sábado, 5 de maio de 2012

OS SONHOS

Os sonhos
Não Desista dos seus sonhos.


''Depois dormiu e tornou a sonhar''... Gen 41:5

Este texto conta a historia do Faraó que uma certa noite , teve um sonho. Ele sonhou que estava em pé a margem do Rio Nilo e vislumbrou sete vacas gordas e sete vacas magras , e acordou, preocupado e sem entender o que significava ,voltou a dormir e tornou a sonhar e desta feita , viu sete espigas boas e cheias de grãos e sete espigas pequenas e franzinas . Tanto no primeiro como no segundo sonho as vacas magras e as espigas pequenas comiam as fortes e gordas.

O sonho no estudo secular é definido como sendo:'' a atividade do cérebro em ativar imagens ou emoções durante o sono''.Existem também o sonho que é aquela vontade de ser ,querer ou ter determinadas coisas. O primeiro caso é decorrente do sono e o segundo é o sonho de olhos abertos decorrente de estímulos visuais.

Muito se tem escrito e falado sobre sonhos e cada um interpreta de acordo com suas atividades. ''O neurocientista afirma ser o sono uma especie de trafego de informação sem sentido cuja finalidade é manter o cérebro em ordem. Os psicólogos dizem que os sonhos são cargas emocionais armazenada no inconsciente que projetam imagens e sons. A Oniromancia ver a previsão do futuro pelos sonhos. ''

Mas a grande importância dos sonhos tem seus créditos poderosos , na religiões Cristãs. O Torá e a Bíblia falam de Jacó e Daniel e temos muitos exemplos , a saber: José teve um sonho em que era divinamente avisado da gravidez de Maria; os Reis Magos foram avisados para votarem por outro caminho; Gen 20:3 descreve o sonho que conta a historia de Abimeleque , sobre a mulher que estava preste a ter um relacionamento mas intimo.

Jacó viu através do sonho , uma escada que ligava o céu a terra. Gen 28:12; Um dos maiores sonhadores da Bíblia foi José , que teve o apelido de ''sonhador mor'' Gen 37 . Deus apareceu em sonhos a Salomão e disse :''Pede o que queres''. Paro para comentar. Salomão estava agradando muito a Deus , para que ele fizesse esta pergunta. E nós? Que maravilha essa pergunta, vindo do Todo poderoso.

Uma coisa interessante é que , o homem comum tem também sonhos mas a interpretação somente os servos tem o dom . Nabucodonosor sonhou com a estatua , e chamou os sábios para decifrar o sonho e também dizer o que ele sonhou. E agora? E se não decifrasse iriam morrer e coube a Daniel interceder , perante o Rei , orar e resolver o impasse. No livro de Jó 33:14 Deus '' manda abrir os ouvidos dos homens. ''

Da mesma forma que a Bíblia fala desses fatos reais , manda também ser cauteloso, ser prudente e não colocar nos sonhos as esperanças , e isto está escrito no livro de Eclesiastes 3:47. que diz: ''Porque os sonhos tem enfraquecidos a muitos que caíram por terem colocado nele a sua confiança''.

Os sonhos são tão importante que no mundo secular , nos seculos passados existia e ainda existem pessoas pagas somente para sonhar e inventar. Nos Estados Unidos ,por exemplo, sabemos que Henry Ford inventou o carro. Outro destaque se chama Singer que inventou a maquina de costura e que completou seu invento quando sonhou que deveria colocar um furo na ponta da agulha.

Também podemos citar Kekulé , pesquisador da química orgânica que descobriu o ciclo benzênico através de um sonho. Ele sonhou com uma serpente mordendo a cauda e formando um circulo e a serpente se transformava em círculos que hoje são as cadeias de carbono que os químicos entendem porque trabalham com isso todo o tempo. Existe um outro tipo de sonho . Esse é terrível e perigoso porque são os alucinógenos provocados pelas drogas.

Os sonhos para a ciência é '' uma experiencia de imagens do inconsciente''. Para a cultura e para a religião eles tem poderes de premonições e até mesmo a expansão da consciência.

Os sonhos para mim e para você , tem uma importância sui-generes. Nós vivemos muitos sonhos .
Quantos sonhos , de ter uma casa própria, um carro, um bom emprego, na área material. Quantos sonhos de ter um filho ou uma filha, na área familiar. Quantos sonhos de formatura na área secular. Quantos sonhos de saúde na área física. Quantos sonhos de batismo com o Espirito Santo na área Espiritual.

É impossível surgir alguma coisa sem que haja sonho. Tudo que é visto no mundo começou no sonho. Jacó lutou 14 anos por um sonho de amor. O sonho de ter saúde levou o orgulhoso Comandante das tropas da Síria, o famoso Hamã , ir a Israel e mergulhar no rio Jordão por sete vezes . Abimeleque desistiu de uma mulher por causa de um sonho.

Meu querido irmão ou minha irmã, nunca desista dos seus sonhos. Os sonhos nasceram no coração do Senhor. Foi o sonho de ver o mundo salvo , que o fez dar a sua vida. Só tem vitoria quem nunca desiste. Por mais difícil que seja , lute pelo seu sonho porque o melhor de tudo , é ter uma historia para contar. Quem nunca desistiu virou exemplo a ser seguido e quantos viu sua vida nas telas do cinema, nos palcos dos teatros, nas novelas da televisão.

Quantas historias bíblicas , são hoje filmes. Temos a vida de Sansão, de Ester. De Rute e do próprio Jesus. Se Cristo desistisse o que seria de nós? Já parou para pensar nisso? Jesus Cristo sofreu muito. Na cruz do calvário ele sofreu todas as enfermidades. Sua vida foi diluída nas ruas de Jerusalém. Morreu , foi ao inferno ao terceiro dia e quando voltou trouxe as chaves de uma nova vida e cativo o cativeiro. Foi uma festa tremenda no céu. Os anjos cantavam aleluia e gloria Deus nas alturas.Estava terminada uma luta de sonhos de milênios e começava uma nova historia.

Foi a maior vitoria de todos os tempos de um grande sonho que começou no coração de Deus.

.'' Deus sonha com multidões'' e conta comigo e com você. ''Gerar sonhos é nosso dever, Trazê-los a existência é tarefa divina, realizá-los é nosso trabalho.''

domingo, 29 de abril de 2012

A MALDIÇÃO

A maldição






''Será porém que, se não deres ouvidos a voz do Senhor teu Deus, para não cuidar em cumprir todos os seus mandamentos, e os seus estatutos, que aqui te ordeno, então virá sobre ti, todas as maldições e te alcançaram''. Deuteronômio 28:15



''Maldição é o estado da alma que se conforma com qualquer coisa''.'' Maldição é a permissão que é dada ao Diabo para destruir.'' O livro de Deuteronômio, no capitulo 28 pode ser encontrado todos os itens de bençãos e maldições e Deus fala neste texto que abençoará os obediente até mil gerações e os que o aborrecem, receberá as maldições até a quarta geração.

O pecado tem como definição:''Errar o alvo'' e isso quebra a comunhão com Deus e dá legalidade aos Demônios para agirem. Cada pecado libera , determinada quantidade de ''demônios''. Muitos chegam na Igreja tão quebrados que parecem ''arroz de terceira ''e que precisam ser resgatados para não sucumbirem de vez.

Deus quer seus corações. E tem um ditado popular em que se diz: ''coração é terra que ninguém pisa''.Mas o Senhor entra neste território. A sua palavra diz que :''ele sonda os corações'' Ele quer ocupar todos os espaços, mesmo porque ,na física tem uma lei que diz.:'' Dois corpos não podem ocupar o mesmo espaço'', e o Reino de Deus não pode dividir espaço com outro reino

Deus quer ocupar o coração por inteiro. Neste trabalho vamos meditar sobre a maldição. Não é um assunto muito agradável , mas é interessante para termos conhecimento de como funciona, suas características, seu ''modus operandi'' e o que fazer para ajudar os que estão vivendo determinados problemas . Estudei e participei de simpósios e estou colocando aqui o pouco que aprendi.

Queremos começar falando do Rei Uzias e do profeta Izaias. Os dois chegavam a ser parentes e por causa da amizade,esse Rei pensava que podia fazer o que bem entendesse no templo , entrava e saia de qualquer jeito. Esse rei também ajudava Isaias e isso atrapalhava o Profeta. O Rei precisou morrer para Deus aparecer na vida de Izaias.

Algo sempre precisa morrer na vida de cada um de nós , para Deus aparecer. Muitos de nós trabalhamos no Reino como Dirigente da EBD, dirigente de circulo de oração, somos professoras ,dizimistas, mas em casa compartilhamos na frente da televisão com novelas, vendo noticiários horríveis, programas inescrupulosos,, coisas que não edificam. Pois estamos servindo a dois reinos e ''Ninguém pode servir a dois senhores'' e um tem que morrer.

Quando Uzias morreu , Izaias pode ver o reino de Deus e viu os ''Ais'' do Senhor. As Igrejas do Senhor estão assim: Muitos servos do Senhor estão cheios de magoas: Do pai, do marido, da mãe,
da sogra, etc... Igrejas cheias de magoas: Pastores magoados com outros Pastores. Irmãos magoados com outros irmãos, com a liderança; mulheres apaixonadas dentro da Igreja, que não seria nada demais se não fossem casadas.Nos Site de relacionamentos vemos mulheres comprometidas ''que se dizem evangélicas '' .mas que pelos frutos , nada tem de crente e ainda colocam os maridos em situações ridículas, esquecendo que estamos no meio de ''uma grande nuvem de testemunhas.'' Com diz a Bíblia

Temos que nos tratar primeiro para podermos trabalhar no resgate. Temos que tirar essas cargas, para depositar ao pé da cruz de Cristo para termos liberdade de ação. Não podemos esquecer que vamos resgatar vidas que estão sob o peso do pecado e isso é forte. Por exemplo podemos citar um pecado terrível , chamado aborto. Quantas chegam com esse ''pecado não confessado''.

O aborto é uma obra de morte. É um assassinato de vulnerável(que é oferecer a criança a Moloque) e então são liberados os demônios do medo .Vamos lidar com pessoas que usam palavras malditas com os filhos , tais como :'' nojenta, bicha feia, tu não vai dar para nada, nega do cabelo duro.'' Outro problema é o nascimento errado. O pai quer um menino e nasce uma menina ou vice-versa.

A mentira não é diferente da prostituição porque é tornar o puro em impuro. Dentro das Igrejas :
crente que não pagam, desejam mal , tem inveja, roubam. No Ministério, quantos lideres passam por cima do outro, falando mal um dos outros. Uma outra maldição é a chamada ''paixão'' em série.
Que é uma maldição hereditária, que precisa de tratamento espiritual.

Todos os problemas desta natureza , jogam a pessoa numa cadeia de angustia, medos e fobias que não permite que ela vá muito longe. Conheci crente que incentivou a maldição voluntária , pois saiu do culto e foi a uma macumba e voltou num mar de cadeias , cercada de espíritos angustiantes.
Os pecados da prostituição gera filhos que estão dentro da maldição até a quarta geração. A masturbação compulsiva é um outro produto da maldição genética.

Outra maldição de herança são os acidentes trágicos. Também conheci uma jovem que tinha uma maldição familiar. Ela era portadora de um cicatriz de uma ( terrível) queimadura facial. E começamos a conversar e ela me contou que sua avó e sua mãe tinham a mesma cicatriz e foram queimadura no rosto na mesma idade que ela. Tinha um detalhe . Ela estava gravida e estava receosa que a filha tivesse o mesmo problema. Eu a orientei e isso está no fim deste trabalho.

Conheci uma família que passava por problemas a cada dois anos. Esse era o período em que
era assassinado um jovem da família. Certo dia , na Igreja em que congregava foi convidado um Pastor que fez um trabalho sobre quebra de maldição. No fim da sua pregação ele convidou pessoas que queriam oração para que fosse revertido esse quadro e como podia ir ,quem quisesse ir em lugar de alguém eu fui em lugar dessa família, que nunca tomou conhecimento do meu ato. Já fazem uns quinze anos e ''para Gloria do nome do Senhor '' nunca mais aconteceu nada nessa família.

Existem também as maldições involuntárias que são aquelas adquiridas por conta de um estupro.
Temos que fazer morrer toda maldição em cada um de nós, para trabalhar com sucesso no resgate de vidas. Não podemos esquecer que vamos lidar com os mesmos problemas e que já fomos estrangeiro na terra do Egito.

Como quebrar as maldições? Quebra-se as maldições com o Novo nascimento. Com oração e Obediência .Quando aceitamos Jesus como salvador, cortamos o cordão umbilical com o passado para ter uma nova vida, mesmo porque a salvação é completa e engloba todas as áreas. De posse de nova vida o segredo é obedecer. Se nada disso acontecer é porque alguma coisa esta errada . Precisamos reavaliar , processar e pedir perdão.

No livro de Daniel , capitulo 9 fala da intercessão do profeta pelo povo porque viu que já se passara os setenta anos de que falara o profeta Jeremias e nada tinha acontecido com referencia as profecias e está escrito assim:'(v. 2:)… no primeiro ano do seu reinado ( rei Dario) eu, Daniel , entendi, pelos livros de que falara o Senhor ao Profeta Jeremias, que haviam de durar as assolações de Jerusalém , era de setenta anos. (3)Voltei o rosto ao Senhor Deus,para o buscar com orações e súplicas, com jejum,pano de saco e cinza. (4) Orei ao Senhor , meu Deus... (5) Temos pecado , e cometido iniquidade....'' E no versículo 20 Daniel diz : Falava eu ainda e confessava o meu pecado e o pecado do meu povo de Israel...'' quando o anjo Gabriel disse ''No principio das tuas súplicas saiu a ordem , eu vim para te declarar que és muito amado''...

Foi assim que o profeta conseguiu quebrar a maldição que pesava sobre Israel e concluímos repetindo que só podemos ver a gloria de Deus quando deixarmos toda carga ao pé da cruz .
Quando Uzias morreu , Izaias pode ver a gloria de Deus , portanto precisamos matar as coisas que não nos permiti ver a gloria de Deus, e que se tornam maldição em nossas vidas.