sábado, 7 de maio de 2022

 

Feliz dia  das  mães' para todas as mães que estiverem lendo essa  mensagem. Beijos  para todas  elas com a  graça de  Deus.

 

O GRANDE AMIGO e NOVOS AMIGOS


''Assim como os perfumes alegram a vida , a amizade sincera dá animo para viver''
Provérbios 27:9

Tem um hino que diz: ''Achei um grande amigo Jesus meu salvador, que com amor me guia a cada dia....''Essa canção pertence ao cancioneiro Cristão e narra em poesia cantada , o amor o cuidado e o carinho do Senhor Jeus para com cada um que assina o pré nome de Cristão chamado ''Irmão''.



Procura-se tantas coisas . Empregos, curas, carros,compras, casas para alugar, casas para comprar etc...mas não existe a preocupação de se procurar amigos e por causa disso quantos ''amigos'' esquisitos e inoportunos aparecem, mas a Bíblia diz que:''...tem amigos mais chegados que um irmão '' Prov. 18:24.

Para esta reflexão escolhemos alguns personagens cuja fidelidade serviu e serve de modelo para os dias atuais. Paradigma da humanidade , podemos citar o grande
exemplo que foi uma mulher chamada Rute e outra cognominada Noemi. A Bíblia cita no capitulo 1: 16-17 a linda historia dessa amizade, que nos dias de hoje é considerado um dos piores relacionamento que é sogra e nora. ''Deixará o filho a casa dos seus pais e fará uma nova família'', mas parece que tem mãe que não consegue cortar o cordão umbilical e os filhos sentem dificuldades de abandonar os pais , dai os problemas com as moças que querem ser noras.

A Amizade de Rute e Noemi por serem exemplos , foi imortalizada na Bíblia e tem ao longo dos tempos , atravessado anos ´séculos e milênios como grande mostruário até nas escolhas.. Todos sabem a historia de Noemi . Essa mulher fugiu da fome que estava acontecendo em Israel, foi residir em Moabe e lá conheceu suas duas noras .Orfa e Rute.

Por ter perdido o marido e os filhos ,Noemi, deu liberdade as noras para ficarem na sua terra ,Todavia Rute quis segui-la e no confronto com a sogra , a moça deu a maior resposta que mereceu registro na palavra de Deus. Aquela jovem destemida fez uma escolha linda '' Sua terra será a minha terra , seu povo será meu povo e seu Deus será o meu Deus''. Rt. 1:16.

O que levou Rute a fazer tão importante escolha? Foi a amizade. Eram amigas e tinham três coisas em comum que eram a sinceridade, a lealdade e o amor .Essa cumplicidade e essa escolha, agradou o coração de Deus e Ele teve a oportunidade de demonstrar que é o Deus sem fronteiras e abençoou aquela amizade dando a Rute , ao longo dos anos , o ensejo de ser a avó de um rei chamado Davi.

Outro exemplo de grandes amigos está escrito no livro de Gênesis 14:14-16.É outra historia interessante que narra os acontecimentos bélicos que envolveram Ló sobrinho de Abraão . Nesta guerra renhida , Abraão colocou a sua vida em risco mas correu a proteger o seu sobrinho. Esse é outro grande exemplo de fidelidade de amizade familiar. O grande Pitágoras escreveu que:''A verdadeira amizade significa unir muitos corações e corpos num único coração e num único espirito''.

Uma outra amizade digna de citação , foi a união de Jonatã e de Davi, escrita no livro de 1º Samuel 18: 1-4 . Diferentemente dos dois primeiros exemplos, porque foi amizade de duas mulheres de idades e países diferentes .O segundo exemplo foi a amizade de parentes mas agora vamos citar a amizade de dois homens.

Foi um carinho tremendo e puro de dois homens que não eram parentes e tinham a mesma idade. Foi uma amizade de muita ternura e de muito respeito, acima de qualquer suspeita. Por causa do amor que dedicava a Davi, Jonatã ficou contra seu próprio pai , o rei Saul.

No Novo testamento o apostolo Paulo deu fortes exemplos de amizades e a Bíblia diz em Provérbios 18: 24 '' O homem de muitos amigos deve mostrar-se amigável, mas há amigos mais chegado que um irmão''. Esse homem chamou-se Saulo de Tarso cujos amigos o amaram pelo homem que ''nasceu de novo'' e que até o nome mudou para Paulo .

Dois grandes amigos do apostolo , foram Aquila e Pricila que ele carinhosamente chamava de Prisca. O apostolo fundou 13 Igrejas e as administrava de longe até mesmo da cadeia onde estava preso. O apostolo se dava o direito de ensinar, prega e exortar . E todos o respeitavam. ''A verdadeira amizade é aquela que nos permite falar ao amigo todos os seus defeitos e todas as nossas qualidades''(Millor Fernandes.)

Podemos citar: Maria , Marta e Lazaro e o grande amigo de todos os tempos chamado Jesus Cristo. Foi uma das maiores amizades do mundo. Marta aquela mulher atarefada sem tempo para a adoração, a Maria que estava aos seus pés do Senhor o tempo inteiro e o irmão Lazaro que morrera. Mas o Grande amigo foi o mesmo que deu vida nova a Lazaro, elogiou Maria e chamou a atenção da Marta.

E hoje ? Como está o nosso circulo de amizades fora e dentro do lar? Fora e dentro da Igreja ? Será que somos como Maria cheia de adoração pelo Nosso Senhor , ou somos como Marta
sempre ocupada com a vida secular , ou mortos para o trabalho eclesiástico , como estava Lazaro envoltos em faixas (muitos problemas ) impedido de caminhar?

Vamos fazer uma pesquisa em nossa vida. Vamos observar qual área que está precisando de um grande amigo. A Bíblia diz: ''Entra no teu quarto e fecha a porta'' e fala para o maior amigo do mundo , e conta pra ele onde é a tua dor'' Fique certo que no oculto ele ouve e responde, Do oculto Ele contempla, julga , age e da vitoria , porque ele é o grande amigo em que não existe sombra de variação.

O nosso grande amigo é sem duvida Jesus Cristo. Tem um hino que diz : ''Quem é que me mantem a calma. Que alegra a minha alma? `E ele .Quando vem a solidão quem segura em minhas mãos? É ele . Quando estou sendo acusado quem é meu advogado? È ele , Quando leio a Bíblia ela me diz : Quem também é meu Juiz? É ele... ''

Jesus nos entende . ''O coração é terra que ninguém pisa'' mas Jesus entra e resolve tudo . Jesus é o nosso maior amigo , Jesus é '' O grande amigo que dá título a essa reflexão .Concluo dizendo que o maior amigo ( sem sombra de duvida é Jesus Cristo.





sexta-feira, 6 de maio de 2022

 

CORNÉLIO O ADORADOR

  ''As  tuas orações e as tuas esmolas subiram para Deus'' Atos 10:4 (b)



Estas foram as palavras  proferidas pelo anjo enviado por Deus para notificar  as ações de Cornélio  , no coração do Senhor. Sempre se diz que nada é impossível  para Jeová,mas se analisarmos  atentamente , observamos que existe ,cousas ímpossiveis para o Criador.

Por exemplo: É ímpossivel  para Deus , seu coração não amar. É impossível para Deus , um pecador não salvar. É impossível para Deus, ele não perdoar e é impossível para Deus, os problemas não solucionar. 


E Cornélio  era  carente do amor Divino, era  carente do perdão , da salvação,  cujo problema  era não  saber como agradar ao Senhor. Cornélio foi o protótipo  do homem bom, bem intencionado que buscava adorar a Deus a seu modo e nos dias  de hoje existem muitos Cornélios espalhados e perdidos pelo mundo.
Porque, quanto ao Senhor, seus olhos passam por toda a terra, para mostrar-se forte para com aqueles cujo coração é perfeito para com ele; nisto, pois, procedeste lou
2 Crônicas 16:9


Porque, quanto ao Senhor, seus olhos passam por toda a terra, para mostrar-se forte para com aqueles cujo coração é perfeito para com ele; nisto, pois, procedeste lou
2 Crônicas 16:9
Porque, quanto ao Senhor, seus olhos passam por toda a terra, para mostrar-se forte para com aqueles cujo coração é perfeito para com ele; nisto, pois, procedeste lou
2 Crônicas 16:9
Porque, quanto ao Senhor, seus olhos passam por toda a terra, para mostrar-se forte para com aqueles cujo coração é perfeito para com ele; nisto, pois, procedeste lou
2 Crônicas 16:9
 No livro de Cronicas  16:9 está  escrito :
Porque, quanto ao Senhor, seus olhos passam por toda a terra, para mostrar-se forte a favor daqueles cujo coração é perfeito para com ele; 


 E os olhos do Senhor  encontrou Noé, Davi etc... e Cornélio, e continua procurando , os  adoradores verdadeiros. Do capitulo 1 até o 10  está narrado com riqueza  de  detalhes o nascimento co Cristianismo  na  Força do Espírito Santo.

 
O Pentecostes, que foi o derramar do Espírito Santo pelos discípulos, dando início à história da igreja. Naquela oportunidade cerca de 3 mil homens foram convertidos ao Evangelho de Cristo .

 Surgia a primeira comunidade Cristã. Perto daquele lugar, precisamente em Cesareia, morava um homem chamado Cornélio , que era piedoso , dava esmolas e orava muito.

 

 Cornélio  era humilde, mesmo sendo  Centurião da  Corte  da Itália. Cornélio pouco  se importava com o título que possuía  e nem mesmo com a importância social que  desfrutava.


Seu currículo de  vida  dizia que  ele pertencia ao grupo dos que  agradava a Deus, pois  era  temente, e sua  bondade  extrapolava pois  dava muitas  esmolas e cultivava  o costume  santo, de orar. 

 

 A Bíblia narra que um  certo dia , Cornélio teve uma visão as  três horas  da tarde. Meditando nisso , observamos que a ''visão'' ,não é privilegio  unicamente dos  Cristãos. Essa  verdade revelada , mostra que  a visão não  está  restrita  e nem aprisionada a esquemas mas ao coração puro.

 

Entrar na dimensão  espiritual, está  comprometida  com a força interior de cada coração que  tem respeito aos princípios  Divinos, por isso Deus permite que haja conexão da alma com Ele. Isso sempre é observado no louvor perfeito.

 

Jó ,conhecia  a Deus de ouvir  falar , tal qual Cornélio e Deus os permitiu  contemplar  a dimensão  espiritual. Jó chegou a comentar :'' Mas agora meus olhos  te vêm '' e Cornélio ficou extasiado ao contemplar o anjo  que surgiu  da outra dimensão espiritual e penetrou na dimensão  material.

 

Foi preciso uma santificação  em  grau elevado para que Deus permitisse aquele acontecimento. Deus quis  salvar Cornélio que foi alcançado pelo que ouviu falar e acreditou no Deus das maravilhas , tal  como Jó.

 

 Jamais , Cornélio pode imaginar que o Senhor o contemplava. A  grande  verdade  revelada  é que , Deus vê  o que somos interiormente. O mais profundo do nosso  ser ,guarda  assuntos  bons e ruins. 

 

Deus sabe  do que somos  capazes de fazer e de dizer. E quantos  pensam que Ele não  está  vendo. No Livro de Malaquias  está  escrito:

 

“Havia um memorial escrito diante de Deus para aqueles que temem ao Senhor e para os que se lembram de seu nome....” Malaquias 3:16  

 

Jesus , certa ocasião  contou uma parábola.  ''Um certo homem saiu de Jerusalém para Jericó e caiu entre ladrões, que o despojaram das roupas, o feriram e se foram embora deixando-o meio morto. Por acaso, a seguir um certo sacerdote passou pela mesma estrada e, ao vê-lo caído passou ao largo do outro lado da estrada

 

 Da mesma maneira um levita ao chegar ao local olhou-o, não lhe ligou e também passou ao largo no outro lado da estrada. Mas um certo samaritano que viajava, chegou também ao local e, ao vê-lo caído, teve compaixão d’êle, dirigiu-se-lhe e tratou-lhe as feridas com azeite e vinho, montou-o no seu próprio animal e levou-o a uma pousada onde olhou por ele.

 

 E no dia seguinte ao partir, pegou em dois denários e deu-os ao estalajadeiro dizendo-lhe: Toma conta dele e o que gastares a mais eu to pagarei quando voltar. Assim, qual destes três achas tu que foi o próximo para o que caiu entre ladrões? E ele respondeu: Aquele que teve compaixão por ele. Então Jesus disse-lhe, vai e faz o mesmo”.Luc .10:37

 

 Nos dias  de hoje , vemos acontecer o mesmo e sabem  o que é isso? É a insensibilidade  religiosa, que não aconteceu somente na parábola mas acontece nos dias  de hoje.


 Mas voltemos a Pessoa  de Cornélio.
E o anjo lhe  falou:''As tuas orações e as tuas esmolas e orações foram aceitas por Deus em  seu favor''. Temos que viver  de  tal modo  que  as nossas orações e esmolas cheguem ao trono da  graça.

Sabemos  que  existem religiões  que  gostam  de  dar  esmolas . Apesar de  ser algo  muito bom , não salva ninguém. Temos que  dar  esmolas porque já somos salvos e não com a para  sermos  salvos.


Cesaréia  fazia fronteira com a  terra judaica e com o mundo pagão . São dois mundos e  de mentalidades diferentes. Os judeus vivem limitados  por dois  grandes  tabus: A lei que proibia  de comer  determinados alimentos  e  também de misturar-se com  pagãos. Isso  teve  que  ser quebrado  pelo próprio Deus, porque seria pedra  de  tropeço para o  crescimento do  evangelho.



Isso  explica  a visão de Pedro quando foi visitar Cornélio, a convite  dele mesmo  , sob  as ordens  de Deus. Cornélio foi o primeiro   a  se converter  entre os  gentios e  sua conversão  foi marco  de uma mudança  na cultura judaica.


Quantos Cornélios  tem no mundo da  religiosidade, que  agradam a Deus?  Nós  mortais não sabemos  , mas o Senhor sabe. O ponto de partida é o  evangelismo para formar o povo de Deus. 

De tudo que podemos aprender da vida  de Cornélio podemos dizer que temos uma  grande lição: Fazer o  bem ,   amar  mesmo que  seja difícil e  quase impossível. ''Em outras palavras despertar  as  relações  justas  entre os homens a fim de que  eles  vençam a alienação e construam uma sociedade voltada para a vida.'' 

Cornélio o adorador a ser seguido. 

 

PRIVACIDADES ESPIRITUAIS





''Maria , mãe de  Jesus, guardava  todas  essas  coisas em  seu  coração ''Lucas  2:19.


  A Privacidade ''É o  direito  de ser  deixado em paz.'' Segundo o  dicionário Wikipédia. O Filosofo R.W. Émerson, propôs em  seus estudos, que  a  solidão seja um  critério  e uma  fonte  de  Liberdade, que  também  pode  ser  entendida, como o  direito  de  controlar sua  exposição e  a  disponibilidade de informações  acerca  de  se mesmo.

Existem no universo  humano  diversos tipos  de  comportamentos. Existem os  que se isolam e preservam  suas identidades e existem os  que  gostam  de  se expor e nisso não  vai nenhum  demérito porque  existe o ''Livre arbitrio''. Existe  também  uma  forma  de  disfarce  na  sociedade, que  é o anonimato  disfarçado de pseudônimo  ou identidade  falsa.

A Historia  relata que,  nos  séculos XVII e XVIII foram  cosntruidos prédios  com  quartos  privados, para  quem  quisesse  fazer  seus  trabalhos sem  serem incomodados,  dai então  a Privacidade" atravessa um percurso  que  vai  da'' inexistência  forçada até a abolição espôntanea'' passando pelo senso  coletivo".(D. W.)

Nos  dias  de  hoje , está  em  toda Constituição, o  direito do  ser  humano em  ter sua  privacidade preservada   na   forma  da lei.

Queremos  nesta Postagem,  escrever  sobre  uma  privacidade  diferente que  é  a Privacidade Espiritual  que  dá  título  a  esta meditação  e  citar  alguns exemplos  Bíblicos  que usaram o silencio  como ''Caixa  Forte" de  seus  segredos espirituais.

Os  segredos  se  restringe  as  revelações, faladas, as  escritas nas  Palavras,  as  visões e os acontecimentos  que  ninguém  poderia  entender e o  que  o melhor  lugar para   se  guardar é  em  forma de segredo ,é no  silencio  do  coração .


 Escolhemos  alguns  personagens  bíblicos , para  observarmos   que segredo  havia em  seu  coração ,  através do  seu  comportamento, mesmo porque  a  Bíblia  diz  que: '' A  boca  fala  do  que o  coração  está  cheio''Mat. 12:34

Vamos  começar  falando de Maria , mãe  de  Jesus. Maria , foi  bendita  entre  as   mulheres (Luc. 1:42) quando  recebeu O  Anjo  Gabriel, e  falou:"Eis  aqui  a  serva  do Senhor, faça-se  em  mim segundo a tua  Palavra'' (Luc1:38) e na  sua  canção ela  completa:''A minha  alma  engrandece  ao Senhor''( Luc.1:46-55.

Maria , partilhou  na  terra  como a  maioria das  pessoas, humilde  '' sem pompa e  circunsância'' e pertence  a um universo de pobres e  excluídos  deste  mundo. Maria , apesar de  ser  ''Espiritualmente  Especial'' ,  teve uma  vida  difícil. Ela  foi a  mulher  do  cotidiano. O  Teólogo Agostinho  citou:''Não  sabemos  como  foi o  seu  rosto'' mas  ela  foi e  tem ,o  rosto  do ''próximo''.Maria  foi a  ''Âncora'' dos  mistérios  da  Salvação.

Era uma  moça  simples, humilde, pura e  estava Noiva de um rapaz chamado  José. Aquela  jovem , estava  vivendo um momento impar  em  sua vida, ia  casar-se . Um certo  dia lhe  apareceu o  Anjo que  mudou a  sua história humana  secular e sua  história  Espiritual. Era o anjo Gabriel  que  trazia  um  recado  de Deus. 

Maria fora  escolhida por Deus ,para  ser a Mãe do  Salvador Jesus Cristo. Maria  também  fora escolhida para  casar , e  teve que contar  o  fato ao  seu  noivo , que ''intentou  deixa-la  secretamente"( Mat. 1:19 ) mas  Deus  enviou o anjo  Gabriel que lhe  falou  em  sonho:''O  que sua  noiva  tem é  gerado  do Espirito Santo''  Mat: 1:20. Maria  estava  com a  idade de 13 para  14 anos.

José  casou-se  com  Maria e  chegou o  dia  de  fazer o  recenseamento   e  a  Bíblia  diz  que : ''Maria guardava  tudo em  seu  coração''. Ninguém  entenderia   esta  história  se  aquela  garota  , repentinamente ,falasse   que  estava  grávida do  filho  de  Deus. Isso  nos  dá uma  grande lição . Guardar os  segredo  Divinos. 

Existem  revelações que  ninguém   entenderia  se  falássemos.  Os  anjos  gostariam  de  pregar o  evangelho , mas Deus  não permitiu , para  que  houvesse  novas oportunidades , para o homem  se  converter  e  para  que tudo  fosse  resolvido com forças iguais. Se  um anjo  aparecesse numa visão'' e a pessoa  não  quisesse aceitar o  Evangelho, que  esperança   teria? Uma  "Visão  Celestial" é  algo  tremendo, maravilhoso  e inesquecível, por isso  Maria ,  se  deu o direito  de  silenciar e  fazer  valer a sua  Privacidade  Espiritual. Temos  que  guardar o que o Senhor  Deus nos  revela , como  fez  Maria.


Escolhemos  também o  Apostolo Paulo, um dos  maiores Evangelistas de  todos  os  tempos. Coube a ele  como  Cristão,  fundar  treze  Igrejas e  educa-las,  mesmo a  distancia. Em  Romanos  8:6 , ele  escreveu:''Ser de  mente  carnal é  morte, mas   ser  de  mente Espiritual é , vida  e  paz'' Na  realidade  , na opinião  do  Apostolo ,  ser  espiritual , não é  gosto  e  nem preferencia   , é  questão  de  vida e morte.



Certa ocasião , o Apostolo Paulo  teve  uma  visão em  que  alguém, lhe  dizia: ''Atravessa a  Macedônia  e  ajuda-nos''Atos  16:6-10. O  Apostolo  guardou em  seu  coração e  foi  fazer a  Obra. Ele  queria  evangelizar a Azia, mas  o Espirito Santo não permitiu, pois  nos  planos  de  Deus estava toda  a  Macedônia. A Macedônia   é  o  mundo  de  hoje, conturbado,  enganado, pedido ,iludido, cheio  de  ''Egos  destruidores'' Envenenados , destruindo-se  e  destruindo os  que perto estão e os  que  longe  se  encontram. 


São almas confusas,  cujas  essências  precisam  do  ''Perfume  de  Cristo". Somente  nós  temos  essa  obrigação  de  falarmos pois  conhecemos o  Senhor e  guardamos  seus ensinamentos. Qual é a Macedônia que temos  que  atravessar? É o outro lado  da  rua? É a nossa  vizinha ou  vizinho?É outro  bairro ,  estado ou  continente? É  fazer uma  travessia mais difícil, que  é  passar  por  cima  dos mares  da  vida e enfrentar as ondas  da  religiosidade,  das idolatrias , das  feitiçarias etc...Paulo  guardou  todas  as  revelações , tornando-as  privacidades  espirituais.

Neemias, foi um  dos  grandes  exemplos  de coragem  e fé  e mesmo  sabendo dos  acontecimentos , não  se  deixou abater .Orou , chorou  em  silencio pelo  sofrimentos dos   seus irmãos.
Esse  homem era  copeiro do rei . Ser  copeiro  era  ter um  cargo importante, pois  cabia  a ele experimentar a  alimentação  ante  que  o  rei  se  alimentasse . Se  a  comida  estivesse envenenada ,  era o copeiro quem morreria e não o  rei. Certo  dia, Neemias  recebeu a  noticia   de  que  Jerusalém  estava  em  ruínas  e que  o povo , que  ficara , após a  invasão de  Nabucodonosor,  estava  sofrendo  muito.

Neemias, muito angustiou-se,    deixando  transparecer em  sua  face ,toda   angustia que  sentia a  sua  alma. O  rei  percebeu  e aconselhou-o a  viajar , para  ver  a  dura  realidade dos  seus  compatriotas. Neemias  foi  e a noite ,sem falar nada foi  visitar as  ruínas  da  cidade . Calado , guardando em  seu coração, as  suas impressões , Neemias começou  ,a  estudar suas  estrategias de  trabalho e  coube  a  ele reerguer  os  muros  da  cidade e  como  em  todo  trabalho ''Eclesiastico'', logo  surgiram os  perseguidores para   atrapalhar a obra.

Neemias  não se intimidou . Continuou   trabalhando e deu uma  resposta  para  eles , que  atravessou os  tempos:  ''Estou  fazendo uma  grande Obra, e  não posso  descer''. Essa   deve   ser  a  nossa  resposta , para  quem quiser  atrapalhar o nosso  trabalho para  Deus. Esta  expressão ''Não posso   descer " tem uma  conotação  bem mais profunda , porque  neste  trabalho  ,  existem , os  que  não  fazem nada e ainda  tentam  atrapalhar os  que  estão  fazendo, por isso  que :  ''descer ''  é  ficar  no mesmo nível  de  ruindade e inveja. É  baixar o nível  de  educação social, material e principalmente espiritual.

Reconstruir os muros e  tapar  todas  as  brechas, foi o  trabalho  de  Neemias  que  guardava  em  seu  coração esses  segredos. E  nós? temos  que aprender a  fechar as  brechas e  ajudarmos  nossos  Líderes  a construir   muros  , para  aqueles que  nem sabem o  que  é  isso.  As  brechas são pequenos espaços existente em muros. Na  vida  espiritual ,    Pode-se dizer:

Fecha a brecha da mentira, a brecha da fofoca, da inveja,da  discórdia, do  pecado e  de  tudo  que  é  errado e  trabalhar  nos  muros da oração, do jejum etc...


Para  nós  ficam os  exemplos de Maria, Paulo e Neemias. Que Deus tem revelado a vocês irmãos e quais revelações tem revelado aos irmãos ? A  melhor e maior atitude  é Guardar  em  seu  coração todos os mistérios  , porque  ninguém  entenderia  e  ainda o levaria ao rídiculo  . ''Não lanceis  perolas porcos'' Mat 7:6 Sigamos  os  exemplos   de  Maria, Paulo  e  Neemias.

Meditemos  nisso

quinta-feira, 5 de maio de 2022

 

BURACOS NA FÉ -Dalva Coutinho

''


''Qual dentre vós , será homem  que  tendo uma ovelha e num  sábado cai num buraco ,fará todo esforço,tirando-a  dali ?''Mateus 12:11  



 Estamos diante de um  versículo, em que  queremos  destacar a palavra buraco que dá título a  esta  reflexão.  Esta palavra é  tão comum  que ao ser pronunciada, logo promove e processa no  cérebro uma imagem mental de um suco, ou cova na  terra com  diversos diâmetros e  diversas profundidades.

Com um  sentido amplo , ela é aplicada ao visível , invisível, aplicando-se  as situações físicas , materiais, emocionais e espirituais.  
                       
O Dicionário  a  define  como:'' Qualquer abertura num corpo;furo;orifício.
Cavidade natural ou artificial, onde habita um animal; cova, toca.
Em sentido figurado. Dificuldade, complicação.
Fam. Lugar muito distante ou atrasado; cafundó.''



Numa época que não é diferente da nossa , cheia  de  religiosidade e de muitas  doutrinas diferentes , existia  as que defendiam o sábado conforme  o Antigo  testamento, como sendo o dia  do  descanso em que não se podia  fazer nada.

Jesus  desafiou o povo a fazer um  trabalho  de socorro a um animal que pudesse  ter  caído em um buraco e isso nos  dá a primeira  lição. Quantos  fieis caem em buracos  e que é preciso  que o líder ou os irmãos  vá em  seu  socorro? Muitas  vezes caem em dividas, em enfermidades , e em situações que o colocam  em  decadencia  espiritual por  causa dos buracos na fé.

Nos tempos  de hoje , em plena invasão tecnológica onde a comunicação pelo Celular, Internet, Tv, GPS,Ipod , já  se tornou participante  da vida de muitos , no  dia a dia , observamos seu uso  deturpado. Coisas  que  deveriam ajudar o ser humano a viver e ser  melhor servem , muitas  vezes para  destruir  pessoas, famílias  e principalmente o povo da fé, cavando-lhes  buracos na alma.


Se  existisse espelho que  mostrasse as imagens  da alma como veríamos pessoas  machucadas , por palavras e ações de outras que nem alma  tem. Chegaram a  esse mundo  com o  estigma da maldade e dela não  abre mão para nada. São pessoas cuja  agressividade  gratuita , cavam buracos   na fé.

São os que usam do chamado bullying. Esta palavra  vem do inglês e significa ''valentão''. Ela define a  prática de palavras violentas , intencionais contra um pessoa, geralmente indefesa que  causam danos físicos , psicológico , emocionais e espirituais.

A Bíblia  relata a história  de um  rapaz que  era  perseguido  pelos irmãos que eram movidos pela  inveja . Seu nome  era José. Os irmãos o odiavam e o apelidaram de ''sonhador  mor''. Por  conta  desse  sentimento, o jogaram em um  buraco , tão profundo que  José não conseguiria  sair  sem ajuda.

José foi  rejeitado, enganado, foi  depreciado,  desacreditado, injustiçado e por  fim vendido como  escravo. ''Quem tem irmãos  assim não precisa  de inimigo'' diz o ditado popular. Quantos buracos tiveram  a alma  de José? Foi morar numa  terra  estranha e mesmo lá , foi preso e outros  buracos  surgiram.

Um outro personagem chamou-se Jó. Deus permitiu que Satanaz tocasse em tudo e todos que  eram  amados por Jó. Em um único dia , Jó perdeu os filhos, todo dinheiro  e a saúde, mas Jó não perdeu  a fé e nem a coragem de continuar  vivendo.

Tem um ditado que  diz:''Se o homem perder as amizades, não perde nada, se perder dinheiro  ,perde alguma coisa , mas  se perder a fé e a coragem , perde tudo.'' Jó  estava cheio de buracos na alma e nesse momento em que  esperava  algo dos amigos encontrou uma  Teologia que não apresentava a misericórdia  de Deus e sim um Deus violento , sempre pronto a  castigar.

Eles tiraram conclusões  apressadas do  caráter  de Jó , julgaram , condenaram e crucificaram  Jó , e  assim cavaram buracos no coração daquele homem , que  somente Deus conhecia porque ''Ele era integro , reto e se desviava do mal.

Muitas  vezes agimos assim com nossos irmãos e não sabemos o mal que  estamos  fazendo, pois  estamos cavando  buracos  na   sua alma. Não sabemos  se como Jó  , ele  está sendo provado.

Como Cristãos , também sofremos as  agressões  verbais  do mundo através do bullying . Somos chamados e loucos, fanáticos porque querem que  aceitemos  suas condutas  contrária a Palavra  de Deus e criam até leis para protege-las. Temos que perdoa-los  e o silencio  faz  parte da  sabedoria. Não podemos  dizer nada, porque  temos  que  amá-los  como são e orar por  eles.

Na  China o escritor Philips Yansey  , convidou  diversas prostitutas para ouvir a história  de  cada uma  delas . E ao ouvi-las , viu a interprete chorando. Eram historias  terríveis de mulheres que foram estrupadas na infância pelo próprio  pai . Continuaram pela  vida angustiadas e chegaram ao fundo poço.

O que  aconteceu com elas  acontece  a  todo momento com  crianças  que continuam vivendo e convivendo com os  buracos  que a maldade humana  cavou e  cava. Muitas  se converteram , mas  na Igreja não foram bem aceitas e novos buracos  se  abriram pela  rejeição e  desta  vez na  fé.

Cadê o amor  que ostentamos  ter? Jesus morreu por elas  também. Por que  não ir visitar  essas mulheres  nos  buracos  ricos ou  pobre em que vivem. O Pastor que não quero divulgar o nome, (não pedi permissão) teve um projeto de Deus de  abrir uma  Congregação num Prédio de Prostitutas  e ele , corajosamente  abraçou a  causa e fundou a Congregação.

O Padre  Azevedo  escreveu:''Estar com Jesus até mesmo  no inferno é  estar no Paraiso'' Ali  era uma lanchonete do Inferno mas Jesus foi lá  resgatar  algumas almas cheias de buracos, e  que lhe  pertencia por  Direito Divino e  de escolha no ventre materno.

Era uma Congregação diferente , pois  era  frequentada por homossexuais , lésbicas e prostitutas  que  assistiam o culto de  calcinha  e sutiã. Eram pessoas  que  estavam no fundo do buraco e precisavam  das  cordas  da  fé de alguém para tirá-las  de lá e esse Pastor  foi o  escolhido  para levar água aqueles  sedentos da palavra . O  resultado foi que muitas  se converteram.


Quero concluir dizendo que as almas  estão por  todos os lados esperando  pela misericórdia de Deus .Estão cheias  de buracos na  fé e somos nós que  vamos tampar  esses buracos com 
orações  e jejuns.

Com certeza Jesus  concluirá o  restante do processo  salvando-as  , tampando todos os  buracos com o seu  amor , pois  Ele mais que ninguém  sabe o que é isso .

Ele  foi quebrado.

quarta-feira, 4 de maio de 2022

Muitas vezes tenho que modificar porque o computador está com problemas. muito grata pela atenção

Amo vocês  e só Deus  sabe a importância  que  valem  para mim .  Vivo na solidão e por  isso  faço  das palavras o  meu  ninho  de  vida  Gosto disso  porque encontro  Deus  em  toda parte.


A RESERVA RESERVA

 A reserva



sexta-feira, 15 de março de 2013




 ''Reservei para mim, sete mil homens que não dobraram os joelhos diante de Baal''. Rom. 11: 4 



 Estas palavras fazem parte da resposta dada por Deus ao profeta Elias e anos depois serviu para o apostolo Paulo explicar aos Romanos, o ''por que'' do Senhor , não ter rejeitado o povo Judeu. Mesmo porque o apostolo era um Israelita também .

 O que é reserva? Reserva é algo de valor acumulado. Guardado, preservado e que tem um raio de ação tão grande que alcança: O meio ambiente, a parte mineral,a ecologia em todo seu sistema: ( indígenas, pesca, arvores, matas, rios, e floretas) alcançando também , os lucros financeiros, a moeda internacional, as vagas de empregos e escolas etc...

 Poderíamos citar (N) números de reservas mas queremos comentar nesta reflexão , sobre a ''Reserva Espiritual''. A Bíblia diz:''Reservei para mim, sete mil homens que não dobraram os joelhos para Baal''. Queremos iniciar , falando de um homem maravilhoso. Pleno de reservas emocionais, psicológicas, materiais e espirituais , cujo nome era Jó.

 Jó, foi o protagonista de uma historia repleta de reservas. Materialmente , Jó tinha uma reserva de: Sete mil ovelhas, três mil camelos, quinhentas juntas de bois, quinhentas mulas, e muitos empregados. Resumindo , Jó era um homem muito rico e que morava na terra de Hus no oriente.

 A Bíblia narra que um dia, Satanás foi com os anjos a presença de Deus e o Senhor perguntou por onde ele andava e a resposta foi ''de rodear a terra''. Continuando a conversa, Deus perguntou :''Observaste meu servo Jó , homem integro ( reserva de integridade), reto, temente a Deus e que se desvia do mal?. O todo poderoso , jogou no rosto de Satã , a reserva de caráter de Jó. Uma outra coisa , foi a questão que o Senhor fez de mostrar a reserva espiritual de Jó.

 Não fazendo caso e ainda debochado , Satã falou:''Também tu das tudo a ele, retira tudo, para ver se não blasfema de ti em tu face.'' Isso foi um grande desafio e Deus que conhecia a vida espiritual de Jó, e que sabia da grande reserva espiritual daquele servo e também conhecia todos os seus limites do quanto poderia suportar em perdas e danos.

 E Jó perdeu tudo em apenas um dia. Perdeu dinheiro, posses e filhos mas não perdeu a fé. Jó continuou adorando ao seu Deus , porque tinha uma reserva de espiritualidade muito grande. No mundo espiritual , Deus conhece a nossa capacidade e o grau de reserva de cada item que compõe a nossa essência. Será que quando perdemos algo podemos dizer que, continuamos com a fé que sempre exibimos?

Será que vamos continuar com as mesmas reservas, ou vamos ter uma baixa nas nossas reservas? Conheci uma senhora que era muito pobre, mas que lutou muito e chegou a ficar rica. Repentinamente, num desses solavancos da vida, ela perdeu tudo e voltou a estaca zero Mas tinha tanta reserva que fez como Jó. ''O Senhor deu o Senhor o tomou, bendito seja o nome do Senhor''.

 E um dia em oração , Deus falou para ela: ''Na tua longa viajem te cansaste, mas nunca disseste: Não há esperança o que buscava achaste...'' Isaías 57:10 Ela tinha uma reserva de amor por Deus tão intensa que agradou ao coração do Senhor, que deu tudo de volta para aquela mulher .

 Estamos vivendo em um mundo de muitos conflitos espirituais. As confusões que o homem cria em torno do assunto , estão minando as reservas dos seres humanos que ficam atordoados sem saber o que e a quem seguir.

 Muitas são as  religiões que não tem suas regras de fé baseadas na Bíblia , infelizmente não devem ser levadas a sério. No mundo espiritual , somos observados por Deus e pelo adversário das nossas almas, que conhecem os nossos limites e no mundo físico somos observados pelos homens.

 Todos os servos que possuem reservas são portadores de algo diferente , e é comum se ouvir :''Aquele homem é um homem de Deus'' ou com relação a mulher se pode dizer: ''Aquela mulher é uma mulher de Deus''. Tudo é falado no singular. Em 2ª Reis 4:8-10 narra a historia da Sunamita que sempre observava o comportamento de Eliseu e um certo dia confidenciou ao seu marido :''Este é um santo homem de Deus''.

 Eliseu tinha uma reserva espiritual tão grande , que se fazia notar pelos que chegavam perto dele. Será que você e eu podemos passar essa reserva de sentimentos para outras pessoas descompromissada com o evangelho? Pode ser até difícil mas não é impossível. O Salmo 27:4 diz:'' Uma coisa peço a Deus e só procuro : é habitar todos os dias da minha vida para fazer a doçura e contemplar o seu templo.''A reserva espiritual passa essa doçura.

 O Profeta Daniel , colocou em seu coração , não se contaminar com as iguarias do rei . Dan. 1:8 Daniel somente preservou sua identidade por causa da sua reserva espiritual , que o ajudou a suportar tudo. Daniel orava três vezes ao dia, portanto tinha reserva de oração que por sua vez é a chave que abre todas as portas. Voçê eu temos reserva de oração?

 A reserva de oração, funciona na espiritualidade como um grande banco que, quando se precisa , está sempre pronto a nos responder. Deus reservou para si sete mil homens que não dobrou os joelhos a Baal. Baal sempre significa deuses ocultos que são: falta de perdão, ódios, pelejas,dissensões dentro e fora das igrejas . Nesse mundo de confusões , precisamos ter reservas para não cairmos na tentação de dobrar os joelhos para Baal.

 Para escrever esta mensagem, tive que perdoar e dar prova desse perdão, entregando uns documentos que estavam em meu poder e que de repente , Deus me fez ver que não preciso deles, pois não me ajoelho diante do materialismo que é a grande reserva desse mundo em que vivemos , portanto ''Bem aventurado o homem que não se condena naquilo que aprova ''.Estou vivendo este versículo aqui e agora.

 Deus reservou sete mil , naquele tempo e hoje? Vamos lutar para nossa vida ter reservas em todos os itens e que elas nunca acabem até aquele grande dia.

''Foram 10 comentários aos quais  agradeço de todo coração.''

terça-feira, 3 de maio de 2022

 

PRISIONEIROS DAS SOMBRAS DA VIDA



''A sombra  do Onipotente  descansará'' Sal.91:1-(b)

Existe  na  Bíblia 128  versiculos  que  falam de sombras. Quando procurei , encontrei : sombra do  telhado; sombra  das arvores ; sombra do  relogio  de  Acaz; sombra  da morte; sombra  das  asas;sombra do Onipotente , etc...

Cada sombra tem seu formato próprio,  de acordo com o jogo de  luz que se projeta  sobre  o objeto iluminado e  serve  de  alegoria para  cada acontecimento .


Certa  vez o  filosofo Platão,  contou a  seguinte  história:

Havia uma  caverna  subterranea, onde  estava  encarcerados muitos prisioneiros. Estavam ali,  desde a infancia e  viviam  tão  confinados, que não podiam mexer-se e  só  podiam  ver  o  que  estava a sua  frente, pois  as  corrente  que  os prendiam, os impedia  de  virar  o  pescoço.

Tudo, que  aquelas  criaturas viam , eram  sombras que  desfilavam por  uma   fresta ,   e  se  projetava na  parede  da  caverna. Essas  sombras , iam  e  vinham de um lado para  o outro, refletindo  o que se  passava , fora  da  caverna.

Esta  alegoria, procurou  mostrar  como  estamos todos nós  seres humanos , prisioneiro e condicionados  as  correntes  da ignorância;  dos  esquemas; das  culturas; dos  preconceitos; das  crendices, das  nossas mentes, etc... E  tudo isso tem  suas  regras , que  cega os  nossos entendimentos, impede a nossa visão, tampa os nossos ouvidos, fecha o nosso coração  e   trava  as nossas pernas para não  caminharmos.

Certo  dia alguém  resolveu  sair  da  caverna,para  descobrir a luz  e o colorido  que reinava fora das  cavernas e  quando  voltou, para contar  as novidades , foi morto, Ninguém  aceitou a noticia  que  trouxera e por  isso , fora  assassinado.

É assim  que  estamos nós, prisioneiro a  tantas coisas,  que  não conseguimos movimentar o nosso pescoço e  tudo  que  podemos  ver  , são  apenas  sombras das maravilhas, que  acontece fora  das   nossas cavernas individuais. Dividimos  esta reflexão  em quatro prisões  das  sombras da vida para  fazermos uma  analise  e  vermos em  qual  delas ,  estamos presos , precisando  de uma  real  libertação, ou  será  que  não precisamos?

Existem os :Prisioneiros  das  sombras emocionais; Das  sombras piscologicas ; Das sombras materiais  e das  sombras espirituais. Vamos  discorrer sobre  cada uma  delas,  e  vamos  analizar se  estamos presos em alguma  delas.


 
1º- Prisioneiros das  sombras emocionais; ''O Espírito do Senhor Deus está sobre mim, Porque o Senhor me ungiu para pregar  as boas-Novas aos Mansos;enviou-me a  restaurar os  contritos de coração, a  proclamar liberdade  aos  cativos , e a abertura de Prisão aos  presos; e a apregoar o ano  aceitável do Senhor e o  dia da vingança  do  nosso  Deus; a  consolar todos  os  tristes ''; Isaías 61:1-2   e Luc. 4:18-19

As piores  feridas , as  que mais machucam , são as  feridas da  alma. Essas  feridas estão  dentro  de um  circulo  vicioso e  quantas pessoas  estão cativas  dentro  delas , precisando de uma cura  interior e de  libertação, cujos medicamentos , não estão nas prateleiras  das farmácias e  sim  na  ''Palavra  de  Deus''.


Um  dos  maiores  exemplos da Bíblia  foi o  de  José do Egito. Esse  homem  foi  duramente  maltratado  pela inveja  dos irmãos e isso acontece , hoje  em  dia, nos  lares, no  trabalho e  até  mesmo nas Igrejas. Jacó , pai  de  José  foi o protótipo de um pai  sem  sabedoria, pois  fez uma  capa colorida  , para presente-a-lo , mas  e os  outros?


Estas  escolhas machucaram e machucam deixando marcas  indeléveis, nos   seres humanos e paralelo a  isso  também os  sonhos  que  José  contava aos irmãos  , o colocava dentro de uma  caverna, onde ele  nem imaginava o mal  que  estava  fazendo a  si  mesmo. Que  podemos  tirar  de lição  desses  acontecimentos?


O silencio. Não  devemos  contar os  nossos  sonhos a ninguém , nem aos  melhores amigos.( Conselho  de  uma amiga). Os  nossos  projetos  devem  ser  confidenciados somente a Deus, porque  a  Bíblia  diz  que: ''Ele não  tem sombra  de  variação''Tiago 1: 5(c) Não  sabemos  em  que prisão , o nosso amigo  está  encarcerado, e  nem a sombra em  que  vive, por isso é  melhor silenciar. As vezes não  conhecemos nem mesmo a nossa.



Prisioneiros  das  sombras Psicológicas A sombra Psicológica  guarda a  personalidade animalesca  da personalidade humana. A  verdadeira '' Sombra é  a  de Deus'' que  é  amorosa e  deve  ser acolhida  e  amada. As outras  são  sombras  falsas , que  tornam o  ''Ego-sabotador'', e  devem  ser  extirpada.

De  acordo  com Carl Gustav Jung, a sombra  falsa é  constituída, pelo conjunto  de  frustrações e  experiencias vergonhosas e  doloridas. Todos  nós  nascemos completos, mas a  educação e a  cultura  aconselham a  esquecer (n) facetas  da  nossa  herança  genética, ao invés de tratá-la.

Portanto só podemos  mostrar , o  que  nos  foi ensinados e  guardar no nosso inconsciente , todas  as  más inclinações. O inconsciente , é um  subterrâneo onde  ficam  guardados;  os impulsos  mesquinhos, o  egoismo, a negligencia, a ambição, a preguiça, o apetite  sexual, as  taras etc...

Todos  esses  comportamentos, tornam-se  verdadeiras  cavernas comportamentais , que  o  ser humano  esconde e  quando não  consegue esconder  terminam    colocando em prática e ficam  vulneráveis  as sombras  das  leis  dos  homens  e as sombras  das leis  de  Deus .

Vamos  citar  como  exemplo Bíblico , o próprio Jesus.
Jesus  teve  o  seu  Ministério  fundamentados em  três pilares: A espiritualidade, a humanidade, e a psicologia.
Na  espiritualidade , podemos  citar os  quarenta dias e  quarenta noites no   deserto, quando resistiu ao  Satanás. O Diabo aproveita  as horas em  que  estamos  fracos e vulneráveis, portanto , tomemos  cuidados,
Também  na  ceia  quando  foi  Divinamente avisado  que  seria  traído.
Na  humanidade ,  se  pode  ler  nos  evangelhos a seguinte  frase:''Jesus   , movido  pela  compaixão '':  da fome,  das enfermidades, e pelas  misérias.
Na  psicologia , Jesus  disse uma  frase  , que  arrebentou  as almas dos  homens que  queriam apedrejar a mulher  em  flagrante  adultério : "Se  alguém  não  tiver  pecado atire  a primeira pedra".

Prisioneiros das  sombras materiais.
Imagine  uma  caverna , onde as  sombras  são  de ouro e prata.Tudo  brilha , tudo tem   valor . A Bíblia  diz: ''De  que  adianta  ganhar o mundo inteiro  e perder  a  sua  alma'' Marcos  8:36, mas  o  homem está a cada  dia  que  passa,  mais escravizado pelo  dinheiro.

O  ouro  ronda o  planeta. Ronda  os  continentes, as  Nações , mas  são poucos , os  que o possui e  as  mãos  que  o governam  estão presas , nas  cavernas  da  avareza. Quando  Jó , viu  a inutilidade  da  ganancia ,  exclamou: ''Nu sai do  ventre  da  minha mãe e  nu  voltarei...'' Jó 1:21

Salomão  foi  o  homem mais  rico da   sua  época; Abraão foi um homem milionário e muitos  outros , mas o Apostolo Paulo ''considerou  tudo  como  esterco''. Fil. 3:8 Paulo  estava livre de  todas  as  sombras, porque saíra  da  caverna  ao encontrar  a  grande luz, que  o  fizera  cair  do  cavalo, e abrir  sua mente para uma  nova  vida , sem  sombras.

Prisioneiros  das  sombras Espirituais.
O mundo está  mergulhado na  escuridão  espiritual  e em meio a ela  estamos nós prisioneiros  nas  cavernas  das sombras  da  vida  e são poucos os  que  se  aventuram a  sair delas para conhecer  um outro lado,  que é  a pedra  de  grande  valor.

Nos  dias  atuais , não  existe  mais , o pudor. Cada um  sai das  suas  cavernas,  abraçam as  suas  sombras e querem fazer com  que  a  outras  pessoas   compartilhem dos   seus  enganos. 

Como não conseguem  fazer pelo  ''bem''  fazem pelas leis. São prisioneiros   eternos  de  si  mesmos, dos  seus  egos, cheios  de  sombras , e  querem que  os libertos, aceitem  colocar  cadeados , nas  suas  almas e correntes  em  seus  Espíritos.

Somente Jesus  Cristo , pode libertar o homem das  sua  prisões , retira-los  para  sempre  das  cavernas  em  que  se  criaram e passaram , toda uma  vida  vendo  somente as sombras. Agora  bom mesmo é  ficar  a''Sombra do Onipotente''.