sexta-feira, 15 de março de 2013

RESERVAS ESPIRITUAIS

Reservas Espirituais



 ''Reservei para mim, sete mil homens que não dobraram os joelhos diante de Baal''. Rom. 11: 4 



 Estas palavras fazem parte da resposta dada por Deus ao profeta Elias e anos depois serviu para o apostolo Paulo explicar aos Romanos, o ''por que'' do Senhor , não ter rejeitado o povo Judeu. Mesmo porque o apostolo era um Israelita também .

 O que é reserva? Reserva é algo de valor acumulado. Guardado, preservado e que tem um raio de ação tão grande que alcança: O meio ambiente, a parte mineral,a ecologia em todo seu sistema: ( indígenas, pesca, arvores, matas, rios, e floretas) alcançando também , os lucros financeiros, a moeda internacional, as vagas de empregos e escolas etc...

 Poderíamos citar (N) números de reservas mas queremos comentar nesta reflexão , sobre a ''Reserva Espiritual''. A Bíblia diz:''Reservei para mim, sete mil homens que não dobraram os joelhos para Baal''. Queremos iniciar , falando de um homem maravilhoso. Pleno de reservas emocionais, psicológicas, materiais e espirituais , cujo nome era Jó.

 Jó, foi o protagonista de uma historia repleta de reservas. Materialmente , Jó tinha uma reserva de: Sete mil ovelhas, três mil camelos, quinhentas juntas de bois, quinhentas mulas, e muitos empregados. Resumindo , Jó era um homem muito rico e que morava na terra de Hus no oriente.

 A Bíblia narra que um dia, Satanás foi com os anjos a presença de Deus e o Senhor perguntou por onde ele andava e a resposta foi ''de rodear a terra''. Continuando a conversa, Deus perguntou :''Observaste meu servo Jó , homem integro ( reserva de integridade), reto, temente a Deus e que se desvia do mal?. O todo poderoso , jogou no rosto de Satã , a reserva de caráter de Jó. Uma outra coisa , foi a questão que o Senhor fez de mostrar a reserva espiritual de Jó.

 Não fazendo caso e ainda debochado , Satã falou:''Também tu das tudo a ele, retira tudo, para ver se não blasfema de ti em tu face.'' Isso foi um grande desafio e Deus que conhecia a vida espiritual de Jó, e que sabia da grande reserva espiritual daquele servo e também conhecia todos os seus limites do quanto poderia suportar em perdas e danos.

 E Jó perdeu tudo em apenas um dia. Perdeu dinheiro, posses e filhos mas não perdeu a fé. Jó continuou adorando ao seu Deus , porque tinha uma reserva de espiritualidade muito grande. No mundo espiritual , Deus conhece a nossa capacidade e o grau de reserva de cada item que compõe a nossa essência. Será que quando perdemos algo podemos dizer que, continuamos com a fé que sempre exibimos?

Será que vamos continuar com as mesmas reservas, ou vamos ter uma baixa nas nossas reservas? Conheci uma senhora que era muito pobre, mas que lutou muito e chegou a ficar rica. Repentinamente, num desses solavancos da vida, ela perdeu tudo e voltou a estaca zero Mas tinha tanta reserva que fez como Jó. ''O Senhor deu o Senhor o tomou, bendito seja o nome do Senhor''.

 E um dia em oração , Deus falou para ela: ''Na tua longa viajem te cansaste, mas nunca disseste: Não há esperança o que buscava achaste...'' Isaías 57:10 Ela tinha uma reserva de amor por Deus tão intensa que agradou ao coração do Senhor, que deu tudo de volta para aquela mulher .

 Estamos vivendo em um mundo de muitos conflitos espirituais. As confusões que o homem cria em torno do assunto , estão minando as reservas dos seres humanos que ficam atordoados sem saber o que e a quem seguir.

 Muitas são as  religiões que não tem suas regras de fé baseadas na Bíblia , infelizmente não devem ser levadas a sério. No mundo espiritual , somos observados por Deus e pelo adversário das nossas almas, que conhecem os nossos limites e no mundo físico somos observados pelos homens.

 Todos os servos que possuem reservas são portadores de algo diferente , e é comum se ouvir :''Aquele homem é um homem de Deus'' ou com relação a mulher se pode dizer: ''Aquela mulher é uma mulher de Deus''. Tudo é falado no singular. Em 2ª Reis 4:8-10 narra a historia da Sunamita que sempre observava o comportamento de Eliseu e um certo dia confidenciou ao seu marido :''Este é um santo homem de Deus''.

 Eliseu tinha uma reserva espiritual tão grande , que se fazia notar pelos que chegavam perto dele. Será que você e eu podemos passar essa reserva de sentimentos para outras pessoas descompromissada com o evangelho? Pode ser até difícil mas não é impossível. O Salmo 27:4 diz:'' Uma coisa peço a Deus e só procuro : é habitar todos os dias da minha vida para fazer a doçura e contemplar o seu templo.''A reserva espiritual passa essa doçura.

 O Profeta Daniel , colocou em seu coração , não se contaminar com as iguarias do rei . Dan. 1:8 Daniel somente preservou sua identidade por causa da sua reserva espiritual , que o ajudou a suportar tudo. Daniel orava três vezes ao dia, portanto tinha reserva de oração que por sua vez é a chave que abre todas as portas. Voçê eu temos reserva de oração?

 A reserva de oração, funciona na espiritualidade como um grande banco que, quando se precisa , está sempre pronto a nos responder. Deus reservou para si sete mil homens que não dobrou os joelhos a Baal. Baal sempre significa deuses ocultos que são: falta de perdão, ódios, pelejas,dissensões dentro e fora das igrejas . Nesse mundo de confusões , precisamos ter reservas para não cairmos na tentação de dobrar os joelhos para Baal.

 Para escrever esta mensagem, tive que perdoar e dar prova desse perdão, entregando uns documentos que estavam em meu poder e que de repente , Deus me fez ver que não preciso deles, pois não me ajoelho diante do materialismo que é a grande reserva desse mundo em que vivemos , portanto ''Bem aventurado o homem que não se condena naquilo que aprova ''.Estou vivendo este versículo aqui e agora.

 Deus reservou sete mil , naquele tempo e hoje? Vamos lutar para nossa vida ter reservas em todos os itens e que elas nunca acabem até aquele grande dia.

12 comentários: