sexta-feira, 4 de dezembro de 2020

OS LINKS DA VIDA

 Deus  disse''Façamos  o homem  conforme  a nossa  imagem  conforme   a  nossa  semelhança  ''Gen. 1:26

Quando  meditamos  nesse  versículo, logo  se  processa no nosso  cérebro , toda  constituição  química  do  nosso ser material. Entretanto queremos  escrever  sobre algo  que  diz respeito aos  nossos  sentimentos   que  se aloja  na  nossa  alma  e  comentar  sobre  os '' links''   que  Deus  colocou  em  cada um de nós. E vem a  pergunta o  que é  um link ?


''Link é uma palavra em inglês que significa elo, vínculo ou ligação. No âmbito da informática, a palavra link pode significar hiperligação, ou seja, uma palavra, texto ou imagem que quando é clicada pelo usuário, o encaminha para outra página na internet, que pode conter outros textos ou imagens.''

Assim  somos  nós  cheios  de  paginas e  links. O  nosso  cérebro  é  um  verdadeiro  computador. O  armazenamento de Informações  vão se  processando  vagarosamente e  tudo  vai  criando  imagens , sonhos  e projetos, dentro de  um tempo  pré estabelecido e  o interessante é  que  cada processo  tem seu  link.

O link  da bondade  de Deus , tem  que  funcionar em nós  quando clicado.

Quando o  Todo Poderoso  falou'':façamos  o homem a  nossa imagem  e  semelhança''.A imagem  é  um  dado  estático e a  semelhança  é  algo  sobrenatural. A imagem  diz  respeito aos  aspectos mentais  e  espirituais do  ser  humano.

A  bondade  de  Deus  tem que ter    seu   link    registrado  em nós  para  exibir  diante  do mundo , quando  clicado .Exôdo 34:6  diz  que:"  Deus é  bom, piedoso,, misericordioso , tardio  em irar-se   e  grande  em Beneficência''.  Se  confrontado , temos  que clicar o link  e, apresentar  essas mesmas  qualidades.

O link  da lembrança.

''E estará o arco nas nuvens, e eu o verei, para me lembrar do concerto eterno entre Deus e toda alma vivente de toda carne, que está sobre a terra.'' Sempre  que  aparece o Arco Iris no  céu  significa  que o  link  da  lembrança  de  Deus  ,  foi clicado  para  que  Ele não permita  que  um segundo  diluvio  destrua  toda terra  como  fez  o   primeiro.

Temos  que ter  o link  da  lembrança  sempre  pronto para  nos  lembrar  dos  fatos  bons  .O Apostolo Paulo  escreveu aos Filipenses 3:13-14.Ele  desligou  o  link  do  passado  para incentivar o  futuro.

3Irmãos, não penso que eu mesmo já o tenha alcançado, mas uma coisa faço: esquecendo-me das coisas que ficaram para trás e avançando para as que estão adiante,

14prossigo para o alvo, a fim de ganhar o prêmio do chamado celestial de Deus em Cristo Jesus.


O link  dos sonhos: Nessa  galeria  da  Bíblia vamos  citar:

  1. O sonho de Abimeleque: Gênesis 20.3-6. Abimeleque foi avisado claramente por Deus que havia …Ao clicar neste link, Deus avisou a Abimeleque para não tocar em Sara.

  2. Os sonhos de Jacó: Gênesis 28.12 e 31.10,11. 1° - Sonho da escada: Jacó sonhou com uma escada …Sonhos premonitórios, que ao ser clicado, revelou os tempos de escassez e de fartura.

  3. O sonho de Labão: Gênesis 31.24. Quando Jacó fugiu com as sua família, levando as duas filhas de …que conseguiu mostrar , ao ser clicado, o lugar em sua filhas estavam.

  4. Os sonhos de José: Gênesis 37.5-10. José tinha sonhos e o dom de interpretá-los. Como foi o caso das vacas magras e gordas.

C ada  link  desses  tem uma  mensagem   . São os homens  de  Deus   recebendo  as  mensagens  do  Senhor para  avisar  a  terra.


O link  da  Religiosidade

Esse é  o  link  que somente  Deus pode  clicar positivamente.  Mas temos o dever   de  alertar  quer  ouçam  ou não. Temos  que  tentar   clicar  esse link.

.
''E eles, quer ouçam, quer deixem de ouvir (porque eles são casa rebelde), hão de saber, contudo, que esteve no meio deles um profeta,  que  tentou  clicar  o   link da  falsa religião.''  Religião  quer  dizer  religação  e  somente  Jesus  religa  a  criatura  ao criador,  que  se  chama  Jesus  Cristo.


''E tu, ó filho do homem, não os temas, nem temas as suas palavras; ainda que estejam contigo sarças e espinhos, e tu habites entre escorpiões, não temas as suas palavras, nem te assustes com os seus semblantes, porque são casa rebelde.''


Mas tu lhes dirás as minhas palavras, quer ouçam quer deixem de ouvir, pois são rebeldes. Ezequiel  2:4-7


O  link  do  amor. Este  é  um link que  nos  acorda  para  o amor  a  Deus,  ao  próximo  e  a  nós  mesmo.  1º  Corintios  13 que  diz:

Ainda que eu falasse as línguas dos homens e dos anjos, e não tivesse amor, seria como o metal que soa ou como o sino que tine.

2 E ainda que tivesse o dom de profecia, e conhecesse todos os mistérios e toda a ciência, e ainda que tivesse toda a fé, de maneira tal que transportasse os montes, e não tivesse amor, nada seria.

3 E ainda que distribuísse toda a minha fortuna para sustento dos pobres, e ainda que entregasse o meu corpo para ser queimado, e não tivesse amor, nada disso me aproveitaria.

4 O amor é sofredor, é benigno; o amor não é invejoso; o amor não trata com leviandade, não se ensoberbece.

5 Não se porta com indecência, não busca os seus interesses, não se irrita, não suspeita mal;

6 Não folga com a injustiça, mas folga com a verdade;

7 Tudo sofre, tudo crê, tudo espera, tudo suporta.

8 O amor nunca falha; mas havendo profecias, serão aniquiladas; havendo línguas, cessarão; havendo ciência, desaparecerá;

9 Porque, em parte, conhecemos, e em parte profetizamos;

10 Mas, quando vier o que é perfeito, então o que o é em parte será aniquilado.

11 Quando eu era menino, falava como menino, sentia como menino, discorria como menino, mas, logo que cheguei a ser homem, acabei com as coisas de menino.

12 Porque agora vemos por espelho em enigma, mas então veremos face a face; agora conheço em parte, mas então conhecerei como também sou conhecido.

13 Agora, pois, permanecem a fé, a esperança e o amor, estes três, mas o maior destes é o amor.   Este  é  o link  do  amor.

De uma  forma  geral  são  esses  links da  vida que  quando  clicados  o  milagre  acontece  e    a  verdade  aparece.


AS TRÊS OPORTUNIDADES

 AS TRÊS OPORTUNIDADES 



 ''Certo dia Jesus estava as margens do Lago Genesaré...'' Lucas 5:1-11 Este texto Bíblico nos conta uma historia ,muito interessante. As margens do lago de Genesaré reuniu-se uma grande multidão para ouvir Jesus ensinar.

O Mestre precisava de um lugar para pregar e pediu o barco de Pedro para ministrar e foi prontamente atendido. Ao terminar , Jesus mandou que ele levasse o barco para águas mais profundas e jogasse a rede para pescar.

 Pedro e seus amigos tentaram pescar a noite toda mas, nada conseguiram e mesmo falando isso para o Senhor,obedeceram. O sucesso foi total. Este texto nos revela três excelentes oportunidades que se tornam referenciais para este trabalho.

A primeira oportunidade , foi o lugar onde Jesus estava . A segunda oportunidade foi o ensino ,e a terceira oportunidade , foi a ordem. Não podemos iniciar, sem uma definição do que vem a ser oportunidade.

Oportunidade é ''Um tempo certo para alguma coisa que se queira fazer'' (Wikipédia) . Naquele lugar , naquela hora ,Jesus viu uma grande oportunidade de pregar e de ensinar.

 Era um lindo dia de sol. Nas águas transparentes do lago Genesaré , via-se refletido os raios do sol e desenhava-se também no espelho natural o formato da grande multidão , que sentada nas margens, esperava uma palavra do Senhor.

 Uma coisa interessante é que essas margens tem um sentido muito mais profundo do que se imagina. Podemos exemplificar citando as'' margens da sociedade'' .

 Quantos estão sentados ( a margem) , vendo a vida passar? O número é imenso. De um lado estão eles,descompromissados com a vida, com ele mesmo e com Deus , e do outro lado ,'' O rio da vida Espiritual'' tão cheios de águas puras , e as pessoas tão vazias e tão sedentas a espera de uma oportunidade que até desconhecem.

 No tempo de Jesus , não foi diferente. As pessoas se multiplicaram e estão por todos os lados, por toda parte , esperando que algo ou alguém preencham as suas lacunas existenciais. Não importa o lugar. O de Jesus foi as margens do lago e seu púlpito foi um barco. Jesus sempre nos dá oportunidades para pregar sua palavra.

 As ''margens'' pode ser a casa ao lado da sua casa. As'' margens'' pode ser o seu trabalho , a sua escola , o seu vizinho , no banco de um ônibus. Onde quer que estejamos tem sedentos e famintos espirituais a espera de uma palavra que lhes mate a sede e a fome.

 Eu e você podemos fazer isso. Se nos calarmos ''As pedras clamarão'' e seremos chamados de servos ''Maus e negligentes'' Conta-se que um irmão vivia murmurando, reclamando de que: Ninguém lhe dava oportunidade para pregar .

Em certa ocasião , em um lugar ermo, uma voz lhe falou ao coração :''Pregue aqui''. Assustado e sem entender, ele começou a falar.

 Só tinha arvores , mesmo assim ele pregou e quando terminou a mesma voz mandou que fizesse o apelo. Intrigado porque não estava vendo ninguém , ele fez o apelo . ''Quem quer aceitar Jesus como salvador? 

Uma voz , tímida surgiu de traz de uma arvore e bradou: ''Eu aceito'', Jesus vê o que os nossos olhos não alcançam .Uma outra revelação é com relação a comportamento de Pedro. Ele emprestou o barco sem questionamentos. Ele cedeu o barco para a obra. 

Esse desprendimento de Pedro , nos ensina que devemos colocar tudo a disposição da obra, Pedro podia ter dito , um simples não, mas não o fez porque valorizou a ''Palavra''.

Tão desvalorizada nos dias atuais. De que adianta ter talentos! De que adianta cantar bonito, ser batizado no Espirito Santo, pregar bonito , se isso não for colocado a disposição da obra  de  Deus.

 A Bíblia não diz o que ele ensinou naquele dia mas não é difícil de se imaginar, mesmo porque , Jesus sempre falava por parábolas e mostrou por diversas vezes que reino de Deus não dependia dos recursos humanos.

 O Reino de Deus ''Não é comida e nem bebida , mas paz do Espirito Santo'' A presença de Jesus tem que estar em toda parte. Na Igreja , em casa, na escola , no trabalho, viajando etc.. Os recursos dos homens terminam, mas os de Deus acontece e permanece pois onde Jesus está , não tem mais vez para ninguém .

A terceira oportunidade foi obedecer a ordem do Senhor. Jesus mandou Pedro entrar para dentro do mar e isto é aprofundar-se. Quem mora a beira mar, sabe de muitas histórias.

 O mar tem muitos segredos , muitas ondas , muitos peixes. muitas correntes marítimas que vão de um lado para o outro e não se misturam . Pedro nos deu outro exemplo cristão. Chamou os amigos. Pedro não foi egoísta . Ele sabia que iria acontecer alguma coisa e quis dividir com os amigos.Pedro sentiu que uma ordem de Jesus vem sempre acompanhada de um milagre .

Os milagres são inexplicáveis ,mas sempre são vistos e sentidos. Navegar para águas profundas é sempre aprofundar-se em alguma cousa, ou seja na leitura da Palavra, na Oração, na meditação etc...E isso se faz necessário para que os milagres aconteçam. Os milagres tem propósitos e sempre é para mostrar o poder de Deus, para abençoar, para edificar, e para glorificar o nome do Senhor.

 No alto mar da vida só quem tem controle é Jesus, pois somente ele acalma as tempestades, faz o vento parar, porque tudo é dele e para ele foi feito. Estamos vivendo tempos difíceis.

Quantos estão no alto mar da depressão? No alto mar das enfermidades? No alto mar da escassez? No alto mar das drogas? No alto mar dos vícios? Somente Jesus pode resolver. Ele vai onde não podemos ir. Ele controla o que não podemos controlar.

 Ele cura , quando não se pode fazer mais nada. Ele ressuscita os mortos, liberta os cativos, os presos. No alto mar da vida só os milagres podem acontecer, mas eles tem hora certa para acontecer e exige concentração fé e oportunidades.

 Que este ano de 2021 , possamos pregar mais, porque as oportunidades estarão a nosso favor. Não podemos esquecer isso. Que todos sejam abençoados neste novo ano . Para esse ano  adote  esse  versículo:''O Senhor é meu Pastor ,nada me faltará'' Salmo 23:1

Não  faltará  ,  amor  para  com  Deus , amor  para  com o  próximo e  não  faltará  amor para  consigo mesmo. Não faltará  coragem  de  pregar  a  ''Palavra'',  ajudar  os  oprimidos,  e  ajudar  aos  que  tem  fome e  sede  de  Justiça.  Visitar  os  enfermos , os  presídios,e  estender  a  mão  aos  mais  necessitados..

Tudo isso  terá suas  oportunidades que  Deus  vai ajudar como Pastor.

domingo, 29 de novembro de 2020

PREPARATIVOS PARA A NOVA VIAGEM DE 365 DIAS



Romanos 10:13 – “porque “todo aquele que invocar o nome do Senhor será salvo”. Tenha fé em Deus, ele vai de guardar na viagem, e nada vai te acontecer.


Já  se  preparou   para  a  nova  viagem?  

Daqui a  hum  mês  , estaremos  todos  no    Navio  de  2021.          Que  estamos  levando  na   nossa  bagagem ?   Fizemos  uma  meditação  de  que vamos poder levar   para tornar mais  fácil essa  jornada , já que não  podemos  avaliar,o que  pode  acontecer.

Começamos  o  trajeto  de 2020  sem imaginamos que teríamos  um  passageiro   tão  inoportuno como tem sido  esse sujeito chamado ''Covid 19''  que obrigou  muita  gente a descer  do barco  durante o percurso  e  que  está ameaçando   a  seguir   durante o próximo ano ,com  o  mesmo  proposito  de  ceifar vidas.

Reunimos  argumentos  para que possamos tirar proveito  para  o nosso bem  estar . Vamos  começar  colocando   dentro  do   nosso  coração  o nosso  ''GUIA  DE  VIAGEM''. Como  Cristã ,aconselho  a  convidar   para  guiar -nos  e  acompanhar-nos  ,o  nosso  Jesus, pois ele mesmo  diz: ''Sem mim nada    podeis  fazer'' Jo.  15:5

A primeira  coisa  a colocarmos   na  bagagem  é  a  ''Fé.''   ''Sem fé  é  impossível   agradar  a  Deus'' Hebreus  11:6.  A fé  de  Abrãao

''A declaração “sem fé é impossível agradar a Deus” significa que ninguém pode se aproximar de Deus e ter comunhão com Ele se não for através da fé genuína. Na verdade, sem essa fé uma pessoa nem mesmo é capaz de ter a certeza de que Deus existe e se relaciona pessoalmente com o homem.''

A primeira  coisa  é  comprar  a  passagem  na  vida  secular,   mas   na  nossa  vida de  Cristão  é  a  ''Fé''.

A  segunda   é  a  coragem.   Não pode  haver  fè  sem  coragem  e  nem  coragem  sem  fé.  Para isso  podemos  citar  Josué , homem  de  coragem.  Muitas  vezes  observamos  pessoas  pedindo  a  Deus  e  não  fazem  nada.

Isso  não  funciona ,  temos  que  fazer a  nossa parte por  isso é   Oração  = Orar+ ação. 

A  terceira  é  a  ''FORÇA''.  para  banir  as  tentações  que vão  aparecer  durante a  caminhada.  A  tentação  tem um  raio  de  ação  em  todos  os  sentidos: Tentação  alimentar , comer  demais.  Tentação  sexual  :  Mulher  trair o marido  , o marido  trair  a  mulher. Tentação  de  roubar  : Não  seguir  a  máxima  ( a  ocasião  faz  o ladrão).

Não podemos  esquecer  que  Deus  está  vendo  tudo  e  vai  cobrar  no momento  certo. ''Não veio sobre vós tentação, senão humana; mas fiel é Deus, que vos não deixará tentar acima do que podeis; antes, com a tentação dará também o escape, para que a possais suportar.''  1  Corintios  10:13

VALENTE    Juízes 11:1 Nesta  viagem temos  que  ser  valentes, diante  das  situações  que  vão  aparecer  como  acidente  de  percurso .  Um  grande  exemplo  foi Jefté

''Era, então, Jefté, o gileadita, valente e valoroso, porém filho de uma prostituta; mas Gileade gerara a Jefté.'' Esse  homem  foi  desprezado  pelos irmãos  e  Gileade  foi um pai  sem autoridade.  Mas  Jefté  ,  deu a  volta  por  cima, quando aliou-se  a  homens  inescrupulosos   e  venceu  uma  guerra  muito  dificil ,  fazendo com  que  seus irmãos pedisse  a  sua  ajuda,  quando  se  viram  ameaçados  pelos inimigos.

Temos  um bocado  de  problemas  para  vencer  ,  senão  vejamos:  O  desemprego  , as  injustiças sociais , dentro e  fora  de  casa  e  até  mesmo  na  igreja,  as  escassez   de  recursos  ,  escassez  de  água  de   alimentos   e  de  tudo em  fim.

Tudo isso   vai ter  seu  tempo de acontecimento   no  próximo  ano.  Vamos  ter  os  excessos  também . Muita  chuva, muito   frio, muito  calor  , e  tudo isso  faz  parte  dos  acontecimentos  de  todos os anos.

Lembram-se  do Barco  em que  os  discípulos  jogavam a  rede e  não  conseguiam pescar  nada , assim  acontece  com cada um  de nós  ,  só precisamos  jogar a  rede  para  o lado  certo. Portanto com a  orientação  do nosso Guia   Jesus  , tudo  dará certo.

Este  ano  vai  acontecer  os  solavancos  da  vida.   As  tempestades  vão  tentar  nos jogar do  barco da  vida  para  as   ondas, a  fim de  afogar-nos por isso  vamos  nos  refugiar  nas  ''boias  da oração '' ,somente  assim  teremos  vitória.

Também  esse  ano  teremos  os  "Ventos  contrários'' aos  nossos  projetos. Vamos  sempre  ouvir  :''Isso  não  vai  dar certo'',  ''Isso é  besteira''  e por  ai  vai crescendo a negatividade , a  qual não  daremos ouvido . O  que  importa  é  a  orientação do  nosso  "GUIA".

Não podemos  esquecer  a  fé  de  Abrão , a  Coragem  de  Benaia  e  de  Jefté,  a  força  de  Sansão , e os  valorosos  da  Bíblia.

''Varão valoroso significa homem de valor. A Bíblia está cheia de exemplos de homens de valor, que agradaram a Deus: Davi, Daniel, Gideão, Moisés... O maior exemplo de um varão valoroso foi Jesus. Tal como Jesus, o varão valoroso .''

É  com Ele ( JESUS ) que  convido  você  a  embarcar e  entrar  neste  Novo Ano. Fechemos  as  malas  da  nossa  mente  e vamos  abrir  o nosso coração  sem esquecer   nenhum item  e  '' Simbora  rumo  a  2021''. e  não  esqueça  aquele que  invocar  o nome  do Senhor  será  salvo

FELIZ   NATAL        E       FELIZ  ANO NOVO 

PARA  MEUS  LEITORES  PARENTES    E

                       AMIGOS