sábado, 8 de novembro de 2014

ONDE ESTÁS ?




"Então a mulher viu que a árvore dava bons frutos, agra¬dável aos olhos e desejável para adquirir sabedoria: pegou o fruto e o comeu, e o deu também ao marido, que estava com ela, e ele também o comeu. Então, os dois passaram a en¬xergar e perceberam que estavam nus; entrelaçaram folhas de figo e puseram à cintura. Em seguida ouviram o Senhor Deus que passeava no jardim à brisa do dia e o homem com sua mulher esconderam-se do Senhor Deus, entre as árvores do jardim. Mas o Senhor Deus o chamou e lhe disse: “Onde estás?” Respondeu o homem: "Ouvi teus passos no jardim e tive medo, porque estou nu, e me escondi" (Gn 3,6-10)


O capitulo 3 de Gênesis , narra como Deus  criou o homem, como foi o  seu  desenvolvimento e como foi a sua queda, e   desde então O Todo poderoso começou uma  série  de projetos para resgatar , o que Ele  chamou  de ''Muito bom".

Envergonhado , Adão  escondeu-se entre as arvores do Jardim e quando  resolveu responder aos apelos de Deus , foi enumerando uma série  de  desculpas, com a  finalidade  de  amenizar o seu comportamento.

Tanto  tempo se passou , desde então e  a pergunta  de Deus continua atravessando  os milênios como um eco que nunca  vai  acabar, perguntando: ''Onde  Estás ?''.

O homem , continua como Adão, escondido entre as  arvores  do  jardim da  vida. Prefigurando  as  arvores , estão  as: desculpas  ( não tenho  tempo; meu marido não deixa,  não acredito , não tenho  fé , já  tenho  religião; nasci assim  e vou morrer assim) e  coloca toda sua nudez espiritual para fora , através dos pretextos.

Existe um medo natural do homem em confrontar-se com Deus, porque ele  sabe que não está correspondendo  ao que O  Senhor  espera.. Ficar  diante  de Deus é  estar  diante do desconhecido. Jacó  teve esse impacto no  vale do Jaboque .

Jacó ficou diante de uma  experiência  tremenda, porque  passou a noite inteira  lutando com o  Anjo  de Deus e prevaleceu. Saiu mancando mas  venceu. Jacó que  fazia tudo errado desta  vez , teve  que  se comprometer  em  fazer tudo  certo.

Jacó estava  acostumado a  enganar , desta  vez  estava só. ''O onde  estás'' de Deus o alcançou.  Enganara o irmão  e agora  estava para encontra-lo  e precisava  da interferencia de Deus para tal  evento e o Senhor o ouviu e  restaurou  aquela amizade   fraternal.

Muitas  vezes  estamos  diante   de situações  de risco e oramos  e nada acontece e isso me  traz a memoria um poema  de Castro Alves , chamado ''Vozes  da Africa'' em que o poeta , imaginando o sofrimento  dos escravos que vinham  daquele continente   e que dizia, através  de um grito de sofrimento profundo:

¶ E chamou o Senhor Deus a Adão, e disse-lhe: Onde estás?
E ele disse: Ouvi a tua voz soar no jardim, e temi, porque estava nu, e escondi-me.

Gênesis 3:9-10
¶ E chamou o Senhor Deus a Adão, e disse-lhe: Onde estás?
E ele disse: Ouvi a tua voz soar no jardim, e temi, porque estava nu, e escondi-me.

Gênesis 3:9-
                                                Deus! ó Deus! onde estás que não respondes? 
                                                Em que mundo, em qu'estrela tu t'escondes 
                                                        Embuçado nos céus?
                                                Há dois mil anos te mandei meu grito, 
                                                Que embalde desde então corre o infinito...
                                                        Onde estás, Senhor Deus?...

Numa  demonstração total  , o homem  demonstra o sua total ignorância  a  respeito  de Deus e passa a inversão  de  valores, ao invés de responder ele passa a perguntar: ''Deus ó Deus! onde  estás que não  respondes?

O homem está  assim, buscando seus interesses ,  esquecendo-se de que  aqui nessa dimensão física, ele é o  barro e o Oleiro  está em outra dimensão chamada espiritual, também  esperando  sua  resposta, para que ele possa  agir.

O  salmo 22:1 , observamos Jesus   falando através do Salmo de Davi:''Deus  ó Deus meu por que  me  desamparaste?


Alguém pode perguntar a razão de citar poemas ,que não estão biblicamente  catalogados e  respondo. As  vezes é  preciso sair das muralhas eclesiasticas  para observar  o mundo lá  fora, pois ainda  tem um   remanesceste que não se perdeu e que continua para  ser  admirados.

Lá  fora ainda  tem ''O lindo mar  que Deus criou'' , as flores variadas que enfeitam com  seu colorido e seu perfume os  grandes jardins; os pássaros que  cantam alegremente todas as manhãs  , os poetas que escrevem poesias maravilhosas e em meio a tudo isso , estão os homens que precisam ouvir: ''Onde  estás?''

Onde  estás?  Homem de negocio e rico, que o ouro já  fechou seus olhos  e  seus ouvidos , para não  ver e nem ouvir que  terás um  encontro com Deus no futuro e que não  estás , nem um pouco preocupado, como foi o  caso do rapaz rico, que Jesus  desafiou.

Onde  estás ? Senhora que estás  tão ansiosa pelos  trabalhos do  lar que nem sabe  da Maria que ''escolheu a melhor parte''.

Onde  estás? Jovem que  desafia a  saúde  com as  drogas que pouco a pouco  vai ceifando-lhe a  vida, Que pratica  assaltos e  assassinatos e que pensa que não irá prestar contas a Deus.

Onde  estás? Religiosos que  se  esconde  atrás  das  desculpas para não chegar ao conhecimento pleno da  verdade . Que muitas  vezes  inventam novas leis  adaptadas para seus próprios interesses.

Onde  estás? Evangélicos  que  se firmam em usos e costumes para a  santificação  e por conta disso , julgam , condenam e crucificam  os irmãos, sem lembrar que somente  Deus pode julgar porque vê o coração.Esses , muitas  vezes usam púlpito  para se  vingarem e a palavra  de Deus para esconder o que no fundo são: invejosos. As vezes  olham a vida abençoada do irmão mas não querem pagar o preço que o irmão pagou.

Onde  estás? ''Os que  se dizem judeus e não o são, mas mentem '' que vivem amasiados dentro da igreja e não fazem o menor  sacrifício para  se organizar  diante  de Deus e ocupam cargos  e esquecem que os adúlteros não herdarão o  reino  de Deus.

Onde  estás? Os que já provaram o que é  ser  evangélico mas  que se afastaram por  qualquer motivo, razão ou circunstância. 

Onde estás?  Os que  ainda não  aceitaram o  evangelho e que vivem como se nunca fossem morrer. Que misturam religiões com Boas Novas , esquecendo-se que Deus pergunta:''Que  tens tu de  recitar meus  estatutos , como se fossem defensores  da justiça?'

Estamos nos últimos dias  da história  da humanidade e Deus está alertando,procurando  e perguntando , antes  da volta do  seu filho Jesus  Cristo:
Onde  estás? 




segunda-feira, 3 de novembro de 2014

TEMPO DE ORGANIZAÇÃO


 



"Há quatro coisas na terra que são pequenas, entretanto, são extremamente sábias: As formigas, criaturas sem força, todavia no verão preparam a sua comida; os coelhos, criaturas de pequeno poder, contudo fazem a sua casa nas rochas; os gafanhotos não têm rei, porém todos saem, e em bandos se repartem; a lagartixa apanha-se com as mãos, contudo anda nos palácios dos reis" (Provérbios 30:24-28).


Escolhemos este  tema porque  , estamos prestes a comemorar o Natal, e  esses  quatros  seres, para tirarmos  da sua conduta, verdadeiras lições para nossa  vida , no que  se  refere aos quesitos consumo  e formas de viver socialmente.

O capitulo 30 de provérbios inicia com a citação de um homem chamado Agur que  era  estrangeiro.
(Palavras de Agur , filho  de Jaque, o oraculo). Disse Itiel e a Ucal (1) . Dai a introdução: Na  verdade que sou mais  bruto do que ninguém; não  tenho entendimento do homem (2). Nem aprendi a  sabedoria, nem tenho o conhecimento do santo (3). Quem subiu ao céu e  desceu? Quem encerrou o  vento nos  seus punhos? Quem amarrou as  aguas do mar  na  sua roupa? Quem estabeleceu os fundamentos  da  terra? Qual o  seu nome? E qual o nome do  seu filho, se é  que  sabes? (4) Toda palavra  de Deus é pura. Escudo para os  que confiam nele(5) Nada  acrescentes as suas palavras, para que não te  repreenda , e  sejas  achado mentiroso(6), Duas coisas eu te pedi. Não me dês riqueza  e nem pobreza ! Mantêm-me  do pão da minha porção  acostumada (8) . Para por  ventura de  farto  tu não me negues, , e diga: Quem é o Senhor? Ou, eu empobrecendo , não venha a  furtar , em nome  de Deus (9). Não calunies o  servo diante do seu Senhor, para que não te amaldiçoe  e fiques culpado (10).


Tem na Bíblia  alguns nomes de pessoas, lugares, e situações  que  se repetem  em alguns livros, mas tem outros  que são citados uma única  vez, mas que  tem tanta força como qualquer  um outro escrito  varias  vezes , por isso Agur é  tão importante, apesar  de estar somente no livro de Provérbios.

 Agur era filho de um Oráculo , chamado Massa. Esse homem aprendeu com o pai e passou a ter sabedoria,  que  fez com que  Salomão escolhesse  seus  escritos para colocar no livro de Provérbios com a numeração  pequena de um capitulo e  trinta e  três  versículos.

 Humildade e sinceridade, foram as marcas  registrada  desse estrangeiro, que entrou  no  texto Bíblico, como contexto para o mundo. Uma coisa interessante  em sua meditação, é a forma de contemplação em que ele, (sábio) se diz ignorante e sem sabedoria.

 Agur  se coloca numa posição de forma agradável, quando questiona poeticamente  sobre:''Quem subiu  e  desceu do céu? Quem pegou o  vento com as mãos ? Quem  recolheu a  agua do mar numa túnica'' Perguntas impossíveis de  responder. 

Mas o  fato mais importante, é o  seu pedido:''Não me dês pobreza e nem riqueza'' Para não  blasfemar contra ti e para não me  exaltar. Me concede sempre a minha porção de pão acostumada''

Nesse pedido , entra a nossa meditação. Agur citou''Quatro seres pequenos  que são mais sábios que os  sábios ''. As formigas, os coelhos que moram nas rochas , os  gafanhotos que não tem  reis e as lagartixas que  se pode pegar com as mãos e que entra nos palácios. As formigas são o primeiro exemplo por  serem trabalhadoras e armazenam alimentos, para que, no inverno, não tenha com o que  se preocupar.

Isso nos lembra , José do Egito que  decifrou o sonho do Faraó. O monarca sonhou com sete  vacas gordas e sete vacas  magras.
José  decifrou os sonhos e disse que na  realidade os sonhos significavam um só, e disse como  fazer: Trabalhar   e guardar uma parte da colheita , para que quando chegasse o  tempo  das  ''vacas magras''( escassez) não  ter com o que  se preocupar.

Um outro exemplo  das formigas, é o companheirismo. Sempre se ajudando mutuamente . Quando uma formiguinha leva alimento para o formigueiro, logo aparecem outras para ajudarem.Elas  vivem  e buscam    seguir  , uma a outra  através do feromonas  (olfato)  que  deixam por onde passam. Isso faz com que elas sigam , tanto para ajudarem como para  fundarem outros formigueiros. 

Estes exemplos servem para nós. Viver em uma sociedade Cristã é ajudar uma a outra, é   seguir uma a outra  e repartir o que  se  tem ; seguir  e fundar novos  trabalhos, porém ter sabedoria e ordem para não mergulhar em dívidas. A Bíblia diz que: Devemos  fazer as contas antes de gastar.

 Lucas 14:28
28 "Qual de vocês, se quiser construir uma torre, primeiro não se assenta e calcula o preço, para ver se tem dinheiro suficiente para completá-la?''É o mesmo que  dizer: Se  vai  fazer compras veja  se  tem dinheiro suficiente ,para comprar o que  deseja.


Por não obedecer  esse principio, muitas  de nós entra  em situações de risco. Quantas  não  adoecem e  perdem a paz por  causa das dívidas? Devemos  calcular antes para podermos usar os cartões  de  crédito. Zelar por nosso nome secular e o nosso nome  Cristão é obrigação. Trabalhar e guardar  na poupança para poder  se manter nos  ''dias  das pequenas coisas''é  ter sabedoria.

''O coelho é um animal  sem graça, não se destaca,não se vê coelhos andando  pelas  ruas  ...mas ele tem uma coisa interessante : Atravessa  montanhas  e vales  para construir  sua  casa na rocha.Não abre mão disto,  corre  risco e  dificuldades para chegar a conclusão. Isso significa que não confiam em qualquer coisa, por  mais  segura que aparente ser . Somente na rocha.

Muito embora o lugar  se apresente  lindo, eles confiam  no  seu instinto  que lhe diz pela  voz do coração : ''Que não confie'', pois uma  tempestade pode  destruir. Assim somos nós . Somente podemos confiar em Jesus  que é a nossa  rocha

''Como o monte Sião que não se abala. A Rocha que firma o crente chama-se Cristo, não há outro lugar para nos firmarmos (At 4.12)''


O Coelho é  fiel, não gosta  de  ser   destaque e  tem  sabedoria. Nós  temos  que ser  fieis , não precisamos  aparecer    temos  que  ser igual a  eles  na simplicidade  e confiarmos somente  em Deus.

O Gafanhoto (v.27). Sempre  significa Unidade, Sociedade e companheirismo .
  Um gafanhoto só é impotente e nada pode fazer , porém sempre voa em bandos e de forma organizada. ''Aceleram  e pousam no tempo certo, todos juntos, todos numa mesma estratégia, enfim, eles são unidos'' (Sl 133).



'' Eclesiastes diz: que melhor serem dois do que um, pois se um cair o outro levanta, mas ai daquele que tiver sozinho em sua queda. Diz ainda Eclesiastes que o cordão de três dobras não se quebra tão depressa. Quando você estica uma linha quebra-se facilmente, porém quando você entrelaça três linhas fica mais difícil de quebrar. Quão bom seria se aprendêssemos isto!Assim devem  ser os irmãos de uma Igreja .


A Aranha ou Lagartixa (v.28).
Em algumas versões temos a palavra aranha, em outras a palavra lagartixa. Notemos a lagartixa: O versículo diz que ela é'' encontrada nos aposentos do Rei''. Não é qualquer um que entra no aposento do Rei.Não devemos ignorar esses insetos, pois  como  ser minusculo pode  entrar até mesmo por debaixo

    das portas, sem  ser notado.

  Esta ai uma outra lição para nós.Fisicamente é impossível  mas podemos  entrar nas  caixas dos correios  ou mesmo por  baixo das portas  através de uma  carta ou  de uma literatura por onde podemos pregar o evangelho.

Concluímos  dizendo que se fôssemos comparado com certos  animais  grandes ,  sentiríamos o peso  das nossas  atitudes e  dos nossos comportamentos , mas  se formos  atentar para os  pequenos  seres  veremos o quanto podemos  aprender com a  sabedoria  que  demonstram  ter .

Sem  saber eles  dão  verdadeiras lições  de organização.
Portanto, vamos  nos organizar  nesta véspera  de  festas. Vamos  nos unir mais, vamos ajudar mais ,todavia vamos gastar somente o necessário  pois  as  festas passam mas  as dívidas ficam se não vigiarmos nosso orçamento. A isso tudo chamamos  de lições para o tempo de organização que aprendemos com os animais. 

LIÇÕES DE ORGANIZAÇÃO






"Há quatro coisas na terra que são pequenas, entretanto, são extremamente sábias: As formigas, criaturas sem força, todavia no verão preparam a sua comida; os coelhos, criaturas de pequeno poder, contudo fazem a sua casa nas rochas; os gafanhotos não têm rei, porém todos saem, e em bandos se repartem; a lagartixa apanha-se com as mãos, contudo anda nos palácios dos reis" (Provérbios 30:24-28).


Escolhemos este  tema porque  , estamos prestes a comemorar o Natal, e  esses  quatros  seres, para tirarmos  da sua conduta, verdadeiras lições para nossa  vida , no que  se  refere aos quesitos consumo  e formas de viver socialmente.

O capitulo 30 de provérbios inicia com a citação de um homem chamado Agur que  era  estrangeiro.

“Palavras de AGUR, filho de Jaque, o oráculo. Disse este varão a Itiel; a Itiel e a Ucal” (1). Daí, a introdução: Na verdade que eu sou mais bruto do que ninguém; não tenho o entendimento do homem (2). Nem aprendi a sabedoria, nem tenho o conhecimento do Santo (3). Quem subiu ao céu e desceu? Quem encerrou o vento nos seus punhos? Quem amarrou as águas na sua roupa? Quem estabeleceu todas as extremidades da terra? Qual é o Seu nome? E, qual é o nome de seu Filho, se é que sabes? (4). Toda a Palavra de Deus é pura. Escudo é para os que confiam NELE (5). Nada acrescentes às suas palavras, para que não te repreenda, e sejas achado mentiroso (6). Duas coisas eu te pedi! Não mas negues, antes que eu morra (7). Afasta de mim a vaidade e a palavra mentirosa. Não me dês nem a riqueza e nem a pobreza! Mantêm-me do pão de minha porção acostumada (8). Para que porventura de farto to não negue, e diga: Quem é o senhor? Ou, que, empobrecendo, não venha a furtar, em nome de Deus (9). Não calunies o servo diante do seu senhor, para que te não amaldiçoe e fiques culpado (10).

Tem na  Bíblia  alguns nomes de pessoas, lugares e situações que se repetem em alguns livros, mas  tem outros  que  são citados apenas uma  vez , mas que tem tanta força como qualquer um  citado varias  vezes  e  por isso Agur é tão importante, apesar de citado somente neste livro.

Agur  era filho de um Oráculo chamado  Massa . Esse Homem aprendeu com o pai e passou a  ter  sabedoria , o que  fez com que Salomão  escolhesse seu  escritos para colocar no livro  de Proverbio com a numeração  pequena  de um capitulo e trinta e  três  versículos.

Humildade e  sinceridade, foram as marcas registrada desse estrangeiro que entrou no texto Bíblico para  servir  de contexto para o mundo. Uma  coisa interessante em sua meditação , é a forma  de contemplação em que  ele , (sábio ) se diz ignorante e  sem sabedoria.

Agur  se  coloca numa posição de forma  agradável , quando  questiona  poeticamente sobre: ''Quem  subiu e  desceu do céu? Quem pegou o vento com as mãos?Quem recolheu a agua  do mar numa túnica?" Perguntas impossíveis  de  responder.

Mas o fato mais importante é o seu pedido: ''Não me dês pobreza  e nem riqueza'' Para não blasfemar  de ti  e para não  me  exaltar . Me concede  sempre a minha porção  de pão acostumada. ''

É nesse pedido que entra a nossa meditação. Agur  citou ''quatro seres pequenos que são mais  sábios que  os  sábios.'' 
As formigas, os coelhos  que moram  nas rochas, os  gafanhotos  que não tem rei e  as lagartixas que  se pode pegar com as mãos e que entra nos palácios.

As formigas são o primeiro exemplo por  serem trabalhadoras  e  econômicas . A Biblia  diz  que no  verão elas costumam a  trabalhar  e armazenar  alimentos, para  que no inverno , não  tenha com o que  se preocupar.

Isso lembra  José do  Egito que  decifrou o sonho do Faraó . O monarca sonhou com  sete  vacas gordas  e sete  vacas magras. José  decifrou os sonhos e  disse que  na  realidade os  sonhos significavam um só,  e  deu a receita de como  fazer: Trabalhar  e guardar uma parte   da  colheita , para quando chegasse o  tempo  das vacas magras (escassez)  não  ter com o que  se  preocupar.

Um outro exemplo  das  formigas é o companheirismo. Sempre  estão se ajudando mutuamente.Quando uma formiguinha leva um alimento para  casa , as outras logo a ajudam.  Elas vivem unidas  e buscam deixar o  feromonas (olfato) por onde passam para que  as outras  sigam, tanto para ajudarem como para fundarem outros formigueiros.

Estes exemplos servem para nós. Viver em uma  sociedade Cristã  é  ajudar uma  as outras, é repartir o que  se  tem  , seguir e fundar novos  trabalhos, porém  ter  sabedoria e ordem para não mergulhar em dívidas . A Bíblia  diz que: Devemos  fazer  as contas antes.

 Lucas 14:28
28 "Qual de vocês, se quiser construir uma torre, primeiro não se assenta e calcula o preço, para ver se tem dinheiro suficiente para completá-la?''É o mesmo que  dizer: Se  vai  fazer compras veja  se  tem dinheiro suficiente ,para comprar o que  deseja.


Por não obedeçer  esse principio, muitos  de nós entra  em situações de risco. Quantas  não  adoeçem e  perdem a paz por  causa das dívidas? Devemos  calcular antes para podermos usar os cartões  de  crédito. Zelar por nosso nome secular e o nosso nome  Cristão é obrigação. Trabalhar e guardar  na poupança para poder  se manter nos  ''dias  das pequenas coisas''é  ter sabedoria.

''O coelho é um animal  sem graça, não se destaca,não se vê coelhos andando  pelas  ruas  ...mas ele tem uma coisa interessante : Atravessa montanhas  e vales  par construir  sua  casa na rocha.Não abre mão disto,  corre  risco e  dificuldades para chegar a conclusão. Isso significa que não confiam em qualquer coisa, por  mais  segura que aparente ser . Somente na rocha.

Muito embora o lugar  se apresente  lindo, eles confiam  no  seu instinto  que lhe diz pela  voz do coração : ''Que não confie'', pois uma  tempestade pode  destruir. Assim somos nós . Somente podemos confiar em Jesus  que é a nossa  rocha

''Como o monte Sião que não se abala. A Rocha que firma o crente chama-se Cristo, não há outro lugar para nos firmarmos (At 4.12)''


O Coelho é  fiel, não gosta  de  ser   destaque e  tem  sabedoria. Nós  temos  que ser  fieis , não precisamos  aparecer    temos  que  ser igual a  eles  na simplicidade  e confiarmos somente  em Deus.

O Gafanhoto (v.27). Sempre  significa Unidade, Sociedade e companheirismo .
  Um gafanhoto só, é impotente e nada pode fazer , porém sempre voa em bandos e de forma organizada. ''Aceleram no tempo certo, pousam no tempo certo, todos juntos, todos numa mesma estratégia, enfim, eles são unidos'' (Sl 133).



'' Eclesiastes diz: que melhor serem dois do que um, pois se um cair o outro levanta, mas ai daquele que tiver sozinho em sua queda. Diz ainda Eclesiastes que o cordão de três dobras não se quebra tão depressa. Quando você estica uma linha quebra-se facilmente, porém quando você entrelaça três linhas fica mais difícil de quebrar. Quão bom seria se aprendêssemos isto!Assim devem  ser os irmãos de uma Igreja .


A Aranha ou Lagartixa (v.28).
Em algumas versões temos a palavra aranha, em outras a palavra lagartixa. Notemos a lagartixa: O versículo diz que ela é'' encontrada nos aposentos do Rei''. Não é qualquer um que entra no aposento do Rei.Não devemos ignorar esses insetos, pois  como  ser minusculo pode  entrar até mesmo por debaixo

    das portas, sem  ser notado.

  Esta ai uma outra lição para nós.Fisicamente é impossivel  mas podemos  entrar nas  caixas dos correios  ou mesmo por  baixo das portas  através de uma  carta ou  de uma literatura por onde podemos pregar o evangelho.

Concluímos  dizendo que se fôssemos comparado com certos  animais  grandes ,  sentiríamos o peso  das nossas  atitudes e  dos nossos comportamentos , mas  se formos  atentar para os  pequenos  seres  veremos o quanto podemos  aprender com a  sabedoria  que  demonstram  ter .

Sem  saber eles  dão  verdadeiras lições  de organização.
Portanto, vamos  nos organizar  nesta véspera  de  festas. Vamos  nos unir mais, vamos ajudar mais ,todavia vamos gastar somente o necessário  pois  as  festas passam mas  as dívidas ficam se não vigiarmos nosso orçamento. A isso tudo chamamos  de lições de organização que aprendemos com os animais.