segunda-feira, 28 de novembro de 2011

Percepção Espiritual

Percepção Espiritual


“Os olhos dos sábio estão na sua cabeça, mas o estulto anda em trevas, contudo entendi que o mesmo lhes sucede a ambos” Ec. 2: 14
(clicar  na  paisagem do mar)
“Vanitas, vanitatum et ominia vanitas'' esta escrito em latim no primeiro livro que li sobre a Bíblia , que quer dizer''Vaidade das vaidades e tudo é vaidade''. Diz Coélet ao observar a fugacidade da vida . cSegundo alguns teólogos, Esse nome é um outro nome do rei Salomão. Como um poeta ele vê a vida por um prisma completamente diferente de qualquer ser humano chamado ''normal''.

O chamado normal se esforça pelo material,e o poeta vive fora do seu tempo, porque ele observa e vislumbra o lado espiritual. Estamos falando de dois tipos de pessoas completamente diferentes uma da outra. Uma materialista cujo os pés estão no chão e cuja cabeça também e outra espiritualista que tem os pés no chão e a cabeça no céu porque só sabe olhar para cima.

A história conta que no século III a.C. A palestina vivia debaixo do império grego dos Ptolomeus ao qual pagava pesados impostos, que não dava esperança a ninguém quanto ao futuro. O povo era terrivelmente explorado. O horizonte estava sombrio e sem perspetiva de algum sonho.ser realizado. Riqueza, posição social , não encontrava guarida em nenhum coração e isso gerou uma pergunta:'' Que proveito tira o homem de todo trabalho com que se afadiga debaixo do sol?'' Ec. 1:3 Abriu-se um leque de interrogações: Do que , para que e o que fazer?

Com esses questionamentos , descobriram que o Deus criador de todas as coisas é o mesmo que vê os homens dependentes do seu agir na historia de cada um. O Senhor é o Deus da justiça que quer que todos nós recebamos um salario justo para uma vida condigna mas que faça tudo com os ''pés no chão e a cabeça no céu.'' O livro de Eclesiastes , chega a dar impressão de que é um livro cujo conteúdo é existencialista , que é um modo filosófico de viver em que não se considera nem o passado e nem o futuro. Somente o viver presente.

O livro de Eclesiastes ''é um convite para destruir e construir. Destruir a falsa concepção do Deus da vida e construir uma nova concepção de vida que é dom gratuito de Deus'' onde realmente acontece a justiça. A palavra Eclesiastes significa pregador ou preletor (aquele que explica) e nele o rei Salomão escreveu muitos dos acontecimentos do seu tempo em forma de poesia, por isso ele é considerado um livro poético. Em um sentido mais profundo ele diz ''Tudo é vaidade''.

A narração fala da mesmice quando diz ''geração vai e geração vem, mas a terra permanece para sempre. Levanta-se o sol e põe-se o sol e volta ao seu lugar, onde nasce de novo. O vento vai para o sul e faz o seu giro para o norte , volve-se e revolve-se na sua carreira , e retorna aos seus circuitos. Todos os rios correm para o mar e o mar não se enche, ao lugar para onde correm os rios, para lá tornam eles a correr. Todas as coisas são canseiras tais, que ninguém as pode exprimir, os olhos não se cansam de ver , nem se enchem os ouvidos de ouvir. O que foi é o que há de ser, isso se tornará a fazer ,nada há de novo debaixo do sol.''Ec.1:4-9

Esse é um dos trechos mais lindos desse livro principalmente quando exprime o trabalhar dos olhos e do ouvido , que não se cansam nem de ver e nem de ouvir. Em resumo tudo se repete e ''nada há de novo debaixo do sol.''A vaidade das possessões , da sabedoria, do trabalho e das riquezas tem o seu lugar dentro de um tempo determinado para tudo e que no fim de todas as coisas o melhor é a sabedoria e a moderação e essas duas formas de ter e de ser só se encontra no poeta pois esse sim tem ''os pés no chão e a cabeça no céu''.

O pregador fala dos dois lados da existência e das recompensas alcançadas e aconselha a silenciar para poder ouvir, a ter a prudencia do sábio para saber repartir e principalmente nunca esquecer que tudo é vaidade. Tudo nessa vida passa tão rápido e é tão fugaz quanto efêmero que nem se nota , quando se presta mais atenção, já foi e não volta mais. Apenas se diz ''é a vida'' porque não se pode falar mais nada além disso. O circulo vital é igual para o homem normal e para o poeta. Nasce , cresce e morre e o fim é o mesmo para todos e durante todo trajeto da existência de tudo que se viu ,de tudo que se
ouviu e de tudo que se aprendeu , o pregador aconselha :'' Teme a Deus e guarda os seus mandamentos , porque isto é dever de todo homem. Porque Deus há de trazer a juízo todas as obras, até as que estão escondidas , quer sejam boas quer sejam más.''
E concluímos com a frase que deu inicio ao livro poético , Estão juntos o poeta chamado sábio e o estulto que vive em trevas e a Palavra de Deus diz que tudo que acontece com um ,acontece com o outro sabe por que ?
Porque vaidade das vaidades , tudo é vaidade.