sexta-feira, 17 de fevereiro de 2012

FINAL FELIZ

Final Feliz


''O que faço não sabes tu agora, mas tu o saberás depois'' Jo. 13:7

A maior lição de humildade nos foi dada por Jesus ,quando lavou os pés dos discípulos. E o apostolo Pedro, não se conformou porque não estava entendendo, foi quando o Mestre falou :'' O que faço agora tu o saberás depois.'' Com esse comentário, iniciamos essa reflexão, dizendo que nunca entendemos o trabalhar de Deus na hora em que ele está agindo, somente entendemos depois ,e em muito dos casos , leva muito tempo e no final vemos o final feliz.

O maior exemplo dessa situação foi a vida do Jovem José. Quando falamos em determinado personagem , até parece que sabemos o que vai ser dito ou escrito , entretanto vamos ver essa história por um outro prisma, por isso vamos apresentar o sonhador e sua importância para nossas vidas nos dias atuais.

''Esta é a história de Jacó. Tendo José dezessete anos, apascentava os rebanhos com seus irmãos; sendo ainda jovem, acompanhava os filhos de Bila e de Zilpa ,mulheres de seu pai; e trazia más noticia deles a seu pai. Ora Israel amava mais a José que a todos os filhos, porque era filho da sua velhice; e fez-lhe uma túnica de mangas compridas. Vendo , pois, seus irmãos que o pai o amava mais que a todos os outros filhos, odiaram-no e já não podiam falar pacificamente''. Gen: 37: 2- 5.

A Bíblia narra os sonhos que José teve e que complicou ainda mais o relacionamento dele com os irmãos. José sonhou que os feixes dos irmãos rodeavam o feixe do centro , que era o dele se inclinavam perante ele. De outra vez sonhou que a lua o sol e as estrelas se inclinava diante da sua presença. O ódio passou a residir naquela casa e o alvo era José. Deus estava agindo na vida de José, porque daquele momento em diante José passou a ser um escravo, e vamos ver como foi sua trajetória escravocrata desde a cisterna até sua saída do Egito.

José era um grande sonhador, e seus irmãos o odiavam , por isso o apelidaram de ''sonhador mor''.
José é o protótipo do ser humano que sabe sonhar mesmo porque sonho é algo maravilhoso quando se sabe sonhar . A visão de José era futurista porque a sua visão estava no futuro. José conseguia ver além das suas limitações e é nesse ponto que vemos o trabalhar de Deus. José foi
perseguido pelos próprios irmãos.

Ele foi jogado dentro de uma cisterna , no deserto, pelos irmãos e não foi morto porque o Rubens (irmão mais velho) não permitiu. Deus tinha um grande plano na vida de José e jamais permitiria que acontecesse alguma coisa com ele. Com cada um de nós é a mesma coisa porque Deus é o mesmo. O sonhador vive sempre do futuro. Existe dois outro tipos de sonhadores. O primeiro do passado, aquele vive remoendo o que passou, cheio de raiva, murmurando o tempo todo , cheio de angustia.

O sonhador do presente é aquela pessoa que não se incomoda nem com o passado nem com o futuro , é o chamado existencialista. É o que Rubyat cita nos seus pensamentos:''Duas coisas há que não me interessa o que passou ontem e o que virá amanhã''.Portanto o sonhador do futuro é o ideal como foi José.

Uma outra característica de José foi o caráter. Nessa prova , José que foi vendido como escravo , ia enfrentar outra prisão. José foi acusado de assedio sexual pela mulher de Potifá. Rapaz de bem. Era possuidor de excelente procedimento. Sabia obedecer a seu Deus e a seu patrão o Potifar. Qualquer pessoa descompromissada daria qualquer desculpa e faria o que aquela mulher queria mas José não era desse tipo e preferiu a segunda prisão.
Um outro comportamento de José que serve de exemplo para nós foi a simpatia. Aquela marca pertencia a forma de ser de José. Onde chegava espalhava a simpatia que vinha do alto. Uma pessoa cheia do Espirito de Deus , é antes de tudo simpática em qualquer lugar. Ela irradia uma luz forte de simplicidade que não se pode ver mas se pode sentir. Isso José tinha de sobra que muito impressionou ao carcereiro a ponte dele entregar as chaves do Carcere.

José era um caçador de oportunismo sem ser oportunista. Ele buscou por em prática quando viu a oportunidade de pedir ao copeiro para lembrar-se dele. Sabe por que ele não lembrou-se? Foi porque Deus não permitiu. Deus o queria como Governador do Egito e não como'' lavador de Pratos e copos'' que aconteceria se o o copeiro lembrasse dele.

Coragem foi um outro requisito para a vitoria final. José teve coragem de perdoar o que os irmãos fizeram com ele. Será que nós temos coragem de perdoar? Por pior que tenha sido a ofensa? ''Perdoar é a posição consciente de transformar a maldição em benção''.

Por ultimo José tinha um segredo muito grande com o Senhor. O seu coração dizia que ele
não perdera seu tempo em sonhar ,e por esse motivo Deus o colocou como Governador do Egito. José teve que saber que estava aprendendo a ser ''estrangeiro em terra estranha ''. Deus faz o mesmo com cada um de nós. Temos que aprender a ser ''estrangeiro''para poder ocuparmos cargo
altos como ocupou José. Alguém citou que ''O bom fica para o final '' e eu acrescento que com Deus teremos , sem sombra de duvida, um final feliz.

Nunca entenderemos o trabalhar de Deus. Por isso ele diz que ''O que faço agora , só saberás depois.''

segunda-feira, 13 de fevereiro de 2012

OS TROPEÇOS








''Consultou Davi os capitães de mil,.os de cem, e todos os príncipes, e disse a toda congregação de Israel : Se bem vos parece, e se vem isso do Senhor, Deus , enviemos depressa mensagens a todos os outros nossos irmãos em todas as terras de Israel e aos Sacerdotes e aos Levitas com eles nas cidades e nos seus arredores para que se reúnem conosco...''1 Cron. 13:1-14



Quando comecei a preparar essa reflexão e tentava entender por que um homem chamado Uzá morreu ao tentar proteger a Arca da Aliança, de cair da carroça quando os bois tropeçaram .Tive uma surpresa ao ler esta frase '' Por que fazemos tudo certo e dá tudo errado? '' Foi o que aconteceu com o bom homem chamado Uzá que procurou ajudar e foi fulminado e morto por Deus.

Tropeçar é ''esbarrar em algum obstaculo''( Dicinário ). Isso pode  aconteçer em  qualquer  área .Vemos isso  constantemente  na  parte  física  e  na  espitiual. Qualquer  lugar  que  o  ser humano ocupe , ele  deve se  poiliciar, para não falar e escrever o que não deve, tirando  conclusões apressadas, julgando , crucificando e  matando as  pessoas  que estão próximas  e também as que  longe  estão.



A priore somos tentados a julgar a atitude do Senhor Deus, quando pensamos em nossa condição humana e se não faríamos a mesma coisa que Uzá fez se lá estivéssemos. Todavia quando prestamos atenção na historia começamos a entender o que realmente aconteceu. .Houve uma sucessão de erros por falta de obediência a Palavra de Deus e por falta de conhecimento das Escrituras. No Livro de Números capitulo 4: 15- 20 , ensina como deveriam levar a Arca e que somente os filhos de Coate poderiam tocá-la,ou seja ''Os levitas”.

Os erros começaram com o Rei Davi, No inicio da leitura de 1 Cronicas, observamos o Rei Davi preocupado em convidar o pessoal importante da cidade. A sociedade (classe A) foi toda convidada , gente rica, políticos, e príncipes para ir buscar a Arca.. Em seguida pediu a opinião do povo e concluiu demonstrando total ''abuso de autoridade'' ao levar o povo a palavra final, que nada mais era que a dele mesmo.

O primeiro erro de um líder, dentro de uma Igreja é querer dar destaque a pessoas ricas, doutores, políticos e poderes constituídos. Sabemos que essas pessoas em sua maioria nada querem com Deus porque já tem tudo. No Novo Testamento , vemos Jesus convidando um jovem rico a largar tudo e segui-lo. A Bíblia diz que ele afastou-se triste porque era muito rico e não queria abdicar da riqueza..

Continuando a leitura de 1 Cronicas , lemos que o povo jubilava de alegria. Estavam felizes cantando e louvando e caminhando para ir buscar a ''Arca da Aliança'' que estava em Quiria-Jearim, localidade de Judá, desde os tempos do Rei Saul. Colocaram a Arca em cima de um carro de boi. Total falta de consideração para com Deus porque foi dele a orientação de trazê-la nos ombros dos Levitas,

A Arca estava na casa Habinadabe que tinha dois filhos: Uzá e Aiô. Era um dia festivo. Ouvia-se de longe o som do Alaude, da Harpa, Tamboril,, Címbalos e Trombetas (v.8). Mas quando chegaram a um lugarejo chamado Guidom, os bois tropeçaram e a Arca ia cair quando Uzá colocou a mão na Arca e evitou que ela caísse . A Bíblia diz que a ira do Senhor acendeu e o fulminou ali mesmo. Uzá morreu e todo Israel silenciou. Davi ficou triste e ninguém entendeu porque Deus fizera aquilo. Tem tanta coisa que não entendemos.

As vezes pensamos que estamos fazendo tudo certo e dá tudo errado. Quantos jovens oram pedindo um casamento e estão fazendo o certo, mas quando casam é que veem que deu tudo errado. Ai surge a pergunta : Que aconteceu? Onde foi que errei? Por que tudo deu errado? Orou, Jejuou e errou. Faltou alguma coisa? 

 As vezes dentro da Igreja observamos comportamentos iguais o de Uzá e até mesmo de alguns lideres que não escuta ninguém. Tomam atitudes que nem sempre condiz com a realidade da Igreja e não querem ser confrontados e (ai )de quem falar alguma coisa, que logo será chamado de'' rebelde.''

 Temos na Bíblia o exemplo do profeta Natan ao reclamar com o Rei Davi , sobre o erro dele contra Urias , O próprio Senhor Jesus quando reclamou com os errados chamou-os de ''Raça de víboras''. Exemplo: por causa da loucura de um líder, duzentas pessoas se suicidaram nas Guianas, tomando veneno, como foi o caso de Gim Jones. Igualmente a Uzá, eles eram bem intencionados mas estavam fazendo tudo errado.
,

Voltando ao assunto , Davi consternado com a situação , resolveu deixar a ''Arca do Concerto'' na casa de Obede-Edom, um pobre homem que morava numa tapera a beira da estrada . Aquele homem tinha tanto respeito pela Arca que Deus se agradou e começou a abençoá-lo em todos os setores de sua vida e durante três meses  aquela Arca ficou na casa do homem,  o que motivou o  o  rei Davi,  mudar os seus conceitos ; rever a Palavra de Deus e fazer o que era certo com relação ao Shekiná de Deus. (presença de Deus).

Quando vamos a igreja vamos buscar a presença de Deus em nossas vidas e por que muitas vezes dá tudo errado? Não estamos fazendo o que é certo? A samaritana perguntou a Jesus onde se devia adorar , se era em Jerusalém ou em Samaria e o Mestre respondeu :''Não é onde , é como.'' Uma das causas de nada dar certo é a irreverencia. 

 Observamos que muitas das nossas Igrejas é uma falta de educação terrível. É um entra e sai constante na hora do culto. É uma sêde terrível e ninguem para de beber água, e o banheiro nem se fala. Mas o terrível é que alguns irmãos inventam de conversar na hora da pregação.

 E isso as vezes começa de onde deveria começar o exemplo naquelas cadeiras que estão atras do púlpito . Então quando fazem o apelo ! É aquela decepção e sabe por que? Fez tudo certo mas na hora que deveriam adorar estavam no ''bate-papo ''. Então Deus fala ''Esse povo se aproxima de mim , e dizem que seus lábios me louvam, mas seu coração esta longe de mim''.

Muitos crentes vão a Igreja para distrair os outros e ficam conversando e atrapalhando quem quer escutar o sermão. Eu mesma já fui a cultos que tive que sair do banco e ficar em pé por causa de irmãs que não tem reverencia no culto. Fez o que era certo ? A resposta é sim ,mas  faz o povo tropeçar como os bois da historia que estamos comentando.

 Não se iluda meu irmão ou minha irmã que gosta de conversar na hora do culto. Com Deus não se brinca. Ele está observando tudo e é por isso que você diz que , ora , adora , jejua e no final ,perde a benção.

Uma da Igrejas que serve de exemplo é a Igreja católica. Em matéria de reverencia , eles são nota dez. Por todos os lugares da Igreja , estão aquelas imagens (enormes) que em qualquer lugar da igreja , em que estejamos temos a impressão de que estão olhando para nós .

 O artista que as fez até (parece) que deu vida a elas através da tinta. Mas tem uma coisa importante lá , que é a reverencia que nós podemos copiar e colocar no nosso dia a dia na nossa Igreja.


Um certo dia , lá no Rio de Janeiro, um irmão se preparou para evangelizar no trem e quando começou a falar, alguém levantou-se e gritando o proibiu de pregar, entretanto confiado que Deus iria agir em seu favor continuou a falar mas então o sujeito levantou e começou a esbofeteá-lo ,tomando-lhe a Bíblia e jogando-a pela janela do trem em movimento e nada aconteceu. 

Aquele irmão estava fazendo a coisa certa, mas sem ajuda , ficou decepcionado e quando desceu do trem já estava desviado. Jogou tudo para o alto por sentir que estava só . Passaram-se cinco anos e certo dia alguém o convidou para ir a Igreja , Apesar de relutante resolveu ir assistir o culto. Começaram a dar oportunidades e entre elas chamaram um rapaz que começou a contar essa historia.

'' Ha cinco anos atrás , eu estava passando por sérios problemas financeiros e resolvi me suicidar. Entre os meios de transporte para consumar o fato , escolhi a linha do trem porque ao meu ver era impossível se juntar os pedacinhos do meu ''ser''.

 Fui para a Central e quando me preparava para me jogar, levei uma pancada tão violenta na cabeça que cai fora dos trilhos e movido pela curiosidade fui ver que objeto era aquele que me atingiu .'' Era a Bíblia que agora ele exibia na mão. O irmão pregador reconheceu que a Bíblia usada era justamente a que o rapaz tomara dele no trem . Aquele crente estava fazendo tudo certo e jamais imaginou teria um fim tão maravilhoso.

Concluirmos , lembrando de Uzá que tentou fazer o certo. Temos que nos lembrar de que ao fazer o que pensamos que está certo , não podemos esquecer os pequenos detalhes que tira as nossas bençãos e que fazem outros tropeçarem como tropeçaram os bois desta história.

SEJA UMA BENÇÃO

Seja uma benção


''Sê tu uma benção''  Gen. 12:2

Nesta  postagem estamos falando de  quatro tipos de mulheres e um conselho. Vamos  comentar  sobre a  primeira mulher que  Deus criou e chamou de  Eva, a segunda uma rainha chamada Ester, a terceira foi a samaritana que nem nome tem,  e a quarta é  você  cujo  trabalho  lhe  é   dedicado. E por ultimo um conselho  para todas nós.


No livro de Gênesis  8:18 Deus disse: ''Far-lhe-ei  uma auxiliadora, idônea.'' Auxiliadora para ajudar e idônea para ter a capacidade de amar e criar seus filhos.Naquele momento estava tudo completado com uma ordem:''Crescei e multiplicai''.

Quando terminou de fazer Adão, Deus observou que  a criatura agora se sentia só  e viu ele , que isso não era bom e resolveu, por'' conta e risco  próprio '', criar  uma adjuntora e  dessa  ideia nasceu  Eva a  primeira mulher.  A  Biblia diz  que  o  criador  fez  Adão  dormir um profundo sono, para tirar-lhe uma costela e dessa costela  criar a  mulher  . Dizem  os teólogos que  ''Deus não tirou da cabeça,  para a mulher  não querer  mandar  no homem, não  tirou dos pés   para não ser pisada por ele , mas tirou da costela para ser  protegida .

Deus observou  que  a solidão era inimiga da obediência. Observou que  o homem  sozinho era um ser  triste , acuado,  insólito , angustiado, sem razões  para viver, sem ter  em que e nem em quem pensar, por isso  a  inclinação  de  sair do mundo por qualquer um das portas,era ( e  é ) uma constante, então  Deus criou  uma companheira   por nome de  Eva.Assim surgiu a  primeira família  da  terra.A  Bíblia  narra  a  queda  do homem por causa  da tentação , através de Eva.

Desde então  o  pecado entrou no mundo e tudo tornou-se amaldiçoado e isso ira até '' A redenção de todas as coisas''João 1:1-3. Muitos séculos  se  passaram e muitos acontecimentos  fizeram a  historia  mundial  e dentro deles aparece uma outra mulher  , uma rainha  chamada Ester. Se  Eva , considerada ''coroa da criação'' deu inicio  a  saga da mulher sobre  a terra, tinha agora sua  continuação, através de uma outra mulher  também  rainha  de uma  nação  com uma outra missão.

A trajetória invisível do tempo  de  Eva  até  Ester, traz  na época um outro cenário e dentro dele , um personagem  invejoso
capaz de prejudicar  um povo  ,usando de artimanhas  e invencionices  destrutivas. Esse  foi um homem chamado Hamã  cuja  malignidade  foi destruída  , graças   a intervenção  de Ester.

Conta a Bíblia que  houve uma grande festa no  reinado de  Suzã  e  que  o  rei mandou chamar a rainha  Vastí  para  participar  e ela simplesmente  se negou a  comparecer  e  isso foi uma grande ofensa ao rei, além  de ser  um terrível  exemplo  para as mulheres  do reinado. Ela com essa atitude  perdeu  a coroa  , perdeu a majestade  e  o marido  e esse foi o motivo do rei escolher outra mulher  e foi  Ester  a  escolhida  que ocupou  o seu lugar brilhantemente. Assim somos nós. Somos a primeira  mulher no nosso lar  , assim como  Foi Eva  e temos que desfrutar do reinado como Ester  , pois somos consideradas ''rainha do  lar'' em um outro  tempo, em outro cenário  e  com outra  missão.

No livro de João 4:1, fala de Jesus  com a Samaritana e que foi um encontro  solitário que foi tão importante que entrou  para a história  por causa da importância do dialogo. Naquela época  um homem não podia falar com  nenhuma mulher e Jesus quebrou  o protocolo ao pedir água  a  samaritana e dali começou um diálogo do  homem   que não  viu fronteiras,
pois  Israel  era inimiga de  Samaria.  Naquela conversa , a mulher viu e sentiu que estava diante  de alguém  que conhecia todo seu passado e que tinha respostas sábias  para seus questionamentos , principalmente quando perguntou:

''Onde devemos adorar a Deus ? Aqui  ou Jerusalém ? ''e  teve uma resposta maravilhosa:''Não é onde, mas como adorar''
Como é que estamos  adorando?  Será que estamos adorando  de qualquer forma? Será  que a  nossa oração esta sendo
sendo registrada no memorial do céu.Mal. 3:16. Esse diálogo  foi tão importante que tem atravessado os tempos  e com
força total chegou até aos nossos dias.Não importa o lugar, Deus quer que :''Os verdadeiros adoradores o adorem em espirito e em verdade''.Aquele encontro  não foi coincidência foi Cristocidência e aquela mulher tão discriminada  pela sociedade,  que chorava por dentro  por causa da discriminação  social  era agora uma mulher perdoada e feliz.

Quantos choram por dentro  por  causa  de um  conceito de valores  que muitas vezes deixa  de lado  a  compaixão  para dar lugar  ao  preconceito  cru e frio de uma sociedade  sem amor . Muitas de nós  , as vêzes esquecemos  que somos  cristãs e  não tratamos  com amor aqueles que não sabem porque'' são  assim.'' Muitas de nós esquecemos que podemos ter filhos ou netos  ou filhas e netas em situações como hoje estão  os  homosexuais   e as  mulheres que se prostituem. Tudo leva a crer  que é mais fácil  uma pedra que uma oração. Uma pedrada  gasta menos tempo que uma oração  fervorosa  por essas  pessoas de futuro espiritual  incerto.

Jesus ainda salva , e é capaz  de ouvir uma oração  e transformar  pois ele vai até  o profundo de cada um, retira de lá o que não agrada, joga no mar do esquecimento e coloca lá uma placa ''É proibido  pescar''.
E  nós?
Estamos vivendo os tempos difíceis.  Casamentos  complicados, falta de amor ,como vi uma pesquisa aqui no Site do Pastor
Ivan e a  Bíblia diz "O que Deus uniu não separe o  homem'' e fiz um paralelo  com a missa de bodas de ouro da minha avó materna  que aos  setenta e cinco  anos nem parecia  essa idade. Essa levou a sério  a  Palavra de Deus. Apesar de nunca ter me casado  , sou contra o divorcio, ´porque coloca em risco  os sentimentos de tantas crianças. Mas a realidade é que o dia a dia  dos casais  sofrem  desgastes  que corroem os relacionamentos físicos  , psicológicos e  espirituais.

Passou o tempo dos encantos. Não se escuta mais  ''eu te amo'', Está tudo ressecado, sem vida, sem a ternura dos primeiros  dias de namoro, não existe mais os beijos roubados e a  ansiedade  dos encontros. Como estão as flores  do dia dos  namorados?
Minha amada irmã leia com atenção o que estou escrevendo  porque está vindo do alto. Deus ainda restaura relacionamentos e não aceite  menos que a'' plenitude de  Deus '' em seu lar. e  não esqueça  que'' as vaidades de nada servirão porque vaidades são''. É assim que diz a Bíblia.
Use a Profecia.Profetize  tudo de bom para o seu lar.Ordene que tudo de ruim saia da sua casa  em nome de Jesus e que caia por terra todo espirito de prevaricação. Profetize  sobre seu marido e seus filhos o que é de melhor nesta vida. Pague o preço.  Não desista. Chame a existência  as coisas que não existem e veja pelos olhos da fé , até que se materialize  seus pensamentos.Profetize sobre o vale de ossos secos, porque vai aparecer carne, nervo,pele  e  vida.

Ester  teve tanta sabedoria e humildade que conseguiu   vitoria  não só na família como de todo povo de Israel e agora faça um novo  concerto com  Deus e não deixe seus  sonhos  desfalecerem . Sonhe com sua casa em paz e feliz com toda  sua família  , mas antes de qualquer coisa  seja uma benção. Observar  Eva é ver o começo  de tudo, Ester ensina como reinar e  a Samaritana  a  ter vitoria.