , em que  temos a noção do que vai ser  pregado pelo pregador, todavia  existem aqueles  que precisamos  garimpar com profundidade para saber o que  eles querem  nos  falar ou nos  ensinar em  especial, quando cita os metais.

O homem , não é somente o que vemos. Por  traz do  formato da constituição humana, anatomicamente  falando existem as profundezas  da alma e do espirito que merecem  muita  atenção,porque é lá que  estão  encravados ''os minérios nas mais escuras  trevas''v.3.

O homem , em sua profundidade é uma  ''Mina '' a  ser  explorada. No mundo  das  comparações , o comportamento animal ganha  destaque, e a própria  sociedade costuma , chamar os  brincalhões de macacos,  os  ríspidos  de  cavalo, jumentos , os  calmos  de pombinhos etc...

Mas , aqui  vamos  discorrer  sobre  minérios. Esse  capitulo  de Jó inicia  falando nos metais mais preciosos: Prata; ouro; e cobre. O homem não é  somente o que  se vê  mas  ele  tem esse lado obscuro onde  estão guardadas  as pepitas, que  somente o Garimpeiro Espiritual pode  contemplar .

O homem é uma mina  de mistérios Insondáveis e invisíveis a olho nu e nem ele mesmo  conhece e entende  e nem consegue  aquilatar  seu valor. Somente  Deus que conhece a historia e a forma de  cada um , tem condições de avaliar o que  tem lá  dentro.

Somente um  garimpeiro que pode penetrar tudo e  todas  as  coisas pode  escorregar pelas cordas do amor e sondar  o homem  no mais interior , por mais obscuro que  seja. Esse  Garimpeiro é  Jesus Cristo. Somente  Ele   pode trazer para a luz a pepita  que o ser humano traz  escondida no  seu  ser.

No v.16 desse  capitulo 28 , fala no ouro de Ofir. Esse ouro é o
Ofir é uma praia situada na freguesia de Fão,
O nome Ofir aparece no Antigo Testamento várias vezes, entre as quais para designar uma terra distante de Israel donde se recolhia ouro.

 O ouro de Ofir é referido freqüentemente como um ouro à parte, o que talvez se deva à expedição conjunta do Rei Salomão e do Rei Hiram (Tiro, Fenícia) que partiu do Mar Vermelho e trouxe 14 ou 15 toneladas de ouro de Ofir (1 Reis 9:26-28, 2 Crônicas 8:17-18). Assim, talvez a praia portuguesa se relacione com uma nova Ofir descoberta por fenícios. 

Uma famosa lenda local, a "lenda dos cavalos de Fão", afirma 
 mesmo que: "o bíblico Ofir" foi no lugar de Ofir atual. Conta  a lenda que'' Fão'' era um praia  e onde  tinha o melhor ouro. A lenda conta também que lá  existia  deuses bons  e  ruins  e que  ajudaram Salomão a construir  algo  e que por isso , o rei enviou  alguns  cavalos como  gratidão.

Todavia , houve uma  grande tempestade e os  cavalos viraram , cavalos  de pedra e que ainda  são  vistos por  quem passa perto  dessa praia na Arabia

A Bíblia  fala  também  além ouro de Ofir, na Safira, Cristal, Topasio , e o interessante é  a comparação da pergunta  v.20'' De onde  vem a  sabedoria e o entendimento?''

Os  sentimentos humanos são como os metais.  Muitas  vezes  escutamos alguem  falar ''Aquela pessoa é  de ouro''. A pessoa é  tão boa que somente o ouro pode servir  de comparação  , quando o  assunto é  qualidade. A pessoa  só pensa no bem, só faz o  bem, só vive para Gloria  de Deus.São pessoas  descoladas do materialismo e são focadas no Reino  de Deus.

O maior  exemplo  da  Bíblia é  Jó. Jó so  se preocupava  com o bem e  começava por  sua  família. Fazia  sacrifícios pelos  filhos, ajudava os  amigos. Adorava a Deus e por isso  era considerado um homem bom. ''Jó  era de ouro''. Ele  era  reto, se  desviava do mal, e era integro.

Mesmo nas circunstancias adversas , Jó não perdeu o equilíbrio e nem perdeu a paciência. Nas situações de perdas e  danos , Jó não  capitulou a  fé. Muito pelo contrário  brilhou  ainda  mais. Deus investiu em Jó  e em nenhum momento  , ele  vacilou.

Jesus , conhece e investiu em  cada um de nós. A Bíblia  diz  que:''Somos a menina  dos  seus olhos''. Foi olhando para  dentro de  cada um de nós que  Ele  viu as pepitas incrustadas  na  escuridade da nossa  alma. Jesus , escorregou para  dentro  e  fez as pepitas  brilharem e se mostrarem  externamente.

Jesus , continua  sendo o  grande Mineiro Especial, por isso Ele  viaja de um lado para o outro para ''Se mostrar forte para com aqueles cujo coração  lhe pertence'' independente  de denominações e  de religiosidades.

Jesus é  soberano. Jesus é um Mineiro por  exelencia  e procura Minas ainda ou nunca explorada porque  Ele é  especial. Ele  está  lhe  vendo  agora  e  sabe quantas pepitas  você vale e quantas  tem dentro  de si..



Este trabalho foi inspirado na  pregação do Presbitero  Jorge da IBFC.