sexta-feira, 14 de junho de 2013

O DILEMA DE ASAFE

O Dilema da Asafe

 

''Quanto a mim, quase me resvalaram os pés;pouco faltou para  que  se  desviassem os meus passos. Pois eu invejava os arrogantes ao  ver a prosperidade dos perversos.'' Salmo 73:2-3

 

 Vamos  meditar  , nesta postagem, sobre os  sentimentos de Asafe que  não são diferentes dos nossos, pois  estamos vivendo  em meio aos  dilemas, sistemas, preceitos, preconceitos e pretextos  por não  conhecer  a  verdade.

Em  certa ocasião , escrevemos meditando sobre os laços invisíveis que prendem os sentimentos, tais como  laços afetivos, laços  de amor, laços matrimoniais  etc... mas  queremos meditar em um dos piores laços , que é o  da inveja.

Os laços  desse  sentimento negativo , promove um  estrago tão grande  que a  Bíblia o cita como '' A podridão  dos ossos'', Prov. 14:30            A vida  de quem alimenta  esse  sentimento, torna-se  um inferno e por  causa  disso chega-se até a matar.

O salmo 73,  descreve com riqueza  de  detalhes o que foi o  sentimento desse homem  chamado  Asafe. Ao prestar  atenção na  vida  próspera  dos injustos, o salmista  sentiu e achou que alguma coisa não  estava  certa. Na visão dele, era como  se  estivesse  faltando justiça  e entrou  em parafuso.

Ao imaginar que eles tem uma vida próspera , tem saúde . dinheiro ,  casa  maravilhosa e que nada  sofrem , mesmo com toda  arrogância e injustiça, faltou pouco para que Asafe , sucumbisse  a  tentação de  deixar os  caminhos  do Senhor.

E ele  se expressou dizendo que:''Quase  resvalaram os meus pés''Sal. 73:2. Asafe , viveu sua infância  no reinado  de Davi e  dançou com ele ao lado  da  Arca  da Aliança mas foi no  reinado de Salomão, que ele  solidificou  seu  Ministério.

Quando Davi organizou   e  escolheu os  cantores da tribo de  Levi, organizou uma parte do lado direito e outra  no lado esquerdo. Asafe foi colocado no lado  direito. Já podemos vislumbrar  a primeira lição.

Do lado  direito ficarão os justos  e por pouco , o salmista  quase escorrega para o lado  esquerdo. Tudo por  causa  da inveja , esse laço maligno.

Asafe  era vidente (2º Cro.29:30) e dirigia  o ministério do louvor e  escreveu 12  salmos e gostava dos instrumentos  de cordas. Em meio  aos  trabalhos  foi vitima de uma  crise espiritual, quando começou  a sofrer o dilema.

Que é dilema? ''è uma situação  em que  se  tem que  escolher entre duas alternativas'' Dicionário.

Os dilemas são  despertados pelas crises: financeiras, matrimoniais, emocionais, físicas, psicológicas e espirituais.

A crise  da Asafe foi espiritual. Asafe  descreveu suas impreções nesse salmo 73 . Para ele  estava tudo errado. Como os injustos gozavam de posição privilegiada mesmo  extrapolando  na violência para  terem tudo que  queriam e ainda vivendo impunemente e até  blasfemando contra Deus.

Asafe  estava fora dos mistérios de Deus. O coração dele  estava ''azedo''(v.21) e  se condenou no (v.22) dizendo'' Eu era um imbecil e não entendia nada'' e  vai  mais além:''eu  era um animal''

Como Asafe  estão muitas pessoas,  dentro e fora das Igrejas e a crise aumenta quando dizem ''Não  vale a pena  ser justo''. Existem dois  verbos que  definem a situação de um dilema: Julgar-se ou  comparar-se. Asafe  se julgou e esqueceu de se  comparar.

Tudo indica que  era muito  pobre e sentiu-se infeliz. Sonhou a vida toda e na hora  da  revelação decepcionou-se com as diferenças  sociais,  materiais e espirituais.

Quantos  de nós já nos sentimos  assim? Desviamos os olhos  que  estão fixos no alto e passamos a ver o que  está embaixo , e começamos a sofrer os dilemas. Quem olhar para a direita vai  ver uma igreja se organizando para subir e  se olharmos para a esquerda vamos  ver um povo  descendo ladeira  abaixo , para o inferno.

Quem se julga e  esquece  de  se comparar , sofre muito. Conta a lenda que um monge, se julgava muito infeliz e dizia  em oração:'' Senhor ! quem é mais infeliz que eu , que me alimento somente com uma maçã por dia?''. Descobriu , tempos  depois que um outro monge se alimentava das  cascas  da maçã  , que ele jogava na  correnteza do rio.

Um outro homem  se queixava que não tinha  sapatos e um dia  descobriu que outro homem não tinha os pés.

Asafe  estava  assim. Muito infeliz  porque não possuía  o que os injustos  tinham . E nós?  Quantos  ficariam satisfeitos com o pouco que  temos?

Os  bens materiais, o apostolo Paulo considerou como  esterco frente  as coisas espirituais.Filipense 3:8

Asafe  depois  descobriu  a importância  de  ser um justo e concluiu  no v. 28 descobrindo  que Deus  tem segredos:''Eu porém estarei feliz com Deus e colocarei meu  abrigo para contar  as tuas obras  as portas  de Sião''.

Assim  acabou o dilema  de Asafe.

Meu irmão ou minha irmã . não permita que  esse sentimento  encontre guarida em  seu coração. Não se deixe  vencer por  esse sentimento mesquinho, pois Deus  tem coisas maravilhosas , e  eternas para os  que o amam e  declare-se livre em nome  de Jesus.